A Motorola, enfim, anunciou o Moto X, um smartphone com atrativos interessantes, mas que não é um top de linha, voltado para o consumidor comum e não para quem busca o aparelho mais avançado possível. E uma grande opção nesta categoria é o Galaxy S4 Mini, uma versão mais modesta e menor do top de linha da Samsung, o Galaxy S4. No comparativo desta semana, o TechTudo compara os dois e aponta qual é o melhor.

Desempenho: Moto X
O Galaxy S4 Mini tem especificações razoáveis, com 8 GB de memória interna, 1,5 GB de RAM, processador Snapdragon 400 Dual-Core 1,7 GHz e GPU Adreno 305. Porém, o Moto X leva a melhor no desempenho, com 2 GB de RAM, memória interna de 16 GB ou 32 GB, GPU Adreno 320 e processador também Snapdragon dual-core de 1,7 GHz. Logo, o lançamento da Motorola leva vantagem sobre o produto da Samsung neste quesito.
Display e Design: Moto X
O design do Moto X é seu grande atrativo, por permitir a personalização de diversas áreas do aparelho com cores diferentes e até colocar o nome na parte de trás (vale lembrar, no entanto, que este recurso só está disponível, por enquanto, em uma operadora dos Estados Unidos). Por isso, ele leva ampla vantagem contra o tradicional layout do S4 Mini, que segue o bem conhecido visual dos produtos da linha Galaxy, da Samsung, emulando o do Galaxy S4.
Além disso, a tela do Moto X também é muito melhor: 4,7 polegadas, com resolução HD, de 720 x 1280 pixels, e 312 ppi. O S4 mini tem a tela menor e com menos qualidade. São 4,3 polegadas, resolução de apenas 540 x 960 pixels e 256 ppi de densidade, o que faz com que ele seja bem inferior ao rival deste comparativo.

Sistema operacional: Empate
Ambos possuem o Android 4.2.2 Jelly Bean, então não há como diferenciá-los.
Câmeras: Moto X
A câmera traseira do S4 Mini fotografa com 8 megapixels e tem recursos como geolocalização, foco com toque, detector de rostos, HDR e panorâmica. A frontal, por sua vez, tem 1,9 megapixels e, além de tirar fotos, faz chamadas de vídeo. No Moto X, são 10 megapixels com os mesmos recursos, na traseira, e frontal de 2 megapixels com filmagem em HD 1080p. A qualidade de imagem feita com o Motorola também supera a do Samsung.
Qual será o preço do Moto X no Brasil? Veja discussão no Fórum do TechTudo!
Bateria: Moto X
Por ser um aparelho mais avançado, o Moto X também possui uma bateria mais poderosa. São 2.200 mAh, que garantem até 13 horas de conversação. O Galaxy S4 Mini, por sua vez, tem 19.00 mAh, mas a diferença, na prática, nem é tão grande, pois ela acaba sendo suficiente para suas especificações. Ele tem vida útil sem carregar de apenas uma hora a menos do que o rival: 12 horas.
Conectividades: Empate
O S4 Mini tem duas variantes: uma 3G dual-chip, batizada de Galaxy S4 Mini Duos, e outra 4G. As duas têm NFC, Bluetooth, Wi-Fi, Bússola, GPS e acelerômetro. Mesmas características do Moto X, que, por sua vez, não possui nenhuma variante dual-chip. Ou seja, há uma espécie de empate técnico, pois a comparação pode ser feita entre os dois modelos 4G, que são iguais, ou entre o S4 que tem 3G e dual-chip, que leva vantagem pelo dual-chip, mas perde pelo 3G, e o Moto X. No geral, resta ver o que mais é adequado ao perfil do consumidor.
Preço e disponibilidade: Galaxy S4 Mini
O S4 Mini já está disponível no Brasil, com variante dual-chip e 3G, por R$ 1.399. O preço é atrativo, especialmente se for levado em conta que ele sai mais barato se comprado à vista ou então em um plano de operadora. Enquanto isso, o Moto X não tem preço nem a data de lançamento confirmados no país.

Conclusão: Moto X
O Moto X não é um top de linha, mas é um intermediário que promete ser o melhor de sua categoria no mercado. Infelizmente, ele ainda não tem data de lançamento confirmada no Brasil, mas talvez valha aguardar notícias sobre isso, que devem sair em breve, do que se antecipar e adquirir um smartphone inferior, como o S4 Mini, por preços semelhantes. Ainda mais se o recurso de personalização do Moto X for liberado também no mercado brasileiro, o que seria um grande atrativo.
