Sistemas Operacionais

10/09/2013 17h37 - Atualizado em 10/09/2013 19h52

É melhor esperar o iPhone 5S chegar no Brasil ou comprar o iPhone 5?

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Apple anunciou seu novo top de linha, o iPhone 5S, em um evento em São Francisco, nos Estados Unidos. O aparelho, apresentado nesta terça-feira (10), deve desembarcar no Brasil apenas no mês de dezembro. No entanto, com a chegada da nova versão, ainda valerá a pena investir no iPhone 5? O TechTudo fez uma analise das características dos dois modelos para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

iPhone 5S e iPhone 5C: veja as diferenças entre os novos modelos da Apple

Versões preta, dourada e prata dos novos iPhone 5S (Foto: Divulgação)Versões preta, dourada e prata dos novos iPhone 5S (Foto: Divulgação)

Lançado em dezembro de 2012 no Brasil, com armazenamento interno de 16GB  a 64GB, o iPhone 5 é equipado com o iOS 6. A tela Retina de 4 polegadas traz uma resolução de 1136 × 640 pixels. O aparelho conta com o processador Apple A6 dual-core de 1.2 GHz e memória RAM de 1GB.

Em termos de multimídia, o aparelho tem uma câmera de 8 megapixels, que permite tirar fotos em resolução de 3264×2248 pixels e criar vídeos em Full HD. Quanto à conectividade, o iPhone 5 é compatível com 4G, além de 3G e Wi-Fi. No Brasil, porém, o padrão LTE não é o suportado pelo celular.

O iPhone 5S, por sua vez, deve chegar às lojas brasileiras somente em dezembro deste ano. O gadget é a “evolução” do iPhone 5 e sua principal característica é o processador Apple A7, o primeiro a ter 64-bit em um dispositivo móvel e a usar estrutura semelhante a dos computadores da Apple.

O smartphone vem câmera com 8 megapixels com Flash LED duplo e leitor de digitais. Seu desempenho nas tarefas do dia a dia chega a ser duas vezes melhor do que o de seu antecessor. Além disto, a bateria tem vida útil um pouco melhor, conectividade 4G mais ampla e o novo iOS 7.

Novos modelos do iPhone 5S (Foto: Divulgação)Novos modelos do iPhone 5S (Foto: Divulgação)

O preço sugerido de lançamento do iPhone 5 variava de R$ 2.399 a R$ 2.999. Atualmente, já é possível encontrar a versão a partir de R$ 2.178 em lojas online. O iPhone 5S não deve custar mais que o valor inicial de seu antecessor, assim como aconteceu nos Estados Unidos. Para quem busca uma alternativa mais econômica, talvez valha investir no iPhone 5C, que tem preços a partir de US$ 99 (cerca de R$ 230) nos EUA, com contrato, e deve chegar ao mercado brasileiro também em dezembro.

Ou seja, em termos de dimensões, tela e preço, o iPhone 5 e o iPhone 5S são muito semelhantes, assim como no sistema operacional, afinal o iOS 7 também será disponibilizado para o aparelho “antigo”. O novo modelo, porém, tem uma melhor câmera, processador mais potente e motor gráfico de alta qualidade.

O novo aparelho terá ainda mais suporte da Apple nos próximos anos, afinal, ao que tudo indica, o iPhone 5 vai ser “substituído” por ele e pela versão mais econômica e de plástico, o 5C. Portanto, para quem tem tempo de esperar até dezembro e condições de gastar um pouco mais, talvez valha aguardar o iPhone 5S.

Qual celular comprar: iPhone 5S ou Galaxy S4? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diogo Oliveira
    2013-09-11T07:48:44

    Que saudade do Steve Jobs...Iphone de plástico? Como é que eu vou falar mal da Samsung agora? "Ahhh...é sempre mais do mesmo..."

  • Vanderson Santos
    2013-09-11T00:31:27

    Pretendo ficar com meu Iphone 5 por mais uns 2 anos!Ele vai ter no minimo mais uns 3 anos de update.E nem passa pela minha cabeça trocar por um de plástico.

  • Samira Mendes
    2013-10-31T17:37:46

    "Atualmente, já é possível encontrar a versão a partir de R$ 2.178 em lojas online" menos que isso, esses dias tava por 2.059 nas americanas (ou no submarino, n lembro)

  • Janaina Alvarenga
    2013-09-12T16:11:34  

    No site da Apple EUA não tem mais o 5 só o 4S,5S e o 5C, será que ele saiu de linha???

    recentes

    populares

    • Janaina Alvarenga
      2013-09-12T16:11:34  

      Sim. Foi substituído pelo 5c. Esses vão ficar pra venda (5c, 5s e 4s).

    recentes

    populares

    • Janaina Alvarenga
      2013-09-12T16:11:34  

      sim, ele saiu. o 5c veio substituindo ele

  • Edgard Silva
    2013-09-11T01:02:35  

    Consigo Iphone 5s 16 gb por R$ 2900,00. entrego na segunda feira 23/09. Interessou? "sdanilo" do google.

    recentes

    populares

    • Edgard Silva
      2013-09-11T01:02:35  

      Vendo iphones 5c 16 gb pronto para desbloqueio. Via AT&T

    recentes

    populares

    • Edgard Silva
      2013-09-11T01:02:35  

      tenho interesse. qual seu contato?

  • Geovane Dantas
    2013-09-11T23:08:12  

    Não tem como o Iphone 5s competir com seus concorrentes mais poderosos como o Samsung Galaxy S4, e principalmente com o Sony Xperia Z1. Com tela de somente 4 polegadas ficara difícil para a Apple confrontar as maquinas concorrentes com seus processadores matadores e suas belíssimas telas de 5 polegadas. O ideal seria um Iphone 5s com tela de pelo menos 4.5 polegadas. Agora uma critica a todos estes fabricantes de smartphones poderosos: quem tem mais de 2 mil reais para comprar um desses tops também tem mais de um chip de celular, então quando vao fabricar estes aparelhos com 2 ou 3 chips?!

    recentes

    populares

    • Geovane Dantas
      2013-09-11T23:08:12  

      A Apple tem um hardware integrado com software que entrega uma excelente experiência, isso sem mencionar o ecossistema. Ter somente um hardware mais parrudo não significa nada.

  • Willian Rafael
    2013-09-11T20:45:14  

    eu acho que o iphone 5 não vai sair de linha não, porque a apple deixa 3 modelos geralmente, era o 5 o 4s eo 4, agora tem o 4s de 8gb,mais ta sendo vendido agora e não junto com o 5c e 5s, acho que vai ficar assim, 5c , 5 e 5s, mais esse 5c ta com dias contados porque ninguem vai querer de plastico ao invez do aluminio.

    recentes

    populares

    • Willian Rafael
      2013-09-11T20:45:14  

      Saiu de linha. Foi substituído pelo 5c. Aí ficam o 5s, 5c e 4s pra venda ;-)

    recentes

    populares

    • Willian Rafael
      2013-09-11T20:45:14  

      amigo... o 5 já saiu de linha nos eua. Aqui no brasil vai ser questão de vender o estoque remanescente.

  • Renata Almeida
    2013-09-12T09:31:52  

    Genteeee o iphone 5 vai ou não sair de linha?????????? Estou afim de comprar ele e só atualizar o sistema...o que acham?????????

    recentes

    populares

    • Renata Almeida
      2013-09-12T09:31:52  

      Na Apple Store dos EUA, não vejo mais o iPhone 5 no estoque. Ele vai ser substituído pelo iPhone 5c. A Apple vai vender o que está no estoque e parar de produzir novos. E vai sair de moda. Vão continuar os iPhones 5s, 5c e 4s. Eu esperaria até vir os novos (7 de dezembro, segundo fontes), mas a escolha é sua.

  • Michael
    2013-09-13T10:45:34  

    Eu tenho uma duvida, se eu compro versão 5S unlocked nos estados unidos, ele funciona aqui com nossa rede normal ou teria problema? Eu não pretendo de obter pelo 4G se o 3G não funciona e caro imagine o 4G. Talvez quando lançar do iphone 6 nosso 3G funciona nem ou 4G que ainda assim duvido

    recentes

    populares

    • Michael
      2013-09-13T10:45:34  

      Na Apple store do Brasil: "Você pode ativar e usar o iPhone na sua rede wireless GSM compatível preferida. O iPhone 4, iPhone 4s e iPhone 5 desbloqueados não funcionam com nenhuma operadora CDMA. O iPhone 5 desbloqueado não é compatível com redes LTE; entre em contato com os provedores de serviços para obter detalhes." Acredito que só com isso precise dar uma olhada, mas o iPhone 5s suporta redes LTE dos EUA, daqui não sei (pq aqui tudo é uma gambiarra).

  • Rui Moraes
    2013-09-10T19:15:04  

    A reportagem ao falar dos preços americanos, são valores vinculados com operadoras, correto?

    recentes

    populares

    • Rui Moraes
      2013-09-10T19:15:04  

      moro aqui nos Estados Unidos, paguei $200 pelo meu iPhone, com contrato de 2 anos, para te-lo desbloqueado, seria $600

    recentes

    populares

    • Rui Moraes
      2013-09-10T19:15:04  

      Duvido, pode adicionar bem mais do que $100

  • Mario Faria
    2013-09-10T19:14:10

    Ooops, lí errado, é o modelo A1530, repito A1530 que funciona em FDD lte Banda 7, a Banda das operadoras brasileiras. espero ter corrigido a tempo.

  • Mario Faria
    2013-09-10T18:41:11

    No site, o modelo A1457 está especificado com compatibilidade a banda lte brasileira (banda 7), então, teoricamente os mais afoitos teriam que escolher este modelo específico na hora de importar o produto.

  • Carlos Castro
    2013-09-10T18:29:56

    Não da pra saber se teremos um aparelho com o LTE funcionando por aqui. Seria prudente esperar.

  • Eduardo Costa
    2013-09-12T00:10:53

    Sempre comprei o primeiro da série, 3g, 4 e 5, nunca tive um modelo S. Confesso que esse conjunto processador/sistema de 64 bits estão me deixando com vontade... Mas o ideal, para quem já tem o 5, esperar pela geração do ano que vem, se bem que ele deverá ter suporte para mais umas duas atualizações de iOS, no mínimo. Se eu tivesse um 4 ou 4s, sem dúvida pegaria o 5s

  • Lucas Gouveia
    2013-09-11T10:52:10

    Não se iluda com esse valor, são todos vinculados com operadora, comprei meu 5 nos EUA, paguei 650 dolares, o bloqueado o mais caro tava 200

  • Bruno Souza
    2013-09-26T20:28:32

    o 5S desbloqueado aqui nos EUA custa $ 649GB $749 32GB e $849 64GB

  • Michele Silva
    2013-10-16T14:52:53

    Como vou la nos EUA no final do ano vou comprar la, com o preço que vai chegar aqui compro o iPhone 5s e o iPad. Ê Brasil, se queremos adquirir coisas boas temos que sair pq aqui só os deputados que conseguem, onde está o lema: Brasil um pais de todos?? acho que so na propaganda ne.

  • Cleiton S.
    2013-09-25T16:43:14  

    Pessoal, Quero comprar o Iphone 5 mais barato alguém ai tem uma dica ou vende ele mais em conta?

    recentes

    populares

    • Cleiton S.
      2013-09-25T16:43:14  

      estou vendendo o meu por 1800,e de 16 GB e a garantia vai ate janeiro 2014,ele e branco!!!