19/09/2013 07h30 - Atualizado em 19/09/2013 17h14

Fifa 14 mantém a hegemonia da franquia para iOS e Android

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Fifa 14 é o quarto jogo da série de games de futebol para smartphones e tablets com sistemas iOS ou Android. O game é o primeiro da franquia a ser gratuito e, até o momento, só está disponível na App Store da Nova Zelândia, mas deve chegar às outras regiões nos próximos dias. Ainda não há data confirmada para a versão Android. Veja a seguir o que o título traz de novidade para os fãs.

Não podia faltar o craque Messi no FIFA 14 para iOS e Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Não podia faltar o craque Messi no Fifa 14 para iOS e Android (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Veja o que mudou no novo Fifa

Superior aos concorrentes em tamanho, gráficos, narração, licenças e jogabilidade; fica difícil escolher outro jogo de futebol para mobiles que não seja Fifa 14. Além disso, o jogo é gratuito para baixar e jogar. Vários modos estão à disposição do jogador que não quer gastar dinheiro, como Ultimate Team, partidas vs online, jogos da semana e disputas de pênaltis.

FIFA 14 para smartphones é gratuito para baixar e jogar  (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Fifa 14 para smartphones é gratuito para baixar e jogar (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Os modos “Jogo Rápido”, “Torneio” e “Manager” também estão disponíveis, mas para poder acessá-los, é necessária uma compra no valor de US$ 4,99. Essa opção de distribuição foi muito bem aceita, já que jogadores casuais ou que não tem cartão de crédito internacional, também poderão conferir a qualidade do game através dos modos gratuitos.

Os controles são outra grande novidade em Fifa 14. O novo esquema de comandos permite jogar de maneira mais casual, apenas através de gestos como tocar na tela ou deslizar o dedo sobre ela. Por exemplo, para chutar, você simula o movimento de trajetória da bola com o deslizar do dedo.

FIFA 14 para smartphones tem duas opções de controles (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Fifa 14 para smartphones tem duas opções de controles (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passar a bola para outro jogador pode ser feito com apenas um toque. Os jogadores se movem sozinhos, controlados pelo jogo, mas é possível tomar o controle de qualquer atleta do seu time em campo, tocando sobre eles e arrastando o cursor para onde você deseja que ele se posicione. Nos testes realizados, esse esquema de controles se mostrou efetivo, possibilitando a realização até de jogadas elaboradas.

Os amantes do esquema tradicional de controles, podem respirar aliviados. Há a opção de substituição dos comandos de deslizar pelo esquema clássico, no qual botões virtuais e um analógico são representados na tela e o jogador tem uma experiência similar aos consoles portáteis.

Comandos por gestos podem ser usados para controlar os jogadores e chutar (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Comandos por gestos podem ser usados para controlar os jogadores e chutar (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

O sucesso do modo Ultimate Team permanece

O modo Ultimate Team, o grande sucesso de Fifa 13, está de volta. Em Fifa 14 ele ganhou uma interface nova, menos complicada e mais visual, com um esquema parecido ao de Real Racing 3.

Basicamente o modo permanece o mesmo. Disputa-se temporadas com outros clubes controlados pelo jogo com o objetivo de ganhar jogadores. Com uma leve repaginada na interface, agora é possível ver a integração entre os jogadores e montar um clube afiado. O destaque desse modo fica por conta da exibição dos atletas, que lembra os álbuns de figurinhas.

Modo Ultimate Team permite colecionar e trocar jogadores famosos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Modo Ultimate Team permite colecionar e trocar jogadores famosos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Licenças e atualizações com dados reais

Fifa 14 aumentou o seu elenco, agora são 600 clubes e mais de 16 mil jogadores. O game possui também 20 clubes brasileiros: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória. Todos com nomes reais dos jogadores e com a possibilidade de atualização com novas convocações apenas tocando na opção “Atualização de Elencos”, localizada no menu “Personalizar”. E antes que você pergunte, sim, o jogo já está atualizado com o Neymar no Barcelona.

Nomes de clubes corretos é um dos diferenciais de FIFA 14 frente aos concorrentes (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Nomes de clubes corretos é um dos diferenciais de FIFA 14 frente aos concorrentes (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Fifa 14 possui a opção “Jogos da Semana”, que atualiza os status dos jogadores e clubes com base em seu desempenho no período, incluindo times nacionais ou internacionais. Caso um jogador tenha sua performance prejudicada durante esse período, por exemplo, isso irá repercutir diretamente dentro do jogo.

Gráficos bonitos, mas com alguns bugs

A qualidade gráfica de Fifa 14 é excepcional, mostrando os jogadores com um visual bastante impressionante para um jogo para celulares e tablets. Contudo, algumas animações poderiam ficar melhores, como quando o jogador vai cobrar um lateral. Durante a cobrança a câmera aplica um “close” e é possível ver a bola em uma posição irreal no antebraço do jogador.

Os gráficos são excelentes, mas alguns bugs acontecem (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Os gráficos são excelentes, mas alguns bugs acontecem (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Os cabelos também ficaram aquém do esperado. Em aparelhos como iPad 2 ou iPhone 4, durante os closes, é possível reparar que há bastante serrilhado. Contudo, no iPad de 4ª geração e iPhone 5, a apresentação visual já é um pouco melhor, deixando o jogo próximo, graficamente, da versão para Playstation 2.

Sem narração em português

Mesmo estando todo em português, Fifa 14 ainda não tem opção para download de narração no nosso idioma. Por padrão, o jogo não vem com nenhuma narração, apenas com músicas, que podem ser desabilitadas. Ainda sobre as opções de áudio, Fifa 14 permite a utilização de músicas baixadas no dispositivo para compor a trilha sonora dos jogos.

Conclusão
Fifa 14 e seus antecessores são os únicos jogos para dispositivos móveis a trazer nomes corretos de jogadores e clubes. Tido como essencial pelos consumidores, esse fator agora é adicionado à gratuidade do título, deixando a franquia Fifa praticamente sem concorrentes em mobiles. Os novos controles também agradam e deverão cair no gosto dos jogadores casuais.

Quais suas expectativas para Fifa 14? Comente no nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renan Schneider
    2013-09-19T20:50:49  

    unico erro é ter messi como garoto propaganda, CR7 bem mais daora do que esse retardado do messi

    recentes

    populares

    • Renan Schneider
      2013-09-19T20:50:49  

      Nada contra o CR7, q pelo visto vc acha bonitão, mas ter o Messi na capa significa ter o melhor jogador dos últimos 3 anos, amigo. Queria o q +?

    recentes

    populares

    • Renan Schneider
      2013-09-19T20:50:49  

      nada ver o CR7 tem contrato com o PES e nesse contrato nao pode fazer publicidade com outra marca de jogos de futebol, com o Messi a mesma coisa no FIFA

  • Hector Bonilha
    2013-09-19T16:41:22  

    Os comentários mais engraçados reunidos em um só lugar! curta nossa página no face Pérolas DO Globo e ria com os comentários mais hilários!

    recentes

    populares

    • Hector Bonilha
      2013-09-19T16:41:22  

      Kkkkkkk, eh isso mesmo padrão, chato pra carvalho, comenta isso em toda materia!!

    recentes

    populares

    • Hector Bonilha
      2013-09-19T16:41:22  

      ouvi dizer q a página é bem engraçada

  • Hugo Matheus
    2013-09-21T22:29:58

    como funciona o ultimate team? é igual no xbox?

  • André
    2013-09-20T09:48:52

    Comparar o FIFA com o PES é como comparar o BF3 com COD. Joguei COD e PES ate 2010 e nunca mais quis saber. Joguei o demo do FIFA 14 e afirmo, o FIFA TA DE SACANATION UITI ME CARA. THE FIFA 14 TA VERY GUDI

  • Maiquiel Severino
    2013-09-19T23:52:13

    O fifa é o melhor jogo da minha vida ,quando eu estiver mais velho mais vou jogar !!!

  • Brian Johnson
    2013-09-19T23:16:47

    PES

  • Carlos Junior
    2013-09-20T08:42:30

    O link no site do GLOBO informa que o FIFA14 é melhor do que os outros de uma forma geral, e não especifica que é só para tablets.

  • Pedro Henrique
    2013-09-19T19:08:55

    os gráficos estão bonitos, mas não estão reais.. ha uma grande diferença nisso

  • Danilo Pereira
    2013-09-19T18:27:22

    Chupaaa pess fifa é so pra quem sabe e intende de video game!

  • Ruan Santos
    2013-09-19T18:00:30

    FIFA14 1000 X 0 PES14 NÃO TEM JEITO, O FIFA É DE OUTRO MUNDO!

  • Joao Santos
    2013-09-19T17:41:29

    Tem Ultimate Team mesmo no game para Android ? Se tiver, baixo na hora (assim que lançar), eu tinha o fifa 12 para android e não curti tanto.

  • Nelson Du
    2013-09-19T16:55:13

    o meu fifa 13 pra ipad foi 6dolares

  • Alex Abreu
    2013-09-19T12:50:06

    Legal mas...quando lança?

  • Thiago Moura
    2013-09-19T19:15:01  

    É impressão minha ou só eu percebi que a matéria estava falando na versão mobile??? pq tem uma pá de neguin metendo o pau no PES sendo que nem foi comentado... PS. Jogo e curto os dois.

    recentes

    populares

    • Thiago Moura
      2013-09-19T19:15:01  

      tbm reparei... acho que não podemos dar atenção para os comentarios deles kkk

  • Saulo Nogueira
    2013-09-19T17:04:21  

    Nao tem jeito.... fifa 14 winss mais uma vezz

    recentes

    populares

    • Saulo Nogueira
      2013-09-19T17:04:21  

      isso ai....jogo louco.....kkkkkkk

  • Lucas Gomes
    2013-09-19T10:55:46  

    Massa , mas tem que pagar algo dentro ?

    recentes

    populares

    • Lucas Gomes
      2013-09-19T10:55:46  

      Provavelmente vai ter algum esquema de esperar "X" minutos entre partidas, após alguns jogos, a exemplo do que acontece no Real Racing 3 (também da EA) em que, após algumas corridas, é preciso fazer manutenção no carro, e isso leva alguns minutos (de 10 minutos a algumas horas) - a não ser que o jogador pague em moedas de ouro (ganhas durante corridas ou compradas na loja do aplicativo). Freemium é um bom modelo, com certeza eles estão ganhando rios de dinheiro trabalhando assim

  • Sandra Carvalho
    2013-09-20T00:11:52  

    Acho que o FIFA 2014 será melhor do que o PES 2014. Já joguei o PES 2014 e gostei do jogo, pelo menos em relação ao PES 2013 a nova versão evoluiu. Aguardo alguma versão do FIFA porque nos últimos anos o FIFA tem sido superior ao concorrente da KONAMI.

    recentes

    populares

    • Sandra Carvalho
      2013-09-20T00:11:52  

      Vamos jogar depois Sandra

    recentes

    populares

    • Sandra Carvalho
      2013-09-20T00:11:52  

      Desde quando mulher entende de futebol e jogo? Vai lavar prato!

  • Rodrigo Bennemann
    2013-09-19T18:31:06  

    Mesmo assim, prefiro mil vezes o pes!!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Bennemann
      2013-09-19T18:31:06  

      criança

    recentes

    populares

    • Rodrigo Bennemann
      2013-09-19T18:31:06  

      jogador juvenil

  • Wagner Oliveira
    2013-09-20T00:14:00  

    ...tanto jogo massa, o povo fica perdendo tempo com jogo do futebol.

    recentes

    populares

    • Wagner Oliveira
      2013-09-20T00:14:00  

      Após a leitura dos comentários pessoal, conheçam o meu blog... pesquisa por FUTEBOL EXTENSIVO .... SHOW DE BOLA MESMO!!!! PALAVRA DE PARAIBANO !!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Wagner Oliveira
      2013-09-20T00:14:00  

      Jogo de futebol é pra macho, outros preferem o de tiro que é pra gordos rebeldes

  • Elker Carmo
    2013-09-19T18:35:02  

    PES É JOGO PRA QUEM NAO SABE JOGAR E QUER TUDO FACIL!! FIFA É DESAFIO

    recentes

    populares

    • Elker Carmo
      2013-09-19T18:35:02  

      Joguei PES até 2010. Fifa está muito a frente.