Gerenciadores

23/09/2013 18h54 - Atualizado em 23/09/2013 18h54

SteamOS: sistema operacional grátis para games é anunciado pela Valve

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

O SteamOS, sistema operacional gratuito da Valve voltado para jogos, foi anunciado nesta segunda-feira (23). Segundo a empresa, o projeto foi construído em torno do próprio Steam, utiliza a arquitetura do Linux, e funcionará em TVs, recebendo dados de games por streaming via computador.

SteamOS é um sistema operacional para jogos baseado em Linux. (Imagem: Reprodução/Techtudo)SteamOS é um sistema operacional para jogos baseado em Linux. (Imagem: Reprodução/Techtudo)

Segundo o anúncio, enquanto a empresa se esforçava para trazer o Steam para a sala de estar, eles notaram que a melhor solução seria criar um sistema operacional construído em torno do próprio Steam. “Os criadores de conteúdo podem se conectar diretamente com seus consumidores. Os usuários podem alterar ou trocar qualquer parte do software ou do hardware que eles quiserem. Os jogadores ganham o poder de participar da criação dos games que eles tanto amam", explica a Valve.

Quatro novas funcionalidades

SteamOS trará novas funcionalidades para os usuários (Foto: Divulgação)SteamOS trará novas funcionalidades para os usuários (Foto: Divulgação)

Streaming de jogos: o jogador poderá fazer stream de seus jogos e transmiti-los para o aparelho que roda o SteamOS, seja PC ou Mac..

Filmes, músicas e TV: a Valve está trabalhando com empresas de entretenimento para levar conteúdo que poderá ser acessado tanto do Steam quanto do SteamOS.

Compartilhamento familiar: a tão esperada capacidade de compartilhar seus games com sua família finalmente será possível. As conquistas e saves dos jogos serão independentes, ou seja, cada conta terá seus próprios dados.

Opções familiares: os usuários terão a possibilidade de criar bibliotecas de jogos individuais, configuradas de acordo com as opções desejadas.

A Valve disse que, com o SteamOS, foi possível alcançar melhoras significativas no desempenho de processamento gráfico, e agora estão trabalhando no desempenho do áudio e reduções da latência no nível do sistema operacional. Também foi revelado que há desenvolvedores de jogos já fazendo uso do novo sistema. A empresa prometeu anunciar nas próximas semanas alguns jogos AAA que serão lançados em 2014 e que já rodam nativamente no SteamOS.

Vale a pena comprar jogos no Steam? Veja a opinião de outros usuários no fórum TechTudo.

Via Steam

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cesar
    2013-09-24T09:53:22

    Gostei deve ser um stemp modo simples de codigo dts

  • Helliton Mesquita
    2013-09-23T23:35:35

    Ainda faltam duas novidades.

  • Tiago
    2013-09-23T22:16:01

    O Console STEAM vem aí!!!