Jogos de corrida

02/08/2013 10h00 - Atualizado em 02/08/2013 10h00

Forza Horizon x NFS Most Wanted: veja quem chega na frente nessa disputa

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Forza Horizon e a recente versão de Need for Speed: Most Wanted são dois grandes jogos de corrida que foram lançados nos últimos meses. O primeiro é exclusivo do Xbox 360, enquanto o segundo saiu também para outras plataformas, como PC, PS3, PS Vita e Wii U. Além da superioridade em números de plataformas, será que Need for Speed supera Forza em outros quesitos? Veja a comparação entre as principais características de cada título:

Forza Horizon x Need For Speed: Most Wanted (Foto: Felipe Vinha / TechTudo)Forza Horizon x Need For Speed: Most Wanted (Foto: Felipe Vinha / TechTudo)

Gráficos

Neste ponto os dois jogos se equiparam bastante. Tanto Forza quando Need for Speed são muito bonitos, mas há uma leve vantagem para Forza Horizon. Acontece que Most Wanted é um jogo multiplataforma e não consegue atingir todo seu potencial gráfico por isso, enquanto Forza se concentra apenas em um console e tira vantagem por isso.

Ainda assim, os efeitos em Most Wanted são muito bonitos, com detalhes bem realistas dos carros sujos, gastos e quebrados com batidas. Enquanto Forza Horizon se foca também em mostrar com mais detalhes o ambiente do game, que é muito belo.

Forza Horizon (Foto: Divulgação)Forza Horizon (Foto: Divulgação)

Som

Digamos que a parte sonora dos dois jogos se empata, tanto em efeitos sonoros quanto em trilha sonora, com as músicas que a compõem e tocam durante todo o game. Horizon pende um pouquinho a balança para o lado eletrônico, com diversas músicas neste estilo: Levels (Skrillex Mix) – Avicii, Cinema (Skrillex Remix) – Benny Benassi, Reaching Out (Fred Falke Remix) – Nero, Somebody to Love (Sigma Remix) – Rusko, Bass 4 – The Hacker, Show Me A Sign – Modestep, Icarus – Madeon e Encore – Digitalism são alguns dos sucessos que podem ser ouvidos.

Já Most Wanted tem uma trilha um pouquinho mais variada, que inclui até mesmo sucessos do rock e outros gêneros: Bullet For My Valentine – “Hand Of Blood”, Disturbed – “Decadence”, Mastodon – “Blood And Thunder”, Stratus – “You Must Follow” (Evol Intent VIP), Celldweller – “One Good Reason” e Hush – “Fired Up” são algumas das canções presentes em Need For Speed.

Need for Speed: Most Wanted (Foto: Divulgação)Need for Speed: Most Wanted (Foto: Divulgação)

Realismo

Apesar de não ser um jogo tão preocupado com simulação, o realismo de Forza Horizon supera o de Need For Speed: Most Wanted. Forza sempre esteve mais próximo de Gran Turismo neste quesito, ainda que em Horizon a jogabilidade se volte mais para o modo “arcade”, preocupando-se apenas com a alta velocidade e competições.

Enquanto isso, Most Wanted mantém o nível de direção “irreal” que fez fama na série nos últimos capítulos. Mas isso não é um ponto negativo, já que os exageros da franquia conquistaram muitos fãs ao explorem ao máximo a adrenalina das corridas. Porém, a simulação passa longe, abrindo espaço para cenas que podem incomodar quem busca por um game mais "pé no chão".

Forza Horizon (Foto: Divulgação)Forza Horizon (Foto: Divulgação)

Veículos

Os veículos nos dois jogos se equivalem em termos de qualidade, mas Forza Horizon apresenta uma quantidade superior de carros, além de ter uma quantidade superior de carros reais. Já Need for Speed Most Wanted tem uma quantidade inferior, além de não se preocupar em mostrá-los de maneira tão realista.

Forza Horizon, da mesma forma que Gran Turismo, preza pelo realismo também nos veículos e na simulação de cada um. São centenas presentes em Horizon, sempre de montadoras que existem e desenhados conforme suas versões reais.

Need for Speed: Most Wanted (Foto: Divulgação)Need for Speed: Most Wanted (Foto: Divulgação)

Inovações

Need for Speed: Most Wanted é um dos jogos mais divertidos da série, mas não empolga tanto em termos de inovações. Você, basicamente, precisa correr por aí em um grande mapa, fugindo da polícia e realizando missões, algo que já vimos em outros games da marca Need for Speed.

Já em Forza Horizon a coisa funciona de forma bem diferente de outros capítulos, deixando de lado o jogo que era puramente de simulação para introduzir até mesmo uma história e uma interpretação diferenciada da jogabilidade. O jogo já começa em um tipo de festival de corrida, algo que nunca antes foi visto em Forza.

Forza Horizon (Foto: Divulgação)Forza Horizon (Foto: Divulgação)

Conclusão

Jogos bem semelhantes, Forza Horizon e Need for Speed: Most Wanted apresentam características únicas entre si, mas Forza leva essa comparação com um pouquinho de vantagem. Além de ter o ponto de qualidade de ser exclusivo do Xbox 360, e assim contar com uma série de benefícios únicos, ele também tem mais conteúdo, gráficos mais bonitos e um modo de campanha mais interessante e diferenciado que o concorrente.

Opine no fórum: Forza 4 é melhor que Gran Turismo?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Santana
    2013-08-03T21:58:57

    O universo de Forza Horizon, não tem igual. Enredo, jogabilidade, cenários estonteantes e muito mais, fora que o jogo é totalmente dublado em português dando ao jogador total imersão no game.

  • André
    2013-08-05T11:23:16

    Pra mim Forza Horizon foi o melhor jogo de corrida dessa geração de consoles, muito bom...

  • Max Crvg
    2013-08-02T13:50:08

    Forza horizon é um jogo incrível, fiquei muito empolgado com esse jogo.

  • Alex Abreu
    2013-08-02T13:09:41

    Forza Horizon, na minha opnião, foi o melhor jogo de corridas dessa geração de consoles. Ele é simplesmente fantástico! Comparo com o NFSU2 (da geração anterior). Lógico que os gráficos são muito superiores, mas a idéia do jogo é muito parecida com o Underground 2.

  • Laerte Renck
    2013-08-02T23:06:21

    Em relação ao Need, o que falta nessa geração é um Underground 3, um Underground 2 com a qualidade da geração atual e com novidades, fecharia essa geração com chave de ouro, do mesmo modo que o GTA 5 está fazendo.

  • Valter
    2014-03-20T12:58:07

    Eles falaram que Forza é melhor em quase tudo mas na conclusão deixa como se os fossem iguais!!! kkk que piada vou ver se arranjo um emprego de em cima do muro na globo.

  • Rafael Gonçalves
    2013-08-05T19:27:47

    Que matéria horrível... fica o tempo todo falando as diferenças entre os jogos (que são muitas) e na conclusão: "Jogos bem semelhantes". TechTudo se superando...

  • Guilherme Fernandes
    2013-08-05T15:02:37

    Vamos comparar ovo e chocolate, ambos tem na pascoa mas são coisas diferentes, que análise tosca, need for speed nunca foi simulação, quando bobagem

  • Rafael Naumann
    2013-08-03T20:30:23

    Tenho os dois. Não sou muito fã de jogos de corrida, sendo assim, gostei mais do Need. No final das contas me diverti mais com ele.. .

  • Allan Gomes
    2013-08-02T14:51:05

    Quer um jogo realista? joga Need for Speed Shift 2, ai sim e muito bom... sem comentários!

  • Antonio Duarte
    2013-08-02T11:23:22  

    Oque adianta nenhum dos dois tem multiplayer off-line, em off não dá para jogar de dois, que uma das coisas mais top em jogos de corridas. Galera se alguem souber de um game de corrida dessa atual geração que tenha esse recurso, me indiquem pois oque falta na minha biblioteca de games é um de corrida, ja tive Forza Horizon mas zerei e passei para frente justamente por não jogar de dois.

    recentes

    populares

    • Antonio Duarte
      2013-08-02T11:23:22  

      O dia que acabarem de vez com o mult-off será uma grande perda, video games pra mim sempre foi sinônimo de diversão com os amigos

    recentes

    populares

    • Antonio Duarte
      2013-08-02T11:23:22  

      Apoiado Guilherme Fernandes!