Internet

02/08/2013 18h04 - Atualizado em 02/08/2013 18h18

O ponto no e-mail do Gmail faz alguma diferença? Confira aqui

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Muitos usuários do Gmail registram seus nomes de usuários com ponto. No entanto, para os servidores do cliente de e-mail do Google, estes caracteres em um endereço de perfil de correio eletrônico não fazem a menor diferença. Segundo informações reveladas pelo site Business Insider e confirmadas pelo próprio Google, o e-mail techtudo@gmail.com seria a mesma coisa ao tech.tudo@gmail.com, por exemplo.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Gmail não faz diferenciação de endereço com "pontos" (Foto: Reprodução)Gmail não faz diferenciação de endereço com
"pontos" (Foto: Reprodução)

Um post do Google em sua página de suporte ao Gmail explica um pouco do que ocorre. Segundo a empresa, a partir do momento em que um usuário registra o seu nome, como “TechTudo”, todos os endereços de e-mail com pontos entre as letras vão pertencer só a você. Um outro usuário não poderá registrar, por exemplo, o e-mail “tech.tudo”. No post, o Google explica usando contas fictíticias do personagem Homer Simpson.

De acordo com a postagem da empresa, o endereço homerjsimpson@gmail.com vai receber mensagens também de outros endereços de e-mail semelhantes, mas com pontos no meio, como homersimps.on@gmail.com e Homer.J.Simp.son@gmail.com. E isso não é exclusividade do GMail: no Facebook, os pontos também não importam.

“Todos esses endereços pertencem ao mesmo usuário”, explica o Google.

De acordo com o Business Insider, que testou as possibilidades, o Microsoft Outlook, o Yahoo Mail e o Apple iCloud têm suporte às diferenças dos pontos nos nomes criados. Ou seja, no caso de o usuário tentar criar um e-mail “techtudo@outlook.com”, poderia haver também um “tech.tudo@outlook.com” feito por outro internauta.

Não há nenhuma explicação oficial para isso, e os provedores contactados pelo site Business Insider não se pronunciarem sobre o assunto, mas aparentemente a ideia é evitar ao máximo que haja confusões entre usuários. Se os pontos importarem, é possível ter variações muito diferentes para nomes parecidos, facilitando o envio de mensagens erradas.

Caso você tenha alguma dúvida, faça um teste: entre na sua conta do Gmail e faça uma mensagem para um endereço semelhante ao seu, mas com um ponto no meio das letras. Aguarde alguns segundos e a mensagem chegará à sua própria caixa de entrada – com direito há um “recadinho” do Google, “Sim, este é você”, e um link de “saiba mais”.

Tem alguma dúvida sobre o Gmail? Comente no Fórum do TechTudo!

Via Business Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Cruzeiro
    2013-08-03T08:01:50

    Eu sempre recebi e-mails do gmail no meu endereço, que foi criado com "." entre nomes, que originalmente foram enviados prum email sem ponto algum. O problema é que esses e-mails, na grande maioria, são indesejados, visto que eu passo meu e-mail sempre com o ponto; logo, os e-mails que recebo disparados sem o ponto, são e-mails de robôs ou coisa assim.

  • Anderson Menezes
    2013-08-04T22:46:12

    Artigo fantástico. Google com suas ferramentas poderosas.

  • Carlos Castro
    2013-08-02T21:36:43

    ué...eu tentei criar um login sem o ponto e ele não aceitou, coloquei ponto aceitou.

  • Mario Oliveira
    2013-08-02T19:14:55

    Sensacional essa reportagem...é de uma utilidade (e ninguém também sabia disso!)............

  • Alex Ribeiro
    2013-08-07T17:02:48  

    Nossa!!! Essa notícia mudou a minha vida...................... A partir de agora eu vou passar a ver os pontos com um outro olhar. PONTO!!!!

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2013-08-07T17:02:48  

      O problema não é que ele já conhecia, é que ele não entende a diferença mesmo..

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2013-08-07T17:02:48  

      Pois é Alex...achei a matéria muito interessante...não sabia desse fato e com certeza vc tb não....bobinho...essa coisa de "essa noticia mudou minha vida", já tá tão batidinha...over.

  • Renato Rebelo
    2013-08-05T10:49:39  

    essa informação nao procede para emails do Gmail corporativos. Minha Empresa tem o email corporativo no gmail e meu login tem um ponto entre os nomes. tentei mandar uma msg de outro email para o meu email da empresa e retornou com falha no envio.

    recentes

    populares

    • Renato Rebelo
      2013-08-05T10:49:39  

      Depende do login criado. Se vc criar o mail com ponto ele não cria o sem ponto. Mas o contrário funciona.