18/09/2013 07h35 - Atualizado em 18/09/2013 07h57

ScraperWiki cria agenda de contatos do Twitter e mapa com fotos do Flickr

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O site ScraperWiki.com oferece aos usuários novas maneiras para interagir com os dados das redes sociais. Ao criar uma conta na página, é possível acessar de forma mais rápida os seguidores do Twitter, criar um mapa de fotos do Flickr e acessar os históricos de reprodução de um membro da rede Last.FM, entre outras funções de análise de dados em sites sociais.

Twitter envia recomendações sobre quem seguir via Mensagem Direta

ScraperWiki pode ser serviço bem útil para internautas (Foto: Divulgação)ScraperWiki pode ser um serviço bem útil para internautas (Foto: Divulgação)

O site possui um plano gratuito, que oferece 8 MB de armazenamento. Após criar um cadastro, o usuário tem acesso ao painel principal do serviço, onde só precisa clicar em “Create a new dataset” para visualizar as suas opções de conjuntos de dados a serem gerados e analisados. Ao todo, são oito ferramentas com outras integrações sociais.

As possibilidades disponíveis são: busca geográfica de fotos no Flickr, histórico do Last.FM, extração de dados dos seguidores do Twitter, busca por tuítes e outros. As ferramentas que não envolvem redes sociais são mais específicas para quem entende de programação.

Os processos podem ser demorados, especialmente para quem possui uma grande quantidade de dados a serem lidos como no recurso de busca de seguidores do Twitter. Quanto mais pessoas, mais dados e mais tempo é necssário. Porém, depois disso, o ScraperWiki dá ao usuário um mapa completo da informação buscada sobre cada um deles.

ScraperWiki oferece uma série de possibilidades (Foto: Divulgação)ScraperWiki oferece uma série de possibilidades (Foto: Divulgação)

No caso dos seguidores do microblog, por exemplo, o sistema exibe uma tabela com dados de todas pessoas que seguem a conta pesquisada. O usuário pode buscar seus contatos por nome, número de seguidores e localização. E, além de visualizar e interagir com a planilha, há a opção de fazer o download da tabela e gerar uma nova série de conteúdos a partir dela.

No Flickr, o sistema cria a partir dos dados de localização inseridos pelo usuário, o sistema cria uma mapa de fotos, ideal para quem deseja saber, por exemplo, como é um local. Outros serviços são oferecidos no ScraperWiki, teste e descubra como obter e manipular dados.

Via GigaOM

Tem alguma dúvida sobre o funcionamento do ScraperWiki? Acesse o Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares