Internet

10/09/2013 09h42 - Atualizado em 01/02/2017 20h06

Google atualiza Formulários com novas funções e vídeos do YouTube

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google acaba de lançar melhorias para os Formulários do Google Drive, muito utiizados para fazer pesquisas e controle de RSVP. Agora, a ferramenta permite criar diversos tipos de listas de perguntas personalizadas e incorporar vídeos do YouTube em diversos campos.

As novas opções enriquecem bastante o serviço, já que tornam possível a criação de enquetes específicas sobre os vídeos incluídos no questionário. Para aproveitar a novidade e incorporar o conteúdo diretamente do YouTube, basta abrir o menu ‘Novo item’ e escolher a opção ‘Vídeo’. Feito isso, é só colar o endereço URL do vídeo no YouTube e concluir a sua pergunta.

Vídeos nos Formulários podem ser úteis para fazer enquetes sobre o conteúdo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vídeos nos Formulários podem ser úteis para fazer enquetes sobre o conteúdo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Algumas pessoas usam os Formulários do Drive para criar listas de presença para eventos, o famoso RSVP, sigla para Répondez S'il Vous Plaît, em francês (ou Responda Por Favor, em português). Como nesse caso o prazo limite para a confirmação é uma informação importante, o serviço de Formulários passou a enviar mensagens customizadas automaticamente às pessoas que tentam preenchê-lo depois do prazo. Assim, se alguém quiser preencher uma lista de espera, por exemplo, ela será informada sobre o processo. 

Os usuários podem enviar mensagens personalizadas a quem tentar preencher o formulário depois de fechado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Os usuários podem enviar mensagens personalizadas a quem tentar preencher o formulário depois de fechado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Uma barra de progresso também incrementa a nova versão dos Formulários do Drive. Através dela, o destinatário de uma enquete consegue visualizar o percentual já respondido e, assim, ter uma noção do quanto falta para finalizar. Há ainda um filtro que valida somente as respostas que obedeçam a critérios pré-definidos pelo criador do formulário. Vale ressaltar que todos os recursos já estão disponíveis para qualquer usuário com uma conta Google.

Quer saber como criar um servidor de armazenamento online? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares