Internet

06/10/2013 07h05 - Atualizado em 06/10/2013 09h49

Aniversário do Instagram; a evolução da rede social nos últimos três anos

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O mais popular aplicativo de compartilhamento de fotos para smartphones do momento está fazendo aniversário e, neste domingo (6), o Instagram completa três anos. Para comemorar, o TechTudo fez uma lista com alguns dos principais momentos da trajetória da rede, que já tem mais de 150 milhões de usuários em todo o mundo e, atualmente, pertencer ao Facebook..

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Guia do Instagram: descubra como fazer tudo com dicas e tutoriais

Conheça os rivais do Instagram; há versões para desktop e celular

Sucesso instantâneo - Lançado em outubro de 2010, o Instagram chegou a um milhão de usuários dois meses depois, em dezembro. Criado por Mike Krieger e Kevin Systrom, atual CEO, ele nasceu como Burbn, um app mais completo, com check-ins e roteiros além de fotos. Foi repensado para somente as fotos com os filtros, além do compartilhamento em outras redes sociais, e lançado exatamente às 12h15 do dia 6 de outubro do mesmo ano na App Store (iOs).

Instagram foi lançado em 2010 (Foto: Divulgação)Instagram foi lançado no dia 6 de outubro de 2010 (Foto: Divulgação/Instagram)

Novo visual e mais filtros - Em 2011, o Instagram recebeu mudanças visuais, quatro novos filtros (Amaro, Rise, Hudson e Valencia) e uma interface bem diferente no iPhone. Até então, ele tinha um visual com tons de vermelho. Com seu novo layout, ficou mais semelhante ao atual e elegante, com tons de azul e sem palavras abaixo dos ícones, que foram todos redesenhados.

Visual foi se modificando aos poucos (Foto: Divulgação)Visual do Instagran foi se modificando aos poucos (Foto: Divulgação/Instagram)

“Aplicativo do ano” no iOS - No fim do ano de 2011, foi eleito o melhor aplicativo para iOS (iPhone) pela Apple. Foi a consagração de seu novo visual e o ingrediente que faltava para completar sua ascensão histórica. À época, já eram 15 milhões de usuários, somente no iOS.

App Store destacou o Instagram (Foto: Divulgação)App Store, da Apple, destacou o Instagram como melhor apicativo para iOS (Foto: Divulgação/Instagram)

Aplicativo para Android - Em abril de 2012, o Instagram viveu fortes emoções. No mês anterior, fechou acordo com um rival, o Hipstamatic, para permitir o uso combinado dos dois. Mas, as grandes novidades aconteceram mesmo foi em abril. A primeira delas foi o lançamento de uma versão do aplicativo para Android, sistema mais popular do mundo no mercado de dispositivos móveis. Em seis dias, foi baixado cinco milhões de vezes. A popularização estava a todo vapor.

Instagram chegou ao Android só em 2012 (Foto: Divulgação)Instagram chegou ao Android só em 2012 (Foto: Divulgação/Instagram)

Aquisição pelo Facebook - Não deu nem tempo de comemorar, pouco depois viria uma notícia ainda mais impactante. Em 9 de abril de 2012, o fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou a aquisição do Instagram pela maior rede social do mundo. O negócio foi fechado por US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2,3 bilhões) e foi destaque em toda a mídia internacional.

Zuckerberg festejou acordo no Facebook (Foto: Reprodução/PaperMag)Zuckerberg festejou acordo no Facebook (Foto: Reprodução/PaperMag)

Boom dos apps “Insta” - Após o lançamento do Instagram no Android, os aplicativos “Insta”, ou seja, que têm funções extras para o serviço de compartilhamento de fotos, começaram a bombar em downloadas no Google Play, para Android, e também na App Store, da Apple.

São muitos, como por exemplo o Instamessage, para trocar mensagens com seguidores;  o Instasquare, que permite publicar fotos inteiras no aplicativo, sem cortes; e o Instacollage, um criador de montagens com fotos. Entretanto, houve rumores de que a empresa não ficou satisfeita e pretende que estes programas parem de usar o termo “Insta”. Para os usuários, não importa o nome, mas sim as funcionalidades que eles adicionam ao serviço original.

Instacollage e outros fazem sucesso (Foto: Divulgação)Instacollage e outros fazem sucesso (Foto: Divulgação/Instacollage)

Suporte a vídeos - Após um 2012 agitado, o ano de 2013 começou mais leve para o Instagram. Entretanto, em junho, o aplicativo ganhou uma grande novidade: suporte a vídeos curtos, de até 15 segundos. Primeiramente, só no iOS e para captura de vídeos. Posteriormente, chegou também ao Android e com a opção de publicar gravações já feitas anteriormente. Assim como nas fotos, eles também têm suporte a filtros. A função ainda não faz tanto sucesso quanto as imagens estáticas, até por exigir conexões melhores, mas já está sendo bastante utilizada.

Vídeos já fazem sucesso no Instagram (Foto: Reprodução/TechTudo)Vídeos já fazem sucesso no Instagram (Foto: Reprodução/TechTudo)

Correção de ângulos - Em agosto, o Instagram lançou uma ferramenta para solucionar um problema de muitos usuários: ajuste de ângulo da foto. Muitas vezes, o recorte quadrado da foto não permite que ela fique exatamente como o usuário deseja. Com a nova opção de edição, é possível fazer com que seja reposicionada manualmente, caso o update automático não agrade.

Correção de ângulo é simples e eficiente (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Correção de ângulo no Instagram é simples e eficiente (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Experiência melhor na web - Também em agosto, o Instagram melhorou a experiência de quem navega na sua versão web, em computadores desktop. Agora, é possível não só ver as fotos como também curtir e fazer comentários, da mesma forma que é feito em smartphones. O visual também está mais atrativo, com sequência de fotos exibidas na parte superior da tela.

Novo visual e novas funções chegaram à web (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Novo visual e novas funções chegaram à web (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

150 milhões de usuários - No mês passado, setembro, veio a comprovação de que todas estas mudanças de estilo deram resultado. O Instagram anunciou que 150 milhões de pessoas já utilizam o aplicativo no mundo com frequência, sendo 50 milhões no aplicativo para Android.

Instagram postou montagem para comemorar a marca (Foto: Divulgação)Instagram postou montagem para comemorar a marca (Foto: Divulgação)

Anúncios - E o próximo passo do Instagram já está definido: Nos próximos meses, usuários norte-americanos receberão anúncios em seus feeds de notícias, nos moldes dos posts patrocinados do Facebook, por exemplo. A ideia, claro, é capitalizar em cima da enorme base de usuários.

Anúncio da propaganda foi feit no blog da empresa (Foto: Reprodução)Anúncio da propaganda foi feit no blog da empresa (Foto: Reprodução)

Futuro - Bate-papo? Montagens? Versões para Windows Phone 8 e BlackBerry? Ainda não existem muitas informações sobre o que virá no próximo ano de vida do Instagram. Certamente, ainda há muito o que fazer. E o histórico dos últimos três anos prova que os responsáveis pelo app não se acomodam com o sucesso. Portanto, pode-se esperar boas novidades em breve.

Tem alguma dúvida sobre o Instagram no iOS ou Android? Pergunte no Fórum do Techtudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Lima
    2013-10-06T11:08:27  

    podia e ter mais filtros e tambem migrar pro wp e outras plataformas

    recentes

    populares

    • João Lima
      2013-10-06T11:08:27  

      Vc tem wp amigo? Pq lá tem o 6tag (licenciado pelo próprio instgram a usar os mesmos servidores e filtros), acho melhor que o prório instagram do android e ios