Antivírus

11/09/2013 09h12 - Atualizado em 11/09/2013 09h18

Novo trojan bancário infecta celulares com Android, Symbian e Blackberry

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os usuários das plataformas móveis Android, Symbian e BlackBerry que utilizam seus telefones celulares para acessarem serviços bancários devem tomar cuidado com um novo vírus móvel. O laboratório de pesquisa da ESET, empresa de segurança digital, identificou um trojan em smartphones com foco em informações bancárias da Europa e da Ásia, podendo se espalhar para outros países como o Brasil, onde o acesso a contas por celular é comum.

Seu computador está com vírus? Conheça os dez sintomas mais comuns

Novo vírus pode contaminar diversos sistemas operacionais (Foto: Divulgação)Novo vírus pode contaminar diversos sistemas operacionais (Foto: Divulgação)

O arquivo Win32/Spy.Hesperbot foi detectado recentemente, em agosto. A sofisticada ameaça tem uma função de keylogger voltada para capturar imagens e vídeos das telas de início do dispositivo, além de configurar um novo proxy remoto. Outra função possibilita que sejam criadas conexões remotas escondidas para infectar os sistemas em que se aloja. 

Usuários de países como Turquia, República Checa, Reino Unido e Portugal já foram contaminados com o aplicativo, que se espalha por e-mails. O objetivo dos cibercriminosos é obter dados de conta e senha das vítimas para realizarem transações financeiras ilegais. 

“A análise revelou que estávamos lidando com um trojan bancário, com funcionalidade semelhante e objetivos idênticos do Zeus e do SpyEye, mas diferenças de implementação significativas indicam que esta é uma nova família de malware, e não uma variante de um trojan conhecido”, explica Robert Lipovsky, pesquisador da ESET.

Responsável pela identificação do malware, a ESET já disponibiliza proteção para este tipo de infecção em seus aplicativos ESET Smart Security e ESET Mobile Security. Para evitar esta ou qualquer outra contaminação em seu dispositivo móvel, a recomendação é simples: assim como nos PCs com Windows, mantenha-o protegido com um bom antivírus.

Quer saber se tem problema possuir dois antivírus em um smartphone? Acesse o Fórum TechTudo e descubra!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Nascimento
    2013-09-13T11:32:44

    Interessante que o BBOS é o mais seguro e é afetado e o WP8 e o IOS não oh!

  • Tiago Aráujo
    2013-09-13T09:14:50

    Não adianta, Blackberry é o mais seguro no mundo, tentar comparar com o Android em questão de segurança, é o mesmo que comparar um fusca com uma ferrari.

  • Ikarus Fer
    2013-09-11T11:11:28  

    isso não acontece com iOS!

    recentes

    populares

    • Ikarus Fer
      2013-09-11T11:11:28  

      Como sempre a culpa é sempre do usuário! huahuahuahua

    recentes

    populares

    • Ikarus Fer
      2013-09-11T11:11:28  

      David, a questão não é ser mais seguro, se o Windows tem mais ataques de vírus e o OS menos é porque os criminoso miram mais no Windows por ser o sistema mais usado na maioria dos PCs, os criminoso não vão se dar o trabalho de infectar maquinas onde pouca gente usa o sistema da Apple, vão atrás do sistema onde tá instalado em mais maquinas e asso, infectar um número maior de computadores.