03/09/2013 07h44 - Atualizado em 03/09/2013 11h27

Microsoft compra a Nokia: entenda o que pode mudar nos próximos anos

Elson de Souza
por
Da redação

A Microsoft anunciou a compra da Nokia, na madrugada desta terça-feira (27), por cerca de US$ 7,2 bilhões (R$ 17 bilhões). A notícia pegou os usuários de surpresa não só pela transação, que já era especulada há algum tempo, mas também pelas dúvidas a respeito do futuro da companhia finlandesa. Desde 2011, a Nokia fabrica a linha Lumia, com Windows Phone, além dos celulares Asha.

Nokia é comprada pela Microsoft (Foto: Reprodução/Digital Trends)Nokia é comprada pela Microsoft (Foto: Reprodução/Digital Trends)

O anúncio foi feito no blog oficial da Microsoft e também no Conversations, da Nokia, através de uma carta de Steve Ballmer e Stephen Elop, diretores executivos das empresas. Segundo o anúncio, a movimentação significa o "próximo capítulo" na história da fabricante de celulares.

No últimos anos, a Nokia apresentava grandes prejuízos após insistir no lançamento de aparelhos com o defasado sistema Symbian, abandonado após o lançamento do 808 PureView. A companhia, que era líder no mercado de celulares, perdeu espaço para dispositivos iOS e Android. Para tentar recuperar espaço, a Nokia adota, desde 2011, o sistema Windows Phone, da Microsoft, em seus smartphones. A parceria apresentava resultados positivos nos últimos meses, mas ainda abaixo das necessidades da finlandesa.

Para a Nokia, a compra significa uma tentativa de voltar ao topo, hoje dominado pela Samsung e Apple. No entanto, a nova "dona" da fabricante deve promover mudanças nos próximos meses, o que deixa os fãs da Nokia bastante intrigados. Acompanhe abaixo o que pode mudar a partir de agora.

- A Nokia vai acabar?

Com a notícia desta madrugada, grande parte dos usuários em redes sociais manifestaram dúvidas a respeito da continuidade da marca "Nokia". No entanto, é muito difícil que a Microsoft acabe com a fabricante nos próximos meses, já que a tradição da companhia finlandesa e o valor de sua marca ainda são muito grandes no mercado. A Nokia liderou o mercado de celulares durante 14 anos.

Outra questão que conta a favor da manutenção da marca é o fato de a Microsoft, dona do Windows Phone e dos Windows 8 e RT, ainda não ter uma boa experiência no segmento de smartphones e tablets. A primeira tentativa da empresa, o tablet Surface, teve vendas muito abaixo do esperado. Sendo assim, a compra da Nokia tem como objetivo fortalecer a companhia de Bill Gates e Steve Ballmer no mercado de dispositivos móveis.

- Os Lumias vão perder o suporte?

Embora ainda seja preciso aguardar um pronunciamento oficial das companhias nesse sentido, é pouco provável que a Nokia deixará de oferecer suporte, como assistência técnica e atualização de sistema, aos atuais Lumias. A Microsoft comprou a divisão de dispositivos e serviços da companhia finlandesa, o que significa que não só a marca foi transferida como também toda a atual estrutura física e humana da Nokia, ou seja, fábricas, lojas, funcionários, entre outros.

Windows Phone Lumia 820 e 920 apresentados pela Nokia (Foto: Reprodução)Lumias atuais, como o 820 e 920, devem continuar a receber suporte da Nokia e Microsoft (Foto: Divulgação)

A companhia de Steve Ballmer, aliás, é a maior interessada em manter a fórmula de sucesso da linha Lumia, principal responsável pela popularização do Windows Phone no mundo. Dessa forma, espera-se até que o ritmo de lançamentos seja intensificado a partir de agora. Para este mês, inclusive, são aguardados um foblet Lumia 1520, com tela de seis polegadas Full HD e processador quad-core, e um tablet com Windows RT.

- E o futuro dos Ashas?

Além dos Lumias, a Microsoft também ficará responsável pelos celulares Asha. No entanto, o futuro dessa linha é mais incerto. Como esses aparelhos compõem boa parte das vendas da Nokia, é provável que ela seja continuada nesse primeiro momento, com os possíveis lançamentos já programados.

A longo prazo, porém, é dificil enxergar os Ashas como um modelo de negócio da Microsoft. Afinal, o grande interesse da companhia norte-americana é emplacar o Windows Phone no mercado. Sendo assim, é provável que a Nokia faça uma transição gradual dos Ashas para aparelhos com Windows Phone mais baratos, como o Lumia 520, 620 e 625.

Android ou Windows qual será o sistema do tablet da Nokia (Foto: Reprodução/AndroidAuthority) (Foto: Android ou Windows qual será o sistema do tablet da Nokia (Foto: Reprodução/AndroidAuthority))Venda acaba com a esperança de um Nokia com
Android (Foto: Reprodução/AndroidAuthority)

-  Ainda há espaço para o Android na Nokia?

Não! Se a parceria com a Microsoft já tornava difícil a adoção do Android pela Nokia, a venda para a companhia de Steve Ballmer acaba, de vez, com qualquer esperança. O motivo é claro: o sistema do Google é o grande rival do Windows Phone. Sendo assim, não faria sentido a Microsoft permitir que uma empresa sua adote o software concorrente.

Google e Microsoft, aliás, tem um histórico de brigas e acusações no mercado de smartphones. A última delas foi gerada pelo segundo bloqueio consecutivo do aplicativo do YouTube para o Windows Phone. A Google, dona do sites de vídeos, acusou a rival de infringir os termos de uso do serviço e desrespeitar acordos firmados. Além disso, a dona do Android não desenvolve nenhum app de seus produtos para o Windows Phone, ao contrário do que pratica para o iOS, da Apple.

- Que espaço a Nokia terá na Microsoft?

Curiosidade ou não, Stephen Elop, diretor executivo da Nokia até ontem, já foi funcionário da Microsoft, onde chefiou a equipe responsável pelo pacote Office. Em 2010, o canadense deixou o cargo para comandar a fabricante de celulares, onde foi um dos principais entusiastas do abandono dos sistemas Symbian e Meego para a adoção do Windows Phone. Por essa razão, Elop é apontado como um "Cavalo de Troia" pelos fãs da Nokia, que o acusam de ser um dos principais interessados na venda da empresa, consolidada nesta terça-feira (3).

Venda para Microsoft representa um novo capítulo na história da Nokia, segundo as empresas (Foto: Divulgação)Venda para Microsoft representa um novo capítulo para a Nokia, segundo as empresas (Foto: Divulgação)

Para reforçar essa desconfiança, Stephen Elop é o principal nome cotado para substituir o atual diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer, que se aposentará dentro dos próximos 12 meses. Caso isso venha a se concretizar, a Nokia e o Windows Phone podem se tornar o grande foco da companhia norte-americana nos próximos anos. Para os usuários, a mudança pode representar uma agilidade maior nas atualizações do sistema, além de uma participação mais ativa da Microsoft na busca de aplicativos de peso, como o Instagram.

- E os smartphones de outras fabricantes com Windows Phone?

Embora a Nokia domine as vendas do sistema da Microsoft, outras fabricantes, como Samsung, HTC e Huawei, também produzem smartphones com Windows Phone. No entanto, mesmo com a compra da fabricante finlandesa, nada deve mudar. Segundo o site especializado WP Central, a Microsoft continuará licenciando o seu sistema para outras empresas.

No Brasil, além da linha Lumia, apenas a Samsung vende aparelhos com o Windows Phone 8. A posição da Microsoft, caso confirmada, significará que o usuário poderá comprar tranquilamente um Ativ S, por exemplo, já que o aparelho continuará recebendo o suporte para o sistema operacional.

*Colaborou Taysa Coelho

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juninho Oak
    2015-10-04T10:38:19

    Td de bom sistema Windows Phone...

  • Junior
    2013-09-03T09:27:28  

    Tem gente que reclama do Android: é claro vão na loja e compram um tablet por R$ 199,00 daqueles que voce ve o quadriculado da tela a 3 metros de distancia! Dai reclamam que nao é fluido que nao é isso, que a Apple é melhor que o W8 é melhor. Não to dizendo que Apple ou W8 saõ ruins, mais é que o povo nao sabe o que diz, porque o Android tambem nao é ruim. Tudo depende do hardware dos aparelhos e do usuário. Android é bom e é fluído sim! Apple também tem suas boas vantagens juntamente com o W8. Não sejam burros!

    recentes

    populares

    • Junior
      2013-09-03T09:27:28  

      Juan Vazquez o Android não é pesado, ele é super fluido a questão está no tipo de Android q vc usa, se é o puro ou o mexido pelas fabricantes. Android puro é outro vida.

    recentes

    populares

    • Junior
      2013-09-03T09:27:28  

      Carlos Gomes, comcordo com vc o windows tem qualidades superiores

  • Guilherme
    2013-09-03T17:13:47  

    Façam como eu que tenho um s3, um 4s e um Lumia920 hahhahahha ai como é bom ser vida loka

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2013-09-03T17:13:47  

      Puts, vcs estão competindo sobre quem dá mais dinheiro pra Microsoft mesmo?

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2013-09-03T17:13:47  

      boa!

  • João Coelho
    2013-09-04T16:44:40  

    A Microsoft nunca acertou com a área mobile, sempre com sistemas pesados e complicados. Comprar a Nokia pra tentar salvar o windows phone acho que foi o maior tiro no pé........mas vamos ver, só o tempo dirá se eles acertaram ou não.

    recentes

    populares

    • João Coelho
      2013-09-04T16:44:40  

      mEu 920 é show de bola...e sou muito critico e uso todos os recursos....

    recentes

    populares

    • João Coelho
      2013-09-04T16:44:40  

      João Coelho, sistema pesado ? Vc nunca usou o WP 8 , nokia 520 o mais simples roda melhor que muito intermediario da google.

  • Marco Pires
    2013-09-03T08:25:01  

    Que bomba. Eu acho que pode ser uma boa para ambas a empresa, a ms com know-how da Nokia em mãos pode ser excelente. Mas a minha apreensão é o grande sistema burocrático da ms, nao saber aproveitar todo o potência e nos trazer aparelhos horríveis. Mas... Eu acredito!! Nao importa a marca, mas para Android n volto mais.

    recentes

    populares

    • Marco Pires
      2013-09-03T08:25:01  

      Marco, eu também não quero mais android. Atualmente sou usuário iOS, mas tenho a maior vontade de voltar para WP, gostei demais do SO. Vou aguardar o novo iOS, mas a tentação de voltar é grande.

  • Carlos Gomes
    2013-09-03T14:11:42  

    só espero que o meu lumia 920 continue sendo atualizado!!! troquei meu s3 pelo lumia.... vamos ver no que vai dar!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Gomes
      2013-09-03T14:11:42  

      Daniel Brás tenho pena desse povinho!!!! ok que todos deveria ter acesso ao bom e do melhor, mais aqui é brasil, favelado quer uma marquinha do que qualidade!!! Iphone é um ótimo aparelho, mais 2800 é muito p/ um "produto" com qualidade que não é inovada!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Gomes
      2013-09-03T14:11:42  

      Carlos, concordo com você. Hoje em dia todo favelado quer Iphone somente por status. Parcelam em 12 vezes, passam fome, mas continuam exibindo seus Iphones para todo mundo.

  • Valdecir Conrado
    2013-09-03T10:43:04

    Vamos torcer para que a Microsoft não acabe com a Nokia, que para mim é a fabricante dos melhores celulares. Não tem o Android, aliás nem precisa....não troco meu Nokia por nenhum outro celular!!!

  • Elderson Cunha
    2013-09-03T11:00:40

    louco pra que o 625 chegue logo como um bom preço

  • Fernando Santos
    2013-09-03T10:57:55

    Melhor celular é os ching ling .... kkkkkkkkkk Zuera . Nokia é top d+ tem celular de esbugalhar o olho. esses Lumias é mto loko . Espero q a MS não enterre os celulares da nokia.

  • Anonimo Nome
    2013-09-03T13:25:38

    Bom, a Microsoft só ganha essa briga de smartphones se vc ganhar um Lumia quando comprar o Windows para PC... fora isso, 3o lugar forever

  • Ailson Junior
    2013-09-03T12:28:43

    Triste fim para a Nokia.

  • F. Andrade
    2013-09-03T18:51:46

    Eu acredito que teremos várias novidades tecnológicas e preços mais baixos.

  • André Lopes
    2013-09-03T14:31:01

    Resumo: Usuário pressionando Ctrl+Alt+Del diante de uma tela azul num equipamento com uma baita camera de 343.545.000 Mpx!!!

  • Harison Oliveira
    2013-09-03T13:33:19

    e se continuar essa tendência de aumento no uso dos desconfortáveis e fracos tablets, ela vai arruinar e a google vai reinar junto com o android

  • Adalmo
    2013-09-04T10:53:49

    Muito falam que a Microsoft é isto ou aquilo, mas ela sempre foi imbativel nas vendas do Windows, falam mal do windows, mas é o mais utilizado. Comprou o Skype, mas é o mais utilizado.

  • Renato Pimentel
    2013-09-04T10:24:23

    Espero que a patente NOKIA continue... Foram 14 anos de liderança! Não pode terminar assim de uma hora para outra.

  • Marcelo Andrade
    2013-09-15T16:48:40

    Meu Nokia lumia 920 tira onda onde chega...quando ligo ele sobre a mesa ficam todos de olhos compridos admirando. ..

  • José Gonçalves
    2013-09-03T08:08:00  

    A incompetência da Microsoft agora vai tomar conta também da Nokia. Pronto Samsung, Apple, Google... Não precisam se preocupar mais com esses caras...

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-09-03T08:08:00  

      José Gonçalves, o que vc já fez de importante na vida? Escreva aqui seus grandes feitos tecnológicos para a humanidade?! Quem é vc para falar do Bill G.?! O que vc sabe é apenas reproduzir notícias e conversinhas de fóruns. O mundo não vai mudar porque vc não usa os produtos da Microsoft. É líder sim e espero que continue por muitos anos. Sou da geração do DOS e sei o quanto foi e é importante tudo o que o Bill Gates e o S. Jobs fizeram. O resto (Google, Face,Twitter, Samsung) apenas se beneficiaram desses dois gênios! Essas empresas sim tomaram como base a Microsfot e a Apple. Aí é fácil !

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-09-03T08:08:00  

      Deixa eu levantar alguns pontos... Não tenho o Windows na minha máquina, também não gosto do Outlook, e até gostava do Skype, mas agora está ficando bagunçado e cheio de idiotas do MSN. O Bill G. prateou o sistema do S. Jobs se vocês não sabem... Nesse momento não tem nada que eu queira usar da Microsoft, para mim é líder apenas no Pacote Office, que mesmo assim está começando a ser ameaçada por outras companhias. Agora se vocês acham que só existe o Windows no mundo eu não tenho culpa.

  • Jair Junior
    2013-09-03T16:39:32  

    A Microsoft nunca da tiro no escuro, aguarde e veja.. a empresa deve estar com alguma na manga e vai varrer com o android

    recentes

    populares

    • Jair Junior
      2013-09-03T16:39:32  

      Concordo Jair, parabéns pelo comentário!

    recentes

    populares

    • Jair Junior
      2013-09-03T16:39:32  

      Carlos Oliveira e Jair Junior torçam para vocês estarem errados, pelo bem do bolso de todos os usuários. A pior coisa que pode existir é a falta de concorrência. E pelo histórico da MS ela sempre abusou do monopólio!!

  • André Callazzans
    2013-09-03T13:19:45

    Pegou quem de surpresa? Essa noticia já era aguardada e especulada a muito tempo. Com certeza quem ganha com isso é o consumidor, a MS com a Nokia talvez se torne uma ótima opção.

  • Anonimo Nome
    2013-09-07T00:34:51

    WP é igual Esperanto, a língua universal que ninguém fala

  • Claudio Oliveira
    2013-09-04T10:55:33

    JOSÉ GOLÇALVES, o que vc já fez de importante na vida? Escreva aqui seus grandes feitos tecnológicos para a humanidade?! Quem é vc para falar do Bill G.?! O que vc sabe é apenas reproduzir notícias e conversinhas de fóruns. O mundo não vai mudar porque vc não usa os produtos da Microsoft. É líder sim e espero que continue por muitos anos. Sou da geração do DOS e sei o quanto foi e é importante tudo o que o Bill Gates e o S. Jobs fizeram. O resto (Google, Face,Twitter, Samsung) apenas se beneficiaram desses dois gênios! Essas empresas sim tomaram como base a Microsfot e a Apple. Aí é fácil !

  • Harison Oliveira
    2013-09-03T13:31:55

    a microsoft tá é afundando isso sim...

  • Renan Castro
    2013-09-04T11:25:25

    "Blábláblá, falo mal da Microsoft mas estou aqui comentando por um PC com windows". Nokia vai morrer? Muito pelo contrário, já está morta, agora que ela vai ressuscitar. "Aaii ele é fanboy" - que nada, tenho um pc windows e 3 aparelhos da apple (iphone, ipad, mac).

  • Michely Bastos
    2013-09-03T13:18:41

    Eles vao colocar pilhas nos celulares para ficar paracido com a recnologia do controle do Xone