Gerenciadores

01/08/2013 15h11 - Atualizado em 01/08/2013 15h11

Steam Trading Cards: entenda o que são os cards colecionáveis do Steam

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Steam, serviço de distribuição e venda digital de jogos da Valve para PC, Mac e Linux, recebeu recentemente uma atualização que introduz os Trading Cards. Eles são, na verdade, cards colecionáveis que podem ser obtidos em jogos, trocados entre amigos ou até mesmo vendidos em um mercado online dentro do aplicativo. Os cards possuem imagem de games, nomes e podem vir sozinhos ou em pacotinhos chamados “boosters”.

Steam Trading Cards (Foto: Divulgação)Steam Trading Cards (Foto: Divulgação)

Para que eles servem?

Por enquanto, os Steam Trading Cards não fazem parte de nenhum jogo específico. Isto é, ele não é um game de cartas como outros, a exemplo de Magic the Gathering ou Pokémon TGC. Na verdade, eles são apenas colecionáveis e servem para decorar seu perfil no Steam, além da possibilidade de trocá-los no próprio sistema por papéis de parede para seu perfil, ou aumentar seu nível de jogador.

Como eu ganho os Trading Cards?

Para ganhar seus Trading Cards, basta jogar algum game que possua essa característica. A lista de jogos compatíveis pode ser encontrada no próprio Steam, neste link, e hoje já soma mais de 100 títulos participantes.

Para receber os cards, basta jogar! Na verdade, não é preciso nem passar do menu inicial. Se apenas deixar o jogo aberto, rodando na sua máquina, os cards serão destravados. Mas atenção: cada jogo fornece apenas uma quantidade limitada de cards, enquanto outros precisam ser adquiridos por trocas.

Conheça o sistema do Steam Trading Cards (Foto: Divulgação)Conheça o sistema do Steam Trading Cards (Foto: Divulgação)

Todo tipo de game dá Cards?

Como pode ser visto na lista citada acima, hoje existem mais de 170 jogos com cards, entre eles temos jogos “indies”, divertidos, pequenos e desconhecidos, mas também games bem populares, de produtoras mais famosas e jogados por uma infinidade de pessoas.

Alguns dos títulos participantes são: Dota 2, Warframe, Company of Heroes 2, Skulls of the Shogun, Ittle Dew, Tomb Raider, BioShock Infinite, PixelJunk Eden, Torchlight 2, Zeno Clash 2, Dark, Call of Juarez, Grid 2, Counter-Strike: Global Offensive, System Shock 2, entre outros.

O que eu ganho quando completo uma coleção de Cards?

A cada coleção completa – o número varia de acordo com o jogo – você poderá trocar seus cards por uma insígnia para seu perfil, o que pode te dar experiência para subir de nível no Steam, emoticons para o chat e lista de amigos, cards especiais e algum tipo de complemento personalizável surpresa. Tudo isso de graça.

Steam Trading Cards podem conceder benefícios (Foto: Divulgação)Steam Trading Cards podem conceder benefícios (Foto: Divulgação)

Qual é a vantagem em subir de nível no Steam?

A cada nível no Steam, você poderá, obviamente, brincar com seus amigos e dizer que seu nível é mais alto que o deles. Mas além dessa brincadeira, um nível mais alto te dá mais chance de conseguir cards raros em partidas aleatórias, além de boosters com mais cartas. A cada 10 níveis alcançados, um booster pode ser destravado na sua conta e te dar inúmeros cards de uma vez, contendo ainda três cards com efeito Foil, ou seja, “brilhosos”.

Jogos grátis também dão Cards?

Sim, mas há uma exigência para isso. Para que games grátis liberem cards, é preciso ter gasto pelo menos R$ 20 na loja online dos jogos. Por exemplo, em Dota 2, que é gratuito, você precisa ter comprado pelo menos esse valor em extras, como roupas e decorações para os personagens. Caso contrário, o game não irá liberar cards. Jogos como Team Fortress 2, que era pago e se tornou gratuito, liberam cards para quem os comprou antes de se tornarem “free to play”.

Diversos jogos podem dar os cards (Foto: Divulgação)Diversos jogos podem dar os cards (Foto: Divulgação)

Qual é a vantagem em ter esses Cards?

Os cards do Steam dão, de fato, conteúdo grátis ao jogador. Enquanto na PlayStation Network ou Xbox Live, por exemplo, você precisa pagar para ter decorações em seu perfil, no Steam é preciso apenas colecionar e trocar cards que são obtidos em jogos que você já aproveita. Na verdade, é um sistema que tem sido muito elogiado por jogadores, o que já criou até mesmo um mercado de “compra/venda/troca” em grupos do Steam. Aproveite e comece sua coleção!

Opine no fórum: Comprar jogos no Steam é mais vantajoso?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares