Internet

26/08/2013 17h36 - Atualizado em 27/08/2013 09h10

Nova função do Facebook cria álbum de fotos colaborativo com até 50 pessoas

Gabriela Viana
por
Para o TechTudo

O Facebook anunciou um novo recurso: álbuns de fotos colaborativos. A novidade anunciada nesta segunda-feira (26) permite que o criador do álbum compartilhe o acesso e a edição com cerca de 50 usuários da rede. Estes poderão fazer upload de até 200 fotos cada um, para o mesmo álbum, facilitando assim criar álbuns de fotos de um mesmo evento, por exemplo.

Saiba como ver fotos dos seus amigos no Facebook mesmo depois de apagadas

Antes, os usuários só podiam publicar fotografias em seus próprios álbuns, com limitação de até mil imagens cada. Agora, com o novo modelo wiki, o Facebook corre atrás e incorpora funções já disponíveis no rival Google+, que já tem a função 'Modo Balada' na rede social.

O projeto do Facebook lançado hoje foi desenvolvido por Bob Baldwin e Fred Zhao, dois engenheiros de software da rede social, que explicaram detalhes de privacidade das fotos.

Exemplo de álbum compartilhado, criado por Bob Baldwin, um dos desenvolvedores do proejto (Foto: Reprodução/Facebook)Exemplo de álbum compartilhado, criado por Bob Baldwin, um dos desenvolvedores do novo projeto do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

O novo recurso conta com três configurações de privacidade disponíveis: público, amigos dos contribuintes e colaboradores. Dessa forma, o criador do álbum passa a ter controle sobre quem tem acesso às imagens do grupo. OS colaboradores escolhem as imagens que querem publicar no álbum compartilhado e só os criadores originais dos álbuns tem o poder de excluir ou modificar fotos. Bob Baldwin afirmou estar empolgado com a novidade.

“Estou muito animado para esse recurso, porque vai permitir que as pessoas tenham um único álbum para eventos como festas, shows, viagens e casamentos, em vez de álbuns separados, com menos fotos que nem todos os participantes podem ver”, publicou Baldwin, no seu Facebook.

Álbuns que já foram criados podem se tornar compartilhados

De acordo com o programador, todos os álbuns já criados por um usuário poderão se tornar “álbuns compartilhados”. Para isso, basta ativar a opção, que ficará no topo do álbum. O engenheiro afirmou ainda que os colaboradores também poderão mesclar álbuns existentes à nova ferramenta. Cada vez que novas fotos forem adicionadas, todos os usuários que colaboraram com o álbum serão notificados. Baldwin explicou também que o usuário criador da pasta é quem poderá definir a privacidade. Ou seja, o público que vai visualizar o álbum.

O novo recurso foi construído durante uma das sessões de maratona hacker do Facebook, onde os funcionários são estimulados a inventar novidades para a plataforma. De acordo com Baldwin, a ideia para criar os álbuns de fotos compartilhados foi baseada no feedback dos usuários. Após a decisão de enfrentar o projeto, Baldwin e Zhao enviaram um convite interno antes da maratona hacker, que aconteceu em janeiro deste ano. Eles recrutaram cerca de doze engenheiros de toda a empresa para contribuir com os álbuns compartilhados.

Segundo os criadores do projeto, o objetivo é aprimorar a ferramenta. E um dos primeiros pontos a serem melhorados será o limite de envio de fotos, que poderá aumentar no futuro.

O Facebook disse que vai liberar a funcionalidade a um pequeno grupo de usuários de língua inglesa ainda esta semana, antes de expandir a função para todos os usuários da rede social em inglês. Depois, deve incluir a função em todos os perfis internacionalmente. Ainda não há previsão para chegada do recurso aos usuários brasileiros ou de outras partes do mundo.

Está com problemas para compartilhar fotos do Instagram no Facebook? Encontre a solução no Fórum do TechTudo!

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Isaias Santos
    2013-08-27T08:27:36

    Depois de séculos funcionando no Google+, o Facebook resolve copiar...

  • Camus Conceição
    2013-08-26T23:18:43

    totalmente sem noção essa noticia...não tem utilidade

  • Jean Rocha
    2013-08-26T21:48:31

    Nem uso mais facebook. Não existe privacidade nele

  • Mawile Luana
    2013-08-27T01:31:58  

    A foto da mulher usando Windows xP

    recentes

    populares

    • Mawile Luana
      2013-08-27T01:31:58  

      Bem notado.. rs