Antivírus

02/09/2013 09h17 - Atualizado em 02/09/2013 11h23

Dez sintomas indicam se o seu computador faz parte de uma rede zumbi

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

O Botnet, código malicioso conhecido por transformar computadores em máquinas zumbis, é uma das maiores ameaças para internautas. Ao ser infectado por este tipo de malware, o computador realiza tarefas automatizadas que, na maioria dos casos, são orquestradas por criminosos para lucrar com o envio de spams. Mesmo sendo um tipo de ameaça difícil de ser detectada, algumas dicas podem te ajudar a descobrir se o seu PC integra uma rede zumbi.

Saiba o que um computador zumbi pode fazer sem você perbecer

Veja 10 sintomas que idicam se o seu computador faz parte de uma rede zumbi (Foto: Reprodução/Kapersky Lab)Veja 10 sintomas que indicam se o seu computador faz parte de uma rede zumbi (Foto: Reprodução/Kapersky Lab)

Os Botnets não são uma ameaça exclusiva para PCs, pois os criminosos diversificam os ataques, criando códigos para todas as plataformas. Um exemplo disso foi a primeira rede zumbi descoberta em Androids. Em janeiro de 2012, criminosos incluíram um malware em um jogo que permitia total acesso ao sistema do Google. Outros golpes por meio de rede zumbi registrados são envios de SMS com spam e roubo de dados bancários.

Nem o sistema da Apple, o Mac OS, considerado um dos mais seguros, está imune a este tipo de ameaça. Recentemente, um trojan chamado Flashback conseguiu infectar mais de 700 mil computadores de usuários da Apple. A contaminação por este tipo de malware pode ocorrer quando o usuário visita uma página WordPress infectada.

Segundo o diretor de pesquisa e análise da Kapersky Lab na América Latina, Dmitry Bestuzhev, os principais sintomas que podem indicar que seu computador ou dispositivo móvel está infectado por um botnet podem ser identificados de maneira simples. Além do cuidado constante ao navegar na Internet, é importante ficar atento aos seguintes indicadores.

1. A CPU do seu computador está trabalhando em alto consumo;

2. Quando você usa uma memória USB o computador diz que ela está infectada;

3. São criados atalhos ou arquivos em drives removíveis (pendrives);

4. Algumas pastas são ocultadas no computador;

5. Você não pode acessar as configurações do Windows, pois estão bloqueadas;

6. O tráfego de rede está muito alto;

7. Você envia e-mails, mas não recebe;

8. Você não consegue fazer pagamentos de conta pelo celular;

9. A bateria do dispositivo acaba mais rápido que o normal e ainda permanece aquecida;

10. Entre os serviços do computador aparecem usuários ou administradores desconhecidos.

É importante lembrar que tomando os cuidados adequados você poderá evitar que seu computador seja infectado. Evite entrar em sites com conteúdo duvidoso, não abra links e e-mails suspeitos, evite instalar softwares de origem duvidosa, e use um bom antivírus.

Quer saber qual é o melhor antivirus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiano Moreira
    2013-09-02T23:50:55  

    APRENDERAM USUÁRIOS "BASICOS"??? MAC's TAMBÉM PEGAM VÍRUS E OUTRAS PRAGAS VIRTUAIS, NÃO FICA PENSANDO QUE VCS IRÃO GASTAR UMA GRANA PRETA EM UM APARELHO DA APPLE QUE ESTARÃO IMUNES! AFF

    recentes

    populares

    • Cristiano Moreira
      2013-09-02T23:50:55  

      Cristiano Moreira , belo comentário inicial! Mas nesse último caso com Nathan Z vc interpretou errado mesmo...talvez não tenha lido os comentários anteriores de outras pessoas..

    recentes

    populares

    • Cristiano Moreira
      2013-09-02T23:50:55  

      Juliana Fernando, pois é, realmente não vi, pois as pessoas só sabem te responder com grosseria. Eu fiz uma crítica construtiva na minha opinião, mas como tem pessoas egocêntricas, não conseguem enxergar a opinião dos outros aí vem com 7.000 pedras na mão, aí... sou um ser humano, me dei ao erro também!