Antivírus

27/08/2013 07h45 - Atualizado em 27/08/2013 09h08

Quais são as principais ameaças para usuários de Mac OS?

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Muitos usuários do Mac OS acreditam estar imunes a ataques hackers e acabam não se preocupando em adotar condutas mais seguras. De fato, o sistema operacional ainda é menos visado por cibercriminosos do que o Windows, mas isto não indica que a plataforma da Apple não esteja sujeita a riscos. O TechTudo reuniu as principais ameaças do Mac OS.

Seu computador está seguro? Teste a eficácia do seu antivírus

Instalar programas de origem duvidosa é assumir um risco que a própria empresa prefere evitar, ao adicionar bloqueio automático para softwares que não foram baixados pela App Store. Recentemente, grandes ameaças, como antivírus falsos e trojans, vêm preocupando usuários. É muito importante conhecer as principais e encontrar maneiras de evitá-las.

Quais são as principais ameaças para usuários de Mac OS? (Foto: Reprodução/Cult Of Mac)Quais são as principais ameaças para usuários de Mac OS? (Foto: Reprodução/Cult Of Mac)

 

1) Antivírus falsos para Mac

Antivírus falsos são um grande problema para usuários do sistema operacional da Apple. Eles devem ficar atentos e evitar os programas como o MacSecurity, MacProtector e Mac Defender. Este último, por exemplo, infectou milhares de computadores. Por isso, é muito importante pesquisar muito antes de instalar um aplicativo do gênero na plataforma.

As vulnerabilidades encontradas por criminosos no sistema são uma porta de entrada para o desenvolvimento de novas ameaças. Recentemente, um trojan conhecido como Flashback, infectou cerca de 700 mil Macs em todo o mundo, utilizando uma brecha encontrada no Java SE. O malware transformava o computador em uma “máquina zumbi”, utilizada pelos hackers para, entre outras ações, enviar spams e links maliciosos para os seus contatos.

Quais são as principais ameaças para Mac OS (Foto: Reprodução/Digital Trends)Quais são as principais ameaças para Mac OS? (Foto: Reprodução/Digital Trends)

 

 

Mesmo com a atualização de segurança disponibilizada pela Apple para solucionar esta brecha, derivados deste malware continuam atacando computadores com Mac OS. A contaminação do sistema acontece quando o usuário visita uma página WordPress infectada.

Em alguns casos, ataques são dirigidos para usuários de Mac OS por e-mail, que trazem em anexo um código malicioso capaz de captar dados digitados. Algumas ameaças não prejudiciais aos sistema e ficam apenas armazenadas em arquivos pessoais do proprietário do computador. Mas, quando copiados ou enviados via e-mail, são disseminados pela rede, infectando equipamentos com plataformas diferentes.

A empresa nunca teve tantos problemas do gênero e parte disso se deve a alta de popularidade do sistema. Segundo especialistas em segurança virtual, a fabricante deve aumentar o número de atualizações de segurança para garantir maior proteção dos Macs.

2) Práticas inseguras de navegação e instalação de aplicativos

Práticas inseguras de navegação na Internet devem ser evitadas. Um computador com Mac OS não está imune e tomar medidas de proteção, como o uso de antivírus, é indicado, para que o computador não sofra um ataque nem tenha problemas com manutenções.

Macbook Air pode ter processador atualizado durante a WWDC 2013. (Foto: Reprodução / IBNews) (Foto: Macbook Air pode ter processador atualizado durante a WWDC 2013. (Foto: Reprodução / IBNews))Práticas seguras devem ser tomadas por usuários do Mac OS (Foto: Reprodução / IBNews)

A Apple busca colaborar com a segurança de quem usa o sistema impedindo a instalaçao de softwares não provenientes da sua Mac App Store. O ideal é evitar baixar programas que sejam de origem duvidosa. De fato, a loja de aplicativos oficial da empresa é a fonte mais confiável para baixar apps, pois a procedência é certificada pela própria Apple.

3) Cuidado ao usar programas vulneráveis

O Java, que teve uma séria brecha encontrada por criminosos virtuais e que demorou 49 dias para ser solucionada pela Apple, é um ponto fraco na plataforma. Especialistas recomendam sua desinstalação ou que seja desabilitá-lo no Safari e em outros navegadores instalados.

Outras medidas importantes são: desinstalar o Flash (caso o usuário não precise utilizá-lo), atualizar o Adobe Reader para a versão 10 ou posterior e usar um navegador que possua a ferramenta de segurança sandbox, encontradas em browsers como o Google Chrome.

Os tempos, definitivamente, são outros para quem tem um MacBook ou iMac e a palavra prevenção tem que entrar no vocabulário destes usuários. Existem muitos antivírus para Mac OS no mercado capazes de minimizar as chances de ter o sistema infectado. Pesquise por um antivírus para Mac de origem conhecida no TechTudo Downloads e boa navegação.

Na sua opinião, qual é o melhor antivírus grátis do mercado? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Todaro
    2013-08-27T11:44:07  

    Há mais de uma década abandonei o Windows em favor do Mac. Tenho dois Macs e não tenho antivirus em nenhum dos dois, nem pretendo ter (por enquanto), pois as tais ameaças de fala esse artigo malescrito ainda estão longe de serem reais. Eu gostaria que o autor me apontasse UM ÚNICO usuário de Mac do mundo real (e não das manchetes sensacionalistas) que tenha sido infectado pelas supostas ameaças. Vamos lá, estou esperando!

    recentes

    populares

    • Marcelo Todaro
      2013-08-27T11:44:07  

      O problema 'e vc achar q nao tem nada e ter sem saber

    recentes

    populares

    • Marcelo Todaro
      2013-08-27T11:44:07  

      8 anos sem anti virus no iMac e nunca ouvi falar de alguém que foi infectado. Gostaria de conhecer um também.

  • Nathanael Carvalho
    2013-08-27T12:59:02  

    Isso é a mesma prática que todo e qualquer usuário seja Windows, Mac ou Linux, tem que ter. A Symantec, Kaspersky, F-Secure e outras empresas de segurança confirmam e afirmam que 90% da segurança em PC vem do usuário ou seja a maior parte da culpa é dos usuários (Carolina Dieckman que o diga, ou por acaso um cara realmente invadiu e pegou as fotos, claro que não ela abriu uma brecha pra isso). Os sistemas operacionais estão cada vez mais seguros do que antes, veja bem, o responsável por invasão de um S.O não o S.O e sim programas que estão instalados nele, ou seja, como disse a matéria. CONT

    recentes

    populares

    • Nathanael Carvalho
      2013-08-27T12:59:02  

      Lembrando que no caso de Carolina Dieckman, o computador estava em poder das pessoas que a prejudicaram pois antes de se tornarem idiotas eles eram tecnicos.

  • Miseravão
    2013-08-28T02:44:28  

    Hoje em dia quase ninguém programa pra destruir sistemas, a maioria prefere sistemas de invasão oculta, explorando falhas (exploits, trojans, worms), o usuário (o bobo usuário comum) nem sabe que foi invadido e tem a falsa impressão que tem um sistema sem vírus.

    recentes

    populares

    • Miseravão
      2013-08-28T02:44:28  

      +1

  • Gustavo Volpe
    2013-08-27T13:08:36  

    Um mau usuário faz toda a diferença. Tenho 3 PCs com windows, nenhum tem vírus e problemas de paus e crashs. Mac é menos vulnerável que o windows, tem menos visibilidade dos hackers, etc, mas um mau usuário pode zoar se não souber se proteger. Não existe sistema ruim, mas usuário amador e que não entende absolutamente nada.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-08-27T13:08:36  

      Perfeito!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-08-27T13:08:36  

      Exato!

  • Anderson Pereira
    2013-08-27T15:24:50  

    O log da Mac parece dois homens se beijando... Steve Jobs foi um brincante mesmo...

    recentes

    populares

    • Anderson Pereira
      2013-08-27T15:24:50  

      Também o logo antigo da Apple tinha as mesmas cores da bandeira da GLBT.Fora sua estreita amizade com Steve Wozniak.

  • Carlos Pallaro
    2013-08-27T10:52:10  

    Esta começando a ficar igual às meterias do Yahoo... Totalmente sem nexo

    recentes

    populares

    • Carlos Pallaro
      2013-08-27T10:52:10  

      ?

    recentes

    populares

    • Carlos Pallaro
      2013-08-27T10:52:10  

      Sem nexo porque falou do iShaxo...

  • Rafael Lima
    2013-08-27T10:41:06  

    vocês não disseram nenhum nome de virus pra Mac. isso tudo que falaram, serve para qualquer sistema operacional. quanto que pagaram pra voces falarem mal do MacOS? só faltou voces colocarem uma foto beijando o Windows.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2013-08-27T10:41:06  

      Humm, vc é mais um dos que acreditam que exista algum sistema imune?? O que existe e maior ou menor interesse em desenvolver o virus para este ou aquele sistema... Agora se vc acredita em papai noel blz...

  • Raimundo Júnior
    2013-08-27T11:22:23  

    Como sempre, o Techtudo tem artigos mal escritos, parciais e, sobretudo, distorcedores da realidade. Vírus é diferente de Malware, spyware e phishing. Por isso que eu leio o G1 Tecnologia...

    recentes

    populares

    • Raimundo Júnior
      2013-08-27T11:22:23  

      Malware inclui qualquer programa malicioso... O virus eh simplesmente um programa malicioso que se multiplica, dai o paralelo feito com o "virus" real.

  • Radames Silva
    2013-08-27T12:26:14

    hehehe eu disse uma dia que era questão de tempo dos caras começarem a concentrar e desenvolver malware pro OS, não tem sistema operacional seguro quando querem atacar.

  • David
    2013-08-27T12:05:43

    Bom, a Apple nunca disse que seu sistema é imune a vírus, mas sim a vírus feitos para Windows. Nenhum sistema é imune, pode ser no máximo mais seguro, mas cuidado o usuário tem que ter sempre, independente do computador que use.

  • Jones Silva
    2013-08-27T11:12:02

    Ehhh, Mac também, Juupa, kkkk

  • Nathanael Carvalho
    2013-08-27T13:02:22

    O Sistema com isso. Mais uma prova de que o usuário tem que ter cada vez mais cuidado na Internet e no que acessa por aí Aloha!

  • Juliano Palmeira
    2013-08-27T12:50:30

    E agora aplezetes qual será a desculpa pra se vangloriar, ''pq antes era que o sistema era seguro e n tinha vírus'' (Windows and Android wiinss FATALLITY)

  • Jorge Filho
    2013-08-28T00:03:59

    A diferença de um sistema está no usuário, só isso.

  • Elton Freitas
    2013-08-27T18:34:44

    Até os sistemas privados estão sendo atacados.

  • Henrique Jardim
    2013-08-27T17:25:20

    adequado !!"'

  • Fabio Guaraldo
    2013-08-27T15:05:50

    Linux e Mac so tem menos virus pq tem menos usuarios. Qualquer hacker pode ter um pc com windows , ficar testando ação do vírus e quando der certo vai ter a certeza que vai atingir um mundo de pessoas (que usam windows). Nem todo hacker pode ter Mac e fora que hacker normalmente é pro-unix e anti windows, então parece que não tem tanta vontade assim de fazer um virus para o próprio sistema que usa.

  • Anonimo Nome
    2013-08-29T20:41:28

    "Quais são as principais ameaças para usuários de Mac OS?" 1 - o Mac Os; 2 - os usuários; 3 - fanboys enlouquecidos

  • Julio Rosa
    2013-08-28T10:32:05  

    Tem alguém precisando vender anti-virus... hahahah tenho mac faz 2 anos e nunca sequer instalei anti-virus.

    recentes

    populares

    • Julio Rosa
      2013-08-28T10:32:05  

      ... e nem eu em um windows. =D