Sistemas Operacionais

17/09/2013 07h00 - Atualizado em 17/09/2013 07h00

iPhone 5S: respondemos as principais dúvidas dos usuários

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O iPhone 5S, novo top de linha da Apple, foi anunciado em setembro e deve desembarcar no Brasil apenas no fim deste ano. Mas, será que vale a pena esperar por ele? O TechTudo respondeu alguns dos principais questionamentos dos internautas sobre o smartphone.

Novos iPhones devem chegar ao Brasil em dezembro (Foto: Divulgação)Novo iPhone 5S deve chegar ao Brasil em dezembro (Foto: Divulgação)

- Quando o iPhone 5S chegará ao Brasil? Todas as cores estarão disponíveis?

A Apple revelou que, em dezembro, mais de 100 países vão receber o gadget. O Brasil, provavelmente, está entre eles, apesar de ainda não ter sido divulgada nenhuma confirmação disso. Sobre as cores, não houve qualquer menção sobre limitações nas vendas, então espera-se que o 5S chegue ao país tanto nas versões preta e branca como também na champagne (dourada).

- Só poderei usar o iOS  7 no iPhone 5S ou posso instalar uma versão mais antiga?

O iPhone 5S vem com o iOS 7 de fábrica. Existem algumas formas de fazer downgrade (voltar para iOS antigo) do sistema da Apple, mas ainda não há uma confirmação sobre a compatibilidade do novo smartphone com plataformas anteriores.

- A tela do iPhone 5S é melhor que a do iPhone 5? Tem Gorilla Glass?

Elas são exatamente idênticas: quatro polegadas de tamanho, 1136 x 640 pixels de resolução e 326 ppi de densidade. Tanto o 5S quanto o iPhone 5 utilizam tecnologia Gorilla Glass.

- iPhone 5S vai chegar mais caro do que o iPhone 5? Posso trocar e pagar a diferença?

Provavelmente, ele chegará pelo mesmo preço do iPhone 5 no lançamento, em torno de R$ 2.400. E não deve ser possível realizar trocas no Brasil, apesar de este ser um procedimento adotado em muitos países. Mas, caso isso aconteça, dependerá dos acordos com as operadoras nacionais, que só devem ser anunciados no início das vendas.

- A câmera do iPhone 5S é boa? O que é vídeo em slow motion?

É até melhor do que a do iPhone 5, segundo a Apple: ambos fotografam com 8 megapixels, mas o 5S tem um sensor superior e também maior abertura das lentes. Além disso, o seu flash, Dual Led, identifica a necessidade exata de luz para cada situação, fazendo com que sua foto fique melhor em ambientes mais escuros. Os vídeos em slow motion nada mais são do que gravações em câmera lenta, e esse recurso estará incluído no novo iPhone.

- O leitor de digitais só serve para desbloquear o iPhone 5S ou poderei usar em aplicativos?

Sim, o recurso funcionará para as duas funções. A Apple afirmou que os aplicativos poderão utilizar o leitor, mas ainda não esclareceu quais tecnologias serão usadas. Mas, pelo jeito a segurança está garantida: a empresa disse que nem ela, nem qualquer outro desenvolvedor, terá como armazenar as informações das digitais dos usuários.

- Posso mudar a interface do iOS 7?

O iOS é um sistema mais fechado, sem tantas opções de personalização. O que o usuário pode fazer é mudar papéis de parede e reorganizar ícones de aplicativos. A modificação total, com opções de temas como existe no Android, por exemplo, não é possível na plataforma da Apple.

- O iPhone 5S é mais resistente que o iPhone 5?

Pelo menos no botão “Home”, a expectativa é de que sim, seja muito mais resistente: feito com safira, ele é “inquebrável” segundo a Apple. Isso solucionará um problema de todas as gerações anteriores, já que é muito comum o botão “travar” ou ficar com a sensibilidade ruim após um tempo de uso.

- Posso transferir os meus arquivos de um iPhone antigo para o iPhone 5S?

Sim, sem problemas. Basta utilizar o backup do iCloud e carregá-lo no novo smartphone durante a configuração.

- O iPhone 5S será compatível com o 3G e o 4G do Brasil? E se for importado?

Provavelmente, sim. A Apple anunciou, como um destaques do iPhone 5C e do 5S, a grande compatibilidade com sistemas de internet móvel nas diversas regiões. Apesar da empresa não ter mencionado diretamente o Brasil, é esperado que o padrão nacional também seja suportado.

- O que é processador 64 bits? Posso rodar apps do Mac nele?

Na teoria, um processador de 64 bits tem melhor desempenho do que a tradicional estrutura em 32 bits. Isso acontece porque os dispositivos com 64 bits não limitam a capacidade de uso de memória RAM em apenas 4 GB. No iPhone 5S, porém, não deve haver tanta diferença a princípio. Afinal, ele só tem 1 GB de RAM e a maioria dos apps ainda são feitos para processadores de 32 bits. No entanto, o gadget ficará mais rápido por ter um sistema desenvolvido especialmente para esse padrão. Sobre aplicativos do Mac, eles ficarão restritos apenas ao Mac.

- A bateria do iPhone 5S é melhor que a do iPhone 5?

Sim, um pouco mais potente: tem 1.570 mAh, contra 1.440 mAh no seu antecessor, com um tamanho em torno de 10% maior do que a do iPhone 5. A expectativa é de que, com os novos processadores A7 e M7, o aparelho consuma menos energia e também ajude na prolongação da vida útil da bateria.

- O iPhone 5S é mais fino que o iPhone 5? O que mudou no design?

O que mudou: nada. Eles têm exatamente as mesmas dimensões, com altura de 123,8 mm, largura de 58,6 mm, espessura de 7,6 mm e peso de 112 g. Visualmente também são idênticos e a única diferença está na opção de cor champagne (dourado) do 5S.

- Todos os meus aplicativos vão funcionar no iPhone 5S?

Sim. Não há qualquer restrição: todos os aplicativos do iPhone 5 devem rodar sem problemas no seu sucessor.

Outras dúvidas sobre o iPhone 5S? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Pereira
    2017-08-07T11:34:02

    Posso retirar as peças de um iphone 5s cinza especial para o dourado?

  • Daniel Bertaco
    2013-09-17T15:40:41  

    Pretentendo comprar o 5S no pre order já que estarei no EUA Duvida se comprar o Unlocked and contract-free com chip da T-Mobile funcionará nos chips do Brasil?

    recentes

    populares

    • Daniel Bertaco
      2013-09-17T15:40:41  

      Atenção Daniel. O Iphone 5S e 5C vendido nos EUA, NÃO tem a banda 4G utilizada no Brasil, portando o 4G dele NÃO vai funcionar no Brasil.

    recentes

    populares

    • Daniel Bertaco
      2013-09-17T15:40:41  

      gostaria de saber se a tela de display de um iphone 5s serve para ser colocada ne um iphone 5 , estou com esta duvida pq comprei um produto no mercado livre e veio display de 5s sendo que meu iphone e o 5.

  • Maria Mattos
    2013-09-21T20:56:36  

    Olá, gostaria de saber se comprando o iPhone 5S nos EUA conseguirei usar o 3g e o 4g, além de poder temporariamente usar um chip do iPhone 5 até chegar aqui no Brasil para poder pegar um chip na minha operadora com a tecnologia 7.

    recentes

    populares

    • Maria Mattos
      2013-09-21T20:56:36  

      A versão do iPhone 5S ou 5C vendida nos EUA não suporta a frequência 4G adotada no Brasil. O 2G e 3G devem, teoricamente, funcionar normalmente. O Brasil adotou a banda 7 LTE (2600Mhz) para o 4G.

    recentes

    populares

    • Maria Mattos
      2013-09-21T20:56:36  

      qual seria a melhor escolha um moto x segunda geração um 5s?

  • Ronald
    2014-09-15T10:03:08

    Bom dia, Sabendo que o 5s dos EUA o 4G homologado nele, ainda nao pega aqui. Gostaria muito de saber, como eu sei que estou utilizando o 3G no meu Iphone 5s, detalhe comprei ele em NY, e agora estou utilizando aqui no Brasil. Desde já agradeço. Ronald

  • Felipe Silva
    2013-09-17T19:42:27

    Nada mudou. Sai do Iphone 4s para o Note II e não me arrependi em nenhum momento. Agora tenho um S4 e estou muito satisfeito. Prefiro o meu S4 onde tudo funciona. Quanto a travamentos normal para um sistema de código aberto. De que adianta não travar e nada usar. Comprar um iphone pra falar que tem um smartphone ? Sendo assim passo a bola para o manés comedores de maçã de plantão.

  • Felipe Silva
    2013-09-17T15:00:14  

    se eu comprar um iphone 5s desbloqueado nos EUA eu já posso usa-lo no Brasil normal colocando um chip de qualquer operadora daqui?

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2013-09-17T15:00:14  

      O Iphone 5S e 5C vendido nos EUA, NÃO tem a banda 4G utilizada no Brasil, portando o 4G dele NÃO vai funcionar no Brasil.

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2013-09-17T15:00:14  

      Rafael Ludwig se ele estava falando mal do iOS, o que ele quer com iphone? se você quiser perder tempo com ele, fique a vontade.

  • Camille Almeida
    2013-09-19T16:11:47

    Alguém sabe se as operadoras daqui são abertas a troca do iPhone 4S para o 5S + dinheiro? Fiquei apaixonada pelo champagne!

  • Marcelo
    2013-09-17T17:16:56

    "Só poderei usar o iOS 7 no iPhone 5S ou posso instalar uma versão mais antiga?" a resposta correta é não... só da pra usar do ios 7 pra frente... não da pra fazer downgrade pq não existe versão antiga pra ele.. :S

  • Nerd Informado
    2013-09-17T12:08:41  

    " a empresa disse que nem ela, nem qualquer outro desenvolvedor, terá como armazenar as informações das digitais dos usuários." OK, legal, entao aonde vai ficar armazenado a impressao digital pra comparar com o usuario que colocar o fingerprint ? Em algum lugar que alguem pode de alguma maneira accessar esta informacao. To errado??

    recentes

    populares

    • Nerd Informado
      2013-09-17T12:08:41  

      No próprio Smartphone, ele vai ficar armazenado nele, quando ela diz que " nem ela, nem qualquer outro desenvolvedor, terá como armazenar as informações das digitais dos usuários." quer dizer que eles não irão armazenar essas informações para eles. quando você for baixar um app esse app vai até a pasta que fica dentro do celular, comparar com o seu dedo e se bater o app baixa se não, não ele não vai precisar ir até o site da apple ou gravar para ele isso.... acho que consegui explicar

  • João Sorrisão
    2013-09-17T18:05:51

    que hrs lança ios 7?

  • Willy Milane
    2013-09-17T13:14:34

    Sinceramente, qualquer das matérias anteriores a esta já sanavam qualquer uma das dúvidas abordadas aqui, então qual a relevância desta? Pelo amor de Deus heim Thiago Barros?

  • Paulo
    2013-09-17T14:17:47  

    vou ficar com meu Iphone 4 ate o ultimo recurso

    recentes

    populares

    • Paulo
      2013-09-17T14:17:47  

      rs tambem.. vou ficar com o meu até não funcionar mais nada nele rs

    recentes

    populares

    • Paulo
      2013-09-17T14:17:47  

      Paulo, provavelmente o seu 4 vai se tornar obsoleto em 2 ou 3 anos.

  • Kawan Cruz
    2013-09-17T13:42:07  

    5S é 500ppi

    recentes

    populares

    • Kawan Cruz
      2013-09-17T13:42:07  

      "500ppi" é a resolução do leitor biometrico.. a tela continua igual..

    recentes

    populares

    • Kawan Cruz
      2013-09-17T13:42:07  

      SÃO os mesmos.

  • Marcos Rocha
    2013-09-17T13:25:54

    é um celular muito bom, aparentemente. na dúvida, ficarei com o meu velho galaxy s2 (dois anos sem dar problema) até q apareça um q valha a pena e não tenha um preço absurdo

  • Michel Geha
    2013-09-18T14:41:38  

    ola, gostaria de saber se ja tem iphone 5s desbloqueado nos USA?

    recentes

    populares

    • Michel Geha
      2013-09-18T14:41:38  

      A partir de hoje

    recentes

    populares

    • Michel Geha
      2013-09-18T14:41:38  

      nao, começa na sexta 20/9

  • Jorge Chaves
    2013-09-17T12:00:21  

    Steve Jobs deva estar morrendo,mas agora de rir,com a piada que se tornou a Apple.

    recentes

    populares

    • Jorge Chaves
      2013-09-17T12:00:21  

      Não acho isso, na verdade antes mesmo dele falecer, a Apple tinha projetos para mais de 5 anos com a supervisão do Jobs. O que esta acontecendo nada mais é que a continuação de seu trabalho. Pode ter alguns ajustes, principalmente em layout do iOS, mas no geral esse eram os planos dele sim.

  • Paloma Moraes
    2013-09-18T16:19:21  

    O iPhone 5S será compatível com 4G brasileiro? Vou comprar um lá mas estou com essa dúvida.

    recentes

    populares

    • Paloma Moraes
      2013-09-18T16:19:21  

      Se comprano nos EUA, não será compatível. Apenas se comprado em UK, França ou Alemanha. Ou então, esperar sair o modelo brasileiro

  • Mário Carmo
    2013-09-18T09:57:18  

    Houve algumas melhorias mas nada muito significativo em relação ao iphone 5. A bateria pode melhorar um pouco mas deveria ter, no mínimo, 2000 mAh pois aumentou a capacidade de processamento o que acarreta aumento de consumo de bateria. No mais, não entendi porque colocar um processador de 64 bits se não aumento nem a memória ram, visto que essa seria a principal vantagem desse tipo de processador. Os concorrentes já utilizam 2 gb de ram faz algum tempo e a apple ainda esta no 1 gb. Poderia ser melhor, mas ainda é um aparelho aceitável.

    recentes

    populares

    • Mário Carmo
      2013-09-18T09:57:18  

      E por acaso os concorrentes usam o mesmo sistema, cara pálida? Pense antes de postar.

  • Rodrigo Tito
    2013-09-17T12:52:54  

    Pegue qualquer Samsung Galaxy, se você quer um smartphone pesado, gigantesco, feio, deselegante, instável, com péssima autonomia de bateria, sem velocidade de processamento, cheio de vírus-malwares e um sistema operacional completamente sem segurança.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2013-09-17T12:52:54  

      AII GENTE TDAS IMITAM A APPLE uahuhAUhuahA, Depois do 5S dourado tdas se paerguntao como nao tivemos a ideia dessa cor uHAUhauhUAUha... tive varios iphones tdos impecaveis n me deram problema!!! TOP

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2013-09-17T12:52:54  

      O meu Galaxy S3 morreu! Ele desligou e nunca mais ligou. Aconteceu a famosa Morte Súbita. Nunca mais compro qualquer smartphone da Samsung ou LG.

  • Fernanda Voi
    2013-09-17T21:57:31  

    Gente, amanhã (18/092013) estará disponível a tão esperada atualização (oficial) do iOS 7!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-09-17T21:57:31  

      Oi Fernanda, tudo bem ? Você vem sempre aqui ? rs

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-09-17T21:57:31  

      Digo: 18/09/2013 Feliz atualização e muito obrigada.

  • Rodrigo Lopes
    2013-09-17T11:57:03  

    Nossa mas que porcaria, tudo travado quadrado que nem o ultimo, nunca chegará aos pés do s4, nem se compara os caras só evoluem no preço na moral é pura enganação essa maça podre. Comprei meu S4 e meu nem se compara.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lopes
      2013-09-17T11:57:03  

      Felipe Silva Você sabe o que significa, confiabilidade, disponibilidade, segurança? não né, para de falar do que não sabe, fica pagando de burro não.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lopes
      2013-09-17T11:57:03  

      Vejamos... Qual o diferencial do IOS mesmo ? Além do papo de segurança dos apllemaniacos, por favor. Quanto a nível de sistema. Não vamos questionar eu compreendo tamanha falta de informação. Comprar um smartphone caro pra falar que tem e ainda pagar pra usar o telefone deve ser mais interessante.

  • Vitor Arb
    2013-10-23T16:46:59

    Foi dito na matéria "única diferença está na opção de cor champagne (dourado) do 5S." Está errado. O iPhone 5 é preto (todo preto, bordas, traseira, etc) enquanto o 5S é "Space Gray" (as partes em alumínio são cinza, como está na foto). Na minha opinião, o iPhone 5 preto é o modelo mais bonito de todas as gerações.

  • Alex Moreira
    2013-09-17T18:06:44  

    e ai ARNALDO ?? a regra e clara nao muda nada, a apple de novo com a mesma historia de 5s pra otario troca de telefone, stive jobs deve ta pulando de raiva dentro da cova, agora vo gasta meus miseros dim dim guardado somente no lancamento do playstation 4 em 29/11/2013. ta na regra e a regra e clara,a bola passou na linha e gol ou lateral ou escanteio vc escolhe TA NA REGRAAAAAAAAA.

    recentes

    populares

    • Alex Moreira
      2013-09-17T18:06:44  

      O Playstation 4 vai custar R$ 4000,00 no Brasil. Sai mais barato ir nos EUA comprar. lá vai custar U$ 400,00.

    recentes

    populares

    • Alex Moreira
      2013-09-17T18:06:44  

      Meeuu, é a mesma coisa o galaxy s3 pro s4 n muda muito, tipo a apple nao vai soltar tudo de uma vez NUNCA foi assim, eh de pouco em pouco... e outra eu acho que ja mudo bem camera melhor, mais veloz, enfim,,,, E OUTRA compra quem queh eles n obrigam ngm a comprar e outra SÓ DE VIR EM COR CHAMPANHE o que tdas as concorrentes nem nisso pensaram apple é apple!!

  • Ana Fonseca
    2013-09-17T16:31:36  

    o povo paga pau da apple, num pago nem um real , e não quero nenhum nem de graça

    recentes

    populares

    • Ana Fonseca
      2013-09-17T16:31:36  

      Que bom, a Apple agradece, não gostaria de ver essa marca sendo popularizada.

  • Jose Silva
    2013-09-17T15:05:33

    apple sempre dando show em seus produtos impecáveis