27/08/2013 08h30 - Atualizado em 27/08/2013 19h07

The Next Web faz segundo evento no Brasil voltado para startups

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

A segunda edição latino-americana do TNW Conference, do site The Next Web, acontece esta semana em São Paulo, levando ao palco empreendedores e formadores de opinião para trocar ideias sobre o cenário local. O evento é famoso internacionalmente por trazer personalidades do mercado e reunir startups com muito potencial. 

Neste ano, convidados como o CEO da Consumer Electronics Association (CEA) e escritor do livro Ninja Innovation, Gary Shapiro, o fundador da boo-box, Marco Gomes, e o cofundador do site, Boris Vvz, compartilharão suas experiências entre os dias 28 e 29 de agosto, no Espaço Armazém, em São Paulo.

Conferência do TNW acontecerá novamente em São Paulo. TechTudo conversou com o fundador do site (Foto: Divulgação)Conferência do TNW acontecerá novamente em São Paulo. TechTudo conversou com o fundador do site (Foto: Divulgação)

“A conferência é um espaço para que os programadores e desenvolvedores se encontrem, junto com executivos e investidores, para discutir ideias de negócios que deram certo e as que deram errado. Isso tem a ver com uma crença na cultura hacker que eu tenho, na criação de aplicativos que realmente ajudem a sociedade, através do diálogo”, disse o desenvolvedor Sam Wierema, do TNW, dando destaque à "Batalha de Hackers", onde vários profissionais terão a oportunidade de utilizar algumas das APIs (Interface de Programação de Aplicativos) mais requisitadas pelo mercado.

Além da "batalha", haverá também uma competição com 20 novos negócios, chamada “Startup Rally”. Nela, novos empreendedores terão a oportunidade de mostrar suas ideias para a plateia ao vivo e online, ganhando uma visibilidade "incomum" para empresas de pequeno porte.

O computador de Boris Veldhuijzen van Zanten, criador do TNW (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)O computador de Boris Veldhuijzen van Zanten, criador do TNW (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

A disputa por esta oportunidade é grande: segundo dados de mercado, hoje existem mais de 10 mil startups no Brasil, com previsão de ter esse número dobrado até 2015. No ano passado, mais de US$ 7 milhões em investimentos foram conquistados de forma direta ou indireta após a conferência The Next Web.

“Entre os mercados da América Latina, o Brasil é um dos que possui mais pessoas conectadas e dispostas a promover eventos como o TNW. Mesmo com condições precárias na tecnologia, eu vejo uma disposição dos brasileiros para criar novos negócios”, disse o fundador do site, Boris. O executivo também vê o futuro das comunicações e do jornalismo na Internet passando pelo apoio e pela ampla divulgação das pequenas e médias empresas, com novas ideias ao mercado. “Os empreendedores, atualmente, são como estrelas do rock. Eles assumem muitos riscos, se endividam e abrem mão de bens em nome de novos negócios. Acredito que devemos valorizar mais essas ideias e iniciativas, que infelizmente não são tratadas da mesma forma no mundo todo”, disse o especialista.

O desenvolvedor Sam Wierena (à esquerda) e o empresário Boris Veldhuijzen van Zanten (à direita), fundador do The Next Web (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo) (Foto: O desenvolvedor Sam Wierena (à esquerda) e o empresário Boris Veldhuijzen van Zanten (à direita), fundador do The Next Web (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo))O desenvolvedor Sam Wierema (à esquerda) e o empresário Boris Veldhuijzen van Zanten (à direita), fundador do The Next Web (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

O TNW é uma conferência de tecnologia influente no mundo todo, com três eventos anuais organizados em Amsterdã, Nova York e São Paulo. Na primeira edição do evento aqui, em 2012, 40 startups participaram, além de 14 palestrantes e mais de 600 participantes de 21 países diferentes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares