Internet

17/08/2013 18h15 - Atualizado em 17/08/2013 18h15

Vírus para roubar dados de cartão de crédito ataca via Instagram

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Um vírus utilizado para roubar dados de cartão de crédito acaba de chegar ao Instagram. O malware, chamado Zeus, é uma modificação feita para atingir a famosa rede de compartilhamento de imagens e tem como objetivo final vender esses dados online, com o valor aproximado de U$6 para cada 1.000 números de cartão de crédito.

Instagram tem vírus que rouba dados do cartão de crédito (Foto: Reprodução)Instagram tem vírus que rouba dados do cartão de crédito (Foto: Reprodução)

Além de roubar dados de cartão dos usuários, esse malware também força os infectados a seguir usuários e curtir fotos. Ironicamente, o valor pago por esses dois é bem maior que o pago pelos dados dos cartões. Para cada 1.000 seguidores e curtidas, paga-se, respectivamente, U$15 e U$30.

Os dados, divulgados pela agência de tecnologia RSA, mostram a importância cada vez maior da popularidade em redes sociais para o crescimento de marcas. Comprar falsas curtidas é um jeito fácil de se criar um estardalhaço em torno de uma marca, e as companhias estão dispostas a pagar o preço por isso.

Zeus foi um vírus criado em 2007 para roubar dados bancários e cartões de crédito e, nessa atual versão, força usuários a curtir fotos e seguir pessoas no aplicativo Instagram. Ainda não se sabe quantas pessoas foram infectados com o malware, mas acredita-se que é o primeiro já criado para esse propósito.

Via: Reuters

Entenda Como funciona o sistema de "curtidas" no Instagram; veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabiano
    2013-08-18T11:33:42

    O que é instagran?????

  • Sonia Hierrezuelo
    2013-08-18T09:58:13

    Dia 02/08 ligaram do meu cartão ..falando se eu utilizei o cartão 2x num restaurante em Niteroi, valores altos e tb num posto de gasolina.. Não uso este cartão em restaurante e pior valores altos, pois tenho ticket restaurante. ate no mercado que frequento no meu bairro tenho que dar minha identidade e elas me conhecem e mesmo assim me pedem. Quando pesquisei o restaurante..era noite de FURACÃO 2000 neste dia ... E ODEIO FUNK. é uma quadrilha e com certeza havia mulher no meio, pq o cartão contem meu nome.

  • Marco Pires
    2013-08-18T09:38:22

    to seguindo uma glr meio estranha msm... será q é por isto?

  • Jean Magnenat
    2013-08-18T01:09:54  

    Ainda bem que nunca me inscrivi nessa rêde.....

    recentes

    populares

    • Jean Magnenat
      2013-08-18T01:09:54  

      Talvez não tenha se "inscrivido" por não saber escrever.

    recentes

    populares

    • Jean Magnenat
      2013-08-18T01:09:54  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Henrique Aleixo
    2013-08-18T09:36:26  

    Esqueceu de dizer que isso é só para o Android. iPhone não tem vírus!

    recentes

    populares

    • Henrique Aleixo
      2013-08-18T09:36:26  

      É linux do mesmo jeito. Se tiver usando Jailbreak e, por consequência, o root descoberto corre risco do mesmo jeito...

  • MARCIO VEIGA
    2013-08-18T09:35:33  

    Reportagem irresponsável. Falam sobre um suposto vírus no Instabram e colocam uma foto de um iPhone, que os mais experientes sabem que o iOS (por enquanto) é imune à virus e malwares por ser uma plataforma fechada. Além disso, os dados de cartõea de crédito ficam nos servidores da Apple e não nos do Google (dono do Instagram) Reporterzinho, volta pra faculdade! Se é que já saiu de lá? Estagiário.

    recentes

    populares

    • MARCIO VEIGA
      2013-08-18T09:35:33  

      Que falta de informação! O Instagram é do Facebook!

  • Vincius Armani
    2013-08-18T02:15:02  

    Techtudo ou tech tontos...ios NAO pega virus ou malware!!!!

    recentes

    populares

    • Vincius Armani
      2013-08-18T02:15:02  

      Miseravão vou procurar... mas ainda faltam 2 para os 3 que eu falei! E outra... em qual iOS isso? 4,5,6?

    recentes

    populares

    • Vincius Armani
      2013-08-18T02:15:02  

      Leonardo, em Março havia 210 vulnerabilidades pro IOS (81% das vulnerabilidades de todos os SO pra celular)... Vírus não é mais como antigamente, que ficava meses ativo com um nome famoso, hoje em dia dura no máximo 2 semanas pra qualquer semana até ser corrigido e nem ganha nome, busca por "iPhones most 'vulnerable' among smartphones" no Google, num link da ZDNet em inglês, que tem a referência.