14/09/2013 10h03 - Atualizado em 14/09/2013 10h06

Veja a evolução dos smartphones Apple, do primeiro iPhone aos novos 5S e 5C

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O iPhone sempre foi um objeto de desejo entre os fãs da Apple e muitos consumidores. Lançado originalmente em 2007, o smartphone com iOS recebe novos recursos, mudanças no design e atualizações anualmente. Nesta semana, foi a vez do iPhone 5S e do iPhone 5C renovarem a linha. Para você lembrar o que marcou em cada versão do gadget, o TechTudo preparou um especial com a evolução do iPhone.

Primeiro iPhone, de 2007, revolucionou o mercado (Foto: Reprodução/TechTudo)Primeiro iPhone, de 2007, revolucionou o mercado (Foto: Reprodução/TechTudo)

iPhone: primeiro modelo revolucionou

Tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, sem caneta stylus, teclado virtual QWERTY e câmera de 2 megapixels. Hoje, parece pouco. Em 2007, foi uma revolução. Este aparelho mudou o conceito de smartphones e se tornou referência. Equipado com iOS (atualizável até o 3.1.3), CPU ARM 11 de 412 MHz e memória interna de 4, 8 ou 16 GB, o gadget foi um sucesso, e pode ser considerado uma das grandes invenções de Steve Jobs à frente da Apple.

iPhone 3G: Visual totalmente remodelado

iPhone 3G tem Internet móvel mais rápida (Foto: Divulgação)iPhone 3G tem Internet móvel mais rápida (Foto: Divulgação)

Lançado em 2008, o iPhone 3G teve o seu design totalmente remodelado. Agora, ele ficou mais "arredondado" e era vendido nas cores preto e branco. Ele também tinha tela de 3,5 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels, memória interna de 8 GB ou 16 GB, 128 MB de RAM, processador ARM 11 de 412 MHz e com iOS atualizável até o 4.2.1. A câmera seguiu com 2 megapixels e a conectividade 3G é que é sua grande novidade, justificando seu nome, enquanto o anterior tinha apenas o 2G. Este foi o primeiro modelo do iPhone a chegar ao Brasil, no fim de 2008.

iPhone 3GS: melhorias gerais e significativas

iPhone 3GS tem desempenho bem melhor que antecessores (Foto: Divulgação)iPhone 3GS tem desempenho bem melhor que antecessores (Foto: Divulgação)

Em 2009, surgiu o iPhone 3GS: um upgrade considerável em relação ao antecessor. O seu chip é um Cortex-A8 de 600 MHz, com direito a 256 MB de RAM e memória intern de 8 GB, 16 GB ou 32 GB. Sua câmera também evoluiu, para 3,15 megapixels nas fotos, com autofoco, e também com vídeo VGA com 30 fps. Além do acelerômetro e do sensor de proximidade, ganhou a bússola além de integração com Twitter e Facebook e também acesso ao iCloud.

iPhone 4: novo layout e um salto de qualidade

iPhone 4 teve visual bem diferente dos anteriores (Foto: Divulgação)iPhone 4 teve visual bem diferente dos anteriores (Foto: Divulgação)

Se entre os três primeiros modelos o visual foi basicamente o mesmo, o iPhone 4 foi o rompeu totalmente com o padrão anterior. Nada de corpo arredondado: o modelo possui layout mais retangular, elegante, além de um salto de qualidade na parte interna. A tela seguiu com 3,5 polegadas, mas a resolução aumentou para 640 x 960 pixels.

Na parte interna, a RAM também aumentou para 512 MB. O processador foi para o Apple A4, um Cortex-A8 de 1 GHz. Além disso, ganhou novos aplicativos pré-instalados, uma câmera frontal com qualidade VGA para vídeos com 480p a 30 fps, além da traseira bem melhor que as anteriores, com 5 megapixels e vídeos em HD (720p) a 30 fps. Chegou ao mercado em 2010 com iOS 4 e segue atualizável até o 7, recém anunciado pela Apple.

iPhone 4S: processador e câmera recebem upgrades

Siri é o grande atrativo do iPhone 4S (Foto: Divulgação)Siri é o grande atrativo do iPhone 4S (Foto: Divulgação)

O iPhone 4S está para o iPhone 4 assim como o 3GS está para o 3. Visualmente, ele não tem qualquer diferença para o anterior. Em especificações, porém, tem leves melhorias e uma grande novidade: a Siri. Ele foi o primeiro a ter a auxiliar virtual da Apple, comandada pela voz do usuário, e fez grande sucesso entre os consumidores.

O 4S manteve a tela de 3,5 polegadas com 640 x 960 pixels e os 512 MB de RAM, mas ganhou uma nova opção de memória, com 64 GB, e câmera com 8 megapixels para vídeos em Full HD (1080p), além de frontal VGA. As principais melhorias foram no processador, um Apple A5 com estrutura Cortex-A9 dual-core de 1 GHz. O sistema é o iOS 5, atualizável até o 7. As conectividades são as mesmas: Bluetooth, USB, Wi-Fi e 3G, com acelerômetro, giroscópio, sensor de proximidade e bússola.

iPhone 5: o início de uma nova era

iPhone 5 tem visual totalmente diferente (Foto: Reprodução/TechTudo)iPhone 5 tem visual totalmente diferente (Foto: Reprodução/TechTudo)

Em 2012, começou uma nova era para o iPhone. O layout mudou bastante. O seu estilo foi baseado nos anteriores, mas com parte traseira com revestimento de dois tons, além de display maior, de 4 polegadas, com resolução de 640 x 1160 pixels. As especificações estão bem melhores: a começar pela conexão à Internet, que agora é 4G (não compatível com o padrão brasileiro).

A memória RAM dobrou para 1 GB, a câmera traseira seguiu com 8 megapixels, mas ganhou novas funcionalidades e melhor qualidade de imagem, enquanto a frontal melhorou muito: passou a ter 1.2 megapixels e a oferecer videoconferências via Wi-Fi, 3G e 4G. O processador é o Apple A6 dual-core de 1.3 GHz, sistema operacional iOS 6, atualizável para o 7, e a nova organização dos menus com cinco fileiras de apps ao invés de quatro.

iPhone 5C: um iPhone 5 (bem) mais colorido

iPhone 5C está disponível em várias cores (Foto: Divulgação)iPhone 5C está disponível em várias cores (Foto: Divulgação)

A grande inovação deste modelo é seu visual. Em termos de especificações, ele é quase igual ao iPhone 5. Esteticamente, porém, é bem diferente. A começar pelas cores: rosa, verde, amarelo, azul e cinza. Sem falar que seu revestimento é de plástico, tornando-o bem diferente dos seus “irmãos”.

O iPhone 5C tem a mesma tela de 4 polegadas, câmera de 8 megapixels, chip A6, os mesmos sensores e apps pré-instalados do iPhone 5. A principal mudança é a antena de Internet móvel, compatível com diversos padrões de 4G de todo o mundo.

iPhone 5S: o “mais avançado” iPhone até hoje

iPhone 5S é o novo top de linha da Apple (Foto: Divulgação)iPhone 5S é o novo top de linha da Apple (Foto: Divulgação)

Quando anunciou o iPhone 5S, Tim Cook avisou que ele é o “mais avançado” da série. O visual é o mesmo do 5, com a diferença da opção de cor champagne (dourada). O novo botão “Home”, revestido com material de safira, é descrito pela Apple como “indestrutível”, solucionando um antigo problema de fragilidade dos modelos anteriores.

Já em termos de hardware, há sérias alterações. Ele tem o processador A7, o primeiro com arquitetura de 64-bit, além do coprocessador M7 para os sensores de movimento. Além disso, possui Internet 4G, leitor de digitais e câmera de 8 megapixels, com maior abertura e Flash True Tone, para identificar o melhor tipo de iluminação para cada caso. O aparelho faz ainda vídeos em câmera lenta.

E aí, gostou dos novos iPhones? Qual foi o seu modelo preferido? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anonimo Nome
    2013-09-16T10:43:16

    Parabéns Apple por tirar dinheiro de gente desavisada!

  • Gustavo Volpe
    2013-09-14T15:54:15  

    IPhone 5C é de plástico? Qual o idiota que vai comprar um smartphone top de plástico? Só um cara muito burro ou uma besta quadrada!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-09-14T15:54:15  

      Raffael Sousa, isto não é um problema desde que seja feito um ótimo gerenciamento de memória. E falando de confiabilidade, não existe outros sistemas tao bem desenvolvidos quanto o da Apple.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-09-14T15:54:15  

      Leonardo Maia exatamente por isso que 64 bits pode ser um tiro no pé, afinal para usar um único bit, você tem que endereçar e reservar 64 deles. E como o iPhone 5S tem só 1 GB de memoria isso acaba sendo um tiro no pé.

  • Wericles Araujo
    2013-09-17T17:09:39

    Nunca tive vontade de ter um Iphone e nem quero ter. A Apple cobra muito alto pelos aparelhos e não dá tantos recursos. Prefiro ficar com meu Lumia mesmo !

  • Lucas Gomes
    2013-09-15T20:25:00

    Não sou fanboy , aqui em casa ninguém tem Apple , só meu pai que moro em Maceió. Eu , sinceramente , não vejo tanta diferença . Prefiro o do meu pai , pois tudo abre rápido e sem problema , porém , eu ainda prefiro Android pois alguns aplicativos são ótimos e tem melhor resolução

  • Igor Rezende
    2013-09-16T15:30:59

    Pq esse ódio pela Apple?

  • Magnet Silva
    2013-09-16T14:02:58

    to muito feliz com meu nokia 2280 chupa apple

  • Marcos Rodrigues
    2013-09-16T13:03:27

    Esse celulares da apple nunca muda nada, que segura a marca são os fanboy LIXOO

  • Elton Freitas
    2013-09-14T23:38:49

    O 5c é uma inevolução.Que ainda é cara

  • Rodrigo Tito
    2013-09-14T10:52:49  

    apple continua a mesma coisa não tem jeito, infelizmente samsung ta brincando, onde ja se viu fazer intermediações em cada evolução em números, vai perder direto tipo: apple lança iphone 6, samsung lança o GalaxyS 5 ja barra, ae ao invés da apple ir logo pro iphone 7 não ela faz intermediação em número lançando o iphone 6S, daí a samsung pula direto para o GalaxyS 6 ja barra mais ainda se isolando e assim por diante, iphone sempre 5, 5S, 6, 6S e galaxy sempre S5, S6, S7, etc...inteiramente, enfim resultado pra samsung.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2013-09-14T10:52:49  

      e nessa brincadeira.quem isola na frente é o iphone 5s.é so ver a materia que foi postada aqui recentemente.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2013-09-14T10:52:49  

      Eduardo Costa é mesmo. o cara não sabe nem o que ta falando.se celular fosse melhor por causa do numero atribuido pq não pula pra galaxy s10 logo de uma vez.ae sim nenhum celular irá superar ao longo de muitos anos.

  • Diego Pessoa
    2013-09-14T14:10:24  

    O Design dos Iphones estava evoluindo,até chegar o Iphone 5c,além de ser de plástico é para um público feminino ou muito descolado...Apple esse ano retrocedeu........

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2013-09-14T14:10:24  

      Discordo. Sou professor de adolescentes e TODOS os meus alunos ficaram malucos com o 5c, é o presente de natal de 95% deles e da maioria dos amigos. É a Apple entrando em novos nichos de consumo. Isso, pra mim, é avanço.

  • Carlos Pinto
    2013-09-16T18:12:12  

    Iphone 5C, cópia escancarada da Nokia... Que vergonha Apple, vcs já foram mais criativos... Estão desonrando a memória do Jobs, e perdendo sua autenticidade...

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2013-09-16T18:12:12  

      Enquanto isso, a Nokia quebra e a Apple é a marca mais valiosa do mundo.

  • Migué
    2013-09-14T11:47:49  

    Todos praticamente iguais.....muito pouca mudança em 6 anos....Se fizer o mesmo com os modelos da Samsung, aí sim, vai ver uma evolução!

    recentes

    populares

    • Migué
      2013-09-14T11:47:49  

      Eu não acredito que li isso. Impressionante como a razão pode ser superada pela ignorância.

  • Jorge Yamamura
    2013-09-15T08:09:15  

    Este site é mal informado, o botão home tem o touch id indentificador de digital, que será usado para desbloquear o iphone sem a nescessidade de senha, que também será usado para compras e tudo que nescesside de senha, fera não ?, copia samsung é tudo que sabe fazer.

    recentes

    populares

    • Jorge Yamamura
      2013-09-15T08:09:15  

      Caro Jorge se alguma copiou alguma coisa aqui, foi a Apple que copiou o sensor de impressão digital do Motorola Atrix de 2011.

  • Dick Vigarista
    2013-09-15T02:27:36  

    Esses aparelhos estão muito afeminados...os fanboyolas vão adorar.

    recentes

    populares

    • Dick Vigarista
      2013-09-15T02:27:36  

      Ah tá e os outros não, quem esta copiando, vai me dizer que a samsung lançou primeiro, acho que vc tem algum problema para ficar reparando nessas coisas, sai do armário.

  • Robert Sant
    2013-09-14T16:37:36  

    A Apple simplesmente é a melhor, todos copiam dela, a única coisa que a Apple copiou, foi crescer a tela, que nem é copiar, e sim seguir uma tendência hoje em dia

    recentes

    populares

    • Robert Sant
      2013-09-14T16:37:36  

      Senso de impresão digital, area de notificação, muiti-tarefas, tela de bloqueio, copiar/colar, Safari e all over the place no iOS 7.

    recentes

    populares

    • Robert Sant
      2013-09-14T16:37:36  

      Sim ela é a melhor, copiou descaradamente o Windows Phone 8....

  • Antonio Loureiro
    2013-09-14T12:00:20  

    Engracado que ja e a segunda vez que vejo uma reportagem similar e eles nao incluem o Iphone 2g

    recentes

    populares

    • Antonio Loureiro
      2013-09-14T12:00:20  

      Talvez seja por que esse modelo nunca existiu...

    recentes

    populares

    • Antonio Loureiro
      2013-09-14T12:00:20  

      A reportagem incluiu sim o iphone 2g. Ele é o primeiro iphone que existiu, aquele lançado em 2007

  • Rodrigo Tito
    2013-09-14T10:57:36  

    sem contar que essa maldita tela do iphone não aumenta de jeito algum, vai chegar ao número 10 e não vai aumentar, so tem uma coisa de bom seu processador que é um processador bem original, apesar do número ser pequeno ele é bem poderoso e não engana como o dev outros aparelhos que tem quadcore, ctacore, etc e trava sempre, iphone quase não trava.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2013-09-14T10:57:36  

      Comprador de Iphone não gosta de andar com tijolo no bolso

  • Rodrigo Tito
    2013-09-14T10:40:59  

    iphone 3 e 4 blz sem concorrentes daí sobresaiu, mas ae o 4 ficou totalmente parado no tempo e surgiram vários concorrentes, ae so depois veio o 5 mesmo assim não deu em nada, pois os outros foram mais além e tiveram uma evolução mais rápida e melhor, não entendo a apple com essas meias evoluções ou números intermediários tipo: iphone 4 e 4S, iphone 5 e depois 5S, que palhaçada e não muda em quase nada, nessas intermediações ou esses S faz com que outras empresas lançam uma versão inteira e melhor que essas intermediações da apple, infelizmente apple ta la atras.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2013-09-14T10:40:59  

      Jorge quem domina hoje é o Snapdragon 800 da Qualcomm, com ele não tem pra nenhum dual core de 1.3 Ghz não. Com pode Jorge Yamamura uma pessoa morar no maior centro tecnológico do mundo e ainda ser fanboy de uma marca exploradora e hipster como a apple. Nunca ouviu falar da Sony? Aquela marquinha japonesa que fabrica a câmera do iPhone e a fonte de inspiração do saudoso Steve Jobs.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2013-09-14T10:40:59  

      Raffael Sousa Um dos comentários mais sensatos até aqui.

  • Don Wood
    2013-09-14T10:40:19  

    O cara foi o cara! Conseguiu vender um telefone chinês pro mundo inteiro e todo mundo pagando pau, kkkkkkkkkkkkkkkkkk.....Ou alguém acha que a Maça faz alguma coisa?! A Sony sim faz, mas a maça kkk... Compra um iPad e ve de onde ele vem!

    recentes

    populares

    • Don Wood
      2013-09-14T10:40:19  

      Isso é o que vc pensa pesquise melhor para não fala bost.., trabalhei na linha da Sony e vem da china varios componentes, e a Sony esta falindo a filial de minokamo fechou aonde trabalhava 5 mil funcionarios, nem sabe e vem falar como se soubesse alguma coisa.

    recentes

    populares

    • Don Wood
      2013-09-14T10:40:19  

      A Sony nem faz o próprio sistema, usa o Android da Google, quando sair o processador de 64 bits o sistema não reconhecerá a não ser que a google o faça, o iphone possui o sistema proprio feito exclusivamente para o hardwarer do iphone e já está ai dia 20 aqui no Japão, até nisso vocês estão atrasados, até no lançamento.

  • Gustavo Volpe
    2013-09-15T22:57:59

    Mas o novo iPhone 5S é de alumínio... Graças a Deus!!! Viva o iPhone 5S e HTC One!

  • Cesar Mattos
    2013-09-15T12:51:44  

    Apple plástico? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Cesar Mattos
      2013-09-15T12:51:44  

      É meu amigo

  • Jacqueline
    2013-09-14T11:12:43  

    O meu ainda é o nokia 3120, to feliz com ele!!

    recentes

    populares

    • Jacqueline
      2013-09-14T11:12:43  

      Parabéns !!!!!!

    recentes

    populares

    • Jacqueline
      2013-09-14T11:12:43  

      Cara, melhor e mais barato do que iPhone, tenho certeza !

  • Jeferson Santos
    2013-09-15T23:18:00  

    iPhone 5S top no mercado, nao existe nenhum smarthphone q pode se aproximar dele, simplesmente o melhor.

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-09-15T23:18:00  

      Tá louco champs ? Nokia Lumia 1020, Motorola Moto X, Samsung Galaxy S4, Sony Xperia Z1 e HTC One mandam um abraço ...

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-09-15T23:18:00  

      Mariana Lima kkkkkkkkkkkkkkkkk . Não exite melhor q iStatus kkkkkkkkkkkk

  • Jean Siqueira
    2013-09-15T13:32:15  

    iOS 7 copia descarada do Windows Phone 8

    recentes

    populares

    • Jean Siqueira
      2013-09-15T13:32:15  

      o visual a Apple copiou pois o WP tem o mesmo visual da interface do Xbox . Chupa fanboys !

    recentes

    populares

    • Jean Siqueira
      2013-09-15T13:32:15  

      Dalmo Caovilla, não estou falando das outras versões do iOS, estou sendo específico iOS7 é copia muito similar ao Windows Phone 8, ou seja o WP8 foi lançado antes do iOS 7

  • Rodrigo Tito
    2013-09-14T10:58:51  

    desines da apple são os mais bonitos, iphone tem o melhor designer de smartphones.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2013-09-14T10:58:51  

      Eu não li isso, DESINES HAUAHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHA

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito