Internet

29/08/2013 16h02 - Atualizado em 29/08/2013 17h02

Facebook quer banco de dados com fotos dos usuários para melhorar tags

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Facebook anunciou que pretende fazer mudanças nos seus termos de uso na próxima semana: as novas regras se referem a como os dados dos perfis podem ser usados para publicidade e como a rede social pode usar informações pessoais, como a foto do perfil, para criar tags automáticas com reconhecimento facial a partir de um banco de dados biométrico.

Sabe como adicionar gifs no Facebook? Agora é possível. Veja como!

As mudanças divulgadas nesta quinta-feira (29) estão sendo tratadas como propostas pelo site, que está pedindo a opinião dos usuários durante sete dias antes de implementá-las.

Novas regras dão mais liberdade à empresa para usar dados do usuário para publicidade (foto: Divulgação)Novas regras dão mais liberdade à empresa para usar dados do usuário, como fotos, por exemplo, para publicidade (Foto: Divulgação)

O anúncio foi feito pelo escritório de privacidade do Facebook. As mudanças ocorrerão “como parte de um acordo em um caso judicial relacionado à propaganda” e, segundo a rede social, o site quer usar estes dados, incluindo fotos do perfil, para gerar mais receita com anúncios.

Facebook quer usar tag de reconhecimento facil para criar banco de dados (Foto: (Foto: Reprodução/All Facebook))Facebook quer usar tag de reconhecimento facil para
criar banco de dados (Foto: Reprodução/All Facebook)

Uma das mudanças mais ousadas diz que, a partir de agora, o Facebook considera a foto do perfil do usuário como uma informação associada à sua identidade. Na prática, ao carregar uma foto, a rede social passa a conhecer um rosto como um dado e pode usar esta informação para marcá-lo automaticamente em outras fotos. Mas, de acordo com o escritório de privacidade do Facebook, o objetivo do reconhecimento facial é somente facilitar a marcação para que as pessoas saibam quando há fotos delas na rede. A tecnologia seria utilizada apenas para este fim. E, caso for usada de outras maneiras, estes serão avisados.

Já, na seção de propaganda, o texto da rede social deixa claro o quão públicos são os dados: “você nos dá permissão para usar seu nome, foto, posts e informações em conteúdos comerciais, patrocinados ou relacionados”. Isto significa que a rede social pode usar tudo que tem a disposição em seus sistemas e algoritmos de publicidade. Mas, o Facebook garante limites: "dados restritos a uma audiência específica não serão usados fora desta escolha".

Dados obtidos por aplicativos

As regras sobre o uso de dados também foram mudadas. A partir de agora, a empresa pode saber que tipo de dispositivo está sendo usado para acessar seus serviços. Outra modificação é o direito de poder compartilhar informações públicas com terceiros. O Facebook quer dar acesso às informações públicas dos usuários para provedores de serviços terceirizados.

Já os aplicativos de terceiros também ganharão o direito de armazenar informações acessadas em perfis de usuários em seus próprios servidores e de mantê-las, caso o usuário pare de usar e delete o aplicativo. Para garantir que estes dados sejam deletados, é preciso entrar em contato com a empresa de desenvolvedores do app para fazer a requisição.

As mudanças nos dois documentos, Política de uso de dados e Declaração de direitos e responsabilidades, do Facebook está disponível em português no site de governança.

Quer saber como entrar no Facebook sem código sms de segurança? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Miguel Revesso
    2013-09-20T10:30:18

    Espionagem. Quer dizer, ficam com dados, fotos e tudo mais de todo mundo. Tô fora do FB. Tá muito NSA pro meu gosto.

  • Vinicius Oliveira
    2013-08-30T15:33:02

    Você que sai mal em fotos o tempo inteiro, que tem o filme queimado pelos melhores amigos. Agora é sua vez de brilhar. Não farão um centavo sequer com suas fotos em publicidades.

  • Dora Oliveira
    2013-08-29T21:09:09

    Definitivamente...

  • F. Andrade
    2013-08-29T17:29:29

    O facebook definitivamente não é um lugar para quem quer privacidade...