Internet

21/08/2013 09h23 - Atualizado em 21/08/2013 11h23

Facebook anuncia projeto para tornar gratuito acesso a rede social e e-mail

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Mark Zuckeberg divulgou em seu perfil no Facebook o site Internet.org, o primeiro passo do CEO da rede social na tentativa de democratizar o acesso à grande rede, barateando conexões móveis com redes sociais e serviços de e-mail. O Facebook alinhou-se a outras gigantes do setor tecnologia de serviços, hardware e software, como Ericsson, MediaTek, Opera, Samsung, Nokia e Qualcomm, para tirar o projeto do papel e iniciar a divulgação.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Internet.org quer democratizar a web no mundo (Foto: Divulgação)Internet.org quer democratizar a web no mundo (Foto: Divulgação)

“Há nove anos, estamos em uma missão para conectar o mundo. Para conectar as próximas cinco bilhões de pessoas, precisamos resolver um problema maior: a grande maioria delas ainda não têm Internet”, explicou Mark Zuckeberg ao fazer o anúncio do projeto.

Levar a rede até os dois terços da população mundial ainda sem acesso é o grande objetivo do Internet.org. A primeira meta do projeto é diminuir o custo de serviços de Internet nos celulares em todo o mundo. Outra proposta diz respeito ao uso mais eficiente de dados, através do investimento em ferramentas capazes de diminuir em grande escala a quantidade necessária para usar programas ou, simplesmente, acessar sites.

A ideia é criar um novo modelo de negócios que permita acesso a serviços simples, como rede sociais e e-mail, sem que o usuário tenha que pagar por isso. O site já está no ar e conta com tradução para o português. No entanto, tudo não passa ainda de um esboço, com frases de feito como “ninguém deve ter que escolher entre comida e acesso à Internet” e “Conectar 5 bilhões de pessoas será um grande esforço global que exigirá inovação contínua”, como formas de incentivo aos objetivos do grupo.

Internet.org já tem página em protuguês (Foto: Reprodução/TechTudo)Internet.org já tem página em português (Foto: Reprodução/TechTudo)

O CEO da Nokia, Stephen Elop, também se pronunciou sobre a parceria: "O acesso universal à Internet vai ser a próxima grande revolução industrial”. Já Paul Jacobs, executivo da Qualcomm, destacou que a Internet mobile ajudou a transformar a vida de muita gente.

Quer saber como fazer o download de álbuns e fotos do Facebook? Veja no Fórum do TechTudo!

Via VentureBeat e Internet.org

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares