Internet

14/08/2013 18h54 - Atualizado em 14/08/2013 18h54

Novos recursos de busca do Google facilitam encontrar dados pessoais

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Google fez diversos incrementos ao seu sistema de busca e, a partir desta quarta-feira (14), quem procurar por “my photos” (minhas fotos) no Google.com encontrá o material carregado no Google+. Os novos recursos pretendem facilitar que usuários encontrem informações pessoais que armazenadas em outros serviços da empresa, como o Gmail.

Novos recursos permitem pesquisar informações do usuário no Gmail e Google+ (foto: Reprodução/João Kurtz)Novos recursos permitem pesquisar informações do usuário no Gmail e Google+ (foto: Reprodução/João Kurtz)

A busca por conteúdo pessoal inclue não apenas fotos, mas outros tipos de informação. O anúncio oficial do Google fala sobre compras e vôos, reservas em restaurantes e hotéis e a agenda do usuário. A empresa acrescenta que os recursos estarão disponíveis em breve.

O sistema é flexível e consegue reconhecer as questões mesmo quando feitas com frases diferentes. A pesquisa “Show my photos”, por exemplo, mostra os mesmos resultados que “My photos”. O usuário pode ainda filtrar a busca por local: “Show my photos from New York”.

Os comandos funcionam para usuários do Brasil, mas devem ser dados em inglês:  “my reservations”, para minhas reservas, “Is my flight on time?", para obter informações sobre voos.

Estes novos recursos são familiares para usuários do Google Now e do sistema de buscas do Gmail, que são plataformas de teste usadas pela empresa para suas novidades. Os dados das pesquisas são retirados do Gmail, com exceção das fotos, que vêm do Google+.

A novidade está sendo oferecida para todos os usuários Google em todo o mundo que usam os serviços em inglês (ver configurações). As funções estarão disponíveis em todas as plataformas, com excessão do Google Glass, e são compatíveis com sistemas de reconhecimento de voz.

Apesar de ser ligado automaticamente, o novo sistema pode ser desligado pelo usuário. O Google garante que as informações são enviadas através de conexões encriptadas e só são visíveis quando o usuário está com login ativo nos seus produtos.

Via Tech Crunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares