Jogos de ação

27/08/2013 10h20 - Atualizado em 27/08/2013 15h05

GTA: conheça 10 curiosidades sobre os dois primeiros jogos da série

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

GTA pode ser atualmente uma das maiores séries do mundo dos games, com milhões de unidades vendidas e inúmeros fãs, porém pouca gente conhece algumas curiosidade que marcaram os dois primeiros títulos da franquia. Veja 10 fatos curiosos sobre GTA e GTA 2:

1 – Grand Theft Auto era originalmente um jogo sobre um policial

GTA com policiais? (Foto: Divulgação)GTA com policiais? (Foto: Divulgação)

No script original de GTA, o personagem principal seria um policial que deveria perseguir diversos bandidos com a sua viatura pela cidade. Porém durante o desenvolvimento, os criadores do jogo perceberam que ele seria mais divertido se os papéis fossem invertidos.

2 – Um bug inspirador

Um bug que tornava os policiais mais agressivos salvou o projeto (Foto: Divulgação)Um bug que tornava os policiais mais agressivos salvou o projeto (Foto: Divulgação)

Ainda durante o desenvolvimento do primeiro jogo um bug mudaria completamente o rumo de Race n’ Chase, o nome original do projeto. O jogo era uma espécie de Polícia e ladrão com carros, no qual você podia descer brevemente do seu veículo para roubar outro. O bug fazia com que os carros dos policiais partissem para cima do jogador, forçando-o para fora da estrada ao invés de simplesmente o cercarem, como planejado

O bug ficou tão popular que deu a ideia para o sistema de “Procurado” de GTA, com a polícia se tornando cada vez mais agressiva conforme seu índice aumentava. Logo o projeto de um jogo de corrida com polícia e ladrão, foi abandonada por algo mais abrangente.

3 – Todas as cidades do jogo são paródias simbólicas de cidades reais

O mapa original de Liberty City (Foto: Divulgação)O mapa original de Liberty City (Foto: Divulgação)

Provavelmente a curiosidade que todos conhecem melhor. Em GTA, New York virou Liberty City, Miami virou Vice City, Los Angeles virou Los Santos, e assim por diante. Todos os nomes escolhidos são paródias com os nomes reais das cidades ou símbolos pelos quais elas são conhecidas. A única exceção a esta regra está justamente em GTA II, passado em Anywhere City, criada propositalmente para ser genérica.

4 – Todas as forças armadas do jogo também são paródias

O símbolo da Noose (Foto: Divulgação)O símbolo da Noose (Foto: Divulgação)

Além das respectivas forças policiais de cada cidade, GTA também apresenta paródias das grandes agências de defesa dos Estados Unidos. A DEA (Drug Enforcemente Administration) virou a TBN (The Bureau of Narcotics), as equipes da SWAT viraram a NOOSE e por fim, o FBI passou a ser chamado de FIB.

 

 

 

 

5 – O  primeiro GTA oferecia dezenas de protagonistas

A primeira capa de GTA (Foto: Divulgação) (Foto: A primeira capa de GTA (Foto: Divulgação))A primeira capa de GTA (Foto: Divulgação)

GTA 5 promete inovar o gênero com três protagonistas simultâneos, porém esta característica não é algo exatamente novo na série. No primeiro game de GTA os jogadores controlavam diversos personagens diferentes, sem nenhum tipo de profundidade em particular. A devoção a uma história única, só surgiu mesmo em GTA 2, com Claude Speed.

 


6 – As cabeças de policiais substituíam as estrelas

As famosas estrelas que medem o seu nível de “Procurado” em GTA eram originalmente cabeças de policiais que marcavam a agressividade da polícia. Quanto mais cabeças na sua tela, mais resistência você encontraria em seu caminho.

7 – GTA 2 é o jogo mais distante na cronologia e o único situado no futuro

O mapa da futurista Anywhere City de GTA 2 (Foto: Divulgação)O mapa da futurista Anywhere City de GTA 2 (Foto: Divulgação)

Todos os jogos da série numerada (do primeiro ao quinto) se passam no presente, exceto por GTA 2 que era situado quase 15 anos no futuro. Segundo os jornais e revistas em Anywhere City, toda a ação acontecia no distante ano de 2013, mais de uma década depois de 1999 quando o game foi lançado.

8 – GTA 2 apresentava críticas contundentes às igrejas

GTA e sua igreja superfaturada (Foto: Divulgação)GTA e sua igreja superfaturada (Foto: Divulgação)

Para salvar o seu jogo em GTA 2, Claude Speed era obrigado a encontrar uma igreja da “denominação” Jesus Saves (em um prédio claramente de inspiração Neo-Pentecostal). Uma vez lá o jogador era obrigado a gastar pelo menos U$ 50.000 dólares para salvar o seu progresso.

9 – No GTA original existia um bônus para matar Hare Krishnas

O estranho bônus por matar Hare Khishnas (Foto: Divulgação)O estranho bônus por matar Hare Khishnas (Foto: Divulgação)

Estranhamente, o jogo de 1997 apresentava um misterioso Easter Egg. Toda vez que o protagonista matava um grupo inteiro de monges Hare Krishnas ele ganhava um bônus estranho em sua pontuação, chamado Gouranga. Os monges normalmente estavam dançando e cantando pelas calçadas da cidade e você precisa matá-los rapidamente para a palavra aparecer.

10 – O primeiro GTA foi o único jogo da série com uma protagonista mulher

Divine, Katie, Mikki e Ulrika, as protagonistas femininas do GTA Original (Foto: Divulgação)Divine, Katie, Mikki e Ulrika, as protagonistas femininas do GTA Original (Foto: Divulgação)

Em uma série muito criticada por seu conteúdo machista, manter esta opção seria uma boa maneira de mudar a imagem da franquia. Infelizmente este é um dos poucos pontos em que a Rockstar deu um passo para trás ao longo da evolução da série.

Comente no nosso fórum: Conhece alguma outra curiosidade da série GTA?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Monsenhor Razão
    2013-08-28T12:01:03

    levei dias, ou meses para baixar o arquivos de gta 1 e 2 crackeados da net... procura incansável no saudoso Alta Vista.... Internet discada com modem de 14,800 kb... nossa era muito lerdo... Acho q hj no 3g do celular eu baixo o mesmo jogo em 10 segundos. E o jogo era top demais pra época. Poder roubar um carro qualquer, sair e pegar uma moto, atropelar, pegar um caminhão de bombeiro, etc... Deu saudades!

  • Juliano Lacerda
    2013-08-28T08:37:42

    maneiro a materia!