Jogos de ação

13/09/2013 07h30 - Atualizado em 16/04/2014 17h15

GTA 3, San Andreas e Vice City: conheça 10 curiosidades sobre os games

João Kurtz
por
Para o TechTudo

GTA 3, lançado em 2001, foi um dos jogos que revolucionaram a história dos games e até hoje é considerado um dos títulos mais influentes já criados. A franquia é famosa por seus jogos marcantes e polêmicas. Sendo assim, o TechTudo reuniu algumas curiosidades sobre Grand Theft Auto 3, GTA: San Andreas e GTA: Vice City:

GTA Vice City: confira a lista com códigos e cheats para o game

GTA 3 foi um dos jogos mais impactantes da história dos games (Foto: Divulgação)GTA 3 foi um dos jogos mais impactantes da história dos games (Foto: Divulgação)

Buscando inspiração no mundo real

As três cidades mostradas no jogo (Liberty City, Vice City e San Andreas) são as mesmas existentes no primeiro título da série. Elas são baseadas em cidades reais dos Estados Unidos. Liberty City é uma sátira de Nova Iorque, enquanto Vice City é baseada em Miami. As três grandes cidades do distrito de San Andreas – Los Santos, San Fierro e Las Venturas – são baseadas, respectivamente, em Los Angeles, San Francisco e Las Vegas.

Mapa de Liberty City em GTA 3 (Foto: Divulgação)Mapa de Liberty City em GTA 3 (Foto: Divulgação)

Até o momento, a cidade que mais apareceu nos jogos foi Liberty City, já que foi o cenário de GTA 4. Vice City deve alcançar o mesmo número de aparições quando o quinto jogo da franquia for lançado.

De volta para o futuro

GTA 3 e seus 4 spin-offs formam uma única linha do tempo, na qual este jogo, o primeiro a ser lançado, é o último a ocorrer, se passando em 2001. Os outros funcionam abordam o passado: Vice City se passa em 1986 e San Andreas, em 1992. Os dois últimos jogos, Liberty City Stories e Vice City Stories, ocorrem em 1998 e 1984, respectivamente.

Vice City Stories se passa em 1984 (Foto: Divulgação)Vice City Stories se passa em 1984 (Foto: Divulgação)

Até o momento, os jogos desta era são os únicos a seguir este esquema. A partir de GTA 4, quando uma nova continuidade foi anunciada, os games passaram a seguir uma ordem cronológica direta.

Mudanças após 11 de setembro

O atentado de 11 de setembro, ocorrido um mês antes do lançamento de GTA 3, fez com que alguns aspectos do jogo fossem modificados. A pintura dos carros de polícia, por exemplo, foi alterada para se parecer menos com a usada em Nova Iorque.

Cor de carros de polícia foi alterada após atentados de 11 de setembro (foto: Divulgação)Cor de carros de polícia foi alterada após atentados de 11 de setembro (foto: Divulgação)

Outra alteração foi a remoção do personagem Darkel, que já fora revelado antes do lançamento do jogo. Ele seria um revolucionário dedicado a destruir a economia da cidade. Uma das missões dadas por ele envolvia o roubo de uma van de sorvete para explodir pedestres. A voz dele chegou a ser gravada e seu nome conta nos créditos do manual.

Polêmicas, é claro

GTA 3 foi banido durante um tempo na Austrália por causa de seu conteúdo violento. A Rockstar também não haveria enviado o jogo para o órgão do governo responsável pela classificação de videogames, o que levou à criação de uma versão censurada do título. Um dos pontos polêmicos era a possibilidade de matar uma prostituta após fazer sexo com ela, o que foi considerado no país como violência sexual.

Poder matar prostitutas causou polêmica na Austrália (foto: Divulgação)Poder matar prostitutas causou polêmica na Austrália (foto: Divulgação)

Outro ponto polêmico ocorreu com o lançamento do mod “Hot Coffee”, para San Andreas. O conteúdo liberava um mini game que permitia fazer sexo com as namoradas do protagonista CJ. A descoberta levou à reclassificação do jogo para “somente para adultos” nos Estados Unidos.

O jogo mais importante da história

A revista GamePro declarou GTA 3 como o game mais importante da história, alegando que ele mudou a forma como videogames são feitos. De fato, o jogo influenciou vários títulos que usaram a mesma fórmula e a Rockstar aproveitou para brincar com a situação. O nome de personagens que devem ser mortos em uma missão de Vice City são parecidos com o de protagonistas de games baseados na série.

Easter egg de Vice City é, literalmente, um ovo de páscoa (foto: Divulgação)Easter egg de Vice City é, literalmente, um ovo de páscoa (foto: Divulgação)

A franquia também é conhecida pelo grande número de Easter Eggs, fazendo brincadeiras com referências escondidas pelos jogos. Em San Andreas, por exemplo, é possível encontrar a mensagem “Não existem Easter Eggs aqui” em uma ponte, enquanto um local escondido em Vice City abriga um ovo de páscoa gigante.

Ray Liotta e o James Bond do ghetto

Ao contrário de GTA 3, cujo protagonista não possuía falas, Tommy Vercetty, de Vice City, é interpretado pelo ator Ray Liotta, que também estreou Goodfellas, um dos filmes que influenciaram o jogo. Liotta é homenageado no jogo: as missões ”Cop Land” e “No Escape” são também títulos de filmes estrelados pelo ator.

Tommy Vercetti é um dos protagonistas mais icônicos da série (foto: Divulgação)Tommy Vercetti é um dos protagonistas mais icônicos da série (foto: Divulgação)

Já em San Andreas, o protagonista C.J. foi considerado um dos mais realistas da série até então, já que sua personalidade é mais desenvolvida que a de seus antecessores. Ele também é o primeiro personagem negro jogável na série. O site GameDaily o listou como um dos “maiores personagens negros de games” e o chamou de “James Bond do ghetto”.

Seguindo os passos de Scarface

Vice City foi amplamente baseado em Scarface. O roteiro do game, inclusive, é semelhante ao do filme: um bandido pequeno que deixa um lugar onde não quer estar, se muda para Miami (Vice City, no jogo) onde se envolve em um motim. Ele usa camisas floridas e começa a tomar a cidade, levando a uma batalha final caótica.

Scarface é a grande inspiração de GTA: Vice City (Foto: Divulgação)Scarface é a grande inspiração de GTA: Vice City (Foto: Divulgação)

As duas boates existentes no filme, chamadas The Babylon e Little Havana, também são referenciadas no jogo. Vários pequenos detalhes espalhados no game lembram o filme. Na mansão principal do jogo, é possível ver a cena final de Scarface em um dos monitores de segurança.

A lenda do Pé Grande

Um dos mitos mais famosos de San Andreas é a existência de um pé-grande no jogo. Muitos jogadores afirmam ter visto a criatura em uma área remota do game, mas até agora nenhuma prova concreta foi encontrada. A história é tão famosa que mods foram desenvolvidos apenas para incluir a criatura.

Jogadores tentam provar a existência do pé-grande em San Andreas (foto: Divulgação)Jogadores tentam provar a existência do pé-grande em San Andreas (foto: Divulgação)

Vários programadores vasculharam o código do game em busca de pistas sobre este mito, mas nada foi encontrado. Oficialmente, a Rockstar nega a existência do monstro.

GTA no Guinness

Apesar de ter sido lançado em outubro, GTA 3 foi o jogo mais vendido em 2011 e o segundo em 2012, perdendo apenas para o sucessor, Vice City. Até 2007, o jogo vendeu mais de 14 milhões de cópias em todo o mundo. San Andreas, por sua vez, foi o jogo mais vendido na história do Playstation 2, com mais de 17 milhões de cópias. O feito foi registrado no Guinness.

GTA San Andreas, o título mais vendido da série (Foto: Divulgação) (Foto: GTA San Andreas, o título mais vendido da série (Foto: Divulgação))GTA San Andreas, o título mais vendido da série (Foto: Divulgação)

Estes números só seriam batidos com a sequência: GTA 4 registrou, até 2012, um total de 25 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Do crack a Hollywood

O enredo de San Andreas é baseado em eventos ocorridos em Los Angeles, incluindo a rivalidade entre as gangues Bloods e Crips, a epidemia do crack, a corrupção da polícia e as manifestações de 1992.

Vinewood é uma paródia de Hollywood (foto: Divulgação)Vinewood é uma paródia de Hollywood (foto: Divulgação)

O mapa do game também reproduz vários locais existentes nos Estados Unidos. O bairro de Vinewood, em Los Santos, é uma reprodução de Hollywood (incluindo o letreiro). Outros locais reproduzidos são a Sherman Dam (representando a represa Hoover) e a Area 69, uma paródia da famosa Area 51.

Qual a primeira coisa que você fará em GTA 5? Comente no fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Apolo Albuquerque
    2013-09-14T23:21:52

    Texto cheio de erros! Leia e corrijam, GTA merece!

  • Juliano
    2013-09-16T17:07:41

    Eu sempre joguei GTA pra bater nos caras do game.. nunca fiz missão! Nem sabia como fazer na real.

  • Pedro Souza
    2013-09-13T08:11:42

    interessante... =/, equipe do techtudo, serei sincero, não seja diferença gráfica a olho nú do PS2 em relação ao Nintendo 64! XD

  • Alex Fernandes
    2013-09-15T03:09:57

    Gameplay GTA V: /watch?v=yWQp2o35b1M

  • Gabriel Amaral
    2013-09-13T09:51:40

    vcs esqueceram de falar que em cada capa de todos os jogos tem um helicoptero no primeiro quadrado

  • Alessandro Silva
    2013-09-13T10:09:11  

    gta 4 foi o melhor !! vamos esperar o 5

    recentes

    populares

    • Alessandro Silva
      2013-09-13T10:09:11  

      GTA IV melhor ? Tá de brinks né champs ?

    recentes

    populares

    • Alessandro Silva
      2013-09-13T10:09:11  

      cg,yu

  • Vinicius Leal
    2013-09-13T09:46:40  

    Esqueceram de citar só o advogado do Tomy Vercety, que é baseado no personagem do Sean Penn no filme O Pagmento Final com o Al Pacino.

    recentes

    populares

    • Vinicius Leal
      2013-09-13T09:46:40  

      huj

  • Luiz Sampaio
    2013-09-14T22:41:54

    GTA San Andreas e Vice City, de fato foram os melhores até agora(2013), o GTA 4 foi bom, mas em relação aos outros deveria ter sido melhor. GTA V será o melhor, com certeza.

  • Thalyson Santos
    2013-09-14T09:11:01

    san andreas foi o melhor

  • Getulio Junior
    2013-09-13T16:38:26

    NA MINHA OPINIÃO O GTA SAN ANDREAS E O MELHOR, ZEREI O 4, NAO ACHEI DIFÍCIL, MAS O SAN ANDREAS E MUITO MAIS DIFICIL!!!!!!!

  • Vinícius Bonassoli
    2013-09-13T13:32:56

    "Até o momento, a cidade que mais apareceu nos jogos foi Liberty City, já que foi o cenário de GTA 4. Vice City deve alcançar o mesmo número de aparições quando o quinto jogo da franquia for lançado." Não seria Los Santos a cidade do GTA V...

  • Hugo Fraga
    2013-09-13T17:47:56  

    O Gta mais marcante pra min foi o Vice City..

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2013-09-13T17:47:56  

      Com certeza foi um marco, uma revolução no mundo dos games.