Video game

15/08/2013 09h00 - Atualizado em 15/08/2013 09h00

Xbox One: veja todas mudanças entre o novo joystick e o do Xbox 360

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Xbox One ganhou mais detalhes, desta vez em relação ao controle. A Microsoft liberou recentemente um vídeo de sete minutos que mostra em detalhes todas as novidades do joystick. Nele, o diretor da Xbox Live, Larry Hryb, e o gerente de acessórios, Zulfi Alam, detalham algumas das 40 novidades prometidas para o novo controle. Confira cada uma delas em detalhes.

A Microsoft revelou novidades sobre o Xbox One (Foto: Reprodução / Murilo Molina)A Microsoft revelou novidades sobre o Xbox One (Foto: Reprodução)

Ergonomia

O novo formato do controle surgiu depois de dezenas de horas de testes e diversas tentativas. Entre as maiores novidades está a remoção da lombada traseira criada pela tampa das pilhas, que foram substituídas por uma bateria interna. O joystick também não tem parafusos expostos, o que deve aumentar o conforto em longas sessões de jogo.

O controle do Xbox One (Foto: Reprodução / Murilo Molina)O controle do Xbox One terá mudanças no design (Foto: Reprodução)

Analógicos

As alavancas analógicas estão um pouco menores e ganharam um acabamento diferente. As zonas neutras (chamadas deadzones) agora são menores, garantindo mais precisão.

Direcional digital

O polêmico d-pad do 360 foi substituído por um direcional totalmente novo. Depois de ouvir os pedidos dos jogadores, a empresa resolveu deixar toda a peça mais baixa, e adicionar um feedback, mais ou menos como o visto no Vita.

Os gatilhos do controle do Xbox One ficaram menores (Foto: Reprodução / Murilo Molina)Os gatilhos do controle do Xbox One ficaram menores (Foto: Reprodução)

Gatilhos

Uma das maiores mudanças do controle ficou por conta dos gatilhos LT e RT, que ganharam versões menores dos motores de vibração vistos no corpo do controle. O feedback será usado em jogos para diferenciar o impacto de tiros, bombas, frenagens e ações em geral.

Porta USB, cabos e wireless

A porta micro USB na parte superior serve para mais do que apenas carregar a bateria. Com ela, é possível transformar o controle wireless em um joystick com fio. O sistema sem fios do controle também foi feito do zero, diminuindo a latência dos comandos em valiosos milésimos de segundos.

O controle do Xbox One teve seu sistema de fios refeito do zero (Foto: Reprodução / Murilo Molina)O controle do Xbox One teve seu sistema de fios refeito do zero (Foto: Reprodução)

Botão Home e receptor IR

O famoso botão “X”, localizado no topo do joystick, passou por uma transformação, aderindo à iluminação branca. O controle também ganhou receptores IR que trabalham com o Kinect. Agora, ao detectar uma troca de controles, o console automaticamente fará a troca de perfis.

Botões de ação

Os importantes ABXY também estão de cara nova. Os botões agora estão mais próximos, e ganharam uma coloração mais escura.

Confira o vídeo sobre as novidades do controle do Xbox One:


A capacidade de reproduzir cheiros

Em outra ocasião o executivo responsável pelo desenvolvimento de acessórios para o Xbox One, Zulfi Alam, revelou detalhes dos estágios de desenvolvimento do controle. Em certo ponto de seu desenvolvimento, o joystick contava com uma tela integrada e pequenos speakers, num modelo similar ao implementado pelo Wii U, e uma tecnologia que seria capaz de reproduzir odores.

Este último recurso, que acabou abandonado por limitações técnicas, funcionaria como mais uma forma de imersão. Ao jogar o Forza 5, por exemplo, o controle poderia exalar o cheiro da borracha queimada, ou, num game como Crysis, liberar cheiro de floresta. Curiosamente, a ideia foi deixada de lado principalmente porque os desenvolvedores da Microsoft descobriram que os odores eram tão fortes que, mesmo depois de horas, eles podiam ser sentidos na sala onde foram liberados.

Microsoft tentou criar formas de tornar os games mais imersivos no Xbox One (Foto: Reprodução/Ubergizmo) (Foto: Microsoft tentou criar formas de tornar os games mais imersivos no Xbox One (Foto: Reprodução/Ubergizmo))Microsoft tentou criar formas de tornar os games mais imersivos no Xbox One (Foto: Reprodução)

Além do controle reprodutor de odores, a Microsoft levou a sério o desenvolvimento de uma tela integrada ao dispositivo, acompanhada de pequenos speakers. Porém, a ideia acabou sendo abandonada porque, de acordo com Zulfi Alam, a tela consumia muita bateria e o consenso foi de que as funcionalidades que poderiam ser oferecidas não eram tão relevantes.

Via GiantBomb e Ubergizmo

O Xbox One será melhor que o PlayStation 4? Dê sua opinião no nosso fórum!

*Colaborou Murilo Molina

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Hora
    2013-08-15T09:20:16  

    É por essas e outras que prefiro o PS4, o controle é bem melhor.

    recentes

    populares

    • Alex Hora
      2013-08-15T09:20:16  

      Na próxima geração vou de PS4 (hoje tenho um Xbox 360), mas uma coisa é inegável: O Controle do Xbox é bem melhor do que o do PS (só pra jogo de luta que eu acho o do PS melhor).

    recentes

    populares

    • Alex Hora
      2013-08-15T09:20:16  

      Anderson Souza o cara pode ser sem noção mas não culpe o PES cara !

  • Matheus Paz
    2013-11-21T13:19:48

    eu gostava dos gatilhos do 360 ra muito loco jogar jogo de tiro com eles >..<

  • Geraldo Luis
    2013-08-18T13:56:27

    acho que este controle do novo xbox vai alcançar quase 100% de perfeição na jogabilidade, agora que mudaram o formato do direcional.

  • Diego Fernandes
    2013-08-16T10:13:47

    É questão de gosto, eu particulamente não gosto do controle do xbox acho muito grande e os 2 analógicos muito distantes um do outro! Mas gosto não se discute se respeita! Eu prefiro o controle da sony ps3, ps4! Um analógico fica no alto e outro embaixo não consigo jogar assim! já acostumei em jogar com os analogios ao lado do outro

  • Lucas Barbosa
    2013-08-15T18:26:16

    ainda axo o do xbox 360 mais bonito, mais esse parece ser um ótimo controle principalmente para jogar fps.

  • Joao Souza
    2013-08-15T17:31:26

    Ola Fernando Maia meu você não leu o testo direito as pilhas forãm substituidas por bateria

  • Hugo Fraga
    2013-08-15T15:38:36

    MELHOR CONTROLE DE TODOS.

  • Andressa Costa
    2013-08-15T11:15:12

    Acabou a história de falar essa história de pilha, leram que vem com bateria interna. não é ?

  • Carlos Junior
    2013-08-15T17:46:51  

    joao souza, as pilhas irão continuar sim no xbox one,pois a bateria não irão ir junto com os consoles,por isso terá as pilhas ainda.

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2013-08-15T17:46:51  

      esta no texto acima = Entre as maiores novidades está a remoção da lombada traseira criada pela tampa das pilhas, que foram substituídas por uma bateria interna.

  • John Tejada
    2013-08-15T13:26:23

    cara sensacional, o q me fez preferir o xbox 360 está ainda melhor no xbox one

  • João Barbosa
    2013-08-15T12:26:03

    Espetacular! Achava que não dava para melhorar o do 360 mas esse ta MUITO badass

  • Fernando Maia
    2013-08-15T16:08:01  

    Gente, a única novidade que a microsoft esta oferecendo à respeito da funcionalidade do controle são duas pilhas, ele ainda precisa delas, cabe ao usuário decidir comprar um carregador ou a nova bateria embutida, efetivamente para nós nada mudou! acreditem, pesquisem e irão descobrir a furada que é investir neste console.

    recentes

    populares

    • Fernando Maia
      2013-08-15T16:08:01  

      sim! apoiado!

    recentes

    populares

    • Fernando Maia
      2013-08-15T16:08:01  

      xbox tem o melhor controle de games !!!

  • Andressa Costa
    2013-08-15T11:11:53  

    Fernando, tem certeza que você leu? Agora é bateria, aliás o 360 eu tenho uma bateria para cada joystick meu, bastava comprar por R$ 50,00 agora a bateria virá com o joystick e em tamanho bem menor

    recentes

    populares

    • Andressa Costa
      2013-08-15T11:11:53  

      Li sim, a informação é que foi omitida, realmente ele tem uma nova bateria embutida mas não é inclusa no pacote, exatamente como os atuais compra-se por fora. A grande novidade são um par de alcalinas inteiramente grátis para você já sair jogando antes de precisar comprar mais pilhas. Ele diz que a lombada traseira foi substituída pela bateria interna embutida, e não as pilhas substituídas pela bateria.

  • Fernando Maia
    2013-08-15T11:03:29  

    E as pilhas continuam... de que vale um controle super bonito de última geração sem autonomia, tem que ser muito miserável para obrigar os clientes a comprar uma bateria por fora. Por quê num console de ponta, eles insistem nas alcalinas? simples: LUCRO! ainda tem gente que defende estes "sangue-sugas"

    recentes

    populares

    • Fernando Maia
      2013-08-15T11:03:29  

      Quem compra o console e não tem dinheiro para comprar uma bateria recarregável é muito pão duro. Isso não é motivo para deixar de comprar

    recentes

    populares

    • Fernando Maia
      2013-08-15T11:03:29  

      Mariana Lima, Li sim, a informação é que foi omitida, realmente ele tem uma nova bateria embutida mas não é inclusa no pacote, exatamente como os atuais compra-se por fora. A grande novidade são um par de alcalinas inteiramente grátis para você já sair jogando antes de precisar comprar mais pilhas. Ele diz que a lombada traseira foi substituída pela bateria interna embutida, e não as pilhas substituídas pela bateria. Ergonomia é a remoção do caroço em função do maior conforto no manuseio, não se engane, as velhas pilhas continuam...

  • João Viana
    2013-08-28T15:03:14

    O que eu mais gosto no xbox 360 é o controle, espero que pelo menos nisso eles não errem....

  • Milton Junior
    2013-08-21T17:01:44

    Show esse controle ai.

  • Cristiano Palmer
    2013-08-24T10:48:05

    Gostei do controle! Se é que pelas especificações de hardware e de conectividade, o PS4 vai levar vantagem! Mas, é esperar pra ver!

  • Fernando Maia
    2013-08-18T14:15:35

    Ele diz que a lombada traseira foi substituída pela bateria interna embutida, e não as pilhas substituídas pela bateria!

  • Andressa Costa
    2013-08-15T16:39:51  

    O console que tem o melhor controle de movimento, a melhor live, até agora o único que comentou sobre exclusivos de verdade, parceria com a EA, melhor joystick para jogar Fifa, melhores aplicativos. Esse que vou comprar

    recentes

    populares

    • Andressa Costa
      2013-08-15T16:39:51  

      Eu tbm !!

  • Renan Souza
    2013-08-28T11:00:20

    Será que só eu que entendi que já era as pilhas??