Fabricantes

08/09/2013 07h30 - Atualizado em 08/09/2013 09h48

Crazy Taxi e Soul Calibur: relembre 10 dos melhores jogos do Dreamcast

João Paulo Carrara
por
Para o TechTudo

Dreamcast, o último console da Sega, trouxe bons títulos e ideias à frente de seu tempo, como uso de sensor de movimento, webcam e rede online. Mas além das inovações, o console também recebeu ótimos games e o TechTudo preparou esta lista com 10 títulos marcantes do videogame.

dreamcastDreamcast (Foto: Divulgação)

10 - Phantasy Star Online

rpgPhantasy Star Online (Foto: Divulgação)

Phantasy Star Online trouxe o gênero MMORPG para o Dreamcast em 2001, permitindo que jogadores do mundo todo criassem seus personagens para explorar um vasto mapa e lutar contra outros jogadores reais.

Como um “caçador” o seu trabalho era sair dos limites seguros de seu navio-colônia para a superfície do planeta Ragol. No entanto, o lugar era o lar de uma série de inimigos. O jogo foi relativamente curto para um RPG, mas sua longevidade veio na forma de quests em grupos, garantindo muitas horas de ação no estilo hack ’n slash.

9 - Skies of Arcadia

arkSkies of Arcadia (Foto: Divulgação)

Alguns consideram este o melhor clone de Final Fantasy já feito. Skies of Arcadia marcou a memória de muitos jogadores como um dos melhores RPGs baseados em turnos de sua geração.

A história de Vyse se passa em um mundo enorme, com personagens carismáticos e um ótimo sistema de combate. Ainda em comparação com Final Fantasy, Skies of Arcadia está longe de ser tão difícil e em pouco tempo o jogador já está dominando os controles, mas mesmo assim, o game tem personalidade própria.

8 - Tony Hawk’s Pro Skater 2

Anos atrás Tony Hawk’s era o único jogo capaz de fazer frente à popularidade dos jogos de futebol nas locadoras e lojas de games espalhadas em todo o Brasil. O segundo título, em especial, é até hoje um dos preferidos da série e, somadas todas as plataformas, é o vigésimo jogo mais vendido da história.

thTony Hawk's Pro Skater 2 (Foto: Divulgação)

Além de implementar novas mecânicas e o modo Create-a-Skater, em que o jogador cria seu próprio personagem, o jogo tinha uma trilha sonora incrível, com Rage Against the Machine, Papa Roach, Bad Religion, Anthrax, entre outros.  A presença de skatistas reais como o próprio Tony Hawk e o brasileiro Bob Burnquist ajudaram a cativar o público e popularizar não só o jogo, como a própria modalidade do skate profissional no país.

7- Virtua Tenis

tenisVirtual Tenis (Foto: Divulgação)

A Sega levou a sério os aspectos de simulação do esporte e tentou criar um jogo estilo arcade, com controles rápidos e fáceis. O modo Circuito Mundial merece destaque com os jogadores licenciados, mas muita gente queria saber mesmo é de se divertir com os minijogos.

6 - Resident Evil CODE: Veronica

Inicialmente, Resident Evil: Code Veronica foi lançado com exclusividade para o Dreamcast e no ano 2000, teve uma versão melhorada, batizada de Resident Evil CODE: Veronica X. A trama é dividida em duas partes, sendo que na primeira o jogador controla Claire Redfield e seu principal objetivo é escapar da ilha infestada pelo T-Virus. Na segunda o jogador assume o papel de Chris Redfield, que busca encontrar sua irmã perdida.


O jogo foi o primeiro da série Resident Evil a ter expressões faciais e movimentação labial para a fala das personagens e muitos fãs consideram a trilha sonora de Code Veronica a melhor da franquia até os dias atuais. Com pouco mais de 1 milhão e cem mil cópias vendidas, o título é o quinto jogo mais vendido da história do Dreamcast.

5 – Crazy Taxi

A mistura de velocidade, checkpoints e músicas do The Offspring, deu certo. Em Crazy Taxi, assumir o papel de uma taxista e levar passageiros para todos os cantos da cidade tornou-se uma experiência das mais animadas e engraçadas.

crazyCrazy Taxi (Foto: Divulgação)

O principal modo de jogo era o Arcade, em que se escolhia um dos taxistas para transportar o maior número de passageiros e cobrar as tarifas antes que o tempo se esgotasse. Vários minijogos também foram incluídos no modo Crazy Box, como um salto de “esqui-táxi” e boliche. No segundo jogo da série foram adicionados mapas mais complexos e a capacidade de salto mas a proposta manteve-se praticamente idêntica.

O game é o terceiro mais vendido da história do Dreamcast com cerca de 1 milhão e duzentas mil cópias.

4 - Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes

Colocar no mesmo jogo os melhores lutadores da Capcom e da Marvel funcionou muito bem, criando uma das melhores franquias de luta da história. Os principais destaques ficavam por conta dos belos visuais, acompanhado de um dos melhores sistemas de combate já criados, com movimentos especiais e combinação de combos infinitos.


Apesar de contar com 56 personagens o balanceamento entre os lutadores era bem equilibrado e o modelo de luta três-contra-três funcionou muito bem, permitindo a criação de times variados. Demorava bastante até os jogadores conseguirem desbloquear tudo na loja do jogo, que incluía novos personagens, arenas, figurinos e artes conceituais.

3 - Soul Calibur

soulSoul Calibur (Foto: Divulgação)

Soul Calibur é considerada até hoje uma das melhores séries de luta 3D. Na sua primeira versão, para Dreamcast, o sistema de combate foi implementado de maneira que atendesse tanto os jogadores mais experientes quanto os mais novos. Com 1 milhão e trezentas mil cópias Soul Calibur é o segundo jogo mais vendido do console.

2 - Shenmue

Shenmue foi um jogo que definiu todo um gênero, com sua interatividade e liberdade incomparáveis na época. O game trazia um sistema inovador que simulava as condições do clima em tempo real, NPCs com falas diferentes dependendo do dia, Quick Time Events e várias outros detalhes, como maquinas que vendem brindes, Fliperamas e lojas de conveniência.

shShenmue (Foto: Divulgação)

Shenmue tem uma jogabilidade única que reúne vários gêneros diferentes em um só, com seu mundo aberto e batalhas 3D. Foi o jogo de produção mais cara de seu tempo, com custo de $47 milhões de dólares na época. É o quarto jogo mais vendido da história do Dreamcast, com 1 milhão e duzentas mil cópias.

1 - Sonic Adventure 2

É quase uma unanimidade a afirmação de que a Sega praticamente matou o seu mascote quando levou Sonic para a plataforma 3D, criando jogos ruins e mal recebidos pela crítica e público. No entanto, Sonic Adventure 2 no Dreamcast é uma exceção a essa regra.

sonicSonic Adventure 2 (Foto: Divulgação)

O game contava com diversos personagens, vários estilos de jogo e gráficos impressionantes para a época. Foi um dos poucos títulos de Sonic em 3D que conseguiam recapturar a sensação de velocidade e movimento dos jogos originais além de acrescentar algo novo. Não foi um título perfeito, é verdade, mas é um dos últimos grandes jogos do Sonic e para alguns, até hoje o único 3D que vale a pena ser jogado.

Pelo carisma do mascote, pelo saudosismo e pelo título de jogo mais vendido da história da plataforma (2.5 milhões de unidades), Sonic Adventures 2 leva o nosso primeiro lugar nesse Top 10.

Fórum TechTudo: Ranking dos melhores consoles de todos os tempos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diogo
    2015-02-25T14:12:06

    Cadê o Sega Rally?

  • Fabio Souza
    2013-09-08T08:19:16

    Tenho o meu dreamcast novinho ate hoje, nao vendo por nada,meu mascote!

  • Joselio Silva
    2013-09-08T12:25:40

    tambem tive um dreamcast,um videogame muito da hora.

  • Marcelo Ferreira
    2013-09-08T12:15:39

    Faltou o jogo unreal tornament que foi um jogo super maneiro

  • João Barbosa
    2013-09-08T11:58:48

    THPS 2 para mim o melhor daquela geração

  • Andre Cogo
    2013-09-08T10:30:01

    faltou as 24 Hrs de Le Mans

  • Vinicius Martignone
    2013-09-08T10:21:56

    Faltou Rush 2049 e o game do Spawn, que na época era muito divertido tendo uma ótima proposta de tela dividida.

  • Mano Ed
    2013-09-08T10:21:03

    Nessa lista faltou o jogo Wacky Races (Corrida Maluca), me divertia muito durante horas com os amigos, nesse jogo que é no mesmo estilo de Crash Team Racer e Mario Cart.

  • Renê Almeida
    2013-09-08T09:08:02

    Um ótimo videogame, uma pena que estava a frente do seu tempo.

  • João Coelho
    2013-09-08T13:22:26

    O melhor era os mini-games do VMU pra jogar enquanto dava o loading no game......inesquecível

  • Wesley Oliveira
    2013-09-08T13:02:09

    O jogo de tenis 2K2 era melhor que o virtual tenis, soul reaver, dead alive, capcom vs snk, e o melhor jogo de pesca já feito sega marine fisher, além do fodástico jet set radio completam a lista de bons jogos.

  • Felipe Nonato
    2013-09-08T12:50:17

    Não conheci 10 pessoas com Dreamcast, só conheci 2 na verdade. O Tony Hawk 2 foi o que mais joguei, tenho todas as músicas em ordem na cabeça, passei horas e horas até fechar o jogo em 100%.

  • Wagner Vaz
    2013-09-08T12:49:03

    Dreamcast... Muito superior a todos os consoles da época, porém, não foi um bom momento para a SEGA ter lançado-o no mercado. Enfim, SEGA inesquecível.

  • Claus Mine
    2013-09-08T13:57:05

    Eu tive o prazer de te-lo no passado!!! O grande problema do Dreamcast é que teve que enfrentar concorrência do PS1. Playstation 1 e seus jogos eram extremamente populares, nada desbancava esse console.

  • Rafael Querubim
    2013-09-08T13:51:51

    tive todos ,shemue é loko ,,,agora outro loko era shadow man....esse vídeo game era loko demais ,de todas plataforma que tive ,para mim o dream cast ,só perde para o ps3

  • Reinaldo Souza
    2013-09-08T13:45:30

    faltou buzz lighter vigilante8 e o jogo se skate da mtv e eu tinha sonic tony crazy taxi virtua tenis

  • Giovane César
    2013-09-08T13:32:55

    eeeiitaa joguei moto Crazy Taxi, e tempo q nao voltaa, hj só jogamos graficos e graficos bons tempos q nao volta maais

  • Luciano Silva
    2013-09-08T13:29:50

    Ainda vou comrpar um, só pra jogar Shenmue

  • Hudson Santos
    2013-09-08T13:24:56

    Eu ainda tenho ele só que está com um problema no leitor ,comprei ele mais ou menos em 2002 e joquei resident evil c veronica foi a unica vez q um jogo me vez ficar realmente com medo obs: era a primeira vez tinha jogada e era numa madrugada hehehehe

  • Herbert Ataide
    2013-09-08T12:45:59  

    Faltouuuu RAYMAN 2 the Great Scape !

    recentes

    populares

    • Herbert Ataide
      2013-09-08T12:45:59  

      Concordo !

  • Nathan Z.
    2013-09-08T15:46:57  

    Realmente o problema do Dreamcast foi que ele era um console muito a frente de sua época. Foi somente nessa atual geração, e ainda só agora perto do final da geração, que se popularizou pra valer mesmo a jogatina online, por exemplo. Excelente console, lançado no tempo errado. Nunca tive, mas se tivesse, tenho certeza que teria me divertido bastante, mesmo com a pouca quantidade de jogos que saíram pra ele.

    recentes

    populares

    • Nathan Z.
      2013-09-08T15:46:57  

      É meu caro, eu Felizmente tive a oportunidade de ter um, e zerei com gosto o Shenmue e o Code Veronica.. muito bom mesmo.. E acho uma pena, ninguém Relançar o Shenmue.. tenho certeza que Faria muito Sucesso com os Gráficos atuais !!

  • Darlan Santos
    2013-09-08T15:28:58  

    Resident Evil CODE: Veronica era show de bola...nunca conseguir zerar pois cheguei numa parte onde tinha uma sala que mudava os objetos e não conseguir descobrir o segredo.

    recentes

    populares

    • Darlan Santos
      2013-09-08T15:28:58  

      era aquela dos quadros , eu tambem tive muita dificuldade na epoca tive que comprar uma revista para passar aquela quest

  • Thomas Thurbano
    2013-09-08T15:18:10

    Já tive um dreamcast que comprei quando morei no Japão, infelizmente vendi quando voltei ao Brasil. Tenho boas lembranças dos seus jogos como virtua fighter 3 e o virtua striker 2que eram os dois jogos que eu mais jogava.

  • Joao Mendes
    2013-09-08T15:03:17  

    Quem não jogo Shenmue largue de jogar video game por favor , até hj nenhum jogo fez q esse fez , todas pessoas do jgo era diferente uma da outra

    recentes

    populares

    • Joao Mendes
      2013-09-08T15:03:17  

      Falou tudo,Shenmue,era desafiador.

  • Iles Miranda
    2013-09-08T14:49:46

    PowerStone faltou na lista