Celular

21/08/2013 12h13 - Atualizado em 21/08/2013 12h13

Nokia Lumia 920 ou LG Optimus G? Confira o comparativo da semana

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

No comparativo desta semana, o TechTudo analisa as características do Lumia 920, top de linha da Nokia com Windows Phone, e do Optimus G, principal gadget da LG, que tem o sistema operacional Android. Este é um “duelo de titãs”, onde ambos são opções muito interessantes para o consumidor que busca smartphones de qualidade no mercado. Mas qual deles é melhor? Confira abaixo a análise quesito a quesito.

Lumia 920 ou Optimus G: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Arte/TechTudo)Lumia 920 ou Optimus G: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Optimus G

O processador quad-core Snapdragon de 1,5 GHz do LG Optimus G é um dos melhores do mercado atualmente e faz com que ele mereça o ponto neste quesito. Afinal, o Nokia Lumia 920 usa o mesmo clock, porém com um chip de dois núcleos. E esta é a principal diferença entre eles no quesito hardware.

A capacidade de armazenamento é idêntica (32 GB, sem slot para cartões de memória) e a bateria praticamente idêntica, com o Optimus G vencendo por muito pouco: a bateria do LG tem 2.100 mAh contra 2.000 mAh do Lumia. Na memória RAM, a diferença é maior – ou melhor, o dobro: 2 GB do LG contra 1 GB do Nokia.

Sistema operacional: empate

Windows Phone 8 contra Android 4.1. Uma disputa que é bem equilibrada e que só pode ser decidida pelo próprio usuário, já que cada um tem as suas vantagens. Em termos de variedade de aplicativos, opções de personalização e presença no mercado, dá Android. Sem falar nas integrações com serviços do Google já pré-instalados no Optimus G.

Por outro lado, o WP8 parece ser a novidade do momento. Seu visual é um dos de mais destaque atualmente e, ao que tudo indica, a Microsoft continuará apostando muito nele, com boas possibilidades de evoluir bastante e crescer no futuro. Os fãs de tecnologia que já possuíram Android ou iOS, por exemplo, podem dar uma chance ao Windows.

Qual é o melhor top de linha da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo!

Dimensões: Optimus G

Um dos pontos mais negativos do Lumia 920 é o fato de ele ser bem “parrudo”. E, por isso, em termos de dimensões, ele fica atrás do Optimus G, cuja espessura tem 2 mm a menos que a do rival: 8,45 contra 10,7. O Optimus é um mais alto, com 131,9 mm contra 130 mm do Lumia, porém é menos largo, com 68,9 contra 70,8 mm.

LG Optimus G foi lançado lá fora em 2012, mas só chegou ao Brasil em abril  (Foto: Elson de Souza/TechTudo)LG Optimus G é mais fino e menos largo que seu concorrente (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Conectividade: empate

Não há como desempatar a briga neste ponto. Ambos têm conectividade 3G, 4G, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e microUSB. Por isso, se você está pensando em comprar um celular capaz de se conectar a todas estas redes, incluindo a Internet móvel de alta velocidade que está chegando agora ao Brasil, ambos são ótimas opções.

Display: empate

As configurações de display do Lumia 920 e do Optimus G são praticamente iguais. A diferença é que um tem 0,2 polegadas a mais de tamanho: 4,7 para o LG e 4,5 para o Nokia. No entanto, em termos de características, ambos têm tecnologia True HD IPS, com 16 milhões de cores e resolução 768 x 1280 pixels.

Câmera: Lumia 920

Ambos gravam em Full HD, com 30 FPS, videoconferência na câmera frontal, porém as coisas mudam um pouco na questão da fotografia. O Optimus G pode fazer fotos com até 13 megaixels, enquanto o Lumia 920 só clica com até 8 megapixels. Entretanto, os pixels não são as únicas razões para se julgar a câmera de um celular.

A câmera do Lumia é a melhor da categoria, justamente por possuir recursos como flash com LEDs duplos, obturador de duas faces, sensor CMOS, foco automático em vídeos, botão especial para câmera, sensor com iluminação traseira, estabilizador de imagem e ajuste manual de abertura. Ou seja, a qualidade das imagens é maior apesar do menor número de pixels.

Lumia 920, o top de linha da Nokia (Foto: Allan Melo / TechTudo)A câmera do Lumia 920 é uma das melhores do mercado de samrtphones (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Preço: Optimus G

Os preços dos smartphones são bem parecidos. Em média, o Optimus G sai ligeiramente mais barato, sendo vendido por R$ 1.800 em média em lojas confiáveis da rede varejista. Já o Lumia 920 é encontrado geralmente por volta de R$ 1.900.

Conclusão: Optimus G

A diferença não é tão grande entre os aparelhos no desempenho, porém, há pontos em que é necessário bastante atenção para definir qual é o melhor. O sistema operacional, aliás, é o mais importante deles. Se você quer o produto mais completo, no geral, fica a impressão de que o melhor é o Optimus G.

Entretanto, para quem não se importa com uma espessura maior e um sistema que, apesar de bonito, ainda está começando no mercado, talvez valha a pena escolher o Lumia 920, com a melhor câmera da categoria, preço mais baixo e um visual bastante interessante.

Tabela comparativa entre Lumia 920 e Optimus G (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Lumia 920 e Optimus G (Foto: Arte/TechTudo)
copie e cole o código e tenha o comparativo em seu site
  •  
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jeremias Klausner
    2013-08-21T19:47:31  

    Comprei meu Optimus LG por R$1100. Uma outra excelente opção é o LG Nexus 4 (que é o mesmo motor do Optimus). O celular é excelente, o fato de ter 2GB de ram faz toda a diferença, pois é comum ficar somente uns 500 MB livres. Ou seja, quem hoje comprar um celular com 1GB de ram, terá um aparelho rodando travado e performando mal (cada vez mais os aplicativos estão ficando mais pesados e em breve, provavelmente teremos que colocar antivirus no smartphone, que vai ocupar memória e consumir processamento). Portanto, não faz sentido comprar um celular que daqui a 1 ano não estará mais atendendo.

    recentes

    populares

    • Jeremias Klausner
      2013-08-21T19:47:31  

      Optimus e S3 são duas porcarias

    recentes

    populares

    • Jeremias Klausner
      2013-08-21T19:47:31  

      Tenho o Lumia 920 até hoje e me atende muito bem...

  • Mauricio
    2013-08-21T14:03:43  

    Piada, todo mundo sabe que os aparelhos da LG são descartáveis, e mais, no quesito desempenho, um quadricore engasga pra "empurrar" uma android, um dualcore roda o WP com extrema tranquilidade. Se fosse tão simples analisar pelo hardware, poderíamos dizer que um caminhão teria sempre melhor desempenho que um carro esporte, já que o motor é maior.

    recentes

    populares

    • Mauricio
      2013-08-21T14:03:43  

      Marky Mass, seu idiota, burro. Ninguem aqui disse em freeze ou travamento do aparelho, mas sim em desempenho. Masss..., tenho um Lumia 920 é é um lixo mesmo. Já foram 2x para assistência.

    recentes

    populares

    • Mauricio
      2013-08-21T14:03:43  

      Obrigado pelo elogio, então travamentos do sistema durante o uso não são considerados problemas de desempenho? Interessante. Enfim, tive alguns problemas de freeze e engasgos, tanto com o 520 como com o 820.

  • Marco Pires
    2013-08-21T14:01:01  

    a autora do texto deveria mudar o primeiro paragrafo, pois o lumia 920 é o top nokia no brasil, por o mais top da nokia é lumia 1020. Essa materia ta soando pra mim como merchandising no bolso.

    recentes

    populares

    • Marco Pires
      2013-08-21T14:01:01  

      Se fosse o Lumia 1020 a comparação seria com o Lg G2.

  • Washington Santos
    2013-08-21T15:44:40  

    O Optimus G estava sendo vendido ontem por 999,99. No site do ponto frio, uma pena eu não ter dinheiro ou limite no cartão;

    recentes

    populares

    • Washington Santos
      2013-08-21T15:44:40  

      vc não tem coleção de celular, tem coleção é de G Magazine

    recentes

    populares

    • Washington Santos
      2013-08-21T15:44:40  

      Chegou a ficar R$879, sinceramente por esse preço não tem nada melhor no mercado. Dos aparelhos que tenho (820, 4S e OG) o LG é, de longe, meu preferido.

  • Wildarcley Amaral
    2013-08-21T14:25:02  

    Matéria paga, Lumia 920 bate nos "S" imagine um Lgzinho. Matéria paga.

    recentes

    populares

    • Wildarcley Amaral
      2013-08-21T14:25:02  

      Ele não precisa bater nos "S", eles já são toscos suficientemente sem precisar levar uma surra

    recentes

    populares

    • Wildarcley Amaral
      2013-08-21T14:25:02  

      da pra notar seu conhecimento da causa.

  • Andre Luiz
    2013-08-22T07:14:42  

    Desempenho: Optimus G - isso é balela. então desempenho agora é medido pela quantidade de núcleos? tem que medir pela quantidade de processos realizados. sem um aparelho com 2 núcleos faz a mesma coisa de um com 4, isso prova que o SO do de 2 é muito mais eficiente. Sobre memória, é a mesma coisa, WP trabalha muito bem com 1GB, pq o SO é bem otimizado, já o Android..... Sistema operacional: empate - até que enfim, já tava achando q iam falar novamente que preferem o Androido porque tem mais apps, isso é a maior besteria que existe. quantidade não é igual qualidade. Enfim, e voto no LUMIA.

    recentes

    populares

    • Andre Luiz
      2013-08-22T07:14:42  

      Android é um incompetente de mão cheia

  • LUCAS FAZZI
    2013-08-21T15:30:10  

    Mais um post pago por: techtudo

    recentes

    populares

    • LUCAS FAZZI
      2013-08-21T15:30:10  

      a fazoca ficou brabinha

    recentes

    populares

    • LUCAS FAZZI
      2013-08-21T15:30:10  

      Realmente, pago pelo próprio site, gênio. Pelo jeito falta inteligencia até pra fazer acusação.

  • Walfredo
    2013-08-21T14:23:51  

    sabe o que é isso porq o google esta com medo do windows phone porq Pela primeira vez o Android começa a perder espaço no mercado americano e ja ja aqui no brasil tbm

    recentes

    populares

    • Walfredo
      2013-08-21T14:23:51  

      Cara Android tem 80% de market share, windows phone sequer chegou a 5%. No mercado americano o WP ainda esta atras da Blackberry. Antes que venha de mimimi, sou usuário do WP, mas não aguento essa encheção de saco dos fanboys, o WP ainda ta longe de ser sucesso e de sequer ameaçar o iOS, quanto mais o Android.

  • Diego Sousa
    2013-08-21T13:37:37

    ESTAGIÁRIOS!!!! Comparamos Nokia Lumia 920 e LG Optimus G: veja duelo de Androids (Arte/TechTudo) DUELO DE -ANDROIDS-??? Nokia tem android agora?? Fala serio em.....

  • Carlos Trindade
    2013-08-21T13:32:43

    Nossa, que artigo pobre, compara superficialmente as especificações de cada telefone. Não há qualquer esforço em usar realmente os dispositivos por algum tempo e fazer as comparações baseadas no uso real. Fala na integração do Android com ferramentas Google e esquece que existem ferramentas dando a mesma integração entre Windows Phone 8, Outlook, Skydrive e sincronização e integração de diversos aplicativos e o próprio S.O. com Windows 8 e Windows RT.

  • Robon Oliveir
    2013-08-21T14:41:57

    Boa tarde, estou fazendo uma pesquisa, e estou em duvida entre os aparelhos GL Optimos G e Samsung s3 gostaria de saber com vocês tachtudo qual a melhor opção. E por que?

  • Braz Souza
    2013-08-21T14:35:19

    Concordo com a análise, tenho um Optimus G, e melhor ainda peguei uma super promoção, saiu por R$ 880,00.

  • Josivaldo Pedro
    2013-08-21T15:25:31

    Gosto quando fazem comparação, não fica legal quando escolhe dizendo que o melhor é esse é aquele, sendo que em alguns itens dá empate, até porque a escolha sempre será do consumidor, e esse tipo de análise deixa quem quer compra um desse que aqui é "perdedor".

  • Natanael Oliveira
    2013-08-21T15:24:06

    Primeiro o que adianta ter hardware se o sistema necessita de praticamento de todo para rodar com fluidez, esse argumento de que o sistema é questão de opinião não colo, por que os requisitos do WP, são bem inferiores de um android, ou seja é a mesma coisa que comparar um trator com motor de uma ferraria, é obvio que o motor é potente porem o que ele carrega é muito pesado.

  • Natanael Oliveira
    2013-08-21T15:21:14

    aff, zuado esse reviews o cara que faz esses review é um fanboy de android só pode.

  • Romario Souza
    2013-08-21T15:35:10

    MENTIRA, todo mundo sabe que o Optimus G ta sendo vendido 1000 a 1100 reais

  • Undiness Pedro
    2013-08-21T19:27:38

    os dois aparelhos são mais baratos, não se mede desenpenho assim o Android precisa de mais potencia mas o windows phone não, então tem uma incoerencia na analise. Techtudo vamos aprender a fazer analise se vc não sabem fazer melhor que nem faça.

  • Marcelo Alves
    2013-08-21T19:02:50

    melhor opção é sem duvida o optimus G a 879 reais, que foi o que acabo de pagar nele, 1500 no Lumia 920 é pessima opção, mas nao pagaria jamais mais de mil reais num optimus g

  • Rui Moraes
    2013-08-21T18:11:51

    Acho que o maior erroé fazer uma comparação apenas usando a tabela de especificações. AInda estou para ver uma comparação aqui onde o autor ou autora usem os parelhos de forma massissa, destancando as qualidades e defeitos de uso. Pois sinceramente...

  • João Viana
    2013-08-23T07:58:11

    Desempenho optimus G? Discordo, só falam isso pq ele tem 4 núcloes...Se compararmos diversos Androids dual core 1,5 ghz com um iphone 4 por exemplo, os android vão ganhar? Tem q ser visto o conjunto da obra pra poder avaliar...Outra, sistema operacional empate? Sei que é questão de gosto, mas baixar algo e não rodar ou travar o sistema é quase que exclusividade do android...

  • Marcos Saldãnha
    2013-08-21T23:53:47

    O telefone da LG esta custando menos de mil reais. Então ele sai muito mais na vantagem ;)

  • Guilherme Ferreira
    2013-10-15T00:58:50

    E quem disse que se pode comparar celular pelo processador? De que adianta ter 4 núcleos se o sistema não sabe aproveita direito a capacidade de processamento?

  • Alexander Martins
    2013-08-28T21:39:09

    Comparativo feito por noobs, onde que o desempenho do Òptimus é melhor que do Lumia ? Talvez se um dia ele tiver o WP8 tenha um desempenho melhor.

  • Rafael Santos
    2013-08-27T11:36:11

    Eu penso seriamente em um lumia, mas só no dia que fizerem Candy Crush Saga para ele kkkkkkk

  • Anderson Vani
    2013-08-21T14:19:08  

    Correção de preços (em lojas confiáveis). Optimus G sai a partir de R$ 1.399,00. Já o Lumia 920 é encontrado a partir de R$ 1.599,00. Pesquise por: "Quero desconto agora".

    recentes

    populares

    • Anderson Vani
      2013-08-21T14:19:08  

      simples questão de mercado, o 920 não cai o preço devido à procura e qualidade, já o LG....

    recentes

    populares

    • Anderson Vani
      2013-08-21T14:19:08  

      Como se o 920 não fosse vendido a R$1999 até o mês passado, dois pesos duas medidas porque Flavio? Nokia não desvaloriza? E o 520 e o 720 custando respectivamente R$377 e R$527 semana passada? Ambos(OG e 920) tiveram queda absurda de preço por um simples motivo, chegaram custando caro demais para o mercado brasileiro e foram rejeitados exatamente por isso. Simples, não estavam vendendo tão bem, após um tempo de mercado tiveram preço reduzido, pratica mais que comum de qualquer empresa.