Internet

17/08/2013 13h35 - Atualizado em 17/08/2013 15h37

Google bloqueia app 'Rastreador de Namorado'; criador contesta a decisão

Pedro Cardoso
por
Da redação

O Google retirou da Google Play o aplicativo "Rastreador de Namorado", na noite desta sexta-feira (16), sob a justificativa de que ele enviava informações sobre o usuário sem o seu conhecimento. O TechTudo conversou com o desenvolvedor Danilo Neves Cruz, um dos responsáveis pelo projeto, que contestou a versão apresentada.

"Rastreador de Namorado" não é mais acessado via Google Play (Foto: Reprodução)"Rastreador de Namorado" não é mais acessado via Google Play (Foto: Reprodução)

Segundo Danilo, o comunicado enviado pela sede do Google nos Estados Unidos apresenta uma alegação que não procede. "O aplicativo que está [na Google Play] hoje está totalmente de acordo com a política do Google. Esta justificativa não é verdadeira", afirmou Danilo.

O programador também disse que essa é a segunda vez que o Google bloqueia o aplicativo "Rastreador de Namorado" usando o mesmo argumento. "Da outra vez que bloquearam também, perdemos 100 mil usuários", lamentou Danilo. E foi além: "Se eles não voltarem atrás na decisão, não sei mais o que fazer", disse.

Tentamos contato com o Google Brasil, mas não obtivemos resposta até o fim da edição dessa reportagem.

Rastreador é um app polêmico para Android (Foto: Divulgação) (Foto: Rastreador é um app polêmico para Android (Foto: Divulgação))Rastreador é um app polêmico para Android (Foto: Divulgação)

Entenda o processo de bloqueio de apps

O Google faz uma varredura manual, rotineiramente, para saber se os apps cadastrados em sua base estão de acordo com as políticas da empresa. Caso seja encontrada uma irregularidade, a pessoa responsável pela a análise bloqueia o aplicativo suspeito e informa aos desenvolvedores através de um sistema automatizado.

Os responsáveis pelo aplicativo recebem uma mensagem avisando sobre o bloqueio com a justificativa anexada. Através desse mesmo sistema, aberto apenas para os desenvolvedores cadastrados, os criadores do app bloqueado podem contestar esta decisão.

Caso o Google reconheça que o aplicativo foi bloqueado indevidamente, a página do produto volta ao ar como se nada tivesse acontecido. Mas se a empresa do famoso buscador mantiver sua decisão, os responsáveis perdem toda a sua base de usuários que baixaram o app, e ele deve ser cadastrado novamente, como se fosse novo.

No limite da legalidade

Consultada pela nossa reportagem, a advogada criminalista Lívia Reis de Sousa disse que: "O rastreamento autorizado pela suposta vítima não configura invasão de privacidade, pois nesse caso, a pessoa está permitindo que a sua intimidade seja violada". Entretanto, ela orienta que os usuários tomem cuidado ao instalar o app no smartphone do parceiro. "Instalar o aplicativo no celular do outro sem prévio conhecimento e autorização pode configurar o crime de invasão de dispositivo informático, previsto no artigo 154-A do Código Penal", alertou.

Lívia ainda ressalta para um dispositivo da mesma lei: "Quem distribui o aplicativo também comete o crime previsto no artigo 154-A. Na mesma pena incorre quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prática da conduta definida no artigo", completou Livia.

*Colaborou Thaisy Pecsén

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonas Santos
    2013-09-10T13:58:32

    Minha namorada instalou no meu... Depois de uma semana fui ver o era kkkkkkk

  • Marcos Saldãnha
    2013-08-19T17:14:44

    Como que é aquele ditado mesmo?... hum?? - Aquele que diz... "Quem não deve, não teme???? !!"

  • Adriana Fernandes
    2013-08-19T15:12:06

    Se descubro q meu namorado colocou no meu cel, termino com ele na hora e ainda o processo por invasão de privacidade! Vai se lascar! Se não confia eh soh terminar!!!

  • Adriana Fernandes
    2013-08-19T15:07:30

    Absolutamente contra esse tipo de aplicativo...Invasão de Privacidade! Se não confia, sai fora!! Simples assim!!

  • Juliano Dill
    2013-08-19T09:16:08

    Seria interessante esse aplicativo para quem está com uma pulguinha atráz da orelha e só precisa confirmar o que já desconfia é muito útil. Porém quem trai geralmente usa outro chip, outra conta de comunicação mais enfim deixa alguns rastros com o tempo se vc deixar a pessoa bem a vontade concerteza vc ira descobrir algo mais não quero fugir sobre o tema, tem muito lixo no google play que o google não tira como por exemplo jogos com graficos ruins, aplicativos que vc tem que ficar fechando os comerciais enfim ...

  • Mario Yama
    2013-08-18T07:28:01

    Se for um soft que bloqueia o rastreamento mesmo com ordem judicial, teria mais utilidade.

  • Hering Souza
    2013-08-18T00:03:32

    App looser, feita por um looser e utilizada por super loosers... kkkkkk TÁ CERTO O GOOGLE... KKKKKKK

  • Aeria Gloris
    2013-08-17T23:16:06

    Rastrear celular de namorado(a)? Quem faz isso merece um diploma de perdedor.

  • Fabrício Correa
    2013-08-17T17:48:12

    Você não precisa de um rastreador de namorado, você precisa é de um namorado confiável. Termina o relacionamento e vai procurar alguém decente que é melhor.

  • Joao Santos
    2013-08-17T16:06:28

    Concordo. É invasão de privacidade. Se a pessoa desconfia da namorada ou namorado, converse ou termine o relacionamento. Ciúmes é bom, mas demais é doença.

  • Rodrigo Anjos
    2013-08-17T21:06:38

    Por isso que eu so uso Xing-ling.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • José Gonçalves
    2013-08-17T19:08:10

    Eu acho justo. É óbvio que as pessoas que utilizam desses sistemas, além de inseguras, são sim enquadradas como criminosas. Está claro que a maioria deles instalam o tal aplicativo sem o consentimento do parceiro! Eu processaria quem fizesse algo do tipo assim comigo!

  • Miriam Almeida
    2013-08-17T18:55:02

    Scheila Carvalho não curtiu isso...

  • Tomaz Castro
    2013-08-17T20:01:05  

    Rastreio do meu ovo!

    recentes

    populares

    • Tomaz Castro
      2013-08-17T20:01:05  

      kkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Tomaz Castro
      2013-08-17T20:01:05  

      Vá alem rastreie um espermatozoide dentro do saco! kkkkkkkkkkk

  • Lukas Okiterom
    2013-08-17T17:28:45  

    Parabéns ao Google.

    recentes

    populares

    • Lukas Okiterom
      2013-08-17T17:28:45  

      pode crer kkkkkkkkkkkk

  • Danilo Andrade
    2013-08-17T20:41:41  

    Se eu tiver que rastrear o celular da minha namorada, eu prefiro terminar o namoro. É o fim do mundo!

    recentes

    populares

    • Danilo Andrade
      2013-08-17T20:41:41  

      mega concordo, Danilo!! Se não confia, eh soh dar "tchau"!!

  • Charles Paula
    2013-08-17T18:50:12  

    Há uma dezena de aplicativos (em inglês) que fazem a mesma coisa e até mais que isso... Tem um desses instalados no celular da minha filha, fico sabendo de tudo, inclusive o sua localização em tempo real via GPS... E antes que alguém fale de invasão de privacidade, minha filha é menor, e como pai, a lei me dá essa prerrogativa, questão de cuidado e segurança... Agora se fosse com uma namorada não faria isso...

    recentes

    populares

    • Charles Paula
      2013-08-17T18:50:12  

      Com a filha tudo bem, mas rastrear o namorado (a) é o fim do mundo.

    recentes

    populares

    • Charles Paula
      2013-08-17T18:50:12  

      com filho eh aceitável,questão de cuidado, agora rastrear namorado (a)...aff

  • Vitor Vieira