20/09/2013 09h20 - Atualizado em 20/09/2013 11h20

Falha na tela de bloqueio do iOS 7 permite acesso às fotos do usuário

João Paulo Carrara
por
Para o TechTudo

Uma vulnerabilidade na tela de bloqueio do iOS 7 foi descoberta e divulgada em um vídeo na internet nessa quinta-feira (19), apenas um dia após o lançamento do novo sistema operacional mobile da Apple. A falha permite que qualquer pessoa acesse o aplicativo da câmera fotográfica do gadget, sem precisar desbloquear o aparelho com a senha.

O que você achou do sistema iOS 7? Comente no Fórum do TechTudo

Tela de bloqueio do iOS 7 é a porta de entrada para a falha (Foto: Reprodução)Tela de bloqueio do iOS 7 é a porta de entrada para a falha (Foto: Divulgação)

O problema não é só esse: depois de acessar o recurso, o “invasor” pode navegar por toda a galeria de fotos e vídeos do aparelho, deslizando arquivo por arquivo. Na mesma falha, ainda é possível compartilhar o conteúdo nas redes sociais ou enviar para qualquer endereço de e-mail.

O método para burlar a tela de bloqueio não tem muitos mistérios. Basta deslizar para cima o Centro de Controle, tocando no botão do temporizador e mantendo pressionado o botão Ligar, até que surja a opção de cancelamento. Em seguida, toque uma vez no botão de cancelar e duas vezes no botão Home. Isso dará acesso à interface do usuário: enquanto a maioria dos aplicativos estão bloqueados, o recurso de câmera estará acessível.

Enquanto a Apple não lança uma atualização para corrigir o problema, o usuário pode se prevenir contra a falha desabilitando a opção “Acesso pela tela de bloqueio”, disponível menu de “Configurações > Centro de Controle”.

A descoberta foi feita por José Rodriguez, um soldado espanhol que já comunicou a vulnerabilidade à Apple, e  tem um histórico de desvendar erros na plataforma iOS. Ainda não há evidências de que a falha esteja presente também nos recém lançados iPhone 5SiPhone 5C.

Veja mais detalhes:

 

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alisson Silva
    2013-09-20T14:57:36  

    Acabei de fazer no meu e não deu certo... FAKE isso ai!!

    recentes

    populares

    • Alisson Silva
      2013-09-20T14:57:36  

      Bruno, você disse: segue o vídeo... kkkkkkk Você é muito burro... Zé Arruela! Aposto que a porcaria do Samsung Galaxy... Acertei?

    recentes

    populares

    • Alisson Silva
      2013-09-20T14:57:36  

      É FAKE mesmo!!!

  • Ewerton Carvalho
    2013-09-20T11:59:59

    testei e é vulneravel sim ! que pena, mas logo devem atualizar e corrigir o bug

  • Fernandinho Gonçalves
    2013-09-20T10:30:44

    Só se for nesse IOS7 ai, porque no meu é impossível fazer isso, acabei de fazer o teste aqui, ele chega a abrir a câmera, mas na hora visualizar as fotos ele não permite.

  • Alisson Guimarães
    2013-09-20T10:10:33

    Defeito no controle do player de mídia do control center não funciona corretamente o botão play e e os de avanço e retrocesso não respondem ao toque. IOS 7 para "Ipad 3"

  • Tiago Costa
    2013-09-20T09:51:54

    Uai..começou cedo hein? A Bateria tb diminuiu a autonomia. Enfim..todo sistema tem suas falhas. Ganha-se aqui..perde-se ali. No caso do Android, atualizar para 4.3 melhorou a bateria, fluidez, mas deu problema qto à gravação de dados no cartão de memória (Fato prontamente corrigido)

  • Gustavo Volpe
    2013-09-20T12:02:26

    Acontece em todo lançamento de sistema. E convenhamos que será logo corrigido e nem é tão grave assim. As pessoas estão doentes com segurança... meu S3 eu nem tô usando senha, mais, por não ter dados importantes nele e senha pra compras...

  • Lucas Diniz
    2013-09-20T12:01:17

    Fiz aqui e não consegui reproduzir a "falha".

  • Tiago Aráujo
    2013-09-20T14:24:44

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mas não era a APPLE que não tinha falha ????

  • Andre Pinto
    2013-09-20T14:21:44

    Prezados, alguém tentou utilizar o tal erro de programação. No meu você consegue utilizar a camera mais não consegue ver as pastas com as fotos. Acho que esta reclamação foi equivocada porque fiz o teste no meu iphone 5s e no 4s de minha esposa e em ambos não tive acesso ao album de fotos e sim as fotos tiradas naquele momento.

  • Rafael Cruzeiro
    2013-09-20T13:56:44

    "O método para burlar a tela de bloqueio não tem muitos mistérios. Basta deslizar para cima o Centro de Controle, tocando no botão do temporizador e mantendo pressionado o botão Ligar, até que surja a opção de cancelamento. Em seguida, toque uma vez no botão de cancelar e duas vezes no botão Home." Po**a! Não tem mistério? Então eu sou mesmo muito b.urro por não ter descoberto isso. Amigo, com todos esses comandos, o iPhone deveria liberar o acesso às fotos e ainda servir um espresso! (aos críticos de plantão, é com S mesmo).

  • Juliano Zapelini
    2013-09-20T13:50:26

    mortal Kombat

  • Juliano Zapelini
    2013-09-20T13:49:58

    É mais facil fazer a sequencia de um Fatality no Mortal Combat do que executar essa sequencia ai. Não sei como conseguem descobrir isso.

  • Marcelo Jesus
    2013-09-20T12:59:57

    Acabei de fazer o teste no meu iPhone 5 e não encontrei o erro informado na matéria. vocês fizeram o teste antes de publicar isso?? AFFFFFFFFFFFFF

  • Rodrigo Tonholo
    2013-09-20T12:59:37

    Descobri que nessa mesma tela v entrar na siri consegue realizar chamadas sem desbloquear com senha!

  • Guímel Bilac
    2013-09-20T12:04:41

    Não tinha uma reportagem mais relevante não!?

  • Odirlei Júnior
    2013-09-20T16:04:05

    Nossa, acho ridiculo essa briga ANDROID x APPLE !!!! Cada um na sua, e se vc é tão fã de android, por que entrou aqui ??

  • Rodrigo Andrade
    2013-09-20T16:00:55

    Nao precisa todo esse saravá pra acessar, basta na tela de desbloqueio arrastar pra cima e esta na camera... clicando no canto esquerdo abaixo, estará no "rolo da camera"... Não vejo falha de segurança em poder olhar as fotos e compartilhar...

  • Wagner Medeiros
    2013-09-20T15:36:51

    No meu iPhone você acessa a camera, mas não consegue acessar as fotos do aparelho. Obviamente o meu acesso é protegido por senha. Na verdade desde o iOS 6.x já era possível ter acesso à câmera sem desbloquear o aparelho, no entanto, só é possível ver as fotos que tirou naquele momento. As demais fotos só se desbloquear o aparelho por senha, é claro!!!

  • Rodrigo Scarpim
    2013-09-20T15:34:03

    O legal é que eles ensinam né kkkkk

  • Odirlei Júnior
    2013-09-20T15:22:00  

    No meu não dá o acesso, pede para desbloquear !!

    recentes

    populares

    • Odirlei Júnior
      2013-09-20T15:22:00  

      é pq ele usou retardo na solicitação da senha e não esperou o tempo programado pro aparelho pedir a senha de novo.

  • Jacir Hoiça
    2013-09-20T15:03:47  

    "Apple não trava, não tem bug, não dá problema" kkkkkkkkkkkk fanboys...

    recentes

    populares

    • Jacir Hoiça
      2013-09-20T15:03:47  

      travar? o que é isso?

  • Sapo Ninja
    2013-09-20T15:00:36  

    Isso é porque o 7 e o numero da perfeição einh!!

    recentes

    populares

    • Sapo Ninja
      2013-09-20T15:00:36  

      so vc eh perfeito... é o unico que nao tem FALHAS...

  • Douglas Moraes
    2013-09-20T14:50:54

    Tem que deixar a câmera aberta dentro do aparelho, bloquear e fazer o que o vídeo mostra muito rápido, ( apertar no botão cancelar e pressionar duas vezes o botão muito rápido no meu consegui fazer.

  • Valdisnei Pereira
    2013-09-20T14:49:58

    Detesto noticia da Apple, já tão quase no IPhone 6 e não consegui compra nem o 3gs ainda. afffff que fase!

  • Jhonatha Marques
    2013-09-20T14:31:22

    No meu consegui fazer essa proeza ai nao viu!