Emuladores

11/09/2013 15h38 - Atualizado em 11/09/2013 16h55

VRUM: game brasileiro inspirado em GTA ensina jovens a dirigir corretamente

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Já imaginou uma versão educativa de GTA? Esta é a ideia do jogo brasileiro VRUM, que se inspirou no mundo aberto do game da Rockstar para ensinar jovens a dirigir corretamente. O título, desenvolvido por Pedro Alves (32) e pela equipe da ThinkBox Games, ganhou o prêmio International Serious Play Awards 2013, na categoria Bronze Medal Awards. Pedro conversou com a coluna Geração Gamer, do TechTudo, sobre a criação do VRUM, suas principais inspirações e o papel dos jogos educativos.

VRUM é um jogo educativo inspirado em GTA (Foto: Divulgação)VRUM é um jogo educativo inspirado em GTA (Foto: Divulgação)

O surgimento do VRUM

Segundo Pedro, a decisão de trabalhar com jogos educativos se deu por seu alto potencial como ferramenta de auxílio à aprendizagem. "Estudamos várias áreas para investir no primeiro projeto e acabamos decidindo pelo trânsito por ser um grande problema a ser enfrentado no Brasil”, disse o desenvolvedor. Alves afirmou também que a empresa ThinkBox Games buscou criar um game que fosse mais atraentes do que os jogos de educação que são padrão, com desafios simples e fáceis.

Pedro foi produtor responsável pela música e efeitos sonoros de VRUM. “Passei um ano criando a trilha que toca nas três rádios FM disponíveis no game, que são música POP, Eletrônica e Rock”, explicou o designer de games. Pedro Alves começou a jogar com 10 anos, nos fliperamas, e era fã de Sonic no MegaDrive. “Com o primeiro PC, em 1996, comecei a estudar programação por conta própria e criei pequenos joguinhos simples que me ajudaram bastante a entender de lógica, interface e outros detalhes", diz o criador.

O conteúdo do jogo VRUM é baseado nas Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). O público final do game são os alunos da 6ª a 9ª séries do ensino fundamental, que ainda não podem tirar carteira de motorista, mas já devem começar a se informar o assunto. Sendo assim, os desenvolvedores do jogo buscaram criar uma alternativa mais atrativa e de maior impacto que as cartilhas de educação para o trânsito distribuídas nas escolas brasileiras.

Além de ser inspirado em grandes jogos, VRUM é voltado para um público escolar (Foto: Divulgação)Além de ser inspirado em grandes jogos, VRUM é voltado para um público escolar (Foto: Divulgação)

A grande inspiração de VRUM

“A maior inspiração do game, sem dúvida, foi GTA. Por ser um game de muito sucesso e que coloca o jogador no trânsito para realizar diversas tarefas. Nós queríamos criar um ambiente que o jogador já fosse familiarizado, sem que ele usasse seu tempo tendo que aprender uma nova mecânica”, explica Pedro. Dentro do carro, assim como em Grand Theft Auto, o gamer conta com um radar à esquerda e um velocímetro à direita. Ele deve dirigir dentro do limite da velocidade, respeitando a sinalização, o semáforo vermelho e os pedestres.

A história de VRUM tem como protagonista um adolescente que acaba de completar 18 anos e sonha em participar da Grande Corrida Anual de Santa Fé, cidade fictícia onde ele mora. O objetivo do personagem é obter sua primeira habilitação e conseguir a aprovação de seus pais. Durante o enredo, o jogador irá participar de aulas na autoescola, exames no DETRAN e, quando conseguir sua permissão para dirigir, vai realizar diversas missões pela cidade vivenciando o trânsito como motorista, motociclista e pedestre. No final do game, como recompensa por ter cumprido dentro das leis todas as missões, o jogador poderá participar da Grande Corrida e sua pontuação poderá ser enviada para um ranking organizado por estado, cidade e escola.

Para os designers de games da VRUM, o maior desafio do jogo é dirigir dentro das regras, respeitando as pessoas (Foto: Divulgação)Para os designers de games da VRUM, o maior desafio do jogo é dirigir dentro das regras, respeitando as pessoas (Foto: Divulgação)

“Realizar tarefas respeitando o próximo, as regras e, principalmente, tendo paciência no trânsito é um desafio enorme para as pessoas. A grande virtude do jogo é trabalhar a convivência pacífica no trânsito desafiando o jogador a todo momento a prestar atenção ao seu redor e agir de forma correta”, afirma o desenvolvedor. Pedro ainda completou as informações sobre o jogo, contando detalhes sobre a criação: “Foram envolvidas 25 pessoas entre designers, desenvolvedores, especialistas em educação e testadores. Levamos dois anos e meio para concluir, sendo um ano focado na criação da cidade virtual do jogo. Tivemos que reproduzir uma cidade fictícia com 72 km² com toda a lógica de trânsito de uma cidade real com pedestres, motoristas e ciclistas em harmonia. Foi um grande desafio”.

Jogos educacionais no Brasil

A equipe da ThinkBox Games não obteve ajuda de órgãos ou do governo no desenvolvimento de VRUM. "Na época em que o game era só um projeto as pessoas ficavam sempre na dúvida se seria algo que daria certo, justamente por não existirem muitos casos de sucesso de games sobre educação para o trânsito”, diz Pedro.

Pedro Alves, designer da ThinkBox Games, um dos criadores do VRUM (Foto: Divulgação)Pedro Alves, designer da ThinkBox Games, um dos criadores do VRUM (Foto: Divulgação)

“Existem várias iniciativas bacanas relacionadas a educação no trânsito, mas poucas alinhadas com a nova geração que vive conectada e joga em seu dia a dia”, afirma o designer. Para Pedro, os jovens admiram jogos como GTA e querem uma experiência mais imersiva nos jogos, mesmo se estes forem educacionais e não puramente lúdicos.

Ação envolvendo o game

Pedro Alves falou, em primeira mão ao TechTudo, sobre uma ação de divulgação do game ainda neste ano. “Em setembro se comemora a Semana Nacional do Trânsito no Brasil, que ocorrerá entre os dias 18 e 25. As escolas e órgãos ligados a educação de trânsito realizam atividades com crianças e adolescentes para reduzir acidentes nas ruas. Como o jogo VRUM tem tudo a ver com isso nós iremos disponibilizar gratuitamente uma versão especial do game”, explicou o desenvolvedor.

É recomendável que o jogo da ThinkBox Games seja instalado em laboratórios de informática nas escolas primárias durante a Semana Nacional do Trânsito. O download está disponível desde o último dia 10. A ThinkBox é uma das empresas ligadas à Associação Comercial Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos do Brasil, a ACIGAMES.

Confira o trailer oficial do game VRUM:


GTA pode ser considerada a maior franquia do mercado de games atualmente? Opine no nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Regina Lopes
    2014-02-17T00:22:40

    pode atropelar os outros?

  • Paulo Daniel
    2013-09-13T09:30:47

    Esse tipo de jogo não atrai público. O que faz GTA ter o sucesso que tem é exatamente a fuga da realidade, poder fazer o que não poderia ser feito no mundo real. A experiência do usuário também depende de fatores como atratividade, diversão etc.. são coisas subjetivas sim mas em geral esses jogos "educativos" não tem. Acho que jogos educacionais tem que ousar mais senão nunca vão atrair a atenção de ninguém.

  • Gustavo Silva
    2013-09-12T14:31:04

    ele sera no caso um "jogo" para PC?e o lançamento q eu n vi oO

  • Alexandre Silva
    2013-09-12T10:27:27

    Textura do asfalto bem similiar a realidade BR...

  • Klisman Nogueira
    2013-09-11T23:28:55

    Games q envolvam realismo a ponto de vc lidar como um cidadão decente é uma ótima ideia,GTA faz bem isso e de uma maneira mto complexa,so q não,mais basta vc roubar um carro no GTA e dirigir como cidadão o q faço bastante e sem duvida farei bastante no GTA 5,para um jogo no brasil o VRUM ficou mto interessante.

  • Roberth Glória
    2013-09-11T17:30:43

    Bem interessante esse game cara

  • João Barbosa
    2013-09-11T17:27:28

    Aqui na minha cidade vc tem q aprender a dirigir com o GTA, pq tem muita gente q não respeita nada...

  • Arthur Sousa
    2013-09-12T08:53:55  

    Eu particularmente jogo GTA por causa da violência e tals. Jogo por que posso fazer tudo nele o que não poderia fazer na vida real, portanto esse jogo já imita a vida e não é tão atrativo.

    recentes

    populares

    • Arthur Sousa
      2013-09-12T08:53:55  

      Exatamente!

  • Henrique Romualdo
    2013-09-11T17:35:25  

    Legal a iniciativa, especialmente por ser desenvolvido por um brasileiro. Mas faltou um pouco de realismo "tipicamente brasileiro", como ruas esburacadas, guardas corruptos, criançada jogando futebol na rua, assalto à mão armada, etc.

    recentes

    populares

    • Henrique Romualdo
      2013-09-11T17:35:25  

      Concordo , por isso não achei esse jogo realista, falta 80% do que acontece mesmo no nosso transito.

    recentes

    populares

    • Henrique Romualdo
      2013-09-11T17:35:25  

      O asfalto ruim tá bem retratado ali na segunda imagem hehehe