Jogos de esporte

22/08/2013 12h06 - Atualizado em 22/08/2013 12h21

PES 2014: nova demo apresenta melhorias e empolga; veja nosso teste

Silas Tailer
por
Para o TechTudo

PES 2014 teve mais uma versão para testes liberada pela Konami e o TechTudo conferiu as recentes evoluções do título. Entretanto, a aguardada FOX Engine não estava totalmente integrada à demo, que, portanto, não reflete todas as qualidades da versão final. O jogo chegará às lojas do Brasil em 24 de setembro de 2013, com versões para o PS3 e Xbox 360.

Confira nosso primeiro teste de PES 2014.

Bayern de Munique entra em campo em PES 2014 (Foto: Divulgação) (Foto: Bayern de Munique entra em campo em PES 2014 (Foto: Divulgação))PES 2014 (Foto: Divulgação)

Dê um nó tático no seu adversário

A jogada combinada é um dos novos elementos do jogo e com ela você poderá, através do menu, escolher algumas táticas predefinidas para serem executadas durante a partida. Testamos a jogada “flanco oposto”, que consiste em um jogador centralizado receber a bola de costas para defesa, enquanto o atleta que fez o passe avança para ludibriar a defesa oposta para que um elemento surpresa, vindo de trás, entre no espaço deixado. Contudo, é preciso tomar cuidado ao escolher os jogadores que farão parte de uma jogada combinada, pois a possibilidade de abrir um espaço em sua defesa é grande.

PES 2014 não ignora o talento de cada jogador para sair de uma marcação (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2014 não ignora o talento de cada jogador para sair de uma marcação (Foto: Divulgação))PES 2014 não ignora o talento de cada jogador para sair de uma marcação (Foto: Divulgação)

A melhoria no sistema de defesa também é evidente. Os jogadores geralmente ficam compactos e sabem ocupar os espaços, não dando aberturas para o ataque adversário. Com botes precisos e o novo sistema de cobertura, você poderá encontrar alguma dificuldade para permear a defesa do oponente, mas assim como o adversário se adapta a suas jogadas, a IA dos seus jogadores também os faz se movimentar constantemente para que surjam oportunidades de ataque.

A única ressalva que pode ser apresentada nesse aspecto, e talvez seja apenas por ser uma demonstração do jogo, é a excessiva utilização de jogadas de linha de fundo por parte da IA. Por vezes, foi possível prever exatamente o que o ataque adversário iria fazer, sendo necessário apenas seguir o ala ou lateral para interceptar a jogada.

Outro fator muito bem explorado nesta nova versão são as cobranças de laterais. Em quatro partidas, apenas uma apresentou um corte durante a reposição de bola e em todas as outras o jogador buscava a bola o mais rapidamente para poder repô-la em jogo. Isso fez com que a partida se tornasse mais fluida e continua, auxiliando na experiência de imersão.

Um show de torcida

PES 2014 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2014 (Foto: Divulgação))PES 2014 (Foto: Divulgação)

A Konami havia anunciado que uma das novas características de PES seria a mudança na motivação dos jogadores em tempo real, afetada por suas ações em campo. Durante nosso teste foi possível perceber mudanças nas estatísticas motivacionais dos jogadores, mas apenas em raros momentos. Contudo, a torcida se mostrou mais afetada por boas jogadas. Durante um jogo, um carrinho atingiu com perfeição apenas a bola e logo a torcida se inflamou e aumentou o barulho do estádio. Após alguns segundos, a seta indicadora de motivação do jogador que participou da jogada mudou positivamente e ele realmente pareceu ter uma gás a mais durante os minutos que se seguiram.

Tire todas as suas dúvidas sobre PES 2014.

Mais alterações nos goleiros

PES 2014 (Foto: Divulgação)PES 2014 (Foto: Divulgação)

Os goleiros foram alvos de críticas na versão demo disponibilizada durante a E3 2013. Com respostas pouco naturais, inclusive em jogadas básicas, eles não passavam segurança alguma ao jogador. Porém, neste novo teste foi possível perceber que a Konami deu atenção especial às jogadas de um contra um. Desta vez os goleiros não corriam e pulavam automaticamente sobre as pernas do adversário. Ao invés disso, eles fechavam o ângulo gradualmente e ajustavam seu posicionamento às ações do atacante, de maneira bem mais natural e realista.

Conclusão

O Pro Evolution Soccer 2014 traz melhorias concretas na jogabilidade e, apesar do principal elemento do jogo, a FOX Engine, não estar totalmente disponível durante a demonstração o que pode ser visto agrada e aumenta muito as expectativas acerca do título. A nova versão demo mostrou que a Konami soube contornar alguns problemas apontados durante a E3 2013. Resta saber agora se a versão final irá suprir todas as expectativas dos fãs da franquia.

PES 2014 irá revolucionar os jogos de futebol? Comente no nosso fórum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Erik Gostoso
    2013-08-23T08:12:14  

    Já joguei mais de 500 partidas de fifa 13. E ele não é esse tal simulador que dizem... Tem que evoluir muuuuuiiiiiiiitttttttooooooooo! O nível Internacional é sobre humano, quase impossível parar os adversários, o jogo ocorre numa velocidade que até cansa as vistas. Abaixa a bola EA! Esse PES 14 vai vir com tudo! E no fifa13 quando você tá ganhando independente do mando de campo o adversário sempre vem contudo e se você tiver ganhando de 8 x 0 a máquina faz 8 x 9, pífio esse fifa. O MODO CARRERA É OTÍMO, eles tem que melhora-lo.

    recentes

    populares

    • Erik Gostoso
      2013-08-23T08:12:14  

      Erik, se você acha o nível internacional difícil, você está com sérios problemas de coordenação, eu no nível legendário ganho em média de 8x0 da máquina, mesmo com um time pior, a máquina é horrível tanto no Fifa e no PES, o esquema é jogar contra os melhores do mundo online, vou competir na WCG esse ano, espero me sair bem para ir ao mundial na China.

  • Luan Meireles
    2013-08-22T16:31:36  

    PES KKKKKKKKKKKKKKKKK ja pode competir com fifa11

    recentes

    populares

    • Luan Meireles
      2013-08-22T16:31:36  

      Luan Meeireles, FIFA 12, 13, 14 não passa de um fifa 11.2, 11.3, 11.4 PES sempre inovando o 2014 que o diga, NOVO MOTOR GRÁFICO, entre outros elementos

    recentes

    populares

    • Luan Meireles
      2013-08-22T16:31:36  

      o matheus ?? tu faz stand up meu ?? tu é mt engraçado. serio msm

  • Igor Silva
    2013-08-22T17:21:48

    Brasfoot >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> PES

  • Ederson Batista
    2013-08-22T17:17:49

    Que legal... Adoro PES, mesmo sendo o único game de futebol existente...

  • Thiago Silva
    2013-09-19T15:24:57  

    Só os craques tem a cara deles msm, transição de telas demora demais, design das telas feio, Lucas, Óscar, Fred, nenhum tem sua verdadeira cara, uniforme da seleção não é licenciado, na Premier League só o Manchester United é licenciado, no campeonato brasileiro os únicos jogadores que realmente tem a cara verdadeira são Pato, Seedorf, Ronaldinho, Ceni, Luís Fabiano, Ganso, Cícero, Dracena e Arouca, todos os outros tem a mesma face, habilidades incompatíveis: Ronaldinho melhor que Neymar, e um tal de magrão do Náutico - leiam bem, do NÁUTICO - tem 87 de overal. Fico com o 2013.

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2013-09-19T15:24:57  

      eaaaa alguem qqe dissse td tem qeu atualizarem o mais rapido possivel isso aii kkkkkkkkk

  • Herick Ramlow
    2013-08-23T09:15:25

    sou mais wining eleven do ps1, da de 10 a 0 no fifa e pes juntos.

  • Alex Silveira
    2013-08-23T08:55:45

    Só não gosto desta ideia de ficar diminuindo a velocidade do jogo, para mim, tinha que voltar a velocidade do PES 12

  • Magnet Silva
    2013-08-23T08:17:11

    Fifa jogo de quem quer um simulador de verdade pes jogo pra quem quer tirar onda rs nao tem como comparra como call of duth e bathefild nada a ver um jogo com o outro

  • Undiness Pedro
    2013-08-22T12:47:37

    Por isso vejo alguns comentarios, mas são precipitados. Etava vendo game plays do PES 14 e falo parece outro jogo, parece que a konami fez outro jogo diferente do apresentado na E3 2013. E via neguinho metendo o Pau, mas essa demo pelo jeito vai mudar muita opinião e se esse é o demo imagina o jogo 100% cuidado FIFA te joguei muito mas esse ano o PES ta prometendo.

  • Natanael Braga
    2013-08-22T15:27:22  

    parabens ao pes...que evoluiu bastante......conseguindo se manter em segundo lugar nos jogos de futebol....continue assim o segundo lugar tem o seu valor tbm

    recentes

    populares

    • Natanael Braga
      2013-08-22T15:27:22  

      burro

    recentes

    populares

    • Natanael Braga
      2013-08-22T15:27:22  

      Vascaino Detect

  • Daniel Saga
    2013-08-22T15:23:34  

    Nao sei voces ! Mas eu nao fico nessa guerrinha de fifa e pes .. eu gosto é de jogar video game ! Nao importa se e pes ou fifa.. sendo jogo , eu curto. Acho que é bom para nós , que essas empresas entram em disputas , pq elas se esforçam mais e quem ganha com isso somos nós ! Mudando o foco um pouco.. vou dar adeus a minha vida social mes q vem, pq vem ai o GTA V ! um abraço

    recentes

    populares

    • Daniel Saga
      2013-08-22T15:23:34  

      ( mudando de assunto ) veii to loko pra ver o GTA V Online vei.. vi uns videos, Nuss top di mais.. LOL, vida social ADEUS!!! hauhuahauh

  • Alex Abreu
    2013-08-22T12:50:56  

    Não há duvidas que PES promete e muito esse ano! Está sendo muito aguardado por todos (não estou querendo me antecipar e falando que PES será melhor, porque temos que jogar os dois primeiro para saber). Depois de muitos anos, FIFA terá sim uma dor de cabeça com o PES, e quem sai ganhando com isso somos nós. Estou muito ancioso para jogar os dois jogos, principalmente o PES que trouxe muitas mudanças significativas.

    recentes

    populares

    • Alex Abreu
      2013-08-22T12:50:56  

      PES TA TAO FRACO QUE NEM LANCOU JOGO PRA PS4 , SEMPRE FUI FA DE PES, MAS DE 2011 PRA CA SO JOGO FIFA , PES ESTA DEPRIMENTE , JA VI ALGUNS VIDEOS DO PES 14 MAS NAO VAI CHEGAR NEM AOS PES DE FIFA 14!

    recentes

    populares

    • Alex Abreu
      2013-08-22T12:50:56  

      Os analistas foram claros quando disseram que a capacidade que o PS3 ou Xbox 360 (até porque o PC tá aí e sempre superará o console) nunca foi totalmente explorada por ambas produtoras em seus títulos de futebol... Dizer que um é mais fraco que o outro por não utilizar a nova tecnologia, pra mim não faz a menor diferença... Porem como disse o Alex se os dois jogos forem bons, quem sai ganhando com isso somos nós. Sinceramente não entendo essa briguinha, parece que vocês trabalham na Konami ou na EA.... Vai entender...

  • Erik Gostoso
    2013-08-23T05:07:52

    PES 2014 = ULTRA SIMULADOR, FIFA 14 = SIMULADOR ULTRAPASSADO.

  • Lellis
    2013-08-22T22:36:05  

    PES = sem jogabilidade, jogo pra criança que n sabe nada de futebol kkkkkkkkkkkkkkkk FIFA wins !!!

    recentes

    populares

    • Lellis
      2013-08-22T22:36:05  

      lellis,não e não...pois isso e muito bom o fifa e o pes! porque os dois ambos quase que tem a mesma coisa,o fifa e que e de 10 anos então voce esta achando oque que as pessoas que gostão do pes sao de 10 anos eu sou da idade que eu quero...pois o pes tão bem e muito bom.

  • Pedro Mesquita
    2013-08-22T22:33:12

    a única coisa que eu espero é que o PES 14 , diferente do 13 tenha as ligas nacionais

  • Wellington Almeida
    2013-08-22T21:42:47

    cara, fifa é o melhor game de futebol que existe.

  • Luiz Filho
    2013-08-22T18:39:01  

    fifa era melhor, só que depois da tristeza e a infelicidade que foi o fifa 13 nem espero muito do 14

    recentes

    populares

    • Luiz Filho
      2013-08-22T18:39:01  

      Alguem sensato. Fifa 13 é um Lixo e Fifa 12 é muito bom!

    recentes

    populares

    • Luiz Filho
      2013-08-22T18:39:01  

      Nem se compara o fifa com o pes, fifa é fifa e pes é jogo para criança.

  • Diego Andrade
    2013-08-23T08:41:13

    O IMPORTANTE E QUE TANTO UM QUANTO O OUTRO...MINHA GALERA SE DIVERTI O IMPORTANTE É FAZER AQUELE CHURRAS JOGAR UM CAMPEONATO E ZUAR MUITOOO...

  • Herick Ramlow
    2013-08-23T09:21:23

    Aquele futebol do polystation é q era maneiro. Viciante. Esses de hoje jogo dez minutos é muito.

  • Jackson Silva
    2013-08-23T01:42:49  

    bom mesmo é o meu play 1 ,hoje mesmo fiz um golaço com roberto carlos de falta .

    recentes

    populares

    • Jackson Silva
      2013-08-23T01:42:49  

      eu era superx viciado em futbol de play1, agora apartir do ps2, se tornou jogos enjoativos para mim, tenho ps2 a 3 anos e num zerei nenhum campeonato q não fosse a copa q termina em 5 ou sete jogos.

    recentes

    populares

    • Jackson Silva
      2013-08-23T01:42:49  

      ps1 só se for pra jogar FFviii

  • Bruno Mosciatti
    2013-08-22T16:13:20  

    O problema é : PES 2014 não será lançado para Xbox One e PS4. Então temos que manter nossos Xbox 360/PS3 para poder jogar o PES. O Fifa 2014 só será lançado com a nova engine para Xbox One e PS4. Quem quiser ter os dois jogos (eu, por exemplo) terá problemas!

    recentes

    populares

    • Bruno Mosciatti
      2013-08-22T16:13:20  

      Tá louco. Quem disse que FIFA 14 não sairá para xbox 360 e PS4?

    recentes

    populares

    • Bruno Mosciatti
      2013-08-22T16:13:20  

      Diego Silva não estou louco, leia meu comentário: "O Fifa 2014 só será lançado com a nova engine para Xbox One e PS4." eu disse -NOVA ENGINE-. Antes de chamar alguém de louco, leia bem o que eu disse, ok?

  • Pedro Brito
    2013-08-23T21:18:36  

    Q imbecilidade essa guerrinha aí, cada game tem suas qualidades e são ótimos simuladores.Sou só eu q não tenho paciência com Fanboy?

    recentes

    populares

    • Pedro Brito
      2013-08-23T21:18:36  

      Cara, isso é coisa de criança e tipo, quando uma criança escreve uma bobagem dessas de declarar que um é melhor que o outro como se fosse uma verdade universal e incontestável, o lance é ler e ignorar. Eu já nem escrevo mais o meu favorito entre jogos X e Y porque já sei que se eu escrever que gosto do X, os fãs do Y vão querer trollar, então o lance é "deixar pra lá" e só ler a notícia mesmo.

  • Craque Bandeirantes
    2013-08-25T10:31:34

    Se o FIFA tivesse os gráficos do PES seria o melhor jogo de futebol :''(

  • Sérgio Santos
    2013-08-25T10:36:00

    FIFA > PES

  • Marcos Leite
    2013-09-12T20:29:22  

    ALGUÉM SABE ME DIZER SE NO PES 14 VAI TER MASTER LEAGUE E RUMO AO ESTRELATO ??

    recentes

    populares

    • Marcos Leite
      2013-09-12T20:29:22  

      sim eu jogo frequente mente como goleiro