Computadores

05/08/2013 12h59 - Atualizado em 05/08/2013 12h59

VP da Qualcomm afirma: usar processador octa-core é 'burrice'

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Para a Qualcomm, utilizar processadores octa-core em smartphones é "burrice". Em declaração à imprensa de Taiwan na última sexta-feira (02), o vice-presidente da companhia, Anand Chandrasekher, explicou que um componente como esse tem uma configuração muito além do que os usuários realmente necessitam.

Qualcomm alfineta Galaxy S4 dizendo que octa-core é 'burrice' (Foto: Divulgação)Qualcomm alfineta Galaxy S4 dizendo que octa-core é 'burrice' (Foto: Divulgação)

Segundo Chandrasekher, a tecnologia não atende todas as necessidades dos consumidores. “Você não pode pegar oito motores de cortadores de grama, colocá-los juntos e dizer que tem uma Ferrari de oito cilindros. Simplesmente não faz sentido”.

A declaração, direcionada à fabricante MediaTek, seria uma provocação ao recente anúncio de lançamento do processador de oito núcleos para smartphones. O problema é que ela acabou "respingando" também à Samsung, que usa alguns chips da Qualcomm em seus smartphones, mas é famosa por introduzir o primeiro chip octa-core em um smartphone: o Galaxy S4.

Galaxy S4 com processador octa-core ou quad-core? Descubra qual é o melhor

“A Qualcomm foca em dar aos consumidores uma boa experiência, o que exige bons modems, longa autonomia de bateria e um preço acessível”, acrescentou Chandrasekher.

A MediaTek, uma das grandes fabricantes e produzir processadores octa-core, disse, em nota, que faz processadores que priorizam as necessidades dos usuários de smartphones modernos, capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. “O chip tem capacidade aprimorada e melhorará a experiência com seus aplicativos”.

Via Engadget.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Martins
    2013-08-26T18:32:08

    Qualcomm tem que parar de falar e acompanhar! vai continuar no QuadCore então continue! a qualcomm deve ter inveja das concorrentes com certeza!

  • Joel Lopes
    2013-08-05T22:12:21

    A multiplicação de Cores é a última tentativa das empresas para tentar esgotar os processadores, com os avanços em P&D o caminho será outro. Isso já ocorreu no passado com a utilização de maior voltagem até não se aguentar mais. O que precisa ser feito é aposentar o silício, avançar no grafeno, diminuir o consumo de energia e temperatura.

  • Wesley Araujo
    2013-08-05T21:33:59

    Assim como nos computadores, os processadores nunca são usados ao extremo logo de cara. Lembro quando surgiram os primeiros processadores com 2 e 4 núcleos, onde a maioria dos Programas e, até mesmo, os Sistemas Operacionais não conseguiam utilizar todo o desempenho deles. Até memória era um limitante, sistemas de 32 bits não gerenciam mais de 2GB ou 4 GB (Windows XP e 7, respectivamente). Acho bobeira essa briga de núcleos, pois a combinação Hardware + Software que melhora a experiência de uso, e não especificações técnicas.

  • Mario Yama
    2013-08-05T14:44:02

    Eh burrice! eu achava que o frabicante so fez com 8 nucleo para parecer que eh moderno.