Internet

18/09/2013 07h24 - Atualizado em 18/09/2013 13h24

Léon Foucault é homenageado com Doodle do Google sobre física

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O físico francês Jean Bernard Léon Foucault é o homenageado pelo Doodle do Google desta quarta-feira (18), data em que comemoraria 194 anos. A página do buscador ganhou uma animação sobre o mais famoso feito do cientista: o Pêndulo de Foucault. A experiência é capaz de demonstrar o movimento de rotação da Terra em relação a um determinado referencial.

Software consegue ‘consertar o computador’ antes de a máquina ligar; entenda

Pêndulo de Foucault ilustra o Google nesta quarta (Foto: Divulgação)Pêndulo de León Foucault ilustra o Google nesta quarta (Foto: Divulgação)

A homenagem feita pelo Google mostra justamente o Pêndulo que ele desenvolveu. O usuário pode interagir com o doodle ao clicar sobre o ícone do relógio, localizado na lateral direita. Ao fazer isso, é possível posicionar o pêndulo em outro lugar e mudar a direção do movimento. Com o passar do tempo, a esfera que compõe o pêndulo muda de angulação de acordo com o movimento de rotação do planeta.

O Pêndulo de Foucault

O experimento recebeu o nome de Pêndulo de Foucault porque, em 1851, Léon Foucault realizou a primeira demonstração do movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo. Para provar sua teoria, o cientista pendurou, no Panteão de Paris, um enorme pêndulo com uma esfera de 60 kg suspensa por um fio de 67 metros de comprimento.

Pêndulo é uma das maiores experiências de Foucault (Foto: Freemages)Pêndulo é uma das maiores experiências de León Foucault (Foto: Freemages)

Durante o movimento do pêndulo, uma quantidade de areia descia da esfera e mostrava que sua trajetória não era exatamente igual a cada período. Caso a Terra ficasse constantemente inerte, a osciliação ocorreria no mesmo plano. Deste modo, Foucault conseguiu provar que o planeta gira em torno de si. Em termos matemáticos, o físico descobriu que os únicos lugares em que o tempo de rotação completa do plano de oscilação do pêndulo é igual a 24 horas, como o da Terra, são nos pólos Norte e Sul.

Vida e obra do físico

No seguinte ao experimento, Foucault provou novamente o movimento, desta vez, usando um giroscópio e se tornou ainda mais reconhecido. Em 1855, o físico recebeu a cobiçada Medalha Copley da Royal Society por suas “notáveis pesquisas experimentais” e também teve a honra de ser nomeado físico do Observatório Imperial de Paris, na Europa.

Foucault é um dos maiores físicos da história (Foto: Reprodução/biography.com)León Foucault é um dos maiores físicos da história
(Foto: Reprodução/biography.com)

Nascido em 18 de setembro de 1819, Jean Bernard Léon Foucault começou sua carreira estudando fotografia com L.J.M. Daguerre, se tornou assistente de Alfred Donné em palestras sobre anatomia microscópica e com A.H.L Fizeau passou a fazer experiências sobre a luz e o sol.

Foi só em 1850 que o físico se tornou relevante, ao fazer o “experimento de Foucault-Fizeau”, que provou que a luz viaja mais lentamente na água que no ar.

Em 1855, após as honrarias recebidas, descobriu as “correntes de Foucault”, induzidas em materiais condutores sujeitos a fluxos magnéticos variáveis. Em 1857, executa mais um experimento que ganha seu nome, o “teste de Foucault”, cujo objetivo é comprovar se um espelho é perfeitamente esférico ou se possui um desvio não-esférico, usando uma luz pontual no centro da curvatura refletida. Ou seja, através do teste criado pelo físico é possível medir a distância focal entre diferentes “zonas” do espelho e ajustar a curvatura do mesmo até que fique o mais próximo possível dos valores ideais.

Antes de falecer por causa de uma esclerose múltipla, em 1868, Foucault foi eleito ainda membro do Bureau des Longitudes, da Légion d’Honneur e da Royal Society de Londres. Seu túmulo fica no cemitério de Montmartre, em Paris, e recebe visitantes até os dias hoje.

Confira um vídeo mostra o funcionamento do Pêndulo de Foucault:


Qual é o melhor Doodle do Google? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mário Andrade
    2013-09-18T16:20:29

    É uma reportagem tão inteligente que não tem nem como eu comentar...

  • João Freitas
    2013-09-18T15:06:31

    Veja, quando diz que a experiência demonstrava "o movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo" na verdade, o sentido do experimento vai um pouco mais além pois ele demonstra "a rotação da Terra em relação a um referencial".

  • Bruno
    2013-09-18T14:39:53

    "osciliação"???

  • Reginaldo
    2013-09-18T11:22:44

    Parei de ler aqui e fui procurar outras fontes quando li "a luz viaja mais lentamente que a água no ar". Obrigado Globo por ensinar tudo errado.

  • Leonardo Oberlaender
    2013-09-18T11:19:06

    É, está mal escrito (ou traduzido). Eu acho que o certo seria "a luz viaja mais lentamente na água do que no ar".

  • Alexandre França
    2013-09-18T11:18:20

    Leia-se: "provou que a luz viaja mais lentamente na água do que no ar.". MAIS CAPRICHO COM A TRADUÇÃO, POR RESPEITO A FOUCAULT E AOS QUE SE INTERESSAM EM APRENDER ATRAVÉS DA INTERNET!!!

  • Rander Pereira
    2013-09-18T09:01:01

    Muito interessante, graças a pessoas como ele hoje temos o mundo tecnológico que temos. (Claro, era uma forma de princípio daquela área)

  • Anisio Rodrigues
    2013-09-18T08:56:31

    " A VINHO EU NÃO SEI, - MAS O LULA SÓ FUNCIONA Á BASE DE CACHAÇA!... - É O QUE DIZEM!!..."

  • Lucas Souza
    2013-09-18T10:49:37  

    quinta-feira (18) Porém Hoje e Quarta pelos meus cálculos certo ?

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2013-09-18T10:49:37  

      mas la estava escrito quarta-feira ooooooooooooooooooooooohhhhh..........................

  • Flaelson Leda
    2013-09-18T09:09:20  

    O físico francês Jean Bernard Léon Foucault é o homenageado pelo Doodle do Google desta ((((quinta-feira)))) (18), data em que comemoraria 194 anos. A página do buscador ganhou uma ilustração que representa o mais famoso feito do cientista: o Pêndulo de Foucault. A experiência é capaz de demonstrar o movimento de rotação da Terra em relação a um determinado referencial. A DATA TA ERRADA ...HJ É QUARTA-FEIRA..

    recentes

    populares

    • Flaelson Leda
      2013-09-18T09:09:20  

      Por um instante, ao ler a matéria, eu pensei que havia acordado no dia errado....rsrs

    recentes

    populares

    • Flaelson Leda
      2013-09-18T09:09:20  

      Amigão, o doodle está no ar desde ontem :s era só ter entrado no google ontem pela noite para você ver

  • Lúcio Costa
    2013-09-18T16:36:30  

    A terra gira em torno de si mesma! Só isso tá bom.

    recentes

    populares

    • Lúcio Costa
      2013-09-18T16:36:30  

      Pra você que é burro

  • Dian Paula
    2013-09-18T12:36:36  

    A luz viaja de noite na água e mais no ar do que de dia com luz.

    recentes

    populares

    • Dian Paula
      2013-09-18T12:36:36  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Dian Paula
      2013-09-18T12:36:36  

      Mas... Que?

  • Ulisses Silva
    2013-09-18T11:25:10  

    A luz é mais rápida que o som.

    recentes

    populares

    • Ulisses Silva
      2013-09-18T11:25:10  

      Essa é nova para mim, anotado... oO

    recentes

    populares

    • Ulisses Silva
      2013-09-18T11:25:10  

      Acabei de denunciar você, pois esta descoberta pertence ao Vaticano. Em instante a policia irá em sua casa.

  • Evandro Gouveia
    2013-09-18T09:47:35  

    De onde o senhor tirou esta frase: "a luz viaja mais lentamente do que a água no ar"?

    recentes

    populares

    • Evandro Gouveia
      2013-09-18T09:47:35  

      "luz viaja mais lentamente na água que no ar."

    recentes

    populares

    • Evandro Gouveia
      2013-09-18T09:47:35  

      A luz se propaga mais lentamento na água pois o índice de refração da água é maior do que o do ar, bem como a densidade da água também.

  • Wilian Rodrigues
    2013-09-18T12:06:07  

    A luz é uma onda eletromagnética tridimensional que diminui sua velocidade com a densidade do meio. Sendo assim, o mais razóavel de se supor é que "a luz viaja mais lentamente na água que no ar". Erro de formulação da frase.

    recentes

    populares

    • Wilian Rodrigues
      2013-09-18T12:06:07  

      "Reinternado". Não seria reiterando? Mas deixando a massagem de ego de lado, peço-lhe novamente: jogue luz (atenção para o trocadilho) sobre a minha ignorância. O que tem de errado nessa frase?

    recentes

    populares

    • Wilian Rodrigues
      2013-09-18T12:06:07  

      Sim com certeza eu escrevi errado. Desculpe. Mas voltando ao assunto. A velocidade da luz não depende unicamente da densidade do meio. Há uma infinidade de outros fatores que alteram a velocidade da luz. Como por exemplo a estrutura cristalina. Você já ouviu falar em materiais birrefringentes? Em que a velocidade de propagação da luz neste tipo de cristal é uma função da direção de propagação e da polarização da luz. Ou seja, o índice de refração do material é diferente para diferentes direções de polarização. Porem a densidade deste material é constante ao longo do eixo óptico.