Internet

18/09/2013 07h10 - Atualizado em 18/09/2013 07h10

Lista traz sete funções interessantes do encurtador de links Bitly

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Encurtadores de URL não são novidade na Internet, eles existem desde antes do advento de serviços de microblog, que limitam a quantidade de caracteres em seus posts. Mesmo com a criação de novos encurtadores, o Bitly tem conseguido se manter a frente da concorrência devido ao grande número de recursos que oferece. Confira sete ótimos recursos do Bitly:

1) Monitorar status

Bitly possui estatísticas para todos o links criados (foto: Reprodução/João Kurtz)Bitly possui estatísticas para todos o links criados (foto: Reprodução/João Kurtz)

O Bitly gera automaticamente estatísticas de todos os links criados. Desta forma, é possível monitorar a popularidade do link, incluindo quantas vezes ele foi clicado, compartilhado e salvo para ler depois. A página de estatísticas também trás informações detalhadas, como horários de maior acesso e quais sites estão gerando tráfego para o seu link encurtado. Outro recurso interessante é a possibilidade de acessar as estatísticas de links criados (encurtados) por outras pessoas no serviço: basta adicionar um sinal “+” no final de qualquer link do Bitly.

2) Customizar links

Feelings permite mostrar os sentimentos do usuário ao compartilhar um link (foto: Reprodução/João Kurtz)Feelings permite mostrar os sentimentos do usuário ao compartilhar um link (foto: Reprodução/João Kurtz)

O Bitly for Feelings é um sistema que cria links que representam o que o usuário sentiu ao ler o conteúdo. Usando o Feelings, o usuário pode personalizar os links. Para linkar produtos que você quer, por exemplo, usa-se o encurtador do endereço iwantth.is. Para compartilhar notícias assustadoras, é possível usar links do scareto.me. Todos os links fornecidos pelo serviço também são personalizáveis. O The New York Times, por exemplo usa o nyti.ms.

3) Criar listas

Listas permitem organizar melhor os links salvos (foto: Reprodução/João Kurtz)Listas permitem organizar melhor os links salvos (foto: Reprodução/João Kurtz)

O Bitly permite reunir os links salvos de acordo com temas – como política, esportes e outros - em listas que podem ser públicas ou privadas. É possível adicionar até doze pessoas para organizá-las e esses curadores podem comentar em links individuais. Se a lista for pública, outros usuários podem comentá-la. O sistema também permite se conectar com outras redes sociais como Facebook e Twitter para ver o que os amigos estão compartilhando do Bitly.

4) Saber o que está em alta

Realtime permite acompanhar conteúdos que estão sendo compartilhados em tempo real (foto: Reprodução/João Kurtz)Realtime permite acompanhar conteúdos que estão sendo compartilhados em tempo real (foto: Reprodução/João Kurtz)

Em 2012, o Bitly lançou o Realtime, um aplicativo interativo que escaneia todos os links gerados e mostra o que está em alta em tempo real. O sistema permite filtrar os links por rede social, localização, idioma e tópicos. Os conteúdos são organizados com base em audiência e funciona de forma semelhante a um feed do Twitter, que mostra o que está em evidência.

5) Compatibilidade com iPhone e Chrome

Plugin para o Chrome facilita criar e compartilhar links (foto: Reprodução/João Kurtz)Plugin para o Chrome facilita criar e compartilhar links (foto: Reprodução/João Kurtz)

O aplicativo do Bitly para iPhone (iOS) pode ser usado para gerar links e conferir estatísticas. Também é possível acessar listas e ler conteúdo direto do aplicativo. Existe também um plugin para o Google Chrome que encurta URLs e checa estatísticas sem sair da página.

6) Integração com blogs

Integração com Wordpress permite controlar melhor a distribuição do conteúdo (foto: Reprodução/João Kurtz)Integração com Wordpress permite controlar melhor a distribuição do conteúdo (foto: Reprodução/João Kurtz)

O Bitly também possui um plugin para o WordPress que gera links automaticamente para cada post publicado, o que ajuda a espalhar o conteúdo. Ele mostra os links mais populares, filtrados por tópicos e também possui integração com outros serviços, como o Twitterfeed.

7) Atalhos

Atalhos do teclado facilitam a utilização do Bitly (foto: Reprodução/João Kurtz)Atalhos do teclado facilitam a utilização do Bitly (foto: Reprodução/João Kurtz)

Incorporar atalhos de teclado é um recurso comum para vários aplicativos, e o Bitly não é excessão. O site permite desde funções básicas, como avançar ou recuar na lista de links, como também acessar estatísticas, listas e compartilhar os links gerados pelo encurtador.

Via Mashable

Quer uma solução para encurtar link no Twitter? Descubra no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares