Video game

11/09/2013 07h10 - Atualizado em 11/09/2013 08h10

Mentirosos levam mais tempo para digitar mensagens, revela pesquisa

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Um estudo da Brigham Young University revelou que as pessoas que escrevem mentiras em mensagens eletrônicas levam mais tempo para digitar suas farsas. Seja nas redes sociais, nos mensageiros instantâneos ou em trocas de SMS, o comportamento dos “mentirosos” segue um padrão de tipo de interação e também de tempo levado nas conversas. 

Já pensou em instalar o WhatsApp no computador? O TechTudo ensina!

Mentir "dá mais trabalho" na hora de fazer mensagens (Foto: Reprodução/Digital Trends)Mentir "dá mais trabalho" na hora de escrever mensagens (Foto: Reprodução/Digital Trends)

Os pesquisadores entrevistaram mais de cem estudantes de duas grandes universidades americanas. Pelo computador, o grupo de uma instituição tinha que fazer 30 perguntas para o outro grupo, sendo esse último instruído para mentir em torno de metade das respostas. Os resultados mostraram que as respostas falsas demoram mais para serem formuladas.

O resultado da pesquisa levantou que escrever uma mensagem mentirosa em meios eletrônicos demora até 10% mais. Diferente de mentiras orais e imediatas, os usuários fazem diversas alterações e acabam escrevendo textos mais curtos do que o normal.

Mesmo assim, não é fácil identificar mentiras. Segundo Tom Meservy, professor de Sistemas de Informação da BYU, os humanos só conseguem detectá-las em 54% das vezes, e isso se torna ainda mais difícil na Internet, quando temos acesso apena ao texto, sem a presença física do "mentiroso".

“As conversas digitais são um terreno onde é simples enganar, porque as pessoas podem facilmente omitir suas identidades e suas mensagens passam alguma credibilidade. Infelizmente, os humanos são péssimos em detectarem mentiras. Mas estamos criando métodos para corrigir isso”, afirmou Meservy.

Os estudiosos da BYU agora têm um projeto cujo objetivo é identificar os traços de uma pessoa mentirosa. O próximo passo da pesquisa visa envolver o controle de gestos que são utilizados no console de jogos do Xbox, o Kinect. A ideia é que ele seja utilizado para rastrear movimentos de pessoas que estão mentindo e detectar comportamentos similares.

Via Digital Trends

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rui Moraes
    2013-09-11T09:42:09

    É tão importante assim responder a mensagem no ato??

  • Bruno Athayde
    2013-09-11T09:43:48

    Mudou minha vida!

  • Marcio Rocha
    2013-09-11T14:32:50

    vouterqcomecaradigitarassimparaqmeuscontatosnaoachemqeuestoumentindo.. Pô, bem mais eficiente.

  • Howtson Albuquerque
    2013-09-11T13:16:13

    Não acredito. Eles vão morrer pesquisando mentiras para os otários acreditárem.

  • Pedro Lemgruber
    2013-09-11T12:48:54

    Espero sinceramente que os meus contatos não vejam isso. Que pesquisa mais imprecisa!

  • Daniel Santos
    2013-09-11T12:33:26

    É cada uma!!! tantas circunstâncias levam uma pessoa a demorar para digitar!!!

  • Constitucionalissimamente
    2013-09-11T12:31:42

    AGORA.ENTENDI.PQ.DEMORO.TANTO.PARA.ESCREVER.ALGO

  • Marlon Laube
    2013-09-11T12:28:37

    O que é pior? Escrever devagar ou isscrever assoitandu o purtugueis?

  • Wallace Ribeiro
    2013-09-11T12:15:45

    Percebi isso na minha vozinha de 83 anos, pensa na veia que demora para digitar!

  • Leandro Roger
    2013-09-11T12:13:55

    MENTIRA TEM PERNA CURTA EU JA SABIA, AGORA DEDO CURTO FIQUEI SABENDO AGORA...

  • Maris
    2013-09-11T11:55:21

    Q novidade! precisa usar um espaço deste pra isso ? ninguém percebe que uma pessoa que DEMORA a responder e-mail ou qualquer mensagem é MENTIROSO ? Não é mesmo ingênuo canceroso estéril maridinho fiel comprador compulsivo de presentinhos de casório na casa goianita ...kkkkkk o que falar do frequentador compulsivo da sala de bate papo que vai levar a novinha agora em Atenas e Veneza...kkkkk as novinhas iam amar receber o dossiê que preparei ...é o que eu digo pra humilhar tem que aguentar o troco

  • Paulo Venancio
    2013-09-11T11:42:23

    Eu to pegando Larissa Riquelme e ai...

  • Giovanni
    2013-09-11T10:31:12

    Que mentira! Escrevendo.. .. ..

  • Paulo Sergio
    2013-09-11T11:30:18

    Mentira! Peraí...

  • Alex Dil
    2013-09-11T11:17:58

    Que ridículo. Quer dizer q se eu estiver fazendo algo e tentando digitar ao mesmo tempo sou mentiroso? affs quanta babaquice, tem q arrumar algum trabalho criativo para a Dona Aline Jesus.

  • Silvio Santos
    2013-09-11T11:11:04

    Quem digita devagar é que ainda não sabe faze-lo. Pesquisa boba essa.

  • MARCOS NEVES
    2013-09-11T10:58:19

    Eu digito devagar no celular. Como eu entro nessa fantástica pesquisa que com certeza mudará o mundo como conhecemos criando novos paradigmas para as gerações futuras?

  • DANIEL BARBO
    2013-09-11T10:51:21

    Que interessante! (verdade ou mentira.........)

  • Aline
    2013-09-11T10:50:00

    mas é mesmo, até eles pensarem no que vão inventar... o tempo vai passando!!!

  • Alexandre Silva
    2013-09-11T10:33:08

    Isso me parece meu obvio, a parte de contruir uma mentira ao invés de apenas lembrar um fato, deve ser mais demorado mesmo...

  • Max Dillon
    2013-09-11T12:00:04  

    Ha é por isso que pedir um dinheiro emprestado a um amigo e já tem 3 meses que espero a resposta....kkkkkk

    recentes

    populares

    • Max Dillon
      2013-09-11T12:00:04  

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Max Dillon
    2013-09-11T11:28:42  

    Imagina o tempo que um político demoram pra responder um e-mail. hehehe

    recentes

    populares

    • Max Dillon
      2013-09-11T11:28:42  

      E então os prefeitos kkkkkkkk!

    recentes

    populares

    • Max Dillon
      2013-09-11T11:28:42  

      Maria José imagina esses safados mentirosos.

  • Raphael Cunha
    2013-09-11T11:28:22  

    Pode ser que ele só tenha o 3G da TIM, pô..! Pera aê né..!

    recentes

    populares

    • Raphael Cunha
      2013-09-11T11:28:22  

      Fato.