Sistemas Operacionais

20/09/2013 07h00 - Atualizado em 20/09/2013 07h00

CyanogenMod, famoso ROM de Android, estará disponível no Google Play

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O CyanogenMod, um dos mais conhecidos ROMs (versões personalizadas do sistema) para Android, vai passar por uma grande reformulação: ele será oficializado. Desenvolvedores estão elaborando um aplicativo, com função de launcher, que oferece o mesmo visual que tanto agrada os usuários, só que agora de forma mais simples.

Quem vence: Android 4.3 ou iOS 7? Comente no Fórum do TechTudo

CM terá instalador no Android (Foto: Divulgação)CyanogenMod terá instalador oficial para Android (Foto: Divulgação)

Em publicação no site do CyanogenMod, o CEO da companhia, Kirk McMaster fez um resumo sobre a origem da ROM e admitiu que essa mudança deve ter pego muita gente de surpresa. No entanto, segundo ele, o futuro promete ser ainda mais brilhante para a interface e seus fãs. Segundo a nota, o instalador deve ser disponibilizado no Google Play já “nas próximas semanas”. 

“O que vai mudar é nossa capacidade, velocidade e tamanho. Não vou deixar nada estagnar. Os nossos passos estavam fora de alcance, há um tempo, mas o caminho está livre agora. Há muita história por vir e somente começamos este novo capítulo. Bons momentos estão chegando”, escreveu o executivo.

A empresa já tem algumas metas que deseja cumprir. São elas: “Organizar, liderar e suportar nossa comunidade, criar experiências incríveis em torno de como você trabalha, criar soluções de segurança que funcionem, se comprometer a construir novos recursos, updates constantes e disponibilizá-lo para todos”. O CyanogenMod não é o primeiro a passar por migrações desse tipo: a MIUI Rom, da Xiaomi, também deixou de ser apenas uma Custom ROM para se tornar um launcher.

Agora, resta aguardar mais informações sobre o visual e as configurações da novidade: ainda não foi divulgado nenhum screenshot ou detalhes sobre o funcionamento do instalador, que deve ser bem diferente da Custom ROM tradicional.

Via Phone Arena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Nogueira
    2013-09-21T02:00:49

    Tenho iPhone mas ja tive android e falo: CyanogenMod é TOP!

  • Narcisio Junior
    2013-09-24T10:22:03

    Não gostei. Prefiro a custo. Não curto esse lance de mascarar algo que ja existe :( . Isso que o launcher faz

  • Anonimo Nome
    2013-09-20T16:25:31

    Claro que terá que ter root

  • Bruna Oliveira
    2013-09-20T13:05:18

    (Dennis) se for Launcher acredito eu que usará muita da memoria ram e processador só para ter o visual do cyanogen , o contrario de instalar a ROM por root que seria naturalmente do jeito cyanogen

  • Alexandre Siqueira
    2013-09-20T10:14:34

    pelo o que entendi, vão lançar só um launcher com a interface da Cyanogen, pra instalar a ROM no sistema creio que ainda será necessário o ROOT no aparelho e instalar a ROM pelo custom recovery

  • Dhyogo Batista
    2013-09-21T01:20:32

    nerds..!

  • W2almeida
    2013-09-20T09:37:27

    era bem trabalhoso instalar essa rom cyanogenmod, eu instalei a versao 9 em lg hub, tive que virar superuser atualizar algumas configuraçoes! mais valeu apena! espero que consiga melhorar cada vez mais! pois o sistema android tem muitas falhas! fora que trava direto?

  • Juca Souza
    2013-09-21T17:09:08  

    Não entendi bem o propósito disso, a não ser a popularização...até pq uma das principais vantagens da ROM é tornar o sistema limpo de tudo pré instalado de fábrica...se for pra instalar um Launcher com visual de android puro, já existe o Apex, Nova e etc...

    recentes

    populares

    • Juca Souza
      2013-09-21T17:09:08  

      O lance é o seguinte, facilitar a instalação da ROM através de um instalador que estará disponível no Google Play. Continuará sendo uma ROM completa, não só um launcher. Entre as facilidades desse recurso de instalação, está a possibilidade de instalar a CM completa e certamente junto com o Gapps, sem exigir do usuário um certo "nível" de conhecimento sobre root e talz... Além disso, seria muito mais fácil adaptar o "app" para vários aparelhos, ao em vez de fazer uma versão completa para os mesmos. O que possibilitaria uma gama maior de aparelhos compátiveis.

    recentes

    populares

    • Juca Souza
      2013-09-21T17:09:08  

      eles vão lançar um SO e quanto mais popularidade melhor tendo em vista que nem todo mundo faz root no tel e instala rooms não oficiais

  • Marcelo Oliveira
    2013-09-20T13:05:46  

    Apenas uma custom rom para se tornar um launcher, sábias palavras.

    recentes

    populares

    • Marcelo Oliveira
      2013-09-20T13:05:46  

      Hahaha né...

    recentes

    populares

    • Marcelo Oliveira
      2013-09-20T13:05:46  

      Kkkkkkkk....boa...é melhor ler essas coisas nos sites gringos pq aqui os caras distorcem tudo;;;querem criar um instalador pra facilitar em todos os smartphones...agora quero ver aqueles smartphones que vc tem q desbloquear o bootloader como que vai fzer...

  • Joao Santos
    2013-09-20T10:35:25  

    Eu li uma matéria mais completa sobre o que a CyanogenMod está preparando para o próximo ano. Seguinte: eles receberam 7 milhões de dólares (não sei de quem) e contrataram 17 profissionais em tempo integral (a maioria dos quais já trabalhavam com as ROMs CM e são ex funcionários de empresas como Samsung, Sony, etc). E o que eles querem para o próximo ano é o lançamento de um aparelho com sua ROM como sistema operacional (sairá o "Mod") para se tornar como um Android ou derivação dele. E mais: querem lançar um app na Store que permita instalação de ROM com um clique. Isso vai revolucionar !

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-09-20T10:35:25  

      Daniel Pontes - Você está certo, errei ao comentar.

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-09-20T10:35:25  

      Joao Santos, na verdade o dinheiro veio de dois fundos de investimento. Eles pretendem manter a ROM, disponibilizar o "launcher" no GPlay e, no seu tempo, lançar o seu próprio smartphone. Já estou na fila para comprar um!