Video game

20/09/2013 08h00 - Atualizado em 20/09/2013 08h00

PlayStation 4 rodará jogos de PS3 e upgrades sairão por US$ 9,99, diz Sony

João Paulo Carrara
por
Para o TechTudo

O PlayStation 4 terá a capacidade de rodar títulos de PS3 e também de PlayStation Vita. Além disso, a Sony anunciou um plano de promoção para upgrade de jogos que forem lançados tanto para a atual como para a próxima geração, com versões para PS4 por apenas US$ 9,99. As informações foram divulgadas pelo presidente da Sony Studios, Shuhei Yoshida, nessa quinta-feira (19) durante a Tokyo Game Show.

Confira todos os jogos de lançamento do PS4.

A decisão de permitir que o PS4 aceite jogos do PS3 é uma mudança de estratégia da Sony (Foto: Reprodução)A decisão de permitir que o PS4 aceite jogos do PS3 é uma mudança de estratégia da Sony (Foto: Reprodução)

O sistema de retrocompatibilidade funcionará por meio da Gaikai, a rede de serviços e jogos em nuvem da Sony, e por essa razão, títulos de PS3 também poderão ser jogados no recém anunciado PS Vita TV. Yoshida não revelou quais serão os jogos disponíveis e suportados pelo serviço, mas garantiu que a empresa ira apoiar um “número razoável” de games logo no início e continuará expandindo a coleção ao longo do tempo. A função só será habilitada a partir de 2014.

Em fevereiro desse ano, o mesmo Yoshida havia anunciado que o PS4 não iria suportar jogos do PS3, mas essa é uma clara mudança de estratégia da Sony após a aquisição da Gaikai, por US$ 380 milhões, famosa pela prestação de serviços de jogos em nuvem.

Upgrade de jogos por US$ 9,99

Alguns títulos cross gen estarão disponíveis no programa de upgrade (Foto: Reprodução)Alguns títulos cross gen estarão disponíveis no programa de upgrade (Foto: Reprodução)

Outra novidade apresentada pela Sony diz respeito aos títulos que serão lançados tanto para o PS3 quanto para o PS4, chamados de Cross Gen. Alguns desses jogos farão parte de um plano que vai permitir o upgrade da versão atual para a da nova geração pelo preço promocional de US$ 9,99.

Isso significa que, pagando esse valor, os consumidores que comprarem a versão de PS3 de de algum título do programa receberão a versão digital do jogo quando ele for lançado para o PS4. Até o momento estão confirmados nesse sistema de upgrade os seguintes jogos: Assassin's Creed 4: Black Flag, Watch Dogs, Battlefield 4 e Call of Duty: Ghosts.

Para os que fazem questão da embalagem e preferem a cópia física, haverá um código nas embalagem de cada um desses quatro jogos que vai possibilitar a compra da versão digital para o PS4, também por US$ 9,99, porém será necessário autenticar a cópia digital cada vez que for jogar, utilizando o disco da versão para PS3. Segundo a Sony, os códigos para obter as versões de PS4 com o preço diferenciado serão válidos até o dia 31 de janeiro de 2014.

O que você achou do PlayStation 4? Opine no nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Machado
    2014-01-02T16:14:53  

    isso é tudo mentira eu gastei 200 reais num jogo de PS3 e quando eu coloquei no PS4 deu disco incompatível ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    recentes

    populares

    • Fernando Machado
      2014-01-02T16:14:53  

      Será que isso só diz respeito pra midia virtual?

  • Fábio Silva
    2016-02-27T19:47:35

    Isso não aconteceu de fato, não é mesmo?

  • Warley Bennington
    2013-09-23T03:44:42  

    Vou nem mais comprar o Ps3. Comprar o Ps4 e espero que tera Gta 4 e expanções e Gta 5, metal Gear Solid. meus favoritos. Um Ps4 e uma tv de 50 polegadas, putz. ficara demais. :D

    recentes

    populares

    • Warley Bennington
      2013-09-23T03:44:42  

      Adeus Vida social né kk

    recentes

    populares

    • Warley Bennington
      2013-09-23T03:44:42  

      Mo caô em fera.. ahahahahahah

  • Jose Silva
    2013-12-11T14:04:25

    gostaria de saber então não vai se todos os jogos do PS3, que vai roda no PS4?,. tipo EX: Marvel & Capcon, GT5, Sonic e muitos outros...

  • René Cayuela
    2013-11-13T01:15:31

    PS4 em miami custara 520 dolares e o lançamento sera na 00:00 de quinta para sexta feira somente no shopping Aventura mall.

  • Cristomar Motta
    2013-09-20T15:02:33  

    quanto custará o P$ 4?

    recentes

    populares

    • Cristomar Motta
      2013-09-20T15:02:33  

      Em MIAMI R$ 900,00 !

    recentes

    populares

    • Cristomar Motta
      2013-09-20T15:02:33  

      na argentina vai ser R$2.800 no brasil vai ser 3.000

  • Francisco Neto
    2013-10-30T16:37:57

    eu estou pedindo para um amigo trazer o play 4 para o brasil... vou conseguir jogar o GTA V de play 3 nele?

  • Carlos Fante
    2013-09-20T13:19:07  

    Bom, já que não certeza de como será eu farei uma sugestão aos que pretendem adquirir o PS4. Não comprem mais nenhum jogo para o PS3 a partir de agora e vejamos se surtirá algum efeito. Já estou riscando de minha lista a aquisição de seis títulos para os meus PS3. Aguardarei tranquilamente estes títulos para o PS4 enquanto jogo os que tenho para o PS3.

    recentes

    populares

    • Carlos Fante
      2013-09-20T13:19:07  

      Alexandre Sales: Nem compra o FIFA 14, é apenas o 13 com times atualizados, ele não virá com a nova engine.

    recentes

    populares

    • Carlos Fante
      2013-09-20T13:19:07  

      Será que você realmente precisa comprar o PS4 no dia que ele vim pro Brasil? É realmente tão necessário assim que vc não pode nem usufruir mais do seu ps3 ou seja lá o que vc tem? Exagerado você...

  • Fabio Nascimento
    2013-09-20T17:25:24  

    Tem muita gente que não leva em conta uma coisa, o sistema Gaikai não vai estar disponível logo no inicio no Brasil então não conte com isso no lançamento no Brasil, os códigos para compra de versões digitais com promoção de jogos PS3 para PS4 são apena para conta PSN Americana, tenho 2 conta uma BR e outra USA usei a BR uma 2x no máximo para nunca mais, as taxas mesmo para arquivos digitais na PSN BR e fora da realidade, uma dica que eu dou troque para uma conta USA que vai ter muito mais vantagem.

    recentes

    populares

    • Fabio Nascimento
      2013-09-20T17:25:24  

      Na PSN brasileira os Games custam o valor da Mídia Física, provavelmente na PSN americana também, mas nos USA não temos que pagar 68% de impostos, por exemplo, o GTA V custa realmente R$ 65,00 ao invés de R$ 200,00. Por isso essa Discrepância nos Preços

  • João José
    2013-09-20T08:22:32  

    Muito interessante isso, pois nos últimos meses estou pegando somente as versões digitais dos jogos (lançamentos) justamente com a esperança de poder jogar também no PS4. Sugiro uma matéria sobre este Gaikai, que não conheço.

    recentes

    populares

    • João José
      2013-09-20T08:22:32  

      Italo Rocha Joga no PS3 simples amigo. Pra que complicar as coisas rsrsrs

    recentes

    populares

    • João José
      2013-09-20T08:22:32  

      Capt Barbosa, só pra confirmar: meus jogos de PS3 em mídias físicas não rodarão no PS4. Se eu quiser jogar títulos do PS3, terei que pagar um novo jogo, que será fornecido para mim via Gaikai. É isso?

  • Willian Jambeiro
    2013-10-29T12:52:53

    A playstation esta de Piada. Sai mais vantagem comprar uma passagem até Miami e comprar o PS4 por $399,00. BRASIL O PAÍS DOS IMPOSTOS. O PAÍS DA PIADA.

  • Victor Santos
    2013-09-20T11:13:43  

    É por essas e outras coisas que prefiro a SONY. A Microsoft vai levar poeira na cara nessa geração assim como levou na atual, só que dessa vez vai ser muito maior.

    recentes

    populares

    • Victor Santos
      2013-09-20T11:13:43  

      tem gente que ainda acredita no X-lixo!!!! kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Victor Santos
      2013-09-20T11:13:43  

      Sou Fã da Sony, no entanto não podemos subestimar a M$. Acredito que nesta primeira leva de jogos para o lançamento dos novos consoles, não haverá uma diferença tão nítida entre os dois consoles, uma vez que as desenvolvedoras ainda não conhecem a fundo a arquitetura dos mesmos, no entanto, nos próximos lançamentos, acredito eu, corre-se o risco da diferença do hardware ficar muito evidente, uma vez que a revista EDGE, publicou que a Sony possui um console 50% mais potente que a M$. O jeito é esperarmos. Até o momento, quem está se dando bem são os usuários na guerra das vantagens.

  • Carlos Bap
    2013-09-21T20:33:32  

    Esses next gen, vão demorar para emplacar. Se sai o mesmo game para Ps3 ou Xbox 360, porque eu compraria um Ps4 ou Xbox one, para jogar só com uma melhora nos gráficos? Esse upgrade que a sony esta propondo, na minha opinião não vai dar certo.

    recentes

    populares

    • Carlos Bap
      2013-09-21T20:33:32  

      auhsauhauhs pura verdade virgens de PS3 e assim mesmo

    recentes

    populares

    • Carlos Bap
      2013-09-21T20:33:32  

      Comentário de quem acabou de comprar um PS3 rs...

  • David Atos
    2013-10-19T09:00:41

    Não é melhor comprar em um site seguro do que gastar mais dinheiro ainda indo e voltando aos Estados Unidos? Nada contra, sou a favor de viajar e aproveitar cada lugar de lá, mas pra quem quer ter o console logo e gastar menos, eu acho melhor procurar e pesquisar direitinho por um site que venda pelo mesmo preço lá nos EUA. Ou seja, comprar uma máquina importada faz muita diferença nos valores. Ainda mais porque tem os correios que dá pra acompanhar o processo de importação...

  • Rodrigo Moraes
    2013-09-20T14:02:01  

    Então vai rodar GTA V?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Moraes
      2013-09-20T14:02:01  

      Sim!

  • Thiago Ávila
    2013-09-20T16:59:51  

    Não tenho intenções de vender meu PS3 nem meu PS2. O PS4 virá para se juntar à família!

    recentes

    populares

    • Thiago Ávila
      2013-09-20T16:59:51  

      eu tb não! Vou ficar com os 4 aqui em casa! rs

  • Douglas Carvalho
    2013-09-20T16:16:16  

    então a sony esta voltando atras tambem? tenq correr atras mesmo porq senão o coro vai ser maior do que foi do PS3 para o XBox 360. mesmo assim o Microsoft esta anos luz na frente e como veem sendo nos ultimos 8 anos vai reinar a microsoft. viva bill gates

    recentes

    populares

    • Douglas Carvalho
      2013-09-20T16:16:16  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Esse ai ta loco.

    recentes

    populares

    • Douglas Carvalho
      2013-09-20T16:16:16  

      Que burro da zero pra ele

  • Ronne
    2013-09-22T15:56:53

    e a sony tem que corrigir o erro quem fez com o play 3 ....por isso também ela quer colocar o play 4 com preço justo ....afinal o brasil esta em 1 lugar na venda de vídeo games passou ate mesmo dos EUA .....

  • Hu3 Br
    2013-09-22T12:32:47

    Cara, existem jogos antigos que se rodassem no PS4 eu NUNCA comparia o PS3, passaria direto do PS2 pro PS4...Maravilha isso aí!

  • Vinicius Carvalho
    2013-09-20T17:17:42  

    Nova geração de console, e não ter televisão 4k acho que não muda muito. :/

    recentes

    populares

    • Vinicius Carvalho
      2013-09-20T17:17:42  

      nada a ver, os gráficos atuais da nova geração já estão bem melhores que os da geração passada e tendem a melhorar muito ainda em 1080P, sendo que a maioria dos jogos para Ps3 e Xbox360 ainda roda em 720p.

  • Alexandre Silva
    2013-09-23T11:27:06

    PIREI!

  • Marcelo
    2013-09-20T16:14:12

    Só pra deixar bem claro.. o PS4 NÃO vai rodar jogos de PS3... esse Gaikai é um sistema de streaming... tipo um netflix de jogos... o jogo vai ser renderizado em um servidor e as imagens vão ser transmitidas pela internet... o PS4 vai só transmitir o conteudo... igual o Vita TV e isso não é mudança de estrategia... pq na apresentação do PS4 eles ja haviam informado dessa possibilidade...

  • Nicholas Abreu
    2013-09-24T19:35:47

    o loko bixo!

  • Gustavo Teixeira
    2013-09-21T17:18:56

    Tchau XBOX One!!!!!!

  • Geraldo Gomes
    2013-10-19T20:13:59

    A R$ 4000 ninguém irá ver estas funções.