27/09/2013 12h07 - Atualizado em 27/09/2013 12h16

Testamos o iPhone 5S: primeiras impressões com o novo top da Apple

Isadora Díaz
por
Do Havaí

O iPhone 5S só chega ao Brasil em dezembro, mas o TechTudo conseguiu testar o smartphone e trazer uma pequena prévia do que está por vir. Em mãos, o novo top de linha da Apple consegue ser um perfeito combinado entre desempenho, funcionalidades e design. Mas há muito o que comentar sobre ele. Confira as nossas primeiras impressões do iPhone 5S.

Qual comprar: iPhone 5S ou Galaxy S4? Acompanhe o debate no fórum do TechTudo!

iPhone 5S: maiores mudanças do novo top de linha da Apple são internas (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)iPhone 5S: maiores mudanças do novo top de linha da Apple são internas (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

Design

Já é tradição da Apple repetir o design dos antecessores nos aparelhos da "linha S". Por isso, os já familiarizados com o iPhone 5 não devem notar grandes diferenças entre ele e seu sucessor - que acabou por tornar-se seu substituto, uma vez que a empresa da maçã curiosamente optou por descontinuá-lo.

Touch ID é uma das grandes novidades do iPhone 5S  (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)Touch ID é uma das grandes novidades do iPhone 5S (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

O iPhone 5S é uma obra-prima quando o assunto é design, o que não surpreende, já que esse costuma ser um dos pontos fortes da Apple. Apesar disso, vale notar que o conservadorismo da companhia se fez presente. Afinal, o iPhone pouco mudou desde o lançamento do 4 - e, mais uma vez, estamos falando apenas do design. Ganhou um quase imperceptível rearranjo de botões no 4S, uma traseira de metal e uma tela maior no 5 e, agora, um novo botão home. Não se trata exatamente de um problema, mas a pouca ousadia é um ponto a se levar em conta.

Na mão, iPhone 5S se revela extremamente leve (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)Na mão, iPhone 5S se revela extremamente leve (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

O aparelho é surpreendentemente leve, dado o seu acabamento em alumínio. É, aliás, mais leve que o próprio iPhone 5C, o colorido gadget plástico da empresa que estreou junto dele. São só 112 g, que acabam por garantir uma boa "pegada".

Hardware e desempenho

O iPhone 5S tem um hardware "matador". Com um processador A7 principal de 64 bits - o único em smartphones até agora - e um co-processador M7 dedicado ao acelerômetro, giroscópio e bússola, o aparelho se compromete a entregar uma experiência de uso impecável. Durante nossos testes, no entanto, devemos admitir que não notamos lá muita diferença.

Testamos o aparelho com aplicações cotidianas e dois jogos em HD, que naturalmente exigem mais capacidade de processamento. O resultado foi exatamente como prometido, impecável, mas o próprio iPhone 5 já entregava um resultado semelhante.

Traseira do iPhone 5S é a mesma da geração anterior, mas há mais opções de cores (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)Traseira do iPhone 5S é a mesma da geração anterior, mas há mais opções de cores (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

Como primeira avaliação, podemos concluir que o usuário comum, que é aquele que não exige muito do smartphone além de executar tarefas cotidianas, navegar pelas redes sociais e rodar jogos casuais, não deve perceber tanta diferença prática no upgrade de processador. O iPhone 5 já dá conta do recado. É necessário esperar mais um pouco para comprovar o que o gadget é capaz. Por enquanto, merece nota o fato de que o novo iPhone roda com leveza o iOS 7, que tem causado ocasionais engasgos em alguns iPads.

Em dúvida se compra um iPhone 5S ou iPhone 5? Veja este tópico no fórum

A grande novidade do iPhone 5S, fora tudo o já oferecido pelo iOS 7, é o leitor de digitais que substituiu o antigo botão home. Com ele, o design do próprio botão mudou, agora sem aquele "quadradinho" traçado. Trata-se de uma adição interessante ao aparelho, mas com propósito único: garantir que apenas o próprio usuário seja capaz de desbloquear o smartphone. O sistema funciona muito bem e reconhece com facilidade uma digital previamente gravada. Trata-se de um significativo ganho de tempo na hora de fazer o desbloqueio.

iPhone 5S: com novo co-processador, telefone gastará menos bateria (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)iPhone 5S: com novo co-processador, telefone gastará menos bateria (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

A câmera também ganhou um upgrade, e parte dos créditos fica com o processador A7. Notamos uma melhora na velocidade do foco e para fazer os cliques. Nada de outro mundo, mas ainda sim um ponto relevante. Os recursos iSight, no entanto, trazem novidades bem-vindas. Além de um sensor melhor e maior abertura, que já levam a fotos melhores, as funções extras são bem bacanas, em especial a câmera lenta. E ponto também para a dobradinha de flash branco com o âmbar.

Câmera do iPhone 5S: muito melhor, faz até vídeos em câmera lenta (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)Câmera do iPhone 5S: muito melhor, faz até vídeos em câmera lenta (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

Sobre a tela, não há muito o que se dizer. A companhia manteve o padrão de qualidade ao insistir na tela Retina para o novo top de linha. Alta resolução para a tela de 4 polegadas. Comparado com os demais tops, entre Androids e Windows Phones, o iPhone definitivamente ficou para trás na corrida pelas telas grandes. Lado a lado com um Lumia 1020, um Galaxy S4 ou mesmo um LG G2, o 5S parece uma miniatura. Mas fica a gosto do freguês: se as 4 polegadas são suficientes para você, não há por que discutir.

Custo-benefício

Custo-benefício é um assunto espinhoso quando se trata de iPhone. O aparelho é incrível, e entrega ao usuário tudo o que promete. Mas vale os US$ 649 cobrados pelo mais básico, de 16 GB, na versão desbloqueada? Depende. Obviamente, ser assinado pela Apple encarece as coisas. É bastante provável que o 5S desembarque por aqui por cerca de R$ 2,5 mil, que foi o preço nacional do 5 quando lançado - mais uma vez, a versão mais barata.

A balança de custo-benefício do iPhone não é das mais favoráveis. É um dos mais caros de mercado, sem sombra de dúvidas, mas é também um dos melhores. Para quem tem um iPhone 4S ou versões mais antigas, pode valer a pena o upgrade. Mas se você já tem um iPhone 5, melhor esperar a próxima geração.

*A repórter viajou ao Havaí a convite da AMD.

Tabela comparativa entre iPhone 5S e iPhone 5C (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre iPhone 5S e iPhone 5C (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Lima
    2013-09-27T15:37:59  

    realmente não chega nem perto de speria z1 e quanto mais um lg optimus g2 e samsung s4 ...leva pau ate nexus 4....

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2013-09-27T15:37:59  

      s4 rules

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2013-09-27T15:37:59  

      Não sabe o que diz, realmente leu todas as informações? kkk

  • Diego Silva
    2013-09-30T13:28:00  

    Não vou me surpreender se aparecer por aqui por 3.200 dilmas, o Brasil tem um péssimo abito de aumentar (e muito) o preço de produtos novos, sendo que em vários outros países essa alteração de preço é muito baixa ou simplesmente nem existe. Com a péssima administração de impostos e o lixo que recebemos de salario minimo, o Brasil não tem condições de competir no ramo tecnológico, e provavelmente não terá chances de se atualizar. INFELIZMENTE

    recentes

    populares

    • Diego Silva
      2013-09-30T13:28:00  

      ABITO, ABITO? Sério.. Concordo com o que disseste kk

  • Hennry
    2013-09-27T22:23:01

    ADO AADO A SANSUNG TOMO NO R????? KKKKKKKKKKKK

  • Paulo Sergio
    2013-09-27T14:37:18

    O Xperia Z1 é mais melhor de bom...

  • Sandro Mussato
    2013-10-02T12:09:43

    Nem um dos 5 melhores aparelhos de hoje em dia.

  • Marcos Sartori
    2013-10-01T14:52:55

    Meu deus...cambada de retardados...ficam brigando em nome das empresas sem ganhar 1 tostão enquanto as empresas estão nadando no dinheiro...esses fanboys retardados são muito precisos mesmo...fazem marketing agressivo a custo de nada...aliás...o custo mesmo é pra eles, que além de trabalhar de graça ainda pagam o preço cheio pelo produto...só rindo mesmo!

  • Nugleon Nogueira
    2013-09-30T12:44:07  

    os fãs da apple deveriam aproveitar que tem o celular mais rápido do mundo , montar nele e ir voando para o inferno !

    recentes

    populares

    • Nugleon Nogueira
      2013-09-30T12:44:07  

      Disse o cara que deve ter um galaxy y , hueheuheuheuhue

  • Fernanda Voi
    2013-09-27T15:39:31

    O iPhone 5S é equipado com bateria de 1.507 mAh e o iPhone 5 com de 1.440 mAh.

  • José Pinheiro
    2013-10-02T15:43:02

    Iphone 5s comprado nos Estados Unidos, funcionará normalmente no Brasil?

  • Pedro Ximenes
    2013-09-28T02:06:18

    Boa Gustavo Volpe: "Chupa Samsung!!! Mas chupa com camisinha pra não me contaminar de vírus, ok?" kkkkk

  • Hennry
    2013-09-30T13:18:45

    A me ajuda ai falar que quase tudo a sansung faz para apple!!! tem gente que nao aceita neh mano e so vc compra um iphone !!! chupa sansung!!!!

  • Anderson Souza
    2013-09-27T13:39:01

    Comprei o meu, liguei e dei de presente a uma criança que estava passando ao meu lado na rua. O aparelho ruim, prefiro um Galaxy s4.

  • Narcisio Junior
    2013-09-30T00:48:10

    Gente 4" de tela? isso e um piada? vem com óculos de grau? (ridículo)

  • Cruzeiro Sempre
    2013-09-29T03:44:41

    To feliz com meu galaxy s2 até hj... pra quem tem iphone eh igual um 4s... não mudou nada essa nova geração... nem android nem ios,,,, não se iludam, só vou trocar o meu quando quebrar (2 e meio anos de uso e ta pefeito)

  • Carl Sagan
    2013-09-27T13:55:48

    Um smartphone top por algumas configs, só isso, nada de incrível e inovador, a apple tem suas qualidades, mais hoje está ficando pra trás no quesito inovação.

  • Rafael Ennes
    2013-09-27T13:15:58

    "Ultratop" "Obra-prima de Design" Isso é post patrocinado? Processador de 64 com a bateria do Iphone também vai ser uma maravilha né, pendurado na tomada.

  • Felipe Macêdo
    2013-09-27T12:58:04

    aff o que o marketing não faz né!

  • O Carioca
    2013-09-27T16:18:31

    iPhone 5S... nada mais do que um iPhone 5 com um processador 64bits que poderia receber mais memoria... mas não recebe. Um leitor de digitais... que pode ser enganado, logo é inútil. Um novo OS... com a saturação no máximo e com ícones piorados...ou seja, ficou pior....o iPhone 5C (vcs não falaram que ele era "C" de China e só is ser comercializado por lá???)... nada mais é do que um iPhone 5...feito de plástico (ué? não eram vcs q falavam que NUNCA haveria um iPhone de plástico???).....Parabéns, maçãzinhas!!!...Apple é Apple, o resto é tecnologia e inovação de verdade!!!

  • Patrick Marques
    2013-09-27T14:10:29

    eita povinho ridiculo, hj compra esse tal de 5s, depois de 3 meses sai o 5z ai quem comprou o 5s vai e compra so pq o 5z da pra tira foto apertando o botão do volume sauhsuahsuahushaushaush bando de trouxas!

  • Renato Mendes
    2013-09-30T14:50:48

    Mão de velho

  • Fernando Ferreira
    2013-09-27T13:34:20  

    Nem lia a matéria, só entrei pra dizer que usar o termo Ultratop na chamada foi uma das coisas mais ridículas que já vi. Ele é o Top de linha, o melhor da Apple. Acima disso só coisas cafonas que usam joias ou metais preciosos que chammos de luxo, então por favor não tentem nomes novos pra definir uma categoria o que já existe. Não confundam as pessoas, o papel do jornalista é reportar as coisa, explicar, confrontar e mostrar a verdade.

    recentes

    populares

    • Fernando Ferreira
      2013-09-27T13:34:20  

      Jornalista de verdade, se informa antes de comentar.... entao primeiro LEIA... ai sim vc vai ter informacao pra comentar alguma coisa...

  • Tiago Almeida
    2013-10-09T11:09:16

    Realmente a Apple soube aproveitar o Leitor no botão home. A tatica utilizada pela motorola no Atrix foi horrivel e nada ergonomico! Isso vai de encontro o que a Apple prega em que o foco não é trazer tecnologia inovadora e sim tecnologia útil e em uma epoca tecnológica correta. Adorei. Resta aguardar acabar os estoques de 5 e o preço dele normalizar. Pagar mais de 2500 por um aparelho de US$649 é burrice.

  • Dan Farias
    2013-09-30T10:18:41

    Apple maníacos são realmente mais chatos que torcedores de Flamengo e fãs do Justin Bieber, certeza.

  • Wesley Araujo
    2013-09-30T16:59:41  

    Incrivel como o Tech Tudo baba ovo da Samsung, em outros sites a analise diz que o iPhone 5S rodou o Infinity Blade III 4 vezes mais rápido que o iPhone 5. Sempre que têm alguma reportagem de um Galaxy é aquela babação de Ovo, e quando é iPhone fica só no "pouca mudança", "não percebemos diferença", etc. Até sites especializados em Apple são mais imparciais que o Tech Tudo. Uma vergonha

    recentes

    populares

    • Wesley Araujo
      2013-09-30T16:59:41  

      "Mimimi"

  • Willy Reis
    2013-09-27T21:03:00

    Especificaçoes altas e preço cada vez mais alto, pq não trazer a tecnologia mais avançada pelo menor preço possivel tipo MotoX, mas se tratando de apple acho q isso nunca vai ser possivel.