Jogos de esporte

11/09/2013 06h50 - Atualizado em 11/09/2013 20h16

Fifa 14 e PES 2014: comparamos as versões demo dos jogos

Diego Borges
por
Da redação

Fifa 14 e PES 2014 iniciam uma nova batalha com o lançamento das respectivas versões demo. Os jogos já estão disponíveis para PCs, PlayStation 3 e Xbox 360, e chegam ao mercado no dia 24 de setembro. O TechTudo avaliou os dois games e faz uma pequena comparação entre as versões. Confira:

PES 2014 X Fifa 14 (Foto: Reprodução / TechTudo)PES 2014 X Fifa 14 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Modos de jogo das versões demo

Embora limitada, a versão demo de Fifa 14 conta com outros modos além da simples partida amistosa. Destaque para o Ultimate Team, popular modo que simula um card game. A versão demo conta com um deck pronto composto com os maiores craques da atualidade. A idéia é que os novos jogadores possam entender melhor como ele funciona. As limitações impedem compra e venda de cartas, mas permitem montar a equipe titular e disputar uma partida amitosa contra os clubes presentes no jogo.

Outro modo disponível nesta versão é o Treinamento Livre. Com isso, você pode arriscar chutes ao gol para se acostumar com o novo sistema de finalizações implantado em Fifa 14. E antes das partidas amistosas, é possível conferir as novas modalidades de treinamento, que incluem atividades de passe e lançamentos.

Já em PES 2014, além das partidas amitosa, o game permite que o jogador realize pequenos treinamentos, como chutes a gol, passes e dribles. O modo acaba sendo essencial para aqueles que ainda não se adaptaram com as mudanças na jogabilidade do novo título.

Santos é o unico clube brasileiro disponível

O Santos é o unico clube do Brasil presente na versão demo de PES 2014. O time paulista figura ao lado de Bayern de Munique, Manchester United, Colo-colo e Boca Juniors. Além das seleções européias: Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Alemanha.

Já Fifa 14 traz apenas os clubes Barcelona, Milan, PSG, Borussia Dortmund, Manchester City, Boca Juniors, Tottenham Hotspur e New York Red Bulls.

PES 2014 Fifa 14
Bayern de Munique Borussia Dortmund
Manchester United PSG
Colo-colo Barcelona
Boca Junior Boca Juniors
Santos AC Milan
Inglaterra Tottenham Hotspur
França Manchester City
Alemanha New York Red Bulls
França --
Espanha --
Portugal --

Jogabilidade evoluiu em ambos os jogos

A jogabilidade foi o quesito que mais recebeu modificações nos jogos. Em Fifa 14, é notável o quanto os movimentos estão mais reais. Tanto os passes quanto os chutes a gol não estão tão artificiais como em outras versões, sendo assim, a postura dos jogadores no momento em que os movimentos são executados influência e muito no resultado. Por exemplo, dificilmente um atleta irá finalizar com precisão uma bola rebartida cheia de curvas.

A EA Sports promete que Fifa 14 na nova geração de consoles será o maior jogo de futebol já lançado (Reprodução/TechTudo) (Foto: A EA Sports promete que Fifa 14 na nova geração de consoles será o maior jogo de futebol já lançado (Reprodução/TechTudo))Fifa 14 traz jogabilidade fluida (Foto: Divulgação)

O controle da bola também é mais real. Quando estão correndo, os jogadores a controlam mais afastada do corpo, tornando mais fácil a roubada de bola pelo zagueiro adversário. Já em conduções com menos velocidade, ela fica mais próxima ao corpo, facilitando na hora de executar um drible ou um movimento mais ágil para os lados.

Já em PES 2014, muita coisa mudou. Finalmente a movimentação esté menos robótica do que nas versões anteriores. Os jogadores estão mais soltos e os dribles são executados com mais precisão. O game da Konami também conta com um controle da bola mais realista. As divididas entre jogadores adversários estão reais e justas, beneficiando aquele que chegam melhor ao lance.

Porém, nada agrada mais do que olhar a evolução dos goleiros. Um dos quesitos mais criticados da série finalmente ganhou uma atenção especial da produtora. Dessa forma, os defensores passam mais segurança ao time e muitas vezes se tornam um pesadelo para os atacantes. Entretanto, como nem tudo são flores, ainda há pequenos bugs que incomodam, mas que são insignificantes comparados aos problemas de PES 2013, por exemplo.

PES 2014 permite controlar o goleiro (Foto: Reprodução)PES 2014 permite controlar o goleiro (Foto: Reprodução)

Visual ainda mais realista

Embora PES 2014 não seja lançado para a próxima geração de consoles, visualmente não há o que reclamar do jogo. O game da Konami sempre levou uma pequena vantagem em relação a Fifa nesque quesito e na nova versão não será diferente. Além dos próprios jogadores, os estádios estão mais reais e passam uma sensação incrível ao jogador, tanto com as animações quanto com a torcida, que canta mais alto a cada ataque do time da casa.

Fifa 14 também apostou nos jogadores e trouxe atletas ainda mais definidos. Craques como Neymar, Messi e Thiago Silva estão mais bem desenhados do que em Fifa 13. Os uniformes também receberam mais detalhes e mostram, por exemplo, marcas de suor na reta final do jogo.

Neymar em suas versões para PES 2014 (esquerda) e Fifa 14 (direita) (Foto: Reprodução / TechTudo)Neymar em suas versões para PES 2014 (esquerda) e Fifa 14 (direita) (Foto: Reprodução / TechTudo)

Entretanto, é preciso esperar o lançamento da versão final de ambos os jogos para dar um veredíto. Tanto PES quanto Fifa cometem gafes anuais com jogadores pouco conhecidos, principalmente atletas com penteados exóticos que atuam em campos sulamericanos.

Conclusão

Fifa 14 ainda leva vantagem em termos de jogabilidade. O game da EA corrigiu as pequenas falhas e trouxe mudanças significativas, principalmente no que diz respeito ao controle da bola. Já PES 2014 trouxe uma evolução ainda maior, porém, ainda carrega antigos bugs nas finalizações e na movimentação, o que tornam alguns elementos bem artificiais. Em compensação, o visual do game da Konami é digno de um jogo da próxima geração, graças ao atletas e estádio muito bem definidos.

Qual será o melhor jogo: Fifa 14 ou PES 2014? Dê sua opinião no fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Duarte
    2013-09-11T13:19:15  

    Nao gosto de FIFA, acho muito fraco, joguei o PES e comprei o 2013 e n vejo necessidade pra comprar outro, quem sabe daqui uns 3 anos ou mais compre outro jogo de futebol seja la qual for...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Duarte
      2013-09-11T13:19:15  

      VC nao tava no cartola?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Duarte
      2013-09-11T13:19:15  

      Rodrigo se não fossem as atualizações eu tb não trocaria o problema é: No PES 2012 por exemplo eu ia ter que atualizar no editor senão ia ter que jogar com Oscar no Internacional, Neymar no Santos.

  • André Ribeiro
    2013-09-12T17:44:51

    Só escolhe FIFA quem tomava fumo no W. Eleven... Fifa vc só dribla no analógico (dribles prontos),ou seja, só chega ao gol por tabela ou cruzamentoto. Já o PES depende da sua qualidade e improvisação! Por isso ficou em 1 lugar a partir d 2013,qd renovou sua jogabilidade!!

  • Fernando Silva
    2013-09-12T17:56:58  

    Só uma pergunta: Quando sairá a versão DEMO para PS2? ...nem vejo a hora de testar pra ver como ficou o jogo...tenho que atualizar o 2008?...to ansioso...

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2013-09-12T17:56:58  

      Este ano já não terá atualizações para o Ps2.

  • Marcio Lataliza
    2013-09-12T17:52:13  

    Falem o que quiserem... Pes é jogo de homem, tradicional no Brasil desde Wining Eleven. Fifa é jogo de menino criado com vó. Não troco Pes por nada e este ano está perfeito!

    recentes

    populares

    • Marcio Lataliza
      2013-09-12T17:52:13  

      Concordo com vc Marcio

    recentes

    populares

    • Marcio Lataliza
      2013-09-12T17:52:13  

      Marcio! Tô contigo!!! Quem é fã do PES vai estar com ele até o fim! E quem é fã do FIFA não suporta o PES. Sempre foi assim! Cada um joga o jogo que preferir!

  • Carlos Leite
    2013-09-12T08:22:51  

    Joguei a Demo ontem e vi que a Konami matou o PES 2013, tentaram ENFIFAR o PES, pra quem gosta de diversão o jogo ficou um lixo, lento e com jogadores GIGANTES E GORDOS, sinceramente se for pra ficar jogando esse jogo, vou pro FIFA, infelizmente!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Leite
      2013-09-12T08:22:51  

      VERDADE , joguei e ficou um LIXO , jogadores lentos

    recentes

    populares

    • Carlos Leite
      2013-09-12T08:22:51  

      Marco Toledo , ontem baixei o FIFA e ta um lixo, achei muito fácil, zagueiros tocando de letra, fazendo gracinhas, nunca vi o Pique tocar de letra só se for com a Shakira...kkkv vou de PES mesmo, é questão de acostumar, abrçs.

  • Jefferson Lobo
    2013-09-11T19:27:26  

    O problema é que o PES sempre peca no quesito, Atualizações e Modo de jogo Online. As atualizações demoram muuuuuuuuito para sair, e quando sai, vem mal feitas. Já no modo Online, simplesmente você aplica um 5x0 no adversário e ele faz o que ? buga o jogo e desconecta isso é muuuito ridiculo. Esses foram os motivos para eu migrar dos PES13 para o Fifa13.

    recentes

    populares

    • Jefferson Lobo
      2013-09-11T19:27:26  

      Jefferson Lobo cara, tomara que consigam corrigir. O fifa TB tem problemas de desconexões maliciosas, já passei raiva. Mas ocorre em escala muiiiito menor. Tomara TB que criem mais competições online na ligamonline, principalmente segmentada (tipos de equipes), pq competir só com deram tems enjoa. O fifa já segmentava melhor, apesar de não ter competições tão difíceis e emocionantes como são as da liga master ol.

    recentes

    populares

    • Jefferson Lobo
      2013-09-11T19:27:26  

      realmente o PES me surpreendeu na jogabilidade, gráfico nem se fala... FIFA nao me decepcionou, mas pra eu migrar pra PES vai ficar bem difícil em que pese suas melhorias. Joguei as duas demos. Graificos do FIFA me enrtistecem em relação aos do PES. Mas ainda acho a jogabilidade do FIFA superior à do PES. O que me intrigou no PES foi a finalização pro gol. Muito lenta, não consegui dar um "petardo" pro gol, mesmo ajeitando da melhor forma o corpo dos jogadores. Estranho isso. Alguém mais aqui reparou esse detalhe na finalização ? Vou te falar, se não fosse isso, eu ficaria muito na dúvida...

  • Julian Walber
    2013-09-11T13:51:32

    essas crianças que ficam discutindo sobre os dois jogos uma coisa vi nada de especial no fifa13 jogadores penas que não domina uma bola direito e no pes13 são tudo debi mentais.

  • Leandro Oliveira
    2013-09-11T12:05:35  

    Tbm joguei a demo do pes,tem que melhorar muita coisa ainda, más a jogabilidade melhorou bastante, zagueiros e goleiros melhores, não tem mais o triangulo maldito, mais toque de bola,más quem gosta de FIFA STREET que jogue fifa,más quem gosta de diversão de verdade, graficos nota 10,joga pes 2014.agora é so esperar o lançamento do pes e torcer pra que os lagers sejam banidos do modo online, o fifa lixo tem mais equipes, tem mais estadios, pode ate ter, más isso não basta.eita joguinho ridiculo

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2013-09-11T12:05:35  

      é questão de gosto...quem gosta de realismo na jogabilidade joga fifa e quem gosta de uma coisa mais arcade joga pes...ninguém leva sua opinião a sério....fanboy que não ganha nada por fazer essa defesa do pes....ridículo

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2013-09-11T12:05:35  

      analfabeto funcional típica característica de jogador de PES;

  • Leandro Oliveira
    2013-09-11T12:01:31  

    Gente cá pra nois, quem fala que esse fifa é realista tem que apanhar de cinto, joguei a demo, zagueiros tocando bola de letra, de calcanhar, toca pra um lado olhando pra outro, graficos dignos de do, joguei com o barcelona, de 5 cruzamentos fiz 4 gols de kbça com o gigante messi, quem gosta de fifa street vai adorar esse joguinho lixo,fazendo firulas do campo de defesa ate o ataque,jogo pra criança que não sabe jogar futebol,já ate apaguei a demo de tão ruim q é,

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2013-09-11T12:01:31  

      Fifa é o adoradinho da mídia, zagueiro faz milhares de dribles com perfeição, o Ganso corre a mesma coisa que o Messi, zagueiros correm mais que um guepardo. Fora o gráfico tosco. Eu tenho o FIFA 13 e PES 2013, o fifa tem um bom sistema on-line e boas jogadas, no Pes os únicos defeitos são os goleiros e o on-line fraco. PES muito superior

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2013-09-11T12:01:31  

      Não entendo essa diferença toda que dizem ter, entre pes e fifa.

  • Wagner
    2013-09-11T14:32:24

    Enquanto voce lia gol do barcelona kkk

  • Leandro Oliveira
    2013-09-11T14:29:46  

    kkkkkk,gosto é gosto, quem sempre jogou fifa vai sempre jogar fifa, pois acha pés dificil, no fifa é só graça, firulas fintas q nunca vai existir na vida real,joguei a demo e achei o jogo porco,como falei pes precisa melhorar muita coisa, os graficos do fifa é lixão do nilo de avenida brasil, kkkkk.futebol virtual de verdade pes, futebol mariquinhas fifa lixão

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2013-09-11T14:29:46  

      Eu só jogava PES até 2012, foi quando conheci o FIFA13 e não largo mais dele.

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2013-09-11T14:29:46  

      kkkkk olha esse cara... Nilo da Avenida Brasil kkkk coitado.... Só uma coisa, os dribles em FIFA são reais, são aplicados na "vida real" e são bem feitos, agora se você é um fanboy, ninguém pode fazer nada. Aulas de português também ajudariam.

  • Ricardo Pinto
    2013-09-11T14:25:08

    Não sou de ficar defendendo nem um nem outro. Jogo o que gosto e ninguêm tem nada a ver com isso. Até por que não ganho os games eu compro. Por isso me sinto no direito de fazer o que quero. Mas uma coisa é certa com estas fotos que foram colocadas na reportagem acabaram de afundar de vez o PES. Vejam a diferença pelas fotos acima.

  • Andson Lopes
    2013-09-11T14:24:12

    Jogadores do Fifa parece que são feitos de massinha de modelar...coisa feia, akkkkkkkk

  • Silvana Bonin
    2013-09-11T14:07:31

    Sempre joguei o PES, esse ano o FIFA parece estar com novidades,pois ambos tem seus pontos fortes, mas vamos esperar o jogo chegar para tirar nossas conclusões .....

  • Hugo Soares
    2013-09-11T13:49:40

    FIFA>>>>>>>>>>>PES

  • Alex Farias
    2013-09-11T13:47:16

    Modo OFF = FIFA. Modo ON = PES. Falo pelo nível dos jogos e jogadores.

  • Adriano Batista
    2013-09-11T13:25:00  

    Finalmente uma matéria coerente e imparcial, pois ás últimas só criticavam o Pes, e engradeciam demais o Fifa. Na minha opinião ambos estão no mesmo nível, cada um tem seu ponto forte.

    recentes

    populares

    • Adriano Batista
      2013-09-11T13:25:00  

      adriano vc tem razão sabe o ano passado os jornalista diziam ser perfeita a movimentação de fifa o que não acho ai eles dizem que melhoorou este ano sgnificamente corrigindo erro do ano passado, por que o ano passado não falaram dos erros!

  • Magnet Silva
    2013-09-11T13:12:50

    pes=lixo

  • Pablo Lopes
    2013-09-11T12:02:29  

    No quesito gráfio e jogabilidade, o PES 14 melhorou bastante, mas ainda é nota-se uma lentidão nos jogadores. Ao contrário de FIFA 14, os jogadores são mais rápidos, e os movimentos estão melhores. Joguei PES até 2011, que era mais diversão, e iniciei no FIFA 13, gostei e vou continuar! Lembrando que os dois jogos ficaram muito bons e mais realistas!!!

    recentes

    populares

    • Pablo Lopes
      2013-09-11T12:02:29  

      meu amigo então vc não jogou a demo! os jogadores de fifa é que estão lento parece camera lenta! se fosse vc se enteranva

  • Caio Chaves
    2013-09-11T09:51:08  

    Já fui fã do Pes , já fui fã do FIFA. Vey namoral . Vocês tem autismo. Cada um joga o que quer. Eu gosto do PES e nem por isso não fico dando de duente mental nos comentarios. Se toquem e vão jogar o seu game.

    recentes

    populares

    • Caio Chaves
      2013-09-11T09:51:08  

      Isso se chama falta de xxt

    recentes

    populares

    • Caio Chaves
      2013-09-11T09:51:08  

      Coment. sensato !!! O negocio é jogar video game !!!! Essa Semana realizamos o 1o camp. entre amigos de PES e o proximo será de FIFA.

  • ANTONIO SILVA
    2013-09-11T15:34:54

    Joguei os 2 demos e gostei de ambos , mas não tem como deixar de jogar Fifa para jogar Pes . Com certeza ouve uma grande evolução no Pes este ano , mas não o suficiente pra comparar com Fifa .

  • Pedro Paulo
    2013-09-11T15:25:45

    Cara...futebol se joga com os PES

  • Abner Rezende
    2013-09-11T15:20:04

    alguem sabe onde baixar o pes e o fifa demo para PC?

  • Emanuel Schott
    2013-09-11T15:18:47

    Saiu a Demo do PES 2014 pra PC? Ou falaram errado ou saiu e eu não to encontrando.

  • Lucas Silva
    2013-09-11T14:57:22

    A que ponto chegou o PES com Valdomiro, Fahel e Deola na capa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk