TV

20/08/2013 11h23 - Atualizado em 20/08/2013 11h24

Tecnologia ‘MoCA’ para casas conectadas deve chegar ao Brasil em 2014

Gabriela Viana
por
Para o TechTudo

Um sistema pensado para que o sinal de alta definição da TV possa ser transmitido para a toda casa sem interferências ou perdas de resolução. Essa é a principal prerrogativa do MoCA (Multimedia Over Coax Alliance), um consórcio formado, em 2004, pelas maiores empresas de telecomunicações dos Estados Unidos – Intel, Verizon, Broadcom, Cisco e DirecTV. Juntas, essas companhias desenvolveram a especificação que recebe o mesmo nome da união e já está presente em 95% do mercado norte-americano de TV por assinatura.

A tecnologia foi desenvolvida pelas gigantes do setor de telecomunicações dos Estados Unidos (Foto: Divulgação)A tecnologia foi desenvolvida pelas gigantes
do setor de telecomunicações dos Estados
Unidos (Foto: Divulgação)

A tecnologia permite que o cabeamento coaxial, existente nas residências, seja reutilizado como ponto de rede para o compartilhamento de dados e conteúdos que precisem de banda larga. Esta, por sua vez, não é dividida entre os usuários. Com o MoCA, todos usufruem da mesma velocidade total. Dessa forma, o tráfego mais pesado é destinado aos consoles de videogame e aparelhos de TV da casa. Assim, os dispositivos móveis ficam livres para a utilização do Wi-Fi.

Apesar de apresentarem semelhanças, o MoCA difere do DLNA, padrão criado pela Sony em 2003. Tudo porque, o último, foi desenvolvido para que usuários pudessem acessar os mesmos arquivos em uma única rede. Já o MoCA, trata-se de um padrão que estabelece pontos de rede nos cabos coaxiais, aumentando a qualidade do sinal de TV e do sinal Wi-Fi. De forma simples, os sistemas podem ser complementares.

De acordo com Gelphman, o sistema é bem seguro. “Com o uso dos cabos coaxiais, que são extremamente seguros, planejamos o sistema de forma que não é possível hackeá-lo”, disse.

A ilustração mostra como a tecnologia MoCA funciona (Foto: Reprodução/MoCA)A ilustração mostra como a tecnologia MoCA funciona (Foto: Reprodução/MoCA)

O sistema é o único padrão de rede que pode ser utilizado por todos os três segmentos de TV por assinatura: cabo, satélite e IPTV. A atual versão do MoCA é capaz de entregar até 175 Mbps, oferecendo uma alta qualidade de vídeo ao usuário.

Para os brasileiros que gostaram do projeto, a espera pode ser bem curta. É que algumas operadoras de TV a cabo brasileiras já estão sendo sondadas pelo consórcio para trazer a tecnologia para o Brasil. Em sua última passagem pelo país, Gelphman já havia declarado que é possível que os brasileiros recebam a tecnologia logo. “O Brasil tem um mercado de TV por assinatura efervescente, mas ainda tem muito a crescer. Acredito que a entrada de MoCA no mercado deve acontecer em 2014”, disse.

Mas os planos do consórcio não param por aí. “MoCA surgiu criando o conceito de Casa Conectada, e com os dispositivos e aparelhos alinhados com essa tecnologia, o conceito pôde ser implantado com sucesso nos Estados Unidos. Também planejamos chegar na China”, afirmou Gelphman.

Tem dúvidas sobre tecnologias voltadas para casa? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Ataide
    2013-08-22T09:14:52

    2014? sei..