Internet

06/09/2013 07h13 - Atualizado em 16/01/2014 09h00

Leônidas da Silva é homenageado em Doodle do Google

Taysa Coelho
por
Da redação

Leônidas da Silva, que se consagrou a jogada de bicicleta no futebol brasileiro, é o homenageado pelo Doodle do Google desta sexta-feira (6). O famoso jogador de futebol, apelidado de Diamante Negro, completaria 100 anos hoje, caso estivesse vivo. O atacante passou pelos times do Vasco, Flamengo e Botafogo, ganhou reconhecimento no São Paulo, onde conquistou o campeonato paulista cinco vezes e uma legião de fãs dos gols de bicicleta.

Os melhores apps de futebol!

Diferente de versões anteriores mais elaboradas com vídeo e animações, o Doodle desta sexta-feira é estático, lembrando desenhos feitos a lápis. A imagem exibida na página do Google mostra uma sequência de movimentos de Leônidas da Silva ao fazer a famosa jogada do gol de bicicleta, desde o levantar a bola até o chute final, em direção ao gol.

Veja também o Doodle em homenagem a zoóloga Dian Fossey pelo seu 82º aniversário.
 

Ao clicar no Doodle, o internauta é levado para uma página com vários resultados de busca sobre sua história, fotos e vídeos. Mas, ao clicar no botão "Estou com Sorte", os resultados são outros: uma lista dos últimos Doodles para todas as regiões do mundo, que vale uma visita.

Doodle do Google homenageia Leônidas da Silva (Foto: Reprodução/TechTudo)Doodle do Google homenageia Leônidas da Silva (Foto: Reprodução/TechTudo)


Leônidas da Silva, o Diamante Negro

Nascido em 6 de setembro de 1913, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, o craque a começou a carreira no time do bairro, em 1923, onde permaneceu por seis anos.

Leônidas da Silva jogou sua primeira Copa do Mundo no ano de 1934. A seleção brasileira teve um péssimo desempenho naquele ano, mas o atacante foi o responsável pelo único gol feito pela equipe durante a competição, deixando sua marca e sua contribuição.

Leônidas da Silva foi artilheiro da Copa do Mundo de 1938 (Foto: Reprodução/ Site Oficial do Flamengo)Leônidas da Silva foi artilheiro da Copa do Mundo de 1938 (Foto: Reprodução/ Site Oficial do Flamengo)

A consagração veio quatro anos depois, em 1938, quando o Diamante Negrou sagrou-se artilheiro do mundial, com oito gols, e foi escolhido o melhor jogador da competição.

Com ajuda do atacante, a seleção conquistou seu melhor desempenho em Copas até então, ficando em terceiro lugar. O Homem-Elástico não teve chances de melhorar sua marca em mundiais, porque as edições de 1942 e 1946 foram canceladas devido à II Guerra Mundial.

O gol de bicicleta

Sem cerimônia, o próprio Leônidas da Silva se dizia criador do gol de bicicleta. A jogada, que consiste em fazer um gol no ar simulando uma pedalada, com o corpo praticatimente paralelo ao chão em direção contrária ao gol, foi executada pela primeira vez em 24 de abril 1932, em um jogo entre o Bonsucesso, time no qual o atleta jogava, e o Carioca, no Rio de Janeiro.

Gol de bicicleta de Leônidas da Silva (Foto: Gazeta Press / Alberto Sartini)Gol de bicicleta de Leônidas da Silva (Foto: Alberto Sartini)

Em 1938, o Homem-Elástico repetiu o feito durante a Copa do Mundo, mas o gol foi anulado. No entanto, o momento que se tornou famoso com a execução da jogada foi em uma partida entre São Paulo e Atlético Juventus, em 1948, em que foi tirada a foto acima, em São Paulo.

Aposentadoria

Aos 38 anos, em 1951, o Diamante Negro deixou os gramados, mas não abandonou o futebol. No mesmo ano, tornou-se dirigente do tricolor paulista e comentarista esportivo, profissão que lhe rendeu sete Troféus Roquette Pinto, prêmio dado aos melhores profissionais do rádio e da TV.

Entretanto, a carreira de sucesso fora dos campos teve que ser interrompida em 1974, devido ao Mal de Alzheimer. Por causa da doença, o ex-atleta viveu seus últimos 30 anos de vida em uma clínica de repouso, em São Paulo, onde faleceu aos 90 anos, em 24 de janeiro de 2004.

Homenagens

Leônidas da Silva foi homenageado ainda em vida por uma fabricante de doces. O chocolate Diamante Negro, vendido até os dias de hoje, faz uma alusão ao atleta. Para usar o nome, a empresa pagou ao jogador a quantia equivalente a R$ 112 mil.

O estádio do Bonsucesso também leva o nome do jogador de futebol "Estádio Leônidas da Silva". Situado na cidade do Rio de Janeiro, o local tem capacidade para 13 mil pessoas.

Camisa do Flamengo em homenagem a Leonidas da Silva (Foto: Divulgação)Camisa do Flamengo em homenagem a Leonidas da Silva (Foto: Divulgação)

Ainda no que diz respeito aos esportes, na última quarta-feira (4), o time do Flamengo entrou em campo com uma camisa comemorativa. A hashtag "#leonidas100" foi estampada embaixo do nome dos jogadores, como um tributo aos 100 anos do criador do gol de bicicleta.

No dia seguinte (5), a viúva do Leônidas da Silva, Dona Albertina, de 85 anos, recebeu uma bandeja de prata do São Paulo no Estádio do Morumbi, antes da partida contra o Criciúma. No jogo com o Coritiba, domingo (8), o tricolor paulista vai usar uma camisa retrô, que remete aos tempo em que o Homem-Elástico encantava os torcedores.

Em sua opinião, qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Lopes
    2013-09-06T16:39:58

    LENDARIO ESSA TA NA CATEGORIA POKEMONS LENDARIO LUGIA NEGRO

  • Jorge Silva
    2013-09-06T13:01:39

    Engraçado q curintiano vem aqui morrendo de inveja pelo criador da bicicleta. Fica triste não cúrinthianada,vcs tem o criador do Lateral-escanteio com o maior lateral da história do cúrinthia q foi o Gralak. E tmb tem a comemoração da vitória com beijinho no cozinheiro com Emerson Sheik.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marcelo Santos
    2013-09-06T11:59:35

    Parei no " criador do gol de bicicleta " .Menos Globo, muito menos.

  • Victtor Andrade
    2013-09-06T11:39:35

    Mais do que merecido... Grande Pantera Negra,

  • Hector Bonilhaa
    2013-09-06T10:03:19

    os comentários mais engraçados aqui do site reunidos em um só lugar! curta nossa página no face PÉROLAS DO GLOBO e ria com os comentários mais hilários

  • Rollesbleyson Ferreira
    2013-09-06T10:03:11

    O que seriam dos transportes sem o Brasil? Santos Dumont inventou o avião e o Leônidas a bicicleta.

  • Luiz Sutter
    2013-09-06T11:58:20  

    Só poderia ser cria do mengão para variar um pouco!!!! Chupem todas as torcidas pois a bike foi o urubu que inventou!!

    recentes

    populares

    • Luiz Sutter
      2013-09-06T11:58:20  

      Típico mulambo, não lê a matéria e sai falando besteira, ele é cria do São Cristovão. Torcida ignorante e de analfabetos, esses são os torcedores do Flamengo e Corinthians, pegadores de Bolsa Família.

    recentes

    populares

    • Luiz Sutter
      2013-09-06T11:58:20  

      Thiago Rossi com a camisa ddo flamengo temos registros! Com todo respeito ao SPFC!

  • Marlon Matias
    2013-09-06T10:48:36  

    Ontem assistindo o jogo do são paulo, vendo os caras errarem passes de 30cm fiquei lembrando dos craques que já passaram pelo tricolor( os verdadeiros idolos). O futebol é muito injusto como pode uma camisa que já consagrou leonidas, Friedenreich, rai, pedro rocha, gerson, mauro, beline, canhoteiro, careca etc.. hj ser usada por: jadson, maicon, douglas, negueba etc... A melhor coisa é dormir e esperar esse pesadelo passar.

    recentes

    populares

    • Marlon Matias
      2013-09-06T10:48:36  

      É de doer mesmo Mauro! No meu caso acompanho desde 1967 e o que vi de craques jogar foi brincadeira! Esses pés rapados de hoje em dia seriam gandulas!

  • Paulo Zukerman
    2013-09-06T13:15:17  

    Mostro histórico, mas não inventou a bicicleta, só brasileiro acredita nisso. No resto da América do Sul, esse movimento se chama "chilena" por ter sido realizado em um jogo oficial pela primeira vez por um chileno, na década de 10.

    recentes

    populares

    • Paulo Zukerman
      2013-09-06T13:15:17  

      Mais respeito com o Leonidas cara. Daonde vc tirou essa de chilena? nome é bicicleta! sempre foi kra! pelo amor de deus...chileno la inventa alguma coisa.

    recentes

    populares

    • Paulo Zukerman
      2013-09-06T13:15:17  

      Tenho muito respeito por essa lenda do futebol mundial. Só disse que ele não inventou esse movimento. O nome é Chilena em qualquer país de língua espanhola. E esse chileno fez o movimento na década de 10, o Leônidas foi no começo da década de 30. e possivelmente alguém fez antes do chileno. O próprio Leônidas dizia que não inventou a bicicleta. Como eu disse, só brasileiro desinformado acha isso.

  • Alberto Oliveira
    2013-09-06T12:20:45  

    "Pentacampeonato paulista"? A informação é errônea. O SPFC nunca conseguiu 5 campeonatos seguidos. O máximo que conseguiu foi ser bicampeão paulista.

    recentes

    populares

    • Alberto Oliveira
      2013-09-06T12:20:45  

      *entre

    recentes

    populares

    • Alberto Oliveira
      2013-09-06T12:20:45  

      A autora do texto corrigiu e alterou para "conquistou o campeonato paulista cinco vezes". Muito bem!