Tablet

02/09/2013 08h00 - Atualizado em 02/09/2013 13h39

Relógio inteligente da Samsung está na lista das novidades da IFA 2013

Lucas Pinheiro
por
Para o TechTudo

A IFA 2013 vai acontecer em Berlim do dia 6 a 11 de setembro com grandes empresas como Samsung, Sony, LG, Philips, Lenovo e HP anunciando lançamentos e tendências para o próximo ano. O evento é importante para o mercado internacional, por influenciar um tradicional período de consumo como o fim das férias estudantis americanas. Um dia antes, apresentações grandiosas de Samsung e Sony e outras menores de LG, Lenovo, Dell e Toshiba irão anunciar as novidades que serão vistas na feira.

IFA 2013 acontece em Berlim do dia 6 à 11 de setembro (Foto: Divulgação)IFA 2013 acontece em Berlim do dia 6 a 11 de setembro (Foto: Divulgação)

Em meio a tantos rumores que permeiam as líderes do mercado, acompanhe algumas novidades que podem ser anunciadas já no próximo mês na capital alemã.

Samsung Galaxy Gear

Um aguardado relógio inteligente já teve seu desenvolvimento testado outras vezes pelas mãos da LG, Motorola e Sony. No entanto, será a Samsung a anunciar o gadget complementar aos smartphones como algo que pode dar certo, levando em consideração que o dispositivo rodará o sistema Android, e poderá se integrar com outros equipamentos que utilizam a plataforma Google. O pequeno aparelho também terá conectividade NFC e rastreador. A expectativa é que, além da coreana, Sony e Apple briguem por um lugar ao sol diante da perspectiva positiva deste novo tipo de produto. A empresa da maçã, aliás, é outra companhia que sustenta a expectativa de lançamento de um smartwatch.

Protótipo da aparência do relógio inteligente da Samsung (Foto: Reprodução/Venture Beat)Protótipo da aparência do relógio inteligente da Samsung (Foto: Reprodução/Venture Beat)

Samsung Galaxy Note III

Aproveitando a oportunidade, a Samsung ainda trará o novo foblet Galaxy Note III com tela ainda maior de 5,7 polegadas, especificações mais avançadas e até novos sons. Na conferência secundária da empresa no dia 5 de setembro, novidades para aparelhos de TV, notebooks, câmeras mirrorless (que permitem lentes intercambiáveis) e geladeiras conectadas são aguardadas.

Galaxy Note III terá tela maior de 5,7 polegadas (Foto: Reprodução/GottaTheMobile)Galaxy Note III terá tela maior de 5,7 polegadas (Foto: Reprodução/GottaTheMobile)

Novamente em relação aos foblets, estes têm se tornado outra importante fonte de renda das empresas de tecnologia, e seguidas pela própria Samsung, devem apresentar um aparelho parecido na IFA. A única que ficará de fora é a Nokia, que vai esperar até 26 de setembro para introduzir o chamado Nokia Lumia 1520 com Windows Phone 8.

Sony SmartWatch 2

Assim como a Samsung, a Sony também vai levar seu smartwatch para a IFA. Nomeado de SmartWatch 2, já sabemos que a nova versão do relógio será mais fácil de ser pareado com o Android, já que conta agora com a tecnologia NFC. Ele ainda é resistente a respingos d’água e possui tela touchscreen de 1,6 polegadas.

Sony SmartWatch 2 (Foto: Divulgação)Sony SmartWatch 2 (Foto: Divulgação)

Sony QX Lens / Xperia Z1

Além do relógio, a Sony também aposta suas fichas nas lentes QX para smartphones. Aliada ao sensor e processamento de imagem, o acessório tentará chegar aos pés das configurações que as câmeras Galaxy conseguem ter. Essa tarefa, inclusive, precisa ser viável para brigar pelo mercado ao tentar balancear custo e o benefício do produto. Espera-se que as lentes tenham dois módulos QX, cada um destinado a uma função. Um para o sensor RX100M2 e outro para o uso do zoom de 10x. Será possível usá-las tanto em aparelhos com Android quanto em iPhones.

Sony QX Lens em versão branca e dourada (Foto: Reprodução/The Verge)Sony QX Lens em versão branca e dourada (Foto: Reprodução/The Verge)

É possível ainda que a Sony anuncie seu novo smartphone top de linha, o Xperia Z1. Ele deverá contar com câmera de 20 MP e nova lente G como destaque entre os outros tantos Androids existentes. Por último, um computador conversível VAIO também está em vista de ser lançado.

Câmera e botão do Xperia Z1 foram revelados em vídeo oficial (Foto: Reprodução)Câmera e botão do Xperia Z1 foram revelados em vídeo oficial (Foto: Reprodução)

Tablet 4K de 20" OLED da Panasonic

Apresentado na CES 2013 no início do ano, o tablet 4K gigante da Panasonic promete ganhar uma nova versão ainda mais fina e potente. Rumores apontam que o modelo venha equipado com o novo Haswell Core i5 de 1.6 GHz, GPU da Nvidia, 4 GB de RAM, 128 GB SSD e Windows 8.

Tablet gigante de 20 polegadas com tela OLED 4K da Panasonic (Foto: Reprodução/The Verge)Tablet gigante de 20 polegadas com tela OLED 4K da Panasonic (Foto: Reprodução/The Verge)

Outras

LG e HTC vão apostar em dispositivos Android, mas precisamente em tablets. A LG trará o G Pad 8.3, ainda tendo seus pontos verdadeiramente fortes para um confronto esperados. Já a HTC quer brigar com a família Galaxy Note da Samsung com o lançamento do One Max.

Novo tablet da LG; o G Pad 8.3 (Foto: Divulgação)Novo tablet da LG; o G Pad 8.3 (Foto: Divulgação)

Toshiba, Lenovo e Dell devem apenas atualizar seus produtos numa escala menor, devido a dependência que possuem com a Microsoft e seu sistema. Mesmo assim, a Lenovo faz alarde para sua conferência no dia 5 de setembro dizendo que há inovações na área de produtos híbridos. O que pode ser considerado como a vinda de novos dispositivos da família Yoga com Windows 8.1 já instalado. A Dell pode finalmente mostrar seu ultrabook XPS 11 conversível em tablet, e a Intel apresentará sua nova geração de processadores Haswell, assim como uma possível amostra de um ultrabook.

Dell XPS 11 deve finalmente ser apresentado (Foto: Reprodução/Engadget)Dell XPS 11 deve finalmente ser apresentado (Foto: Reprodução/Engadget)

TVs 4K aos montes

É certo que teremos diversos novos modelos de TVs 4K sendo mostradas. Samsung, Sony, Toshiba e Philips podem estar preparando boas novidades na área. Uma delas pode ser a atualização para a tecnologia Philips Ambilight que projeta cores no ambiente ao redor do dispositivo. Um modelo gigante de 98 polegadas UltraHD da Samsung também promete aparecer por lá.

philipsuhd (Foto: philipsuhd)Modelo 4K da Philips já ganhou prêmio antes mesmo de ser apresentada (Foto: Divulgação)

Algumas companhias, no entanto, não estarão presentes no evento e só nos resta esperar que possíveis rumores sejam desfeitos. A Apple costuma evitar falar sobre seus lançamentos antes de seus próprios eventos oficiais, a Nokia não possui nenhuma atualização em vista para sua linha de smartphones e espera lançar o foblet Lumia 1520 no dia 26 de setembro (como já dito anteriormente) em Nova York. Microsoft pode anunciar novidades, mas não pretende usar o palco da IFA mesmo assim.

Via The Verge e Gizmologia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco Pires
    2013-09-02T12:02:14  

    so nao pode vim com android, pq ate pra ver a hora ficaremos no delay

    recentes

    populares

    • Marco Pires
      2013-09-02T12:02:14  

      Rodrigo Perez pelo menos voce consegue travar o meu com uns caracteres, e o teu que trava sozinho? hahaha.. nao adianta discutir, quem tem iphone sempre vai preferir iphone, e quem tem android sempre vai preferir iphone tbm! ;) hahahha

    recentes

    populares

    • Marco Pires
      2013-09-02T12:02:14  

      Marco Pires, viver no delay é algo como não ter bluetooth de verdade até hoje? Ser refém de um programa na hora de conectar o smartphone a um laptop ou desktop? Apresentar como novidade um "relógio inteligente" que a Sony já faz há dois anos e a Samsung já estava pra lançar? Patentear um inovador projetor para smartphones, 2 anos depois que a Samsung começou a vender um aparelho com esse equipamento? Dizer que NFC não serve para nada e, meses depois, anunciar que a tecnologia deverá estar embarcada nos próximos iPhone? É... acho que imagino o que você quis dizer com viver no delay.

  • Fabio Silva
    2013-09-02T18:29:05  

    Se o smartwatch for esse da foto, será uma decepção, pois é horrível. A Apple vai simplesmente humilhar quando lançar o iWatch.

    recentes

    populares

    • Fabio Silva
      2013-09-02T18:29:05  

      Barbieri Neto se vc notar, eu fui d encontro ao q ele falou antes, so q n hora de digitar saiu outra cosia do q queria dizer

    recentes

    populares

    • Fabio Silva
      2013-09-02T18:29:05  

      Barbieri Neto na verdade eu digitei errado, queria dizer q era um relogio nao uma tv

  • Rafael Silveira
    2013-09-02T19:49:27  

    Ow amigo, que horas são??? Vish perae q travou! :)

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2013-09-02T19:49:27  

      boa kkkkkkkk

  • José Bernardo
    2013-09-02T12:26:34  

    Esse relógio inteligente da Samsung parece mais o morfador dos Power Rangers...

    recentes

    populares

    • José Bernardo
      2013-09-02T12:26:34  

      kkkkkkkkkkk

  • Tony Consenza
    2013-09-02T21:01:47

    não é por nada não...mas que reloginho feio....... vou esperar o iwatch.. com certeza vai dar um banho de design neste.... DOMINÓ

  • Felipe Lawnsen
    2013-09-02T17:11:31

    "Aliada ao sensor e processamento de imagem, o acessório tentará chegar aos pés das configurações que as câmeras Galaxy conseguem ter. " Esta de sacanagem comigo TechTudo???? Olha as cameras da linha lumia, perto delas as da samsung parecem binquedinho de criança!

  • Gustavo Volpe
    2013-09-02T21:42:28

    Bah, mas tá feio pra caramba esse "celular de pulso" da samsung. O protótipo que estava sendo divulgado era muito mais bonito. Com esse design não deve emplacar, o da sony tá muito mais bonito.

  • Raphael Rodrigueds
    2013-09-02T15:40:39  

    Chupa Apple!

    recentes

    populares

    • Raphael Rodrigueds
      2013-09-02T15:40:39  

      A Samsung só sabe copiar. Já a Apple é superinovadora e, por isso mesmo, vai lançar o primeiro relógio com SO e capacidade de interagir com smartphones e outros equipamentos eletrônicos. É isso mesmo Fabio Silva ?

    recentes

    populares

    • Raphael Rodrigueds
      2013-09-02T15:40:39  

      O iOS7 é um belo chupisco no Android e no WP8... deve ter sido desenvolvido pela Samsung, né Gabriel Cavalcanti?

  • Airton Souza
    2013-09-04T22:57:18

    Tablet de 20 polegadas, Nossa Sinhora dos Monitores