Internet

31/10/2013 17h43 - Atualizado em 31/10/2013 17h43

Android 4.4 KitKat é oficial; veja as novidades do sistema Google

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Android 4.4 KitKat chegou, hoje (31), junto com o Nexus 5 e trouxe boas novidades para os usuários do sistema Google. O lançamento continua a tendência recente da companhia de adicionar melhorias pontuais, enfatizando recursos específicos e mantendo praticamente o mesmo design. Veja o que há de novo no Android.

O que você acha da interface do Android puro? Opine no Fórum

Android 4.4 Kitkat é anunciado oficialmente junto com Nexus 5 (Foto: Reprodução/The Verge)Android 4.4 Kitkat é anunciado oficialmente junto com Nexus 5 (Foto: Reprodução/The Verge)

A nova versão do Android traz novos recursos ao assistente pessoal Google Now, que ganha integração com os apps instalados no aparelho. Dessa forma, as buscas agora poderão utilizar funcionalidades de aplicativos para, por exemplo, mostrar resultados de busca por álbum ou artista em seu app musical favorito.

A integração depende, no entanto, de desenvolvimento prévio por parte dos criadores dos apps usando uma nova API (código auxiliar para que os desenvolvedores entendam como funciona uma aplicação). Espera-se que a lista de apps compatíveis com o novo recurso cresça nos meses subsequentes ao lançamento do Android 4.4.

Busca por voz e via Google Now receberam melhorias significativas no Android 4.4 (Reprodução/Techcrunch)Busca por voz e via Google Now receberam melhorias significativas no Android 4.4 (Reprodução/Techcrunch)

Segundo o Google, o Now também passará a sugerir melhores resultados baseados na localização do usuário, incluindo até sites que a pessoa costuma visitar na web. Se você estiver em um evento de tecnologia, por exemplo, o assistente poderá sugerir um artigo do TechTudo se você for um leitor assíduo.

“Ok, Google”

O Android KitKat também traz diversos progressos no reconhecimento de fala, boa parte estreada pelo Moto X no começo do ano. O usuário poderá “acordar” o telefone dizendo “Ok, Google” e acionar diversos comandos usando a voz. Outra vantagem nesse quesito é, segundo a companhia, “uma assertividade 25% maior do que em outras versões do sistema”, o que significa menos erros de identificação de palavras - ao menos em inglês.

Para diminuir enganos, o Android poderá fazer perguntas para o usuário para refinar a busca. Ao falar o nome de um contato, o sistema poderá mostrar uma lista para você especificar o nome da pessoa, caso haja outros fonemas parecidos. O suporte ao português no reconhecimento de voz do Google Now continua em suspenso, infelizmente.

Discador com ‘Páginas Amarelas’

O discador foi outra funcionalidade que recebeu importantes atualizações. Utilizando todo o poder de análise de dados do Google, o usuário agora receberá sugestões de telefones de locais próximos ao digitar algumas letras no teclado do telefone. Com isso, ficará mais fácil encontrar números na agenda e na Internet – será como ter uma lista telefônica com alguns toques na tela.

Discador sugere locais próximos e determina origem de chamadas recebidas (Foto: Reprodução/Techcrunch)Discador sugere locais próximos e determina origem de chamadas recebidas (Foto: Reprodução/TechCrunch)

A função também é útil do modo reverso. Ao receber uma chamada, o Android tentará dizer de onde a ligação está sendo originada e, ao identificar um local específico, mostrará até mesmo uma foto do lugar tirada diretamente do Google Maps. Ainda não é certo, porém, se o recurso estará disponível no Brasil desde o lançamento.

Design

O Android está mais limpo do que nunca, trazendo consigo pequenas alterações que o deixam ainda mais simples de usar que versões anteriores do sistema. A área de notificações está translúcida e inclusive deixa de ser mostrada ao rodar alguns aplicativos de tela inteira. A fonte Roboto também está ligeiramente modificada.

Design do novo Android é bem parecido com Jelly Bean, porém mais limpo e alguns detalhes translúcidos (Foto: Reprodução/The Verge)Design do novo Android é bem parecido com Jelly Bean, porém mais limpo e alguns detalhes translúcidos (Foto: Reprodução/The Verge)

Outros pequenos detalhes, como o fundo translúcido das pastas ou a forma do botão de acesso à lista de aplicativos dão um toque especial na interface, deixando-o ainda mais agradável e menos intrusiva.

Disponibilidade

O Android 4.4 Kitkat está disponível hoje somente no Nexus 5, lançado juntamente com o sistema. Em breve, são esperadas atualizações em outros smartphones e tablets da linha, a exemplos dos Nexus 4 e Nexus 7 (2013), e nos aparelhos Google Edition.

O executivo da Google, Sundar Pinchai, porém, indicou que essa versão do sistema pretende diminuir a fragmentação do Android, portanto espera-se que vários aparelhos mais antigos recebam a atualização daqui a um tempo, dependendo também das operadoras às quais estão vinculados.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Vasconcelos
    2013-10-31T18:47:19  

    Ou o Google se faz de doido ou então nem sonha com o que os Fabricantes e Operadoras fazem com os consumidores brasileiros em relação às atualizações. Meu Google Phone (Galaxy X) até hoje não recebei a atualização pro 4.2, imagine pra 4.4. Isso é uma palhaçada. Sei que há meios não oficiais de atualizar, mas por enquanto não quero.

    recentes

    populares

    • Carlos Vasconcelos
      2013-10-31T18:47:19  

      O meu Nexus 4 atualizou para o 4.3 desde q foi liberado e já faz muito tempo isso...

    recentes

    populares

    • Carlos Vasconcelos
      2013-10-31T18:47:19  

      Pedro Oliveira Pena que vocês não vão receber a 4.4, mas pelo menos tem a 4.3. Eu tenho um L3 com CM9 e ainda é instável :/ Se fosse pela LG estaria no Gingerbread ainda

  • Daniel Dabadia
    2013-11-05T18:38:21

    Hummm, deve ser gostoso!

  • Mateus Oliveira
    2013-11-01T16:52:53  

    Sei q parece um pouco noob mas, alguém pode me explixar as grandes e principais diferenças do Android Puro pr o q vemos, por exemplo, em celulares da Sony?

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2013-11-01T16:52:53  

      a google criadora do android..disponibiliza o sistema operacional para ( sony,samsung ,motorola,lg) na forma pura..mas essas empresas acabam modificando esse sistema de acordo com as necessidades delas ex: instalando aplicativos e funçoes que sao da propria empresa como lojas da sony de app da samsung, entre outras funçoes futeis o que deixa o sistema mais pesado e suscetivel a travamentos mais recorrentes, o android puro o proprio nome diz sem modificaçoes é uma versao limpa que deixa mais fluido o sistema, sendo assim mais facil de receber atualizações de novas versoes.

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2013-11-01T16:52:53  

      Daniel Fernando vlw mano

  • Daniel Silva
    2013-10-31T19:36:12  

    só queria saber se vai ter como atualizar a versao que temos! exemplo eu tenho um galaxy s3 com a versao 4.1.2 quero ver se vai ter como atualizar suporte meu smart tem agora de que adianta lançar versoes novas se nao podemos atualizar a que temos!?

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2013-10-31T19:36:12  

      Eu coloquei a sentinel rom v5.0. Android 4.3, ótima bateria e desempenho incomparável. Nem parece o mesmo S3 de antes... rom stock pesadona e feia da samsung nunca mais!

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2013-10-31T19:36:12  

      Gustavo Volpe, ok, mas vc fica sem o rádio FM e a câmera tb fica com o driver genérico

  • Lucas
    2013-11-01T15:17:12

    Já comprado! Comprei ontem no site da Google! Sai do CD dia 08 e chega dia 11/11...

  • Plinio Santos
    2013-11-01T14:07:15

    quem fala mal de android é pq nunca experimentou o android puro, peguem o nexus 4 e verão tamanha diferença, eu tinha celulares da sony mas tb cansei com a falta de update

  • Felipe Basilio
    2013-11-01T13:59:00

    Enquanto vocês ficam discutindo para ver qual sistema e melhor, eu treino para ser um bom guitarrista.

  • Wagner Lima
    2013-10-31T21:14:25  

    amigos a google segue exemplo da apple so que qualidade superior e preços mais baratos...tenho nexus 4 e não acredito que tem gente que nem sabe da existencia dele...com certeza ele sempre será o parelho a ser atualizado ...as outras companhias com tirando o MOTO X que é da google ficcam dependendo da samsung da sony da lg e tudo o resto para atualizar...to com o 4.3 e com certeza daqui pra semana estarei com a versão 4.4

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2013-10-31T21:14:25  

      Sim....mas só pelo período de 18 meses...

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2013-10-31T21:14:25  

      Felipe Agregatti Eu tenho o galaxy S4, dois meses depois que comprei coloquei o android puro nele 4.3 (o mesmo que vem no Nexus). O celular ficou outra coisa, um monstro, não da lag, tudo muito mais rápido e mais fluido, também, a ROM original da Samsung tem 1.5 GB e a ROM do android puro tem 400mg. Só esperando sair a ROM oficial pura do Adnroid 4.4 pra colocar no S4.

  • Romilson Barros
    2013-11-01T10:22:40

    meu RAZR D3 ja esta pronto pra recebe a atualização. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chupa para quem tem samsung celular horrivel.

  • Stefano Albuquerque
    2013-10-31T19:24:54  

    PALHAÇADA! Não recebemos nem a versão 4.3 e já estão querendo lançar uma nova !....Vamos protestar !!!

    recentes

    populares

    • Stefano Albuquerque
      2013-10-31T19:24:54  

      vem pra rua!

  • Eduardo
    2013-10-31T20:53:48  

    ehhh...tem uns traço do iOS 7...

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2013-10-31T20:53:48  

      Filhote é o inverso... iOS 7 tem traços do Android

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2013-10-31T20:53:48  

      no mano essa você pegou pesado não tem nada ver viu !!!!!

  • Jônatas Soares
    2013-11-01T00:24:48

    tenho um galaxy Y com a 4.1

  • Daniel Fernando
    2013-10-31T20:33:37

    Bom uma boa atualização que deveria existir seria a opçao de deletar os app nativos do celular sem precisar fazer o root, nao sei pq nao criaram essa opção é muito chato e incomodo ter que rootear o celular apenas para tirar certos aplicativos da google chato que nunca vou usar e que so ocupa memoria.

  • Mino Artur
    2013-10-31T19:01:39

    Melhor do mercado com toda certeza