Internet

30/08/2013 07h10 - Atualizado em 30/08/2013 07h10

Saiba o que fazer para evitar ser vítima de spams no Instagram

Gabriela Viana
por
Para o TechTudo

De acordo com as regras do Instagram, a sua API (Interface de Programação do Aplicativo, em português) não pode ser usada para o envio de spam. Porém, a rede vem sendo alvo constante de ataques de spammers. Por meio de comentários e curtidas, falsos perfis atraem usuários para armadilhas virtuais. Para evitar que você seja mais uma vítima desse golpe, o TechTudo conversou com os responsáveis pela segurança no Instagram, que deram dicas.

Instagram proíbe outros aplicativos de usar 'insta' e 'gram' no nome

O TechTudo e o Instagram te dão dicas de como se manter seguro na rede social (Foto: Reprodução)O TechTudo e o Instagram te dão dicas de como se manter seguro na rede social (Foto: Reprodução)

 

 

 

1) Denuncie perfis falsos no Instagram

Segundo a equipe de segurança do Instagram, é fundamental conhecer as diretrizes do serviço de compartilhamento de fotos e saber como denunciar esses falsos perfis.

“Os usuários precisam saber que podem denunciar perfis, fotos e vídeos que violam as orientações ou os Termos de Uso do aplicativo”, informou. Para saber denunciar fotos e vídeos ou denunciar e bloquear um usuário, siga este rápido tutorial do TechTudo.

2) Tenha cuidado ao navegar pela rede

É fundamental não clicar, em hipóteses alguma, em links suspeitos, assim como ter controle de quem são os usuários que te seguem no Instagram. Além de denunciar e bloquear os perfis falsos, não clique em links que estejam em suas biografias, fotos, vídeos ou comentários. Eles podem conter links maliciosos e conduzir o usuário a sites perigosos.

3) Proteja seu perfil no Instagram

Detalhes da configuração de conta no Instagram, como a habilitação do perfil no modo “privado” e o bloqueio de usuários não desejados são boas formas de se proteger. Tudo porque, por meio dessas ferramentas, você restringe quem podem ter acesso a sua conta.

Outro recurso indicado pelo Instagram é o uso do “Photo Map”, a ferramenta de mapa da rede. “O usuário pode também decidir se quer usar o Photo Map adicionando local para fotos e vídeos ou desativar a opção de todo o conteúdo enviado para o Instagram. Isso significa que o conteúdo não será exibido em nenhum mapa sem sua permissão”, afirmaram. Sendo assim, spammers que necessitam dos seus dados de localização não poderão obtê-los.

4) Crie uma senha forte para sua conta Instagram

A segurança da conta também é imprescindível. Uma senha forte – composta por números, sinais de pontuação e letras, e com mais de seis caracteres, por exemplo – é um fator de extrema importância. Entretanto, não é só a conta do Instagram que deve ser segura. O e-mail utilizado na hora de se cadastrar na rede também deve conter uma boa senha.

5) Evite usar computadores públicos; faça logout

É bom também ficar atento quando o acesso ao Instagram é feito em smartphones e computadores de terceiros. É muito importante efetuar o logout nesses dispositivos. Sendo assim, a conta do usuário não fica com o login ativo e acessível a outros internautas.

Equipe do Instagram contra spammers recebe denúncias

Ainda segundo a equipe do serviço de compartilhamento de fotos, o Instagram tem se dedicado a atender as denúncias de existência desses perfis. Os relatórios de denúncias são enviados para uma equipe específica, que avalia e estuda os casos que merecem bloqueio.

“Os relatórios são processados através da equipe de operações, e esta informação é repassada ao sistema de integridade do site. Esses sistemas técnicos também mostram e bloqueiam eventuais contas falsas com base em atividades anômalas", explicou a rede social.

Além disso, o Instagram disse que "emprega robustos sistemas eletrônicos para lidar com contas comprometidas por meio de malware e phishing”, identificando fraudes online.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares