Câmera

27/09/2013 14h56 - Atualizado em 27/09/2013 15h53

Confira 10 eletrônicos que são quase impossíveis de consertar

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Na hora de comprar um produto, muitos consumidores deixam de analisar dados técnicos que ajudariam a evitar dores de cabeça. Alguns produtos têm características que tornam difícil a manutenção e troca de peças danificadas. Diversos dispositivos, inclusive tops de linha, têm, além de performance incontestável, hardware e estruturas tão complexas que dificultam qualquer tipo de reparo. Confira na lista abaixo alguns desses eletrônicos - talvez seja melhor pensar um pouco antes de adquiri-los:

Celular com problema? Descubra quais medidas tomar

Confira lista de 10 eletrônicos que são quase impossíveis de se consertar (Foto: Reprodução/Techspot) Confira lista de 10 eletrônicos que são quase impossíveis de se consertar (Foto: Reprodução/Techspot)

10. iPod Touch (quinta geração)

Apple iPod Touch de quinta geração (Foto: Divulgação)Apple iPod Touch de quinta geração (Foto: Divulgação)

A quinta geração dos dispositivos de música da Apple é desses aparelhos que criam sérios problemas para realizar manutenções e consertos. O corpo do iPod Touch não apresenta parafusos de fixação, como no iPhone. Desta maneira, torna complicado o acesso ao hardware, que, por sua vez, tem vários componentes soldados em dois conjuntos principais, o que aumenta o custo de substituição das peças. Tudo isso colabora, também, para que o preço da mão de obra de reparo seja mais alta.

9. Nikon D600 24.3 MP

Nikon D600 (Foto: Divulgação)Nikon D600 (Foto: Divulgação)

A câmera SLR Nikon D600 pode causar dores de cabeça para seus usuários caso apresente algum problema. A máquina conta comcomponentes eletrônicos muito complexos, que necessitam de certo cuidado para que sejam retirados, pelo fato de serem muito compactos. O visor LCD do aparelho, por exemplo, é fundido a componentes que integram a parte traseira. Sendo assim, caso haja algum problema com a tela, o usuário deverá trocar toda a parte de trás da câmera, o que inclui vários botões de comando.

8. iPad com Retina Display

Apple iPad com Retina Display (Foto: Divulgação)Apple iPad com Retina Display (Foto: Divulgação)

Os iPads com tela Retina, bem como os de segunda e terceira geração, são especialmente difíceis de realizar reparos. Esta versão do tablet da Apple tem peças de adesivo plástico que servem para proteger o display e a bateria. No entanto, estes mesmos componentes dificultam a abertura para reparos. A bateria é o item mais difícil de ser removido do aparelho.

7. iPad Mini

Apple iPad Mini (Foto: Divulgação)Apple iPad Mini (Foto: Divulgação)

É de se imaginar que um dispositivo que recebe a nomenclatura "mini" tenha componentes eletrônicos reduzidos. Alguns itens de hardware da versão diminuta do iPad são mantidos à base de grandes quantidades de cola e fita adesiva especial. Outros são muito pequenos e bem fáceis de perder, como é o caso dos parafusos. Mais um problema tem relação com o conector principal que é soldado à placa lógica: caso apenas um pino do conector se quebre, o usuário deverá trocar toda placa.

6. Nikon D5100 16,2 MP

Nikon D5100 16,2 MP (Foto: Divulgação)Nikon D5100 16,2 MP (Foto: Divulgação)

Mais uma câmera digital da Nikon entrou na categoria de aparelhos eletronicos difíceis de desmontar. Para realizar reparos ou trocar peças dessa SLR, é necessário retirar muitos parafusos e desmontar uma série de encaixes de peças. Os componentes de hardware são tão compactos e acoplados uns aos outros que tornam pequenos reparos muito complicados de serem realizados.

5. MacBook Pro 13" com tela Retina

Apple MacBook Pro 13.3 retina display (Foto: Divulgação)Apple MacBook Pro 13.3 retina display (Foto: Divulgação)

Torcer para que o MacBook Pro 13 polegadas com tela Retina não dê problema deve fazer parte da rotina dos proprietários do notebook. O computador da Apple não facilita a realização de consertos e trocas de peças. A bateria do modelo não pode ser removida com facilidade, a memória RAM é soldada à placa mãe e há parafusos do tipo pentalobe por todos os lados - cuja chave de fenda não está disponível comercialmente.

4. iPod Shuffle 2GB da quarta geração

Apple iPod Shuffle 2GB da quarta geração (Foto: Divulgação)Apple iPod Shuffle 2GB da quarta geração (Foto: Divulgação)

O problema do iPod Shuffle da quarta geração de 2GB é causado por sua principal característica: o tamanho. Devido a suas proporções bastante reduzidas, é praticamente impossível abrir este dispositivo sem inutilizá-lo. Além disso, a bateria deste mp3 player é soldada à placa lógica. Não é preciso dizer o quanto isso pode ser ruim em um dispositivo tão pequeno.

3. Microsoft Surface Pro

Microsoft Surface Pro Tablet (Foto: Divulgação)Microsoft Surface Pro Tablet (Foto: Divulgação)

O tablet da Microsoft entra para a lista dos tablets com manutenção mais complicada de ser feita. O visor do Surface Pro é incrivelmente difícil de ser removido, pois é selado à moldura com uma quantidade enorme de adesivo plástico. Outro ponto negativo são seus mais de 90 parafusos: cada um deles ajuda a manter presos os componentes eletrônicos do tablet.

2. HTC One

HTC One (Foto: Divulgação)HTC One (Foto: Divulgação)

Pode-se dizer que a estrutura do smartphone HTC One não foi pensada para colaborar com eventuais reparos técnicos. O telefone é extramentente difícil - talvez impossível - de ser aberto sem destruir sua parte traseira. Mesmo se um técnico conseguir abri-la, encontrará alguns problemas, entre eles, a bateria, que é acoplada à placa mãe.

1.  MacBook Pro 15" com Retina Display

Apple MacBook Pro 15 polegadas retina display (Foto: Divulgação)Apple MacBook Pro 15 polegadas retina display (Foto: Divulgação)

A imagem fala por si só. A complexidade do hardware desse computador é incrível e dificulta muito qualquer tipo de conserto. Entre os maiores problemas encontrados estão parafusos do tipo pentalobe e a memória RAM soldada - e não expansível -, além do difícil acesso ao processador. O MacBook Pro de 15 polegadas com tela Retina supera seu "irmão" de 13 polegadas - e todos os outros da lista - e foi escolhido como o eletrônico mais difícil de ser reparado do mercado.

Quer saber se vale a pena consertar um PlayStation 3 com defeito? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Techspot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adelmo Vale
    2017-07-04T10:04:33

    Eletrônicos,de pouco a pouco se tornando descartáveis.Que pena!

  • Ivo Calzolari
    2015-06-17T15:16:12

    Estou muito desapontado com a marca Apple, os aparelhos além de caros são descartáveis, comprei um ipod touch deu problema após uso normal, entrei em contato com a apple e disseram que o aparelho não tem conserto e deveria comprar novo aparelho. Absurdo, me senti um verdadeiro "trouxa" nunca mais entro nessa fria.

  • Luis Rocha
    2014-12-27T13:08:18  

    Srs, creo que falar que no tem concerto estes aparelhos, sô serve para desanimar a os compradores pensando que não tem ou que são descartaveis, isto não é verdade pois a maioria destes tem concerto e inclusive as tablets chinas, animo a não colocar mais inverdades que menosprezam a quem tem estudiado e são capacitados para o concerto, obrigado!

    recentes

    populares

    • Luis Rocha
      2014-12-27T13:08:18  

      em momento algum a matéria diz que os produtos não tem conserto, e sim que são muito difíceis de serem consertados, o que é a pura verdade, e concerto com c é uma peça musical o correto é com s.

  • Gilmario Paschoal
    2014-10-29T00:36:26

    Isso não é bom ,nem pro meio ambiente e nem pra economia,alguém poderia está trabalhando pra conserta-los,mas ninguém tá nem ai mesmo.

  • Roseli Castro
    2013-11-01T22:28:10

    Estou apaixonada pelo Surface Pro 2, está totalmente aprovado! Agora é ter cuidado para não estragar. Rsrs

  • Vanderlei Vetachi
    2013-09-27T15:52:57  

    Melhor máquina ! A " DOSOTROS"...

    recentes

    populares

    • Vanderlei Vetachi
      2013-09-27T15:52:57  

      verdade... a do amigo e excelente...rsss

  • Vadim Vladimir
    2013-09-27T16:18:02

    chave de fenda pentalobe tem a venda em qualquer esquina ! é só jogar no google, o ML está cheio delas !

  • Daniel Speratti
    2013-09-27T16:08:41

    Pior ainda são aqueles produtos bem fáceis de consertar, de tanto dar problemas, viram clientes do conserto. Campeã nisso é a CCE, desde antigamente.

  • Danilo Lemos
    2013-09-27T15:52:35

    Vale lembrar que a Apple costuma blindar tanto o hardware quanto o software, pois impossibilita o acesso do usuário a arquivos instalados em seus equipamentos. Nem mesmo desenvolvendo seu próprio software com xCode você é dono do que comprou.

  • Marcelo Silva
    2013-09-27T18:30:47

    Dell na cabeça, comprei a 2 anos atrás, e continua bala.

  • Luan Frazão
    2013-09-27T18:21:05

    hj em dia esses equipamentos já são construídos para n durar muito, e qd der problema, n se consiga resolver.. td pra q o consumidor gaste dinheiro comprando um novo ou ate mesmo um melhor ki ja tenha lançado.. tudo pelo lucro!

  • Bruno Brant
    2013-09-27T16:22:34

    Essa é a tendência... Aparelhos cada vez mais complexos e "inconsertáveis"... Mas tudo isso já está previsto e calculado. Sugiro aos colegas reservarem 20 minutos do seu tempo para assistirem o documentário "Story of Stuff", que trata exatamente disso (busquem no Youtube - há versões dubladas e legendadas em português).

  • Matheus Ribeiro
    2013-09-27T19:08:45

    E mais...quem é que vai meter a mão na "massa" para trocar essas peças??? A assistência que se vire! Mas se acha a manutenção cara...para tocar uma peça onde a placa é tudo junto... não peçam para fabricar aparelhos cada vez mais finos!! Escolham!

  • Paulo Moreira
    2013-09-27T18:05:23

    hoje não se conserta nenhum equipamento eletronico, joga o mesmo no lixo e compra um novo,,,, se mandar consertar nunca mais funcionara como o original, engana-se ou é enganado quem manda qualquer equipamento eletronico para conserto.

  • Aquele Wesley
    2013-09-27T18:05:16

    Bom mesmo é ter um fusca que vc mesmo monta e desmonta!

  • Oziel Silva
    2013-09-27T17:30:28

    comprei um mac book pro 13 , pouco tempo teve uma dano acidental, derramamento de liquido, danificou apenas o teclado 700,00 reais para trocar toda a parte de cima, incluido touch pad,auto falantes ,microfone.etc o detalhe e que eu soicitei a peca danificada de volta , ja que eu estou arcando com os custos, o ue foi negado pela apple.fui ao procom que notificou a empresa que devolva a peca sem qualquer custo,ou deixe de cobrar pelo servico. ainda estou aguardando resposta.a APPLE desrespeita o consumidor e cod de defesa do consumidor.

  • Jose Damasceno
    2013-09-27T17:25:29

    Só da Apple.

  • Dom Diego
    2013-09-27T20:33:48

    Difícil de consertar é escova de dente, espelho quebrado e sabonete usado, isso ai é mais uma propaganda paga por empresas concorrentes.

  • Reinaldo Murça
    2013-09-27T19:33:02

    É IGUAL AO SER HUMANO NO MERCADO DE TRABALHO. SÓ SERVE QUANDO É NOVO E FUNCIONA!

  • Christie Cordeiro
    2013-09-27T19:25:34

    Lista de coisas que não se conserta sem nada da CCE? Só podem estar de brincadeira.

  • Demetrio Oliveira
    2013-09-28T00:25:01

    APPLE É LAZARENTA DE ESPERTA MESMO HEIN! BANDO DE OTARIOS AINDA AMAM ELA!

  • Cristiano Moreira
    2013-09-28T00:06:39

    Apple, sempre dificultando e monopolizando! So os leigos acreditam nela

  • Juciel Santos
    2013-09-27T23:35:16

    eu

  • Leonardo Silva
    2013-09-27T20:50:01

    acho q é proposital a dificuldade de realizar a manutenção desses aparelhos, só acho

  • Dante Saiki
    2013-09-27T20:35:37

    Produtos de Fresco