Video game

01/09/2013 10h00 - Atualizado em 01/09/2013 10h00

PlayStation 4 terá vantagens a longo prazo em relação ao Xbox One; entenda

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O PlayStation 4 possui uma tecnologia inovadora que o dará vantagens sobre seu concorrente, o Xbox One. De acordo com a AMD, o console da Sony adota uma memória unificada para o processador (CPU) e a placa de vídeo (GPU). O novo modelo, chamado de hUMA, permite que os dois componentes troquem informações de maneira mais eficiente, o que se traduz em maior velocidade e, com o passar do tempo, pode significar uma vantagem do PS4 sobre o Xbox One.

Tecnologia hUMA pode fazer o PS4 ganhar do Xbox One em desempenho bruto (Foto: Reprodução)Tecnologia hUMA pode fazer o PS4 ganhar do Xbox One em desempenho bruto (Foto: Reprodução)

A memória compartilhada reduz o tempo gasto pelo sistema para trocar informações entre processador e a GPU. Na prática, um game bem desenvolvido teria facilidade de tirar proveito dessas duas virtudes, resultando em diversos benefícios, como melhorias gráficas e menos quedas de frames, por exemplo.

Em comparação, o Xbox One usa uma arquitetura que não oferece esse tipo de memória mais refinada (até o momento, nem Microsoft e nem AMD discutiram a presença, ou não, do hUMA no console). Isso significa que CPU e GPU do Xbox One, apesar de bastante poderosas, terão um pouco mais de dificuldade em compartilhar suas tarefas usando a memória disponível e, consequentemente, não atingirão os mesmo resultados que o console rival.

xboxoneps4 (Foto: xboxoneps4)Xbox One vs. PS4 (Foto: Divulgação / TechTudo)

Sendo assim, as configurações do Xbox One limitam as possibilidades dos desenvolvedores e, com o tempo, o sistema pode se mostrar menos eficiente que o do console da Sony. A expectativa é de que essa diferença entre PS4 e Xbox One seja imperceptível nos primeiros anos da nova geração, mas, conforme novos games e engines comecem a explorar mais e mais dos novos videogames, o hUMA tende a dar vantagem ao PlayStation 4.

Via Extreme Tech

Qual console terá os melhores games exclusivos: Xbox One ou PS4? Responda no nosso fórum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme
    2013-09-01T20:52:22  

    Vou comprar o que for desbloqueado primeiro. Espero que seja o PS4, pois estou interessado nele, no momento.

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2013-09-01T20:52:22  

      Desbloquear????? vc ja viu jogos "piratas" para PS3?????????????? não viaja.... e se quer ter coisa pirata continua no PS blz?

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2013-09-01T20:52:22  

      verdade na epoca do fifa 10 cod 2 os games tava na faixa de 2mil e meu so tinha salas on line de pessoas querendo se divertir hoje com o 360 barato qualquer idiota tem e fica entrando em partidas on line e estragando o jogo dos outros osso viu

  • Moisespaulino Passos
    2013-09-01T13:40:48  

    VIDEO-GAME É COISA DE IDIOTA. ESTUDEM JOVENS, SEJAM ALGUEM NA VIDA. FAÇAM COMO SEUS PAIS... ENQUANTO É TEMPO. UM DIA A VIDA VAI COBRAR.

    recentes

    populares

    • Moisespaulino Passos
      2013-09-01T13:40:48  

      Amigão... pela forma semi-analfabeta com que você escreve, com certeza não tem título de doutorado (comprar no centro da cidade não vale). Não tente ser na Internet o que você não é. Se acha que jogar videogames atrapalha o desenvolvimento de uma pessoa, legal! Simplesmente não deixe seu filho jogar e seja feliz! Abs

    recentes

    populares

    • Moisespaulino Passos
      2013-09-01T13:40:48  

      Helisson Andrade Mas perder tempo vindo comentar várias vezes em uma notícia que fala sobre vídeo-games, isso você tem, né? Ahahahahah, é cada uma...

  • Carlos Marques
    2013-09-02T07:57:01  

    O cara apresenta uma vantagem e diz q o PS4 será melhor que o One. É piada??? Techtudo caiu no conceito. Certamente esse estagiário é lambi bola da Sony e da AMD. Xbox One: live melhor q psn; suporte a 4k; xbox one terá todos directx. BF4 por exemplo rodará melhor no xbox por causa do directx 11.4. Ferramentas melhores. PS4: por enquanto só o preço :(

    recentes

    populares

    • Carlos Marques
      2013-09-02T07:57:01  

      Como diz o velho ditado: É o sujo falando do mal lavado. Quanta HIPOCRISIA! Se quem escreveu a notícia for "fanboyola" da Sony, você por outro lado é fanboyola do Xbox e da Microsoft. O PS4 também suporta resolução 4K, viu? Inclusive, foi a SONY quem inventou a resolução 4K, pode pesquisar se duvida de mim.

    recentes

    populares

    • Carlos Marques
      2013-09-02T07:57:01  

      rpz procure direito na net sony e ms falaram que o ps4 e xbox não terão resolução 4k em jogos e sim em fotos e videos nos games ainda será 1080p,i essa de ficar falando 4k aq e ali e coisa de fanboy querendo mostrar as pessoas o seu gosto por tal game ou console,tenho um wiiU e não fico reclamando de nd tenho os jgos que eu gosto jogo online com meus amigos e escolhi o wiiU pq eu ja sei que os gráficos da ms e da sony não farão tanta diferença assim não

  • Ariel Oliveira
    2013-09-01T19:32:39  

    E os Recursos em Directx 11,2 que o Xbox One possui e o PS4 não, Matéria mal feita essa, sendo que os consoles tem o mesmo potencial grafico !! PS4 com hUMA Xbox One compensa com Directx 11,2

    recentes

    populares

    • Ariel Oliveira
      2013-09-01T19:32:39  

      psn gratis

    recentes

    populares

    • Ariel Oliveira
      2013-09-01T19:32:39  

      Felipe Aguiarmontrezor agora pra jogar online vai ter que pagar também

  • Jose Souza
    2014-01-05T11:48:53

    mais um motivo para comprar o ps 4,mais um entre tantos outros: preços acessivel,potentia maior,memória GDDR5,Tec nologia HUMA,personalizações da GPU que a tornam melhores,baixas temperaturas devido a um poderoso sistema de resfriamento.. quanto aos jogos. muita gente vai ficar /c o cabelo em pé.

  • Danilo Ravanhani
    2013-09-01T20:36:04  

    Igual quando disseram que o blu-ray faria do ps3 muito superior ao 360... Pude ver jogos lançados nos últimos anos com qualidade melhor no xbox ou semelhante.. Só ganhará mercado a empresa que conseguir ter uma boa base para o desenvolvimento dos jogos, o ps3 era mais complicado que o xbox360, isso quem dizia eram os desenvolvedores das grandes marcas, não eu.

    recentes

    populares

    • Danilo Ravanhani
      2013-09-01T20:36:04  

      Guilherme você tem os dois consoles?? Só jogando os dois com uma mesma tv que você consegue analisar testura e frames.. Os exclusivos são questão de gosto.. Pra quem gosta mais de jogos de tiro em primeira pessoa o xbox é a preferência..

    recentes

    populares

    • Danilo Ravanhani
      2013-09-01T20:36:04  

      Guilherme Asfora Será que você jogou Forz 3 ou 4 ?? Ambos pisam e cospem no GT ! Tenho os 2 games so pra lembrar!!! e com ctz vou de XBone!!!

  • Droner Paula
    2013-09-01T18:46:42

    estou contente com meu ps one ainda!! :P

  • Keyny Lima
    2013-09-01T18:43:47

    segundo a amd os dois são similares onde um ganha o outro perde isso iquilibra a situação

  • Charles Monteiro
    2013-09-01T18:48:42  

    Matéria comprada! Xbox One rules!

    recentes

    populares

    • Charles Monteiro
      2013-09-01T18:48:42  

      se fosse comprada ainda ia é ruim mesmo defasada e sem concistencia

    recentes

    populares

    • Charles Monteiro
      2013-09-01T18:48:42  

      Rsrs...pior cego é aquele q não quer ver.

  • Alexandre Nobrega
    2013-09-01T18:55:36

    artigo pobre, não tem o que escrever e me faz uma comparação dessa... ninguém merece...

  • André Fehlberg
    2013-09-01T18:12:18

    Resumindo, a microsoft foi mais esperta, sony lança um console com uma tecnologia que só vai ser usada a todo vapor já no final da geração e ai vem a próxima. E outra, microsoft pode lançar a versão slim daqui uns anos com a mesma tecnologia da sony, já que não é uma tecnologia exclusiva.

  • Leandro Moreira
    2013-09-01T17:26:40

    Sou mais meu Atari! :P

  • Flavio Santos
    2013-09-01T17:50:49

    Realmente a longo prazo um será melhor que o outro. Mas aí não já teremos o Ps5 e Xbox two? :-)

  • Leandro Moreira
    2013-09-01T17:27:05

    Agora falando sério, não troco meu PC por nada!

  • João Barbosa
    2013-09-01T17:18:33

    Todo começo de geração tem um papo assim... no fim a diferença de desempenho é praticamente imperceptível e não muda sua experiencia de jogo... só os fanboys ficam falando besteira o tempo todo

  • Luis So
    2013-09-01T14:32:36  

    Desde o começo tava na cara que o ps4 tem muito mais vantagens que esse xbox, só pra citar alguns, o preço(fora do brasil pelo menos), vai rodar jogos do ps3((por streaming) vai rodar jogos usados, e ainda rede psn muito melhor que a xboxlive

    recentes

    populares

    • Luis So
      2013-09-01T14:32:36  

      e o kinect da 10x0 naquele sensor do ps3 , ps4, isso vc não comenta.

    recentes

    populares

    • Luis So
      2013-09-01T14:32:36  

      Você já tem acesso aos 2 consoles? Que massa! Queria poder dar minha opinião com propriedade, porque só testando os dois para afirmar coisas assim! Adicionalmente... diferença de 100 dólares no console, mas o Xbox vem com o Kinect, enquanto o PS4 não vem com o PSEye, e ambos rodam usados! Quanto a melhor rede... vou me abster de comentários de quem só usou uma delas! Live muito superior! Quanto ao Streaming, confesso que é um passo a frente do PS4, porém no PS3 também não existia a possibilidade de jogar jogos antigos devido á mudança de mídia, que foi o que a MS decidiu fazer agora!

  • Mazzaropi
    2013-09-01T17:18:16

    Parei de ler no PlayStation 4 terá vantagens, VOU COMPRAR OS DOIS

  • Marcos
    2013-09-01T13:52:39  

    cara eu vou comprar um ps4 quando tiver grana, mas que reportagem horrível, tendenciosa, simplesmente querem forçar que o ps4 será melhor que o xbox one, só o tempo dirá e outra o modo como falam do xbox é como se fosse algo primitivo e sem futuro.

    recentes

    populares

    • Marcos
      2013-09-01T13:52:39  

      Eu acho que os dois são praticamente do mesmo nivel, do mesmo jeito que o xbox 360 e ps3 eram praticamente iguais, mesmo eu achando o kinect 10x melhor que aquele do ps3. Parem com isso ate os jogos são praticamente os mesmo, os graficos praticamente iguais.

    recentes

    populares

    • Marcos
      2013-09-01T13:52:39  

      Quem esta acompanhando a algum tempo sabe q com as caracteristicas d cada um q o PS4 vai ser superior, n q seja aquela coisa monstruosa mas vai ser superior. P mim so o fato d vc poder rodar jogos usados no PS4 sera uma grande vantagem pq no Xbox n vai poder. Minha opniao.

  • Arnaldo Neto
    2013-09-01T16:11:39  

    Pra quem tem grana xbox é a melhor opção

    recentes

    populares

    • Arnaldo Neto
      2013-09-01T16:11:39  

      Argumento de fanboy, hein? Se grana for o único fator a ser levado em consideração, o melhor é ter os dois.

    recentes

    populares

    • Arnaldo Neto
      2013-09-01T16:11:39  

      Qual a justificativa de $ ser um quesito pra destacar que um é melhor que o outro?! Se ambos vão ser lançados oficialmente! No início os dois terão preços elevados o que faz o mais quero ser melhor que o outro?! Acho que vc se equivocou nesse seu argumento!

  • Vinicius Miranda
    2013-09-01T15:45:42  

    não e tirando gosto de consoles pra baralho ,mas meter ta fazendo falta,não e tirando so to desabafando

    recentes

    populares

    • Vinicius Miranda
      2013-09-01T15:45:42  

      kkkkkk nossa ki delicia

  • Keyny Lima
    2013-09-01T16:24:53

    conversa para boi dormir a propria amd já desmentiu isso dizendo que ambos os videogamesnão tem tecnologia humana

  • Renato Assis
    2013-09-01T14:19:42  

    De fato, o PS4 é melhor que o PSOne, embora ambos sejam magníficos. /mas que é uma materiazinha bem vagabundinha, é! Assim como todas que o título termina com: "...entenda"

    recentes

    populares

    • Renato Assis
      2013-09-01T14:19:42  

      PSOne? kkkkkk se o play 4 não for mehlor que o play 1 aí fica dificil.

  • Raphael Ácido
    2013-09-01T14:08:59

    A reportagem fala em vantagenS e analisa apenas um aspecto? Congrats estagiário...

  • Guilherme Vieira