Celular

05/08/2013 15h57 - Atualizado em 05/08/2013 16h27

O que a Samsung precisa mudar do Galaxy S4 para o S5?

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

O Galaxy S4, mesmo com muitas inovações, não atraiu tantos usuários como o seu antecessor, o Galaxy S3. O novo aparelho da Samsung foi foi considerado, de certa forma, semelhante ao antigo top de linha. Neste cenário, fica a pergunta: o que a Samsung precisa fazer para que o futuro Galaxy S5 agrade mais os consumidores? O TechTudo traz algumas sugestões.

Samsung Galaxy S4 visto de frente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Samsung Galaxy S4 visto de frente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Dar mais exclusividade ao conceito do Galaxy

A aposta em vários modelos de um mesmo Galaxy tem suas vantagens e desvantagens. O principal ponto negativo é a perda da “exclusividade”, o que tira do consumidor a sensação de que está comprando algo único. Como toda a linha de aparelhos se baseia no mesmo design, aparelhos baratinhos e tops de linha acabam ficando com a mesma aparência, o que cria uma certa banalização do conceito.

Comparação entre Galaxy S3 e Galaxy S4 (Foto: Reprodução/CNET)Galaxy S3 e Galaxy S4 são muito parecidos (Foto: Reprodução/CNET)

Diante disso, o próximo Galaxy S5 poderia ter uma mudança no seu design para parecer um aparelho realmente único e sem precedentes. É algo necessário para que o cliente sinta que está comprando um aparelho com características únicas, assim como ocorre com os usuários do iPhone, por exemplo.

Fazer uma versão com materiais de alta qualidade e resistência

O Galaxy S3 e S4 são dois aparelhos com alta performance e bem recebidos pelo público, mas muito criticados por contarem com um corpo fabricado por plástico, acusado de parecer um material barato. Assim, uma modelo com um acabamento de melhor qualidade e resistência, principalmente na traseira, é essencial.

Tampa traseira flexível e frágil do Galaxy S4 é ponto fraco (Foto: Allan Melo/TechTudo)Tampa traseira flexível e frágil do Galaxy S4 é ponto fraco (Foto: Allan Melo/TechTudo)

De fato, rumores apontam que a Samsung está testando vários materiais para o futuro Galaxy S5, para substituir o plástico atual. Entre as opções estão o alumínio, muito usado por Apple e HTC, e até a fibra de carbono.

Chip Intel como opção de processador

A Intel prepara grandes novidades em processadores de smartphones para 2013 e 2014. São modelos poderosos de alto desempenho e baixo consumo de bateria. Seria interessante se um dos modelos do Samsung Galaxy S5 viesse com um desses processadores. Um deles, inclusive, apareceu recentemente em um Benchmark do Antutu, derrotando o processador Snapdragon 800, um dos mais potentes processadores ARM da atualidade.

Ao contrário do que muitos possam imaginar, não há problemas de compatibilidade de apps e jogos ao serem rodados com um processador x86 (arquitetura usada pela Intel). Tudo funciona normalmente. Fazer um smarphone mais poderoso é um dos pré-requisitos para a evolução de um modelo, e neste quesito a Samsung pode terminar apostando na Intel.

Melhora de desempenho, principalmente na bateria

O aumento no poder de processamento é algo natural em qualquer nova versão de smartphone, e no Galaxy S5 isso não será diferente. Entretanto, uma melhora nas especificações técnicas acaba demandando maior energia do smartphone. Por isso, um salto na eficiência do consumo de bateria seria algo muito bem-vindo no próximo top da Samsung.

Galaxy S4 com a tampa traseira aberta (Foto: Allan Melo/TechTudo)Maior autonomia na bateria é um dos pontos aguardados no Galaxy S5 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A autonomia da bateria do S4 já é uma das melhores do mercado, mas o aparelho ainda precisa ser carregado com muita frequência. Assim, o lançamento de um aparelho top de linha que suporte tranquilamente dois dias longe da tomada, por exemplo, lembraria a comodidade dos celulares antigos, e seria uma aposta muito acertada da Samsung.

Versão com Android “puro” disponível globalmente

Mesmo com muitos incrementos interessantes no Android customizado pela Samsung, incluindo aplicações exclusivas como S Voice, Smart Pause e Smart Scroll, a versão "pura" do sistema ainda é muito atraente. A interface mais clean e leve, além da alta velocidade no recebimento de updates dá vários pontos ao Android próprio do Google.

Galaxy S4 Google Edition, com Android puro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Galaxy S4 Google Edition, com Android puro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Galaxy S4 foi o primeiro aparelho fora da linha Nexus do Google a ganhar uma versão com o Android "puro", anunciada em maio. Porém, seria muito interessante se o cliente pudesse optar por qual versão do Android instalar no ato da compra do Galaxy S5. Como o dispositivo é esperado apenas para 2014, ele deve contar com a versão 5.0 Key Lime Pie da plataforma do Google, a ser lançada no fim do ano.

Qual é o melhor: Galaxy s4 com processador octa-core ou quad-core? Opine no Fórum do TechTudo!

Esta seria, além de uma opção interessante, um recurso sem precedentes, pois muitos clientes não gostam de versões do Android customizadas pelas fabricantes e por isso tem que recorrer a versões de ROMs alternativas, em muitos casos invalidando a garantia do produto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Franderson
    2013-08-05T23:07:50  

    Precisa seer e 2 chips eles pensam mais em mudar processador e tamanho da tela,tem que colocar e 2 chips que hoje em dia e o que as pessoas precisam mais

    recentes

    populares

    • Franderson
      2013-08-05T23:07:50  

      apoiado

  • Markos Pinto
    2014-01-04T18:33:58

    axo q dv vir com (camera) 20mp(lentes) de maior angulo,nitidez,brilho e contraste,(sensor) maior e melhor de imagen (flash) de foto do tipo xenon melhorado q um certo fabricante falou q vai tentar para este ano inserir em smartphones e leds duplo par certas situaçoes de fotos e video ( memoria ram) de 4g memoria interna de 64gb a 128gb (memoria sd) de ate 128gb e bateria sei la de 4000 mili aperes!!!! (processador) 3gh quadricore e tbm octacore!!!!

  • Fernando Souza
    2013-09-13T16:33:31

    Por favor, contratem redatores formados para redigir os textos. Os estagiários estão cometendo muitos erros por aqui.

  • Sidrack Filho
    2013-09-13T07:17:43

    Hoje o que mais necessitamos, seria, maior autonomia da bateria e a possibilidade de ter mais de uma linha no celular.

  • Marcelo Batista
    2013-09-12T21:46:25

    Tenho um S4, falam que trava, que tem bug e tudo mais, nunca vi nada disso, ele realmente eh um aparelho muito bom e confiavel, a unica coisa que eu nao gosto, e que realmente deveria mudar eh esse corpo de plastico, nao combina nada com o aparelho.

  • Lin Hong
    2013-09-12T21:03:17

    Quem escreveu essa matéria não entende nada de produto. Processador intel, uma promessa ainda? Desde quando isso é evolução no celular?

  • Lucas Salvador
    2013-09-12T18:55:11

    Comprei um S4 na pré-venda ainda, nunca deu um único problema. Aplicativos que travam é culpa do aplicativo e não do celular. Tem uns apps mal feitos que travam com frequência, mas não sao apps da samsung. Só acho que com Processador da Intel, vai aumentar bastante o preço .

  • Getúlio Filho
    2013-08-14T04:29:19

    SOMENTE uma coisa o RÁDIO FM

  • Anonimo Nome
    2013-08-06T09:52:00

    Eu colocaria os auto-falantes na parte frontal do aparelho

  • Talles Souza
    2013-08-05T23:45:15

    quero uma carcaça metalizada igual do iphone 5 pro próximo galaxy s5 a samsung anda economizando dms na carcaça porque esse negocio de plastico ai ta osso em e muito cara pra ser puro plastico

  • Karlos Gois
    2013-08-13T12:21:37

    Uma bateria que dure 3 dias sem deixar o aparelho muito grosso seria uma grande inovação!!!

  • Paulo Dutra
    2013-08-08T11:47:31

    não só no s5 mais em todos os outros Galaxy , a pésima qualidade da bateria da samsung.

  • Gustavo Volpe
    2013-08-05T21:30:37

    Falo sempre isso! A samsung banalizou a linha que era pra ser "reservada". Seu top serve de modelo pra toda a linha, cheia de engana bobo e aparelhos de baixa qualidade. Incluso o S3mini, que herda o nome do top de linha, mas é um aparelho de baixa qualidade e baixo desempenho. Se pegarmos toda a linha samsung, tem mais de 20 aparelhos, todos com cara parecida, mas nem 20% prestam. Tenho vários amigos que não manjam de celular, que compraram "galaxy" achando ser top, mas pegaram modelos lixo com cara de S3. S2, S3, S4 e linha note é tudo que presta.

  • Gilberto Silva
    2013-08-05T21:17:01

    Bom, fritar ovo ele já frita, então que tal estourar milho de pipoca?

  • Marcos Anastacio
    2013-08-05T16:59:59

    Concordo muito com a ideia da "exclusividade ao conceito galaxy"

  • Marlon Moura
    2013-08-05T16:08:35

    Tudo! .-. começando pelo Travoid,, opa Android kk

  • Estevam Alves
    2013-08-13T11:52:07  

    Tive tds os Galaxy S e realmente sinto q agora só se a samsung lançar um q venha com teletransporte embutido! rsrsrs Brincadeiras a parte o S4 Active me deixou babando, não exatamente pelo desing, mas pelo conceito, um telefone a prova d'agua e tal... sem dúvida um corpo de klevar ou metal seria um diferencial! em termos d hardware se melhor vai ser incrível, mas já tá ótimo!!!

    recentes

    populares

    • Estevam Alves
      2013-08-13T11:52:07  

      ahh e o botão da câmera!!!!

  • Junior Vasconcellos
    2013-08-06T13:07:22

    o iphone não é mais resistente que o galaxy só pq o que predomina o corpo do aparelho é o vidro muito pelo contrario, acredito que isso torna o aparelho bem mais frágil !

  • Marcio Ribeiro
    2013-08-05T23:50:24  

    se a cada ano for lançado um S5, S6 pq comprar um todo ano?? duvido se o dono da samsung compra um todo ano.

    recentes

    populares

    • Marcio Ribeiro
      2013-08-05T23:50:24  

      De fato ele não compra um todo ano... Ele simplesmente pega quantos ele quiser sem pagar nada!

    recentes

    populares

    • Marcio Ribeiro
      2013-08-05T23:50:24  

      Esse comentário do Marcio Ribeiro deveria entrar na lista do Top: mais ridículos comentários postados no site.

  • Thiago Lima
    2013-08-05T17:45:06  

    Um botão físico pra tirar fotos!!! POR FAVOR!!! Faz muita falta no S3...

    recentes

    populares

    • Thiago Lima
      2013-08-05T17:45:06  

      boa!!!

    recentes

    populares

    • Thiago Lima
      2013-08-05T17:45:06  

      No meu Galaxy Note 2 e no atual S4 dá para tirar fotos com o botão do volume. No S3 não dá???

  • Evandro Alves
    2013-08-17T08:49:31  

    Não comprem Galaxy S4 todos estão com um bug e a SAMSUNG não resolve e não da a minima ao ligar a camera o celulara reinicia com uma podem procurar na internet sobre GALAXY S4 reiniciando camera e vão ver videos e reclamações. Sempre fui cliente da SAMSUNG mais agora estou arrependido. Não GALAXY S4. Não é bom!

    recentes

    populares

    • Evandro Alves
      2013-08-17T08:49:31  

      Comprei um s-04, versão 4-G, estava tudo bem, até que hoje após 02 semanas ele reiniciou 1 vez, e se desligou sozinho 02 vezes, espero que na próxima atualização, reparem isso.

    recentes

    populares

    • Evandro Alves
      2013-08-17T08:49:31  

      Socorro SAMSUNG!, Meu querido S-04, está reiniciando. Oque está acontecendo? Quando finalmente farão um ANDROID estável? Ganhar dinheiro sabem né. E não adianta dizer que a próxima versão vai melhorar poque nunca muda, foi assim com o S-03, disseram que o S-04, com mas ram seria estável, e agora? Quem poderá me defender?

  • Micael Martins
    2013-08-06T00:45:15  

    tenho um s4... na verdade o aparelho não precisa melhorar nada. desempenho fantastico,estável,bateria x qualidade da imagem vale a pena. Comprei a 3 meses e não me arrependo. melhor compra do ano, com certeza. Para um s5? claro que como todo novo lançamento, melhorar ainda mais a velocidade... talvez mudar um pouco o design e INOVAR em ainda mais coisas. abraço galera.

    recentes

    populares

    • Micael Martins
      2013-08-06T00:45:15  

      Micael, n me leve a mal n, o smartphone é top em processamento, mas o acabamento dele é pobre! O motorola Razr i tem um acabamento melhor que o dele e custa menos da metade do preço, claro q n tem tudo q o seu S4 tem... Ja tive smartphone da Samsung, e nos ultimos anos, o pecado dela esta sendo esse... péssimo acabamento..

    recentes

    populares

    • Micael Martins
      2013-08-06T00:45:15  

      Novo lançamento? rs Se é lançamento, é novo!