15/08/2013 18h01 - Atualizado em 16/08/2013 09h17

Exclusivo: próximo iPhone poderá ter tela 3D livre de óculos, revela executivo

Renato Bazan
por
Para o TechTudo

As próximas gerações do iPhone devem trazer uma grande novidade quando o assunto é tela. Um executivo da AMD revelou, com exclusividade ao TechTudo, que os aparelhos podem receber um display 3D livre de óculos. A empresa estaria construindo protótipos do novo elemento já há alguns meses e, inclusive, promovendo demonstrações para executivos de outras gigantes da tecnologia.

Patente registrada pela Apple em 28 de março de 2013 mostra um iPhone com duas telas côncavas sobrepostas, simulando três dimensões (Foto: Reprodução)Patente registrada pela Apple em 28 de março de 2013 mostra um iPhone com duas telas côncavas sobrepostas, simulando três dimensões (Foto: Reprodução)

Em visita recente ao quartel-general da Apple, um grupo teria sido conduzido a uma sala na qual se encontravam diversos iPhones adaptados com a tecnologia de "barreiras de paralaxe". Embora ainda primitivos, os visores provocaram percepção de profundidade semelhante àquela encontrada em outros aparelhos com a mesma construção, como o videogame portátil Nintendo 3DS. Durante a visita, funcionários da gigante teriam confirmado a intenção de levar a inovação adiante.

“Ainda é uma tecnologia nos seus primeiros estágios, mas funciona. Você inclina o olhar e os elementos da tela se movem um pouquinho. Ela estará no próximo iPhone”, disse o executivo. Caso não seja revelada em setembro, a estimativa é que a novidade seja guardada para março de 2014, quando a Apple normalmente lança as novas gerações de seus iGadgets.

Vale a pena trocar o Android pelo iOS? Opine no Fórum do TechTudo!

Tendência de mercado

A Apple não é a primeira empresa a buscar no 3D um diferencial para o celular. Desde 2002, a Sharp tenta emplacar um produto com a tecnologia. Logo após, vieram Hitachi, Samsung, Motorola, HTC e LG. Particularmente importante, o LG Optimus 3D P920 foi o primeiro modelo a se popularizar pelo uso do 3D, oferecendo uma boa exploração do recurso em sua versão adaptada do sistema Android e a primeira câmera 3D para celular. O melhor exemplo da aplicação do display tridimensional está no já mencionado Nintendo 3DS.

Funcionamento da suposta tecnologia 3D do novo iPhone, a "Barreira de Paralaxe" (Foto: Conection3D)Funcionamento da suposta tecnologia 3D do novo iPhone, a "Barreira de Paralaxe" (Foto: Reprodução/Conection3D)

Junto com a mudança no monitor, rumores indicam que o próximo aparelho trará pela primeira vez uma câmera traseira com capacidades de captação 3D, 13 megapixels por quadro, e outra frontal de 3,2 megapixels. O processamento do quad-core Cortex-A7, mais potente e econômico que sua versão anterior, e uma versão melhorada do iOS 7 estariam no pacote.

Outros boatos apontam para mudanças mais esdrúxulas, como a mudança de tamanho, com o monitor indo de 4 para 4,7 polegadas, e a alteração da posição e formato do botão Home. Há até quem diga que o iOS trará à próxima geração rastreamento de olhar pela câmera frontal, que ajudaria o usuário a navegar pelo aparelho sem a necessidade de tocá-lo, e outras histórias indicam modelos econômicos feitos de plástico ou foblets com monitor Full HD. Não há confirmação de nenhuma dessas alterações por parte da Apple.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fábio
    2013-08-15T18:20:24  

    Revolucionár... só que não...

    recentes

    populares

    • Fábio
      2013-08-15T18:20:24  

      uhahsauehsauehusahe Entrei aqui só pra ver os MacFags falando isso, mas vc não deu tempo... meu antigo optimus 3D já fazia isso muito bem... pena que era LG né... tá parado no android 2.3 até hj =/

  • Rafael Vieira
    2013-08-15T18:58:14

    Que besteira, todo mundo sabe que o próximo iPhone não vai ter isso e vai ser apresentado em menos de um mês! Nunca nenhum iPhone foi apresentado em março. Se a Apple estivesse testando isso, não teria mostrado a ninguém. Quem escreveu essa matéria não entende nada da Apple.

  • Hugo Araujo
    2013-08-15T20:11:26

    eu com certeza preciso de um celular 3d pra muitas coisas!!!!!!!! principalmente pra ficar mostrando pros outros como é legal umas tela 3d e como isso muda minha vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Junior Scheeren
    2013-08-15T20:32:50

    pra ver com lupa hehehe

  • Carlos Brancher
    2013-08-15T21:38:18

    haha, exclusivo mas a LG jah pensou nisso antes

  • Carlos Gomes
    2013-08-15T20:41:32

    Nossa! Que revolucionário!! A LG já fez isso há dois anos e ninguém imitou!! Cadê os fanboys da apple pra falar que eu não terei porquê não tenho dinheiro?

  • Adaílton José
    2013-08-15T21:18:18

    EXCLUSIVO...só que não.

  • Nuno Silva
    2013-08-15T21:49:22

    Isso é o efeito de paralaxe do iOS 7, não tem nada a ver com 3D, é uma ilusão criada com o acelerômetro.

  • Capitão Nascimento
    2013-08-15T22:01:35

    10 mil reais no Brasil.

  • Luiz Messias
    2013-08-15T22:03:09

    Graças a Deus nao sou mais escravo desta maça podre!! vou ate vender o meu Macbook pro!!! e nem curto 3D sempre fico com dor de cabeça!!

  • Felipe Araujo
    2013-08-15T22:06:53

    3DS manda lembrança rsrs

  • Gabriel Goncalves
    2013-08-16T18:47:36

    Não há confirmação de nenhuma dessas alterações por parte da Apple. - techtudo

  • Fabio Leal
    2013-08-16T12:00:42

    Em 2010 a HTC lancou o EVO 3D como sempre a apple vai colocar alguma coisa que ja existe e os fanaticos vao falar que foi ela quem inventou .

  • Rodrigo Rodrigues
    2013-08-16T09:58:26

    A LG lançou sim, mas a qualidade era tão imensa que até mesmo a LG tirou ele de linha e nunca mais quis falar no assunto.

  • Rafael Ataide
    2013-08-16T09:50:14

    Notícia de amanha: Samsung já pesquisa forma de adaptar tela 3d no Galaxy S5.

  • Cintia Luz
    2013-08-16T09:43:28

    "Não há confirmação de nenhuma dessas alterações por parte da Apple." kkkkk.

  • Marcelo
    2013-08-16T09:29:56

    1) esse esquema de "virar o aparelho e a tela mover um pouco" ja foi mostrado na apresentação do iOS7... e é um efeito de software.. não hardware.. e vai ter no iphone 5 tambem (acho que no 4S tbm.. mas não tenho certeza) 2) não tem pq eles lançarem algo em março agora... até o ipad eles ja "migraram" o lançamento pro final do ano... que é a melhor data pra lançar algo ja que é epoca de comprar e ter uma novidade nessa epoca é melhor pras vendas...

  • Jonathas Conceição
    2013-08-16T08:44:29

    Que isso.. parece uma embalagem de talco anti-séptico.

  • Oscar Junior
    2013-08-16T08:13:34

    Tanta informação para no dia mostrarem um iphone igual ao iphone 5, com um processador mais rápido e software mais arredondado !!!

  • Rodrigo Perez
    2013-08-16T07:54:28

    Nossa, velho... Morreu o único designer da empresa... Vish!!!

  • Raphael Rodrigueds
    2013-08-16T07:32:59

    Desistiram do Iphone transparente e do projetor de teclado??? kkkkkk. Apple já está passando vergonha.

  • Eduardo Santos
    2013-08-16T07:25:22

    A tecnologia usada no 3DS é bem tosquinha, alguns efeitos até dão a impressão de sair da tela, dos jogos que vi poucos momentos chamam a atenção em 3D, você tem que ficar parada olhando o aparelho a uma distancia sem se mexer, senão a tela fica com imagem toda embaralhada.

  • Tatiana Pontes
    2013-08-16T00:57:29

    Como a Apple se da bem com essa mídia fazendo marketing pra ela de graça ainda kkkkkk

  • Tiago Costa