Fabricantes

09/08/2013 08h00 - Atualizado em 09/08/2013 08h00

IBM desenvolve arquitetura de computadores inspirada no cérebro humano

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Apesar de atualmente um supercomputador de 83 mil núcleos ter somente um por cento do poder do cérebro humano, a companhia americana IBM acredita ser possível replicar toda nossa capacidade cerebral em uma máquina. Para isso, a empresa está desenvolvendo um projeto no mínimo audacioso para criar uma nova arquitetura computacional que pretende imitar o modo de operar de um cérebro, dando a um computador a capacidade de pensar.

Arquitetura de computador planejada pela IBM pretende imitar o funcionamento do cérebro humano. (Foto: Reprodução / Gizmodo)Arquitetura de computador planejada pela IBM pretende imitar o funcionamento do cérebro humano. (Foto: Reprodução/Gizmodo)

Iniciado em 2011 com a construção de um chip que simulava algumas funções cerebrais equivalentes às sinapses de 530 bilhões de neurônios, o projeto SyNAPSE, como é chamado, pretende criar um cérebro de silício que imite a eficiência de processamento, o consumo de energia e as dimensões do cérebro humano.

A intenção é criar simuladores de software que reproduzam a maneira com que o cérebro processa os dados, um modelo de neurônio que utiliza cálculos precisos para entender o mundo à nossa volta, além de aplicações que imitam as sinapses nervosas. Pareados a um complexo sistema cognitivo, os chips formariam um conjunto equivalente aos lados esquerdo e direito do cérebro humano.

Simulação visual de uma rede de chips sinápticos idealizada pela IBM. (Foto: Reprodução / IBM)Simulação visual de uma rede de chips sinápticos
idealizada pela IBM. (Foto: Reprodução/IBM)

Se concretizado a longo prazo, o projeto deve integrar o funcionamento de processadores, memória e comunicação como nunca antes visto, em um sistema de chips neurossinápticos com dez bilhões de neurônios e de cem trilhões de sinapses, todos consumindo apenas um quilowatt de energia e ocupando menos de dois litros de volume.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo!

Via Mashable e Gizmodo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Carretoni
    2013-08-09T11:51:31  

    E assim surgirá o pior processador da história. Desculpe a ironia, más se cumprir o que promete, vai ser capaz de destruir seu próprio ambiente, prejudicar e até matar os da sua espécie por motivos banais e dentre outras coisas que somente o cérebro humano pode fazer!

    recentes

    populares

    • Paulo Carretoni
      2013-08-09T11:51:31  

      André Corrêa Discordo. Só humanos matam seus semelhantes (ou não) de forma racional, metódica e pelo prazer de matar. Você já viu uma cadela destruir seus filhotes por que não queria engravidar? Ou notícias de que animais não racionais destroem de forma criminosa, por exemplo, a floresta amazônica? No "nosso" caso humano não é "privilégio", é grave falha no processo evolutivo. Um dia (muito à frente) talvez respeitemos "nossa casa" como os irracionais. Abs.

    recentes

    populares

    • Paulo Carretoni
      2013-08-09T11:51:31  

      Fábio Pessoa, vc disse que discordava de Paulo Carretoni, mas, ao se explicar, falou essencialmente o mesmo. Mas eu não concordo com os dois. Diversos animais, quando fora de controle populacional, são extremamente prejudiciais ao meio-ambiente. Elefantes e gado, por exemplo, podem destruir florestas e pastagens inteiras, se não houver um predador que os contenha. Além disso, existem animais que atacam os da própria espécie, inclusive filhotes. O que o ser humano tem de especial é a capacidade de fazer isso de forma tão intensa e intencional, que ameaça o equilíbrio ecológico.

  • André Guerreiro
    2014-08-09T17:47:36

    A hora que estiver aperfeiçoado será o começo da Skynet, e para a humanidade game over.

  • Gustavo B.
    2014-06-22T12:43:17

    Isso ai é propaganda. Para desenvolver um "cérebro" artificial, primeiro é necessário entender o cérebro natural. Pessoalmente, eu acho que os seres humanos são arrogantes, e adoram dizer que são melhores do que eles realmente são. Como que vc mede a capacidade de processamento do cérebro? E como vc compara isso com processamento digital? Só de pensar que a corrente elétrica em um axônio é iônica já deveria dar a entender que os cérebros são mais lentos que computadores.

  • Pietro Morais
    2013-08-13T09:32:13

    The Terminator is coming! AHHAHA

  • Walker Duarte
    2013-08-10T08:46:37

    Assim nasci a SkyNet do filme O exterminador do futuro. Rsrs

  • Diego Galao
    2013-08-09T23:46:21

    mas tem que tomar cuidado com esse lance de pensar sozinho nunca se sabe o que ela será capaz de fazer!!!

  • Diego Galao
    2013-08-09T23:45:38

    imagina na copa kkkk galera so pra nao esquecer ... atlético campeão da libertadores 2013 galooooooooooooooo

  • Fábio Pessoa
    2013-08-09T18:12:28

    HAL-9000

  • João Souza
    2013-08-09T12:18:35

    "que pensE"* ao título da matéria...

  • Miseravão
    2013-08-09T11:10:15

    Essa notícia é meio velha e sem informação atual, o nome do primeiro computador cognitivo é Watson e a IBM já está em desenvolvimento avançado de sensores para emular os sentidos humanos.

  • Geraldo Gomes
    2013-08-10T20:02:00

    Por precaução, coloquem uma chave geral nesta coisa.

  • Savio Alves
    2013-08-09T10:05:35  

    É a área que pretendo atuar quando me formar !

    recentes

    populares

    • Savio Alves
      2013-08-09T10:05:35  

      hehe... ao ver essa matéria lembro do filme exterminador do futuro.. porque será? rs

    recentes

    populares

    • Savio Alves