Sistemas Operacionais

30/08/2013 16h26 - Atualizado em 30/08/2013 19h09

iPhone, iPad e Mac travam com código em árabe; Apple ainda não resolveu bug

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Os usuários do iOS 6 (iPhone e iPad) e do Mac OS X 10.8 sofrem com um bug bem curioso em seus aparelhos Apple. Um grupo de russos descobriu uma combinação de caracteres, em árabe, que trava automaticamente aplicativos presentes nos sistemas ao ser exibido.

Como se livrar do 'código árabe' que trava iPhone, iPad e Mac? Descubra

Ainda mais curioso é o fato de que não é preciso que o usuário faça nada para ser “contaminado”. É só uma pessoa que ele segue no Twitter, por exemplo, tuitar o código e, ou enviar por WhatsApp, caso ele visualize esta mensagem, o aplicativo fechará sozinho.

iPhone, iPad e Mac travam com código em árabe (Foto: Reprodução/Norton)iPhone, iPad e Mac travam com código em árabe (Foto: Reprodução/Norton)

O funcionamento do hack é bem curioso. Basta uma pessoa, por exemplo, escrever este código em árabe no Twitter para que todos os usuários que sigam esta pessoa fiquem vulneráveis. De acordo com sites especializados, o bug é relativamente antigo, pois foi descoberto por russos que já alertaram a Apple há seis meses. Sendo assim, ou a fabricante do iPhone não deu a devida importância ao problema ou não soube como solucioná-lo.

Durante a madrugada de quinta-feira (29) para sexta-feira (30), o site Não Salvo testou este bug e compartilhou o tal código com seus leitores, propondo a brincadeira de que todos que não têm um sistema da Apple testassem tuitá-lo para gerar o bug em quem usa o iOS ou o Mac. Deu certo e termos sobre o caso começaram a pipocar no trending topics do microblog. Uma série de usuários começaram a reclamar que seus apps do Twitter estavam fechando.

Mensagem em árabe travou diversos aparelhos com iOS (Foto: Reprodução Não Salvo) (Foto: Mensagem em árabe travou diversos aparelhos com iOS (Foto: Reprodução Não Salvo))Mensagem em árabe travou diversos aparelhos com iOS (Foto: Reprodução Não Salvo)

“Não sei quantas pessoas foram/estão sendo afetadas com o bug maaaaasss pelo numero de xingamentos que eu recebia por minuto foi algum numero gigantesco! Talvez centenas de milhares… (sic)”, escreveu Mauricio Sid, dono do blog, em post sobre o “caos” na madrugada.

Problema é em um motor de renderização

A combinação de caracteres postada pelo blog no Twitter teve mais de seis mil retuítes (RTs), o que pode ter causado, realmente, o travamento de centenas de milhares de pessoas com iOS e Mac OS. Fora as que copiaram e colaram os caracteres nos seus próprios posts. O TechTudo testou e o código fechou o Twitter no iOS, como aconteceu com outras pessoas.

De acordo com alguns especialistas, o problema acontece em um motor de renderização chamado CoreText. Qualquer programa que utilize o framework dele, ou o WebKit que usa o CoreText e roda com o Safari, está sujeito a travar caso uma mensagem com os caracteres em árabe seja exibida em uma das abas do navegador, aplicativo ou mensagem recebida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Giuliano Rebouças
    2013-09-04T10:39:11

    Olá, estou com um problema semelhante no meu grupo, porém acho que é o inverso disso. Quem tem acesso ao meu grupo por celulares, mac, iOS, visualiza normal, porém todos (ou sua grande maioria) que acessa pelo computador, além de não visualizar as notificações do grupo, também não conseguem ver o feed de noticias. Estou desesperado, pois sou o unico administrador do grupo e não consigo ter acesso ao mesmo. Já tentei excluir o grupo também, mas tem 17mil membros e tenho de excluir um por vez. Aguardo retorno.

  • Patricia Arruda
    2013-08-30T20:10:35

    deviam enviar isso pro twitter, facebook, email.... da propria apple. num instante eles resolveriam isso

  • Andressa Monalisa
    2013-08-30T19:58:14

    O Sid citou na matéria do seu blog que a Apple sabia desta falha já tinha 6 meses e nada fizeram para corrigir... Bem feito ai depois saem dizendo que irão processá-lo por expor uma falha da empresa que não estava interessada em solucionar. Mimimi da Apple

  • Davi Ferreira
    2013-09-02T07:55:10

    A questão não é que "ah um bug no iphone é novidade" A questão é poder ver o quanto os usuários da apple em geral não tem conhecimento em informática (não generalizando claro, pois os macbooks são ótimos para quem trabalha na área), mas vi gente que tava "ai meu iphone n ta abrindo, o que houve?" Enfim, só achei mega engraçado ver os maçãzinhas vendo seu aparelho perfeito travar e não saber o que fazer.

  • Talita Carla
    2013-08-30T21:54:27

    kkkk bando de virgens desocupados kkkk

  • Daniel Fernando
    2013-08-30T17:29:36

    trolada master kkkkkkkkkkkkkkkkkkk kd o seu deus agra donos de iphones? kkkkkkkkk nunca vi o twitter com tanto mimimi.

  • Leonardo Vimprio
    2013-08-31T12:56:11  

    Recebi pelo whatss, face, twitter, entrei no safari e nada. Ja sou acostumado a esperar uma coisa e não acontecer... será por isso? Bola fora em Cid? arrumou um pouquinho de inimigo pra invadir seu blog. mas foi engraçado.

    recentes

    populares

    • Leonardo Vimprio
      2013-08-31T12:56:11  

      Leo, eu testei no meu iMac e realmente funciona isso, no Safari e no Text edit causa crash do programa, nada mais que isso. Mas convenhamos, está longe de comparações com verdadeiras falhas de outros sistemas, no firefox não acontece nada... o que os anti-apple não aceitam é que apesar das falhas que se encontra nos OSs da Apple, NUNCA supera em quantidade e em risco as falhas do Android ou do Windows, e citei as falhas, pois os virus eu nem comento....

  • Gustavo Matheus
    2013-08-31T00:38:43  

    ir depois fala que iPhone é melhor celular do mundo agora parece que ta sendo o pior celular agora acho Samsung que ta ganhado da apple prefiro ter 10x meu s3 do que iPhone

    recentes

    populares

    • Gustavo Matheus
      2013-08-31T00:38:43  

      uau o ios tem um bug, que ja foi corrigido no ios 7. o android tem... vírus

  • Symicho Okay
    2013-08-30T20:59:54  

    Bugs, vírus e outras coisas mais em outros S.O. são tão comuns que nem se comentam mais, mas... qualquer pulga que pousa num S.O. Mac já é prato cheio pra essa galera do RWindows. Juntem uma graninha a mais e venham ser felizes!

    recentes

    populares

    • Symicho Okay
      2013-08-30T20:59:54  

      Hahaha, verdade.

  • Klauss Pontes
    2013-08-30T19:28:10  

    Hahahahahahahahahaha cadê os cegos, Apple fanboys????? Hahahahahahaa

    recentes

    populares

    • Klauss Pontes
      2013-08-30T19:28:10  

      Gabriel Nogueira entendi perfeitamente e foi engraçado! Huahuahua

    recentes

    populares

    • Klauss Pontes
      2013-08-30T19:28:10  

      o meu n foi kkkkk to com ios 7

  • Fernando Neves
    2013-08-30T20:06:40  

    Lembro qur uns dos argumenht odos aplle fan boys era que o galaxy era feito de plastico, os proximos iphone também vão ser de plastico, cada vez os fan boys ficam mais sem argumentos , poisa o galaxy s3 e melhor que o iphone 5, o Galaxy s4 não vou nem comentar e sacanagem.

    recentes

    populares

    • Fernando Neves
      2013-08-30T20:06:40  

      iphone de baixo custo idiota --' o iphone normal continuará com qualidade. se vc n sabe... o iphone 5 é mais rapido que o s3, tem camera melhor, apesar da mesma resolução so perde em memoria ram, que é bastante desnecessario no ios